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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptySeg 21 Fev 2011 - 7:52

Escala cromática • A escala que progride ascendente ou descendentemente por meios tons.
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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptySeg 21 Fev 2011 - 8:05

Fortíssimo • »ff« • Indicação de intensidade muito forte.
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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptySeg 21 Fev 2011 - 8:06

Ostinato • Fórmula de repetição contínua de uma série de notas.
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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptySeg 21 Fev 2011 - 8:06

Rubato • Quando a pulsação que define o tempo musical não é constante, correspondendo a variações que impõe uma maior flexibilidade temporal na interpretação do discurso musical.
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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptySeg 21 Fev 2011 - 8:07

Tutti • »todos« em italiano, momento em que intervêm todos os instrumentos da orquestra ao mesmo tempo.
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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptySeg 21 Fev 2011 - 8:07

Piano • »p« • Indicação de pouca intensidade.
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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptySeg 21 Fev 2011 - 8:23

Anacruse • Nota ou grupo de notas que começam um ritmo musical no tempo fraco.
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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptySeg 21 Fev 2011 - 8:23

Cantochão • Canto Gregoriano.
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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptySeg 21 Fev 2011 - 8:24

Oitava • Intervalo existente entre duas notas do mesmo nome situadas em alturas diferentes.
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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptySeg 21 Fev 2011 - 8:25

Crescendo • Regulador de intensidade de menos para mais.
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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptySeg 21 Fev 2011 - 10:04

Isso hoje é que foi trabalhar.... Enciclopédia do AAP - Página 2 754215

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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptySeg 21 Fev 2011 - 10:50

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Sempre aprender, já fico (amos) à espera de mais.
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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptySeg 21 Fev 2011 - 16:54

Gustav Mahler • Kalischt • 7 de Julho de 1860 ― Viena • 18 de Maio de 1911.
Maestro e compositor austríaco, reconhecido como grande sinfonista (10 sinfonias, a 10ª inacabada) e pelas suas canções sinfónicas, como por exemplo »Das Lied von der Erde« ― A Canção da Terra.
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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptySeg 21 Fev 2011 - 17:03

Antonio Lucio Vivaldi • Veneza • 4 de Março de 1678 ― Viena • 28 de Julho de 1741.
Compositor e músico italiano do estilo barroco tardio. Tinha a alcunha de »il prete rosso« ― »o padre ruivo« ― por ser um sacerdote de cabelos ruivos. É sobretudo conhecido como autor da série de concertos para violino e orquestra »Le Quattro Stagioni ― »As Quatro Estações«.
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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptySeg 21 Fev 2011 - 17:07

MJC escreveu:
É sobretudo conhecido como autor da série de concertos para violino e orquestra »Le Quattro Stagioni ― »As Quatro Estações«.

E só por essa razão, já valeu a pena ter passado por esta terra.

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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptySeg 21 Fev 2011 - 17:19

António José da Silva escreveu:
MJC escreveu:
É sobretudo conhecido como autor da série de concertos para violino e orquestra »Le Quattro Stagioni ― »As Quatro Estações«.

E só por essa razão, já valeu a pena ter passado por esta terra.

Eu prefiro »L'Estro Armonico«. São doze concertos para um, dois e quatro violinos. Enfim, gostos.

SA,

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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptyTer 22 Fev 2011 - 10:00

Claude-Achille Debussy • St. Germain-en-Laye • 22 de Agosto de 1862 − Paris • 25 de Março de 1918
Compositor francês cuja obra se enquadra na corrente da música impressionista, define a transição do último período do Romantismo para o Modernismo do séc. XX.
»O Mar« • 1903−1905
»Prelúdio à sesta de um fauno« • 1892−1894
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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptyTer 22 Fev 2011 - 10:58

Béla Viktor János Bartók • Banatian • 25 de Março de 1881 ― Nova Iorque • 26 de Setembro 1945
Compositor húngaro grande estudioso da música folclórica, foi um dos fundadores da denominada etnomusicologia.
Concerto para Violino Nr. 1 • 1907−1908 • publicado em 1956
Música para Cordas, Percussão e Celesta • 1936
Concerto para Orquestra • 1943


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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptyTer 22 Fev 2011 - 11:02

Idiofone • Instrumento musical no qual o som é provocado pela sua vibração. O triângulo ― popular, ferrinhos ― é um idiofone. Os címbalos ― pratos ― são igualmente idiofones.
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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptyTer 22 Fev 2011 - 11:24

Amigo Mário. Tenho que agradecer em meu nome, (e julgo que em nome de muitos) o teu esforço e trabalho. Vai-se sempre aprendendo coisas novas. Muitas delas já as devíamos de saber, mas....

