Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

A paixão pelo Áudio
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

A paixão pelo Áudio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistrarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Tangenciais por dentro

Ir para baixo 
+12
rcarreira
Mozarteano
JCF
jmrmonteiro
Milton
longplay
Ajgarcia
nbunuel
MJC
Vodoo
António José da Silva
Rui Pinho
16 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Mozarteano
Membro AAP

Tangenciais por dentro - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro - Página 2 EmptyQua Out 12 2011, 19:38

MJC escreveu:

Beijos e (a)braços lineares, pivotados, e o que mais houver,
MJ

C(u)(o)mprimentos, alturas e larguras lol!
Ir para o topo Ir para baixo
nbunuel
Membro AAP
nbunuel

MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro - Página 2 EmptyQua Out 12 2011, 22:08

Mozarteano escreveu:
Nada melhor que um bom braço manual, levantá-lo e deitá-lo pelas nossas próprias mãos ou dedinhos, é bem mais estimulante, é mais intimista, é como nos pre-eliminares, ou no pré-aquecimento com boa mulher, ou com uma mulher boa. é preferível sermos nós a fazê-lo do que os outros, é ou não é verdade? lol!
O problema é quando descobres que o ela... é um ele! Tangenciais por dentro - Página 2 936335
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro - Página 2 EmptyQua Out 12 2011, 22:10

nbunuel escreveu:

O problema é quando descobres que o ela... é um ele! Tangenciais por dentro - Página 2 936335

Não me digas que já tivestes essa desagradável surpresa?????????? Tangenciais por dentro - Página 2 933723

If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...

The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ulrich
Membro AAP
Ulrich

MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro - Página 2 EmptyQua Out 12 2011, 22:14

Cuidado...

Tangenciais por dentro - Página 2 Ronaldo-escadalo-propaganda

Smile)__((:

Abraços
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro - Página 2 EmptyQua Out 12 2011, 22:20

nbunuel escreveu:

Correcto com um gira discos da Rega...Descobri que era um verdeiro transexual de qualidade..Ou seja aparentava uma coisa quando na verdade é outra...

Mas há poucas tábuas com um braço tão bom.

Joseph Le Conte
nbunuel
Membro AAP
nbunuel

MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro - Página 2 EmptyQua Out 12 2011, 22:23

António José da Silva escreveu:
nbunuel escreveu:

Correcto com um gira discos da Rega...Descobri que era um verdeiro transexual de qualidade..Ou seja aparentava uma coisa quando na verdade é outra...

Isso é verdade! mas é obrigatório mexer na cablagem!(4º fio)!
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro - Página 2 EmptyQua Out 12 2011, 22:26

nbunuel escreveu:
nbunuel escreveu:

Referes-te à eliminação de ruído? (hum) Na volta e para não deambular demasiado este tópico, deveria-mos abrir um para falar dos giras que menos nos agradaram e porque razão.

Joseph Le Conte
nbunuel
Membro AAP
nbunuel

MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro - Página 2 EmptyQua Out 12 2011, 22:29

nbunuel escreveu:
nbunuel escreveu:

Referes-te à eliminação de ruído? (hum) Na volta e para não deambular demasiado este tópico, deveria-mos abrir um para falar dos giras que menos nos agradaram e porque razão.
Correcto!!
JCF
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro - Página 2 EmptyQua Out 12 2011, 23:05

E aparentemente nunca enveredaram pelos tangenciais... será porque não sabiam fazer um?
Vodoo
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro - Página 2 EmptyQua Out 12 2011, 23:09

JCF escreveu:
E aparentemente nunca enveredaram pelos tangenciais... será porque não sabiam fazer um?

Creio que essa questão já foi aqui abordada anteriormente.
JCF
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro - Página 2 EmptyQua Out 12 2011, 23:16

Por acaso olhando para aquele grafico da Stereophile que postei ontem fiquei com a ideia que poderia haver soluções melhores. De facto ha ali entre os dois null points uma zona bastante grande em que o desalinhamento anda à volta do 1º a 1,5º.

Creio que o alinhamento ideal seria o que minimizasse a area entre a curva e o eixo horizontal. No fundo será um alinhamento ligeiramente ao lado com uma diferença de menos de 1 grau. Ao ver o site da SME verifiquei que é mesmo esta a solução que eles adoptam. A unica desvantagem é ter um erro um pouco maior no inicio do disco mas a partir dessa zona critica o alinhamento fica bastante mais perfeito praticamente até ao fim do disco.

Tangenciais por dentro - Página 2 Seriesv12graph

Última edição por JCF em Qua Out 12 2011, 23:22, editado 1 vez(es)
Vodoo
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro - Página 2 EmptyQua Out 12 2011, 23:19

Ou assim?

