Assunto: Re: Enciclopédia do AAP Sáb Mar 05 2011, 22:17
MJC escreveu:
Traduzido da Wikipedia,
Em 1586 Gesualdo casou com a sua prima, D. Maria de Avalos, filha do Marquês de Pescara. Dois anos mais tarde, D. Maria iniciou um romance com Fabrizio Carafa, Duque de Andria. Conseguiu manter o romance em segredo durante quase dois anos, apesar da existência do romance ser conhecido noutros locais. No dia 16 de Outubro de 1590, no Palácio de São Severo em Nápoles, quando Gesualdo teria alegadamente saído para uma caçada, os dois amantes não tomaram as devidas precauções ― Gesualdo tinha cópias em madeira das chaves do seu palácio de forma a conseguir entrar, mesmo com as fechaduras trancadas. Gesualdo regressou ao palácio, tendo apanhados os amantes em flagrante delito e assassinou ambos no leito da traição. Posteriormente abandonou os corpos mutilados na frente do palácio de modo a que todos pudessem ver.
Segundo algumas fontes, Gesualdo terá igualmente assassinado o seu segundo filho com D. Maria por desconfiar da sua paternidade.
Como o Mário bem sabe nutro por Gesualdo uma grande admiração intelectual (para além dos aspectos mais mundanos).. é um dos meus compositores preferidos (porventura o primeiro modernista). Não deixo de aconselhar o admirável documentário realizado por Werner Herzog
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Assunto: Re: Enciclopédia do AAP Dom Mar 06 2011, 13:30
PROKOFIEV • Sergei Sergeyevich Prokofiev • Sontsovka • Ucrânia • 27 de Abril de 1891 − Moscovo • 5 de Março de 1953 Compositor e maestro russo o qual se tornou famoso por dominar exemplarmente vários géneros musicais. Um dos grandes compositores do séc. XX. Concerto para Piano Nr. 1 em Ré bemol Maior Op. 10 Sinfonia Nr. 1 em Ré Maior Op. 25 »Clássica« O Amor das Três Laranjas Op. 33 • ópera Romeu e Julieta Op. 64 • bailado Pedro e o Lobo Op. 67 • história infantil com narrador acompanhado por orquestra Alexander Nevsky • banda sonora
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Assunto: Re: Enciclopédia do AAP Seg Mar 07 2011, 11:39
BRUCKNER • Anton Bruckner • Ansfeldem • 4 de Setembro de 1824 − Viena • 11 de Outubro de 1896) Compositor austríaco conhecido pelas suas sinfonias, missas e motetos. As suas sinfonias são consideradas como emblemáticas do período final do Romantismo germano-austríaco. Possuem uma linguagem rica em harmonia e uma polifonia bastante complexa. As composições de Bruckner ajudaram a definir o denominado radicalismo musical através das suas dissonâncias, modulações bruscas e o constante vaguear das harmonias.
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Assunto: Re: Enciclopédia do AAP Seg Mar 07 2011, 11:49
MOTETO • Designação aplicada a várias composições corais.
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Assunto: Re: Enciclopédia do AAP Ter Mar 08 2011, 16:39
HÄNDEL • Georg Friedrich Händel • Halle • 3 de Fevereiro de 1685 ― Londres • 14 de Abril de 1759 Compositor alemão do período Barroco. Famoso pelas suas óperas, oratórios e concertos. Estudou música em Itália antes de se radicar em Londres e de se tornar súbdito Inglês. »O Messias« • oratório • o famoso coro »Hallelujah« conclui a 2.ª de 3 partes. »Música Aquática« • colecção de andamentos orquestrais »Música para os Reais Fogos de Artifício« • suite para sopros
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Assunto: Re: Enciclopédia do AAP Ter Mar 15 2011, 02:04
WALKING BASS • O Walking Bass ― baixo andante ― é o acompanhamento feito pelo baixo, geralmente consistindo em notas tocadas no tempo. A técnica de Walking Bass é característica de um baixo que não para de tocar, com uma pulsação continua como se estivesse a andar pela música. Esse modo de tocar surge com o Jazz, no qual o contrabaixo possui, além da usual utilização harmónica, uma função rítmica muito importante. Para uma melhor identificação, ouça-se por exemplo Nina Simone em »My Baby Just Cares«. https://www.youtube.com/watch?v=KKVtNpsXPyo&feature=related
António José da Silva Membro AAP
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Assunto: Re: Enciclopédia do AAP Ter Mar 15 2011, 09:30
MJC escreveu:
WALKING BASS • O Walking Bass ― baixo andante ― é o acompanhamento feito pelo baixo, geralmente consistindo em notas tocadas no tempo. A técnica de Walking Bass é característica de um baixo que não para de tocar, com uma pulsação continua como se estivesse a andar pela música. Esse modo de tocar surge com o Jazz, no qual o contrabaixo possui, além da usual utilização harmónica, uma função rítmica muito importante. Para uma melhor identificação, ouça-se por exemplo Nina Simone em »My Baby Just Cares«. https://www.youtube.com/watch?v=KKVtNpsXPyo&feature=related
É algo que adoro e um dos exemplos mais belos desse Walking Bass está no álbum Dollar Brand at Montreux com Abdullah Ibrahim, na musica "Ishmael" onde durante 9:20 o baixo "anda" sempre ao mesmo ritmo. É lindo.
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Assunto: Re: Enciclopédia do AAP Ter Nov 22 2011, 23:51
TRIO SONATA • ou Sonata em Trio é uma forma musical, especialmente popular no fim do séc. XVII e início do séc. XVIII, composta normalmente para dois instrumentos melódicos solistas e baixo contínuo, totalizando as três partes que deram o nome de »sonata em trio« ao conjunto. Entretanto, como o baixo contínuo é normalmente composto por, pelo menos, dois instrumentos (um violoncelo ou uma viola da gamba e um teclado, como o cravo), as sonatas em trio são executadas quase sempre por quatro ou mais músicos. As sonatas em trio de Arcangelo Corelli (opus I, 1681, opus III, 1689) foram alguns dos exemplos mais inspiradores do género. Os instrumentos melódicos utilizados são quase sempre dois violinos. Uma excepção bastante conhecida é a sonata em trio da »Oferenda Musical« de Bach, que apresenta um violino e uma flauta. As sonatas em trio de Bach para órgão (BWV 525-530) combinam as três partes num só instrumento; a mão direita, a esquerda e os pedais. cada um deles assume partes diferentes, criando assim a mesma textura obtida num trio. Outra inovação de Bach foi o uso de apenas dois instrumentistas na execução da sonata em trio, arranjando-o para uma parte concertante (obbligato) e outra para um instrumento melódico; alguns exemplos são as seis sonatas para cravo e violino solo (BWV 1014−1019), três sonatas para cravo e viola da gamba (BWV 1027-1029), além das três sonatas para cravo e flauta transversal (BWV 1030-1032).
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Assunto: Re: Enciclopédia do AAP Qui Nov 24 2011, 00:02
CANTATA • do italiano cantare, é uma composição para uma ou mais vozes com acompanhamento instrumental, constituída na maior parte das vezes por vários andamentos. È muito comum a utilização de um coro. A sua evolução desde os madrigais para uma só voz até às peças mais complexas, tem nas obras de Johann Sebastian Bach alguns dos expoentes máximos desta forma musical. Embora usualmente de carácter religioso, também pode ter inspiração profana, como por exemplo, »Carmina Burana« de Carl Orff.