Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| "Tapete" acrilico no GD | |
| | Autor | Mensagem |
---|
BAILOTE Membro AAP
Mensagens : 1648 Data de inscrição : 16/02/2011 Idade : 52 Localização : Albufeira
| Assunto: "Tapete" acrilico no GD Seg Set 26 2011, 13:22 | |
| Viva Todos Novo episodio da novela Dual 505 , desta feita mandei cortar um acrilico negro com 3 mm de espessura e 30 cm de diãmetro(apanha o LP na totalidade) e substitui o tapete de borracha que vinha com o Dual. O resultado visual é satisfatório e o sonoro tambem me parece embora com poucas audições. Os graves mais firmes e parece-me haver mais informação retirada do disco embora nos intervalos das faichas noto mais ruido de batatas fritas e um som de fundo (quase imperceptivel) que curiosamente não sei donde vem, será do lado inverso ? Tambem noto nos interva-los que a agulha apresenta um toque mais duro no disco. chovam comentários | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: "Tapete" acrilico no GD Seg Set 26 2011, 13:50 | |
| Ainda bem que estás satisfeito. Não achas que seria melhor o tapete ser um pouco mais pequeno que o disco para facilitar o retirar do prato? _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | BAILOTE Membro AAP
Mensagens : 1648 Data de inscrição : 16/02/2011 Idade : 52 Localização : Albufeira
| Assunto: Re: "Tapete" acrilico no GD Seg Set 26 2011, 14:17 | |
| tens razão mas na altura nao me ocorreu esse pormenor...arranjei uma boa solução para isso...deixei de roer as unhas... )__((: E quanto ao som de fundo? | |
| | | Bulldozer Membro AAP
| Assunto: Re: "Tapete" acrilico no GD Seg Set 26 2011, 15:41 | |
| - BAILOTE escreveu:
- tens razão mas na altura nao me ocorreu esse pormenor...arranjei uma boa solução para isso...deixei de roer as unhas... )__((:
E quanto ao som de fundo? Infelizmente isso está relacionado com o material acrílico utilizado... Eu comprei o Absorbmat à confraria do vinil e pouco depois mandei vir um outro tapete acrílico (por sinal, com excelentes acabamentos) para fazer um comparativo directo. Apesar dos problemas que já tive oportunidade de apontar ao Absorbmat (ex: 300mm de diâmetro; não tem recessão para a label do disco) o que é facto é que seja a nível sonoro, seja a nível do ruído de fundo, o Absorbmat apresenta melhorias face ao tapete de origem do Dual. Já com o outro tapete acrílico que comprei não acontece o mesmo...em termos sonoros a diferença é mínima (diria mesmo irrelevante) em relação ao tapete de origem, mas o ruído de fundo é claramente superior. Portanto, daqui se conclui que apesar de serem ambos acrílicos (ambos com 3mm de espessura) o tipo de acrílico utilizado desempenha um papel crítico! No meu caso, logo que tenha tempo vou levar o Absorbmat a uma oficina de acrílicos para me fazerem 2 alterações: a recessão para a label do disco e reduzir o diâmetro para os 293mm. E já tenho tapete para a vida! | |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: "Tapete" acrilico no GD Seg Set 26 2011, 15:55 | |
| Uma ideia que era muito usada antigamente e que quanto a mim faz sentido, é o mat (ou o próprio prato) ser ligeiramente côncavo para o interior, o que permite que o disco fique sobre tensão quando usado com um bom clap ou puck. Essa tensão permite que o peso exercido pressione o disco e o torne mais plano. Talvez seja uma ideia a ter em conta. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | BAILOTE Membro AAP
| Assunto: Re: "Tapete" acrilico no GD Seg Set 26 2011, 17:53 | |
| OK, fica a ideia do concavo E quanto á redução do diâmetro a solução fácil é deixar crescer ligeiramente as unhas... porque sempre ouvi dizer quem tem unhas é que toca...a tirar o disco A serio eu consigo tirar mais ou menos bem o disco e ainda não cresceram o ideal...as unhas | |
| Assunto: Re: "Tapete" acrilico no GD Seg Set 26 2011, 17:56 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | BAILOTE Membro AAP
| Assunto: Re: "Tapete" acrilico no GD Seg Set 26 2011, 18:05 | |
| depois já posso dizer que ouço discos a dar com um pau... )__((: | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: "Tapete" acrilico no GD | |
| |
| | | | "Tapete" acrilico no GD | |
|