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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptyTer 22 Fev 2011 - 11:59

Niccolò Paganini • Génova • 27 de Outubro de 1782 – Nice • 27 de Maio de 1840)
Violinista e compositor italiano, um dos mais afamados virtuosos de todos os tempos. O seu desempenho influenciou profundamente o desenvolvimento da técnica moderna do violino. A vida de Paganini serviria na perfeição para argumento de um bom filme. Os inúmeros violinos famosos que possuiu, o seu alegado pacto com o diabo, etc.
24 Caprichos para Violino solo Op. 1 • 1802−1817
Concerto para Violino Nr. 1−6 • 1817−1830
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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptyTer 22 Fev 2011 - 20:49

António José da Silva escreveu:
Amigo Mário. Tenho que agradecer em meu nome, (e julgo que em nome de muitos) o teu esforço e trabalho. Vai-se sempre aprendendo coisas novas. Muitas delas já as devíamos de saber, mas....

Idem!
É com enorme prazer que leio estas notas! Enciclopédia do AAP - Página 2 22692
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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptyTer 22 Fev 2011 - 20:57

António José da Silva escreveu:
Amigo Mário. Tenho que agradecer em meu nome, (e julgo que em nome de muitos) o teu esforço e trabalho. Vai-se sempre aprendendo coisas novas. Muitas delas já as devíamos de saber, mas....

Obrigado.

Aceitam-se sugestões.

SA,

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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptyTer 22 Fev 2011 - 20:59

Stereo escreveu:
António José da Silva escreveu:
Amigo Mário. Tenho que agradecer em meu nome, (e julgo que em nome de muitos) o teu esforço e trabalho. Vai-se sempre aprendendo coisas novas. Muitas delas já as devíamos de saber, mas....

Idem!
É com enorme prazer que leio estas notas! Enciclopédia do AAP - Página 2 22692

Também para si, muito obrigado.

E, como afirmei na mensagem anterior, fico à espera de sugestões para que este tópico vá crescendo.

SA,

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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptyQua 23 Fev 2011 - 9:27

Johannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart • Salzburgo • 27 de Janeiro de 1756 − Viena • 5 de Dezembro de 1791.
Compositor austríaco da era Clássica, compôs mais de 600 obras, muitas delas reconhecidas como pináculos da música sinfónica, concertante, de câmara, para piano, operática e coral.
Sendo difícil destacar quais as obras de Mozart mais importantes, sugiro para uma eventual iniciação,
Sinfonia Nr. 40 em Sol menor KV. 550
Serenata Nr. 13 para Cordas em Sol Maior K. 525 »Eine Klein Nachtmuzik«
Concerto para Piano e Orquestra Nr. 21 em Dó Maior K. 467
Quatro Concertos para Trompa K. 412 • K. 417 • K 447 • K. 495
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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptyQua 23 Fev 2011 - 11:25

Da capo • Em italiano »do início« é um termo musical― abreviatura D.C. ―, cuja indicação numa partitura remete para a repetição da parte prévia da música.
Em pequenas peças musicais tem o mesmo significado que »repetição«. Em obras extensas, como nas sinfonias, D. C. pode ocorrer depois de uma, ou mais do que uma, marca de repetição de pequenas partes, indicando o retorno desde o início.
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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptyQua 23 Fev 2011 - 12:28

Poema SinfónicoTone poem • Peça de música orquestral num só andamento, no qual algum programa extra-musical disponibiliza um elemento narrativo ou ilustrativo. Este programa pode advir de um poema, uma novela, uma pintura ou outra fonte. A música baseada em fontes extra-musicais é muitas vezes conhecida como música de programa, enquanto que a música sem qualquer associação é denominada de música absoluta. Uma série de Poemas Sinfónicos pode ser combinada numa suite, no sentido romântico e não no sentido barroco.
Franz Liszt de certo modo inventou o Poema Sinfónico. Os antecessores próximos dos Poemas Sinfónicos de Liszt foram as aberturas de concertos, andamentos orquestrais, teatrais, cheios de cor e evocativos, os quais foram criados para execuções independentes de qualquer ópera ou peça teatral.
Claude Debussy • Prelúdio à Sesta de um Fauno
George Gershwin • Um Americano em Paris
Edvard Grieg • Peer Gynt
Camille Saint-Saëns • Dança Macabra
Jean Sibelius • Finlandia
Richard Strauss • Assim Falou Zaratustra
Pyotr Tchaikovsky • Abertura Solene 1812
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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptyQua 23 Fev 2011 - 20:47