Tangenciais por dentro - Página 2 Lenco1

Não sei se sabes, mas há um tempo atrás estive mesmo, mesmo para enveredar por essa aventura, mas houve uns conhecedores (dos a serio) da matéria que me desaconselharam fortemente dizendo que seria um passo atrás em relação ao meu 125

António até entendo porquê, realmente isto é um trabalho do caraças mas quêm corre por gosto não cansa e o teu 125 já tocava bêm e dá muito menos dores de cabeça.
Mas acerca das opiniões dos (a sério) já não sei, mas se reparares alguêm mais neste forum e noutro continente é da mesma opinião do que eu:

http://audioanalogicodeport.forumeiros.net/t1297-lenco-l-75-by-paim

Tangenciais por dentro - Página 2 933723
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro - Página 2 EmptyQua Out 12 2011, 23:22

A conversa sobre o rega (e outros) passou para novo tópico para se poder usar este para falar dos tangenciais.

https://www.audioanalogicodeportugal.net/t1751-desancarou-nao#38561

Joseph Le Conte
Vodoo
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro - Página 2 EmptyQui Out 13 2011, 01:25

Tangenciais por dentro - Página 2 265963

Última edição por Vodoo em Qui Out 13 2011, 01:31, editado 1 vez(es)
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro - Página 2 EmptyQui Out 13 2011, 01:29

não me digas que é um ficheiro tangencial. Smile)__((:

Joseph Le Conte
seven
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro - Página 2 EmptySáb Out 15 2011, 12:08

Olá a todos,

Eu acredito na superioridade dos tangenciais face aos pivotantes. Como sabem(?) uso um Eminent Technology no meu Gyrodec mkv e considero-o MUITO superior ao rB300 com cablagem Cardas que usava antes.

Parecem-me melhores teoricamente os tangenciais passivos, embora aquele que é considerado um dos melhores gira de sempre . O Goldmund studio use um motorizado.

Parece-me que possível fazer um tangencial que lesse a posição real da espira e motorizadamente fosse alinhado para uma tangência perfeita. Claro que as previsíveis vendas fazem disparar o custo de uma solução dessas.

Existem tangenciais feitos em Inglaterra pela Cartrigeman (o Conductor) e pela Trans-Fi (o terminator já mostrado nesta discussão.

Tangenciais por dentro - Página 2 Condd

Eu, além do ET, tenho um Trans-fi Evolution (muitas vezes combinado com Lenco e outro Idler) que troco por um pré Quad 34 se alguém quiser ou vendo barato pronto a fucionar com bomba de ar e tudo.

Tangenciais por dentro - Página 2 Dsc01811i

Tangenciais por dentro - Página 2 Lenco1

Acredito que o Air Tangent é provavelmente um dos melhores braços que existem, e última versão tem de factor egulação do VTA por comando à distância!
Outros candidatos seriam o Kuzma Air-line e o Rockport, ou ainda o mais recente Bergmann. Todos tangenciais passivos.

Tangenciais por dentro - Página 2 Airtangent20022

Tangenciais por dentro - Página 2 20080914023828477l

Tangenciais por dentro - Página 2 1282885668

Tangenciais por dentro - Página 2 Bergmannturntablecloseu

Estes são caros mas os Trans-fi, o MGAudio e o Opus 3 não são. Mesmo o ET e o Cartridge Man são de preço médio.

Existem vários problemas que se põe nos tangenciais passivos e o maior tem a haver com a massa que a cabeça tem de deslocar lateralmetnte. Os activos, por seu lado, têm sempre um erro (ainda assim menor qe os pivotantes) presente pois é esse erro que faz actuar o sensor que detecta a necessidade de avanço.

Parece-me a ideia de um tangencial, motorizado ou não, como teoricamente preferível a um pivotante, mas também vivia feliz com um Basis Vector4 ou um Triplanar7 ou um Schroeder Referance!

Tangenciais por dentro - Página 2 Basis2500withvec4

Tangenciais por dentro - Página 2 Triplanar2

Tangenciais por dentro - Página 2 Schroderreference

Estou em processo de adaptação do meu Gyrodec para montar dois braços, e tenho alguns armboards e a possibilidade de arranjar emprestados mais um ou dois, se alguém quiser comparar o seu pivotante com o ET pode-se combinar! (e mesmo aqui o pivotante está em vantagem pois um Giradiscos suspenso não é a plataforma ideal para um tangencial, embora eu não tenha razões de queixa com o ET que comprei, entre outras razões, por ser o mais leve deste género!).

