É óbvio que o "razoável" depende, sobretudo, da carteira de cada um. Mas não só. Depende também do nível de exigência e paciência para encontrar as melhores soluções (estas enquadradas na primeira premissa).
Para ouvir discos de vinil em condições aceitáveis necessita de: um gira-discos, um amplificador stereo e duas colunas. Simplificando e considerando equipamento novo, base de gama: 200 euros para cada elemento, 600 euros para o todo. Com paciência e recorrendo ao mercado de usados: entre 300 e 500 euros, com o valor mais elevado a corresponder a uma fasquia também um pouco mais elevada no que à qualidade de resultados diz respeito.
A enorme vantagem deste tipo de solução modular é que, a qualquer altura, pode acrescentar elementos: leitor de cassetes, de CD's, rádio FM (que o AM desapareceu...). Desvantagens não despiciendas: ocupa mais espaço... dá um pouco mais de trabalho (afinação do gira-discos incluída)...
Não estando a par do nível de conhecimentos que tem sobre este assunto é-me difícil fazer sugestões. A complicar há a questão chamada "gosto" e mais outras: a "estética" dos aparelhos, a "sonoridade" procurada e por aí fora... que ninguém diz que o mundo da alta-fidelidade é fácil!
Dito isto aconselho a estabelecer o valor do que pretende gastar (sem comprometer a aquisição de muitos discos). Como (e apenas como) referência para os custos deixo-lhe a ligação para uma loja online espanhola reconhecida pela abundância da oferta: https://www.supersonido.es/
Esteja à vontade para levantar questões, encontrará aqui respostas que o tentarão ajudar.