Johannes Brahms • Hamburgo • 7 de Maio de 1833 − Viena • 3 de April de 1897
Compositor e pianista Germânico, um dos músicos mais importantes do período Romântico. Faz parte do »grupo« dos Três Bs: Bach, Beethoven e Brahms.
Um Requiem Alemão Op. 45 • 1865−1868
Concerto para Violino em Ré Maior Op. 77 • 1878
Concerto para Piano Nr. 2 em Si bemol Maior Op. 83 • 1878−1881
Sinfonia Nr. 4 em Mi menor Op. 98 • 1884−1885
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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptyQui 24 Fev 2011 - 9:39

Orquestra • Agrupamento instrumental de dimensões apreciáveis, utilizado na execução de diversos tipos de música.
O termo orquestra deriva da palavra grega »ορχήστρα - orkhéstra« denominação do espaço em frente ao palco das representações do Teatro da Grécia Antiga, área essa reservada aos Coros Gregos.

A pequenas orquestras (50 músicos, ou menos) dá-se o nome de orquestras de câmara. Uma orquestra completa com cerca de 100 músicos será denominada orquestra sinfónica ou orquestra filarmónica.
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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptyQui 24 Fev 2011 - 9:41

Orquestra Clássica

Cordas
6 Violinos I
6 Violinos II
4 Violas
3 Violoncelos
2 Contrabaixos

Madeiras
2 Flautas
2 Oboés
2 Clarinetes
2 Fagotes

Metais
2 ou 4 Trompas
2 Trompetes

Percussão
2 Tímpanos


Última edição por MJC em Qui 24 Fev 2011 - 10:03, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptyQui 24 Fev 2011 - 9:51

Orquestra do Início do período Romântico

Cordas
14 Violinos I
12 Violinos II
10 Violas
8 Violoncelos
6 Contrabaixos
Harpa

Madeiras
(Flautim)
2 Flautas
2 Oboés
(Corne Inglês)
2 Clarinetes
(Clarinete Baixo)
2 Fagotes
(Contrafagote)

Metais
4 Trompas
2 Trompetes
(2 Cornetas)
2 Trombones Tenor
1 Trombone Baixo
1 Tuba

Percussão
3 ou mais Tímpanos
Caixa
Bombo Sinfónico
Címbalos
Triângulo
Pandeireta
Glockenspiel


Última edição por MJC em Qui 24 Fev 2011 - 10:04, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptyQui 24 Fev 2011 - 10:03

Orquestra Final do período Romântico

Cordas
16 Violinos I
16 Violinos II
12 Violas
10 Violoncelos
8 Contrabaixos
2 Harpas

Madeiras
Flautim
3 Flautas
3 Oboés
Corne Inglês
4 Clarinetes
Clarinete Baixo
3 Fagotes
Contrafagote

Metais
4−8 Trompas
3−4 Trompetes
2−3 Trombones Tenor
Trombone Baixo
(2 Tubas Wagnerianas Tenor)
(2 Tubas Wagnerianas baixo)
1−2 Tubas

Percussão
4 ou mais Tímpanos
Caixa
Bombo Sinfónico
Címbalos
Gongo
Triângulo
Pandeireta
Glockenspiel
Xilofone
Carrilhão Sinfónico

Teclados
Celesta
Órgão
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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptyQui 24 Fev 2011 - 10:16

Orquestra Moderna

Cordas
16 Violinos I
14 Violinos II
12 Violas
10 Violoncelos
8 Contrabaixos
Harpa

Madeiras
Flautim
2 Flautas
2 Oboés
Corne Inglês
2 Clarinetes
Clarinete Baixo
(Saxofone)
2 Fagotes
Contrafagote

Metais
4 Trompas
3 Trompetes
2 Trombones Tenor
1 Trombone Baixo
Tuba

Percussão • bastante variável de acordo com as necessidades do compositor
Tímpanos
Caixa
Tambor de Marcha Tenor
Bombo Sinfónico
Címbalos
Gongo
Triângulo
Blocos de Madeira
Pandeireta
Glockenspiel
Xilofone
Vibrafone
Marimba
Carrilhão Sinfónico