Um abraço a todos,

Seven

António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro - Página 2 EmptySáb Out 15 2011, 13:17

Caro seven. Obrigado pela sua extensa e interessante explanação. Tangenciais por dentro - Página 2 754215

Joseph Le Conte
Vodoo
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro - Página 2 EmptySáb Out 15 2011, 18:06

Tangenciais por dentro - Página 2 754215

Sim Senhor muito bêm e se dúvidas havia acho que esclarecidas estão.

Abraço
JCF
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro - Página 2 EmptySáb Out 15 2011, 19:22

Eu honestamente ainda vai ser preciso alguma argumentação tecnica para me convencer que um tangencial é melhor solução.

Já alguem agarrou num transferidor e viu o que é 1º ou mesmo 1.5º ? É muito pouco. É que nos braços de pivot são valores de erro desta ordem o que estamos a falar e não é por o braço ser tangencial que ficamos libertos de outros problemas incluindo os desalinhamentos.

Algumas questões:

Qual o erro no alinhamento que conseguem num braço tangencial (ou de pivot)? Não vale a pena vir com o erro zero pois isso é impossível, ha sempre erros e quem dera que todas as celulas montadas em braços tangenciais (ou não) tivessem um erro na montagem inferior a 1º.

Um braço tangencial passivo parece-me desadequado a celulas com elevada compiance e/ou com baixo tracking force por razoes que facilmente se compreendem. Mesmo que sejam agulhas pouco maleaveis o cantilever é sempre uma zona flexivel. Qual será o erro no alinhamento resultante da força aplicada na ponta da agulha para movimentar o braço e celula com toda a sua massa + o atrito inerente? Só para terem uma ideia, se a ponta da agulha se deslocar lateralmente 0.5 milimetros num cantilever quer tenha 1 cm de comprimento isso já corresponde a um desalinhamento de cerca de 3º.

Num braço tangencial o nivelamento é outro aspecto perfeitamente critico. Qualquer pequeno desnivel vai levar a que o braço tenda a seguir numa dada direcção provocando o aparecimento de mais desalinhamentos e distorsões ao nivel do cantilever.

O cabo audio nos tangenciais poderá interferir na liberdade de movimentos de translação do braço para já não falar que o sinal ficando mais exposto está muito mais susceptivel a interferencia electromagnetica.

O atrito no movimento de translação pode aumentar por coisas tão simples como a sujidade, são muito mais susceptiveis neste aspecto.

Ainda havia mais a dizer sobre o tema mas para inicio de conversa creio que já chega. Se os braços tangenciais fossem assim tão superiores teria havido unanimidade na sua adopção mas o que verificamos é que foram apresentados mais como montras tecnologicas para demosntrar a capacidade tecnica dos construtores, como show off para os amigos. Não estou a dizer que não possa haver bons braços tangenciais mas estes estão muito longe de terem só vantagens...
rcarreira
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro - Página 2 EmptyDom Out 23 2011, 16:27

Estou neste momento a ouvir um tangencial a tocar musica, tem sido um prazer descobrir todos os discos que eram "impossiveis" de ouvir, tocados agora de forma imaculada e sem esforço nenhum pelo Biotracer do Sony PS-X555ES, da primeira à ultima faixa.
1,5º é algo extremamente pequeno "à nossa escala", mas para um minusculo diamante eliptico a seguir uma espira microscópica a frequencias que podem ultrapassar muito os 20 000 Hz é capaz de fazer diferença.
Segundo as especificações da Sony, o erro do Biotracer é sempre menor a +- 0.07º e montar correctamente uma célula numa shell destas é bem mais facil pois a propria concepção da dita não permite que a célula fique torcida. Basta acertar a distancia a que a ponta de leitura fica da base da shell, depois verificar pousando a agulha num disco com uma linha radial, verificar se está alinhada e pronto. Zero silibancias do principio ao fim do disco.
E relativamente ao erro inerente à montagem, já afinei uns quantos gira-discos com braços pivot e pela interente complicação do processo, desde a escolha dos "null points", a inexistencia de linhas direitas em muitas células que se consigam "apontar" com as do protractor, até à propria acuidade visual de quem está a fazer a afinação é muito, mas muito, mais sujeito a erros do que a afinação de um tangencial.
Assim muito por alto reconheço que provavelmente não consigo afinal uma célula para ter um erro menor do que, digamos 0,1º, se lhe somarmos os 0.07º do sistema, terei um erro de leitura entre 0,1 e 0.17º em todo o disco. Se com todas as complicações inerentes à afnação de um braço pivot conseguir o mesmo erro de 0.1º nos null points, vão haver apenas 2 pontos do disco em que o erro de leitura será menor do que o linear, em 4mm do disco a distorção é mais baixa, no resto do disco todo não.
Agora se me disserem que apesar de terem um som mais distorcido na maior parte do disco, alguns pivot têm vantagens na simplicidade e rigidez que acabam por compensar, posso concordar. Tal como concordo que provavelmente muitos dos tangenciais de plastico mais baratos dos anos 80 seriam uma bela porcaria. Agora os bons... Não trocava o meu sony por nenhum rega ou pro-ject Wink