Teclados
Celesta
Piano
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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptyQui 24 Fev 2011 - 11:02

Dmitri Shostakovich • São Petersburgo • 25 de Setembro de 1906 − Moscovo • 9 de Agosto de 1975
Compositor soviético, um dos grandes expoentes da música do séc. XX. Conhecido pela complexidade orquestral das suas sinfonias as quais requerem invariavelmente a utilização de grandes orquestras.
Tahiti Trot Op. 16 • 1927 • Orquestração de »Tea for Two«
Concerto para Piano, Trompete e Orquestra de Cordas Op. 35 • 1933
Sinfonia Nr. 10 em Mi menor Op. 93 • 1951
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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptyQui 24 Fev 2011 - 15:45

GESUALDO • Carlo Gesualdo • conhecido como Gesualdo da Venosa
Venosa • Nápoles • 8 de Março de 1566 – Avellino • 8 de Setembro de 1613
compositor italiano do ultimo período do renascimento. Famoso pelos seus madrigais nos quais adoptou uma linguagem cromática a qual só voltaria a ser ouvida no séc XIX. Também ficou famoso como «recordista« de homicídios jamais cometidos por um músico ― como aliás o forista nbunuel poderá explicar.
Alguns dos seus madrigais são de escuta obrigatória.
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António José da Silva
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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptyQui 24 Fev 2011 - 15:48

MJC escreveu:
GESUALDO • Também ficou famoso como «recordista« de homicídios jamais cometidos por um músico ― como aliás o forista nbunuel poderá explicar.
Alguns dos seus madrigais são de escuta obrigatória.

Isso é deveras um recorde estranho. Estamos sempre a aprender. Podes desenvolver um pouco mais este facto?

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If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptyQui 24 Fev 2011 - 16:24

Traduzido da Wikipedia,

Em 1586 Gesualdo casou com a sua prima, D. Maria de Avalos, filha do Marquês de Pescara. Dois anos mais tarde, D. Maria iniciou um romance com Fabrizio Carafa, Duque de Andria. Conseguiu manter o romance em segredo durante quase dois anos, apesar da existência do romance ser conhecido noutros locais.
No dia 16 de Outubro de 1590, no Palácio de São Severo em Nápoles, quando Gesualdo teria alegadamente saído para uma caçada, os dois amantes não tomaram as devidas precauções ― Gesualdo tinha cópias em madeira das chaves do seu palácio de forma a conseguir entrar, mesmo com as fechaduras trancadas.
Gesualdo regressou ao palácio, tendo apanhados os amantes em flagrante delito e assassinou ambos no leito da traição. Posteriormente abandonou os corpos mutilados na frente do palácio de modo a que todos pudessem ver.

Segundo algumas fontes, Gesualdo terá igualmente assassinado o seu segundo filho com D. Maria por desconfiar da sua paternidade.
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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptyQui 24 Fev 2011 - 19:27

MJC escreveu:
Traduzido da Wikipedia,

Em 1586 Gesualdo casou com a sua prima, D. Maria de Avalos, filha do Marquês de Pescara. Dois anos mais tarde, D. Maria iniciou um romance com Fabrizio Carafa, Duque de Andria. Conseguiu manter o romance em segredo durante quase dois anos, apesar da existência do romance ser conhecido noutros locais.
No dia 16 de Outubro de 1590, no Palácio de São Severo em Nápoles, quando Gesualdo teria alegadamente saído para uma caçada, os dois amantes não tomaram as devidas precauções ― Gesualdo tinha cópias em madeira das chaves do seu palácio de forma a conseguir entrar, mesmo com as fechaduras trancadas.
Gesualdo regressou ao palácio, tendo apanhados os amantes em flagrante delito e assassinou ambos no leito da traição. Posteriormente abandonou os corpos mutilados na frente do palácio de modo a que todos pudessem ver.

Segundo algumas fontes, Gesualdo terá igualmente assassinado o seu segundo filho com D. Maria por desconfiar da sua paternidade.

Isto aos olhos da nossa realidade é muito estranho, mas igualmente pareceria a nossa à deles! Enciclopédia do AAP - Página 2 758687
O que me choca, é que, se antes a ignorância era mais terrena, hoje é mais estratosferica. Ou seja, se antes as pessoas se orientavam por valores baseados numa orientação vinda da bíbila, hoje a orientação vem da merda. Qual será a melhor? Por exemplo, um jovem adolescente tinha uma orientação séria, em que não era deixada ao acaso, hoje, os próprios pais levam-no para a discoteca para ele se meter no extasy. Enciclopédia do AAP - Página 2 809774

Por outro lado, hoje não há o romance, a paixão, que havia então... O sr. (não me lembro o nome) dos Mão Morta tem uma música que reza « antigamente havia uma coisa bonita que se chamava sedução». Hoje há um jogo de merda. Enciclopédia do AAP - Página 2 265963
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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptySex 25 Fev 2011 - 17:15

FORMA TERNÁRIA • Estrutura de três partes A−B−A numa peça de música. A primeira e a terceira partes são musicalmente idênticas, ou bastante parecidas, enquanto a parte do meio deverá contrastar profundamente com as outras duas. A secção B é usualmente conhecida como trio.
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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptySáb 26 Fev 2011 - 6:56

JOPLIN • Scott Joplin • Texas • 24 de Novembro de 1868 − Nova Iorque • 1 de Abril de 1917
Compositor e pianista americano famoso pelas suas composições de ragtime. Ficou conhecido como »O Rei do Ragtime«. Além de 44 peças originais de ragtime, compôs um ballet ragtime e duas óperas.
A escutar para quem não conhece,
»Maple Leaf Rag«
»The Entertainer«
»Treemonisha« • ópera
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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptySáb 26 Fev 2011 - 10:32

RONDO • Do francês »rondeau«, termo que tem sido utilizado na música de vários modos, com mais frequência para descrever uma forma (formato) de música.
Na forma »rondo«, o tema principal ― por vezes denominado »refrão« ― alterna com um ou mais temas contrastantes, geralmente denominados »episódios«.
Padrões possíveis no período Clássico, ABA, ABACA, ABACADA.
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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptyDom 27 Fev 2011 - 10:59

LIED ― Plural »Lieder«, é uma palavra alemã e holandesa que significa »canção«. Utilizada na cultura inglesa, e não só, para denominar canções Românticas europeias, também conhecidas como canções de arte. O termo é geralmente utilizado para descrever canções compostas com base num poema em alemão, com pretensões literárias razoavelmente elevadas, compostas especialmente no séc. XIX.
Franz Schubert e Robert Schumann são dois compositores fortemente associados a esta forma musical.
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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptyDom 27 Fev 2011 - 13:21

ANDAMENTO • Um andamento é uma parte autónoma, ou secção, de uma composição musical ou forma musical. Enquanto os andamentos individuais pertencentes a uma composição são algumas vezes executados separadamente, a execução da obra completa implica que todos os andamentos sejam executados sucessivamente.
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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptyDom 27 Fev 2011 - 13:30

MAESTRO • »mestre« em italiano; feminino »maestrina«, pessoa que dirige uma orquestra ou um coro. O termo também pode ser aplicado a um virtuoso ou a um grande compositor. Por vezes também se emprega o termo »regente«.
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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptyDom 27 Fev 2011 - 18:11

Pierre Boulez, Leopold Stokowsky e Dimitri Mitropolous são maestros famosos que ficaram também conhecidos por não usar batuta para dirigir as orquestras, preferindo fazê-lo apenas com as suas mãos. Este tipo de direcção é comum em pequenos grupos e corais.
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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptyDom 27 Fev 2011 - 21:40


Caro Mário,
Acho este seu " trabalho " excelente, interessante e muito útil.
Agora, e não passa de uma sugestão, visto o amigo Mário ter criado a Enciclopédia de Termos Musicais, os comentários, opiniões ou outros,deverão ser feitos aqui neste tópico e deixar a E.T.M. só mesmo para o que foi criada.
Parabéns e obrigado pela sua " generosidade ".
Abraço
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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptyDom 27 Fev 2011 - 22:19

Luis Filipe Goios escreveu:

Caro Mário,
Acho este seu " trabalho " excelente, interessante e muito útil.
Agora, e não passa de uma sugestão, visto o amigo Mário ter criado a Enciclopédia de Termos Musicais, os comentários, opiniões ou outros,deverão ser feitos aqui neste tópico e deixar a E.T.M. só mesmo para o que foi criada.
Parabéns e obrigado pela sua " generosidade ".
Abraço


...idem idem, aspas aspas...!
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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptySeg 28 Fev 2011 - 8:27

Obrigado rapazes pelas vossa palavras.