Ricardo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro - Página 2 EmptyDom Out 23 2011, 16:42

Estive a ouvir uma explicação de um dos nosso gurus cá do burgo em relação a braços lineares motorizados e os "passivos" e até tem alguma lógica. Diz este nosso amigo que os motorizados são bem mais precisos do que os que funcionam por arrasto visto que mesmo que o braço tenho um funcionamento muito leve (a ar por ex.) terá que ser a agulha/cantilever a transportar a massa do braço. Segundo diz, consegue-se ver o estilete a torcer na altura de "puxar" o braço enquanto que num motorizado como o do PL1000 os sensores conseguem detetar a fazer movimentar o braço sem que isso aconteça. Faz lógica.
Mas volto a frisar o seguinte. Instalei a magnifica célula AT 3200 nesta obra de arte chamada Sony PUA 1600S, e estou maravilhado com o som e nada de distorção. E a afinação foi do tipo "ás três pancadas".

Mas o que importa é que estejas mesmo satisfeito com a tua aquisição. Tangenciais por dentro - Página 2 754215

Joseph Le Conte
rcarreira
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro - Página 2 EmptyDom Out 23 2011, 18:42

Estive a ouvir uma explicação de um dos nosso gurus cá do burgo em relação a braços lineares motorizados e os "passivos" e até tem alguma lógica. Diz este nosso amigo que os motorizados são bem mais precisos do que os que funcionam por arrasto visto que mesmo que o braço tenho um funcionamento muito leve (a ar por ex.) terá que ser a agulha/cantilever a transportar a massa do braço. Segundo diz, consegue-se ver o estilete a torcer na altura de "puxar" o braço enquanto que num motorizado como o do PL1000 os sensores conseguem detetar a fazer movimentar o braço sem que isso aconteça. Faz lógica.
Mas volto a frisar o seguinte. Instalei a magnifica célula AT 3200 nesta obra de arte chamada Sony PUA 1600S, e estou maravilhado com o som e nada de distorção. E a afinação foi do tipo "ás três pancadas".

Mas o que importa é que estejas mesmo satisfeito com a tua aquisição. Tangenciais por dentro - Página 2 754215

Precisamente Smile A massa é uma coisa incontornavel e mesmo que o atrito seja reduzido a zero, há sempre a questão de deslocar a massa do braço com a força exercida pela espira exterior no diamante da agulha. Os motorizados não têm esse problema...
Gostava de ver (ouvir) um tangencial motorizado construido com a teconolgia de controlo moderna. Por exemplo usando um laser para detectar a posição da espira e determinar a posição do braço, levitado magneticamente e accionado por um motor linear. Se a altura do braço também for controlada em tempo real, podemos manter o VTA constante independentemente do peso de leitura e dos empenos dos discos. Assim houvesse vontade de investir nisto.
Só é pena é o meu Sony não ter metade da pinta do Micro...
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro - Página 2 EmptyDom Out 23 2011, 18:46

Mas não esquecer que a tecnologia utilizada nesse Sony é fantástica com sensores de grande precisão. Não sei se mesmo hoje e mesmo com vontade se conseguiria fazer muito melhor.

Joseph Le Conte
Vodoo
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro - Página 2 EmptySeg Out 24 2011, 01:26

Tangenciais por dentro - Página 2 491368

Sêm dúvida, ou não tivesse sido a Sony inovadora num montão de coisas !!!
antpaubarcar
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro - Página 2 EmptyTer Fev 23 2016, 22:10

Caríssimos,

Em tempos idos os tangenciais em Portugal eram desconhecidos ou exorbitantes no preço!

Sempre quis ter um mas não havia possibilidade, agora que os tempos são diferentes apesar da inflação do que é vintage, adquiri hà 3 anos um Technics SL 3(sempre a minha mania) belt drive e não direct drive (também a minha outra de várias manias) que me deu muito gozo no que é audição de lazer, tranquila na sala de estar..., na semana passada no OLX apareceu um dd SL L1 (deu muito trabalho a polir a tampa!) e, digam o que disserem, com uma cabeça AT 92E, é um espanto, pena ou não, ser todo automático
vai dar folga ao meu SL 1210...nem que seja a rodar os Paul Mauriat da Readesr Digest da minha querida...
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Tangenciais por dentro   Tangenciais por dentro - Página 2 Empty

Tangenciais por dentro
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2