Como tinha escrito algures, ao criar tópicos separados onde as entradas das enciclopédias estarão ordenadas por ordem alfabética, tópicos esses que serão actualizados pelo menos uma vez por mês (a minha vontade é que fossem actualizados semanalmente) pretendia que este tópico funcionasse como o diário dos termos, sugestões, correcções e insultos, e os tópicos principais servissem apenas para ter as entradas todas seguidinhas e ordenadas. Pensei em trancar os tópicos principais, mas trancadas aprecio é noutro contexto, e conto com a colaboiração dos foristas para deixaram os tópicos principais livres de comentários e aproveitarem este para descarregarem no rapaz, se assim o entederem.

Ontem criei a »Enciclopédia de Termos Musicais« (eu sei que é pomposo, mas imaginem os visitantes de outros fóruns quando aqui cairem e lerem os títulos...), e hoje penso abrir a »Enciclopédia dos Compositores« e a »Enciclopédia dos Maestros«.

Abraços,

Mário João Ceia
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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptySeg 28 Fev 2011 - 17:48

SCHUMANN • Robert Alexander Schumann • Zwickau • Saxónia • 8 de Junho de 1810 − Endenich • Bona • 29 de Julho de 1856
Compositor alemão, um dos maiores e mais representativos compositores da era Romântica. Pianista virtuoso, na altura, o seu professor Friederich Wieck vaticinou-lhe um futuro auspicioso, afirmando que Schumman poderia vir a ser um dos melhores pianistas europeus. Entretanto, na sequência de um acidente com um dispositivo que o próprio Schumann desenvolvera com o intuito de ajudar a aumentar o tamanho das suas mãos, a carreira de um dos mais promissores pianistas tinha chegado ao fim. Schumann virou-se para a composição.
Sendo difícil destacar uma obra de uma longa lista de composições, as »Cenas Infantis« Op. 15 ― título original em alemão »Kinderszenen«, pela sua beleza e pela sua simplicidade, são quase obrigatórias.
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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptyQui 3 Mar 2011 - 13:22

STRAVINSKY • Igor Fyodorovich Stravinsky • Oranienbaum • 17 de Junho de 1882 − Nova Iorque • 6 de Abril de 1971
Compositor russo, naturalizado francês ― 1934 ―, mais tarde naturalizado norte- americano ― 1945. Stranvinsky também se celebrizou como pianista e maestro.
Um dos maiores e mais importantes compositores do séc. XX. Segundo a revista Time, uma das 100 pessoas mais influentes do século.
É impossível sugerir apenas duas ou três obras de Stravinsky. Mesmo para um iniciado, aconselha-se a audição do maior número de obras de Stravinsky, começando, claro, pelas mais conhecidas.
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MensagemAssunto: Re: Enciclopédia do AAP   Enciclopédia do AAP - Página 2 EmptySáb 5 Mar 2011 - 22:17

MJC escreveu:
Traduzido da Wikipedia,

Em 1586 Gesualdo casou com a sua prima, D. Maria de Avalos, filha do Marquês de Pescara. Dois anos mais tarde, D. Maria iniciou um romance com Fabrizio Carafa, Duque de Andria. Conseguiu manter o romance em segredo durante quase dois anos, apesar da existência do romance ser conhecido noutros locais.
No dia 16 de Outubro de 1590, no Palácio de São Severo em Nápoles, quando Gesualdo teria alegadamente saído para uma caçada, os dois amantes não tomaram as devidas precauções ― Gesualdo tinha cópias em madeira das chaves do seu palácio de forma a conseguir entrar, mesmo com as fechaduras trancadas.
Gesualdo regressou ao palácio, tendo apanhados os amantes em flagrante delito e assassinou ambos no leito da traição. Posteriormente abandonou os corpos mutilados na frente do palácio de modo a que todos pudessem ver.

Segundo algumas fontes, Gesualdo terá igualmente assassinado o seu segundo filho com D. Maria por desconfiar da sua paternidade.
Como o Mário bem sabe nutro por Gesualdo uma grande admiração intelectual (para além dos aspectos mais mundanos).. é um dos meus compositores preferidos (porventura o primeiro modernista).
Não deixo de aconselhar o admirável documentário realizado por Werner Herzog




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