Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| 500 Greatest Songs Of All Time - Rolling Stone Magazine | |
| | Autor | Mensagem |
---|
Jorge Ferreira Membro AAP
Mensagens : 3386 Data de inscrição : 05/11/2011 Idade : 56 Localização : Palmela
| Assunto: 500 Greatest Songs Of All Time - Rolling Stone Magazine Qui Nov 24 2011, 12:12 | |
| 500 Greatest Songs Of All Time Rolling Stone Magazine A ideia com este tópico é irmos postando de vez em quando a próxima canção da lista das 500 melhores canções de todos os tempos (segundo a revista americana Rolling Stone, que foi quem fez essa lista), dando tempo para as pessoas postarem o que entenderem acerca dessa Canção antes de se avançar para a próxima. Começando com a que eles consideraram a melhor de todas e ir andando por ai abaixo. Independentemente de concordarmos ou não com todas as 500 canções dessa lista da Rolling Stone acho que era bom seguirmos a ordem da lista para ir postando aqui. A revista Rolling Stone lançou esta lista das "500 Greatest Songs of All Time" em Novembro de 2004. Esta lista foi compilada por 172 votantes ligados ao mundo da música, tais como alguns artistas rock e alguns especialistas em musica rock, todos os 172 votantes submeteram uma lista com o top 50 das suas canções de rock favoritas. Foram depois apuradas as canções dessas listas para criar estas "500 Greatest Songs of All Time". No topo da lista está a canção do Bob Dylan "Like A Rolling Stone", o resto do Top Ten é constituido por outros icons lendários e influentes da música Rock. A seguir ao Bob Dylan vamos ter os Rolling Stones, John Lennon, Marvin Gaye, Aretha Franklin, the Beach Boys, Chuck Berry, the Beatles, Nirvana, Ray Charles...e por ai fora... Os que aparecem mais vezes na lista são os Beatles, os Rolling Stones e o Bob Dylan que aparece 49 vezes (quase 10% das 500 são dele). A ideia é as pessoas postarem o que quiserem acerca da canção que foi postada, nomeadamente a tradução para português do texto, a letra da música em Inglês e em Português e a história que está por trás, comentários, curiosidades e opiniões acerca da música, etc...enfim o que quiserem...quando acharmos que já chega acerca dessa canção e que as pessoas já tiveram tempo de ler, podem postar a próxima da lista em : http://www.rollingstone.com/music/lists/the-500-greatest-songs-of-all-time-20110407 1º Bob Dylan, 'Like a Rolling Stone'Writer: Dylan Producer: Tom Wilson Released: July '65, Columbia 12 weeks; No. 2 "I wrote it. I didn't fail. It was straight," Bob Dylan said of his greatest song shortly after he recorded it in June 1965. There is no better description of "Like a Rolling Stone" — of its revolutionary design and execution — or of the young man, just turned 24, who created it. Al Kooper, who played organ on the session, remembers today, "There was no sheet music, it was totally by ear. And it was totally disorganized, totally punk. It just happened." The most stunning thing about "Like a Rolling Stone" is how unprecedented it was: the impressionist voltage of Dylan's language, the intensely personal accusation in his voice ("Ho-o-o-ow does it fe-e-e-el?"), the apocalyptic charge of Kooper's garage-gospel organ and Mike Bloomfield's stiletto-sharp spirals of Telecaster guitar, the defiant six-minute length of the June 16th master take. No other pop song has so thoroughly challenged and transformed the commercial laws and artistic conventions of its time, for all time. Just a few weeks earlier, as he was finishing up the British tour immortalized in D.A. Pennebaker's documentary Don't Look Back, Dylan began writing an extended piece of verse — 20 pages long by one account, six in another — that was, he said, "just a rhythm thing on paper all about my steady hatred, directed at some point that was honest." Back home in Woodstock, New York, over three days in early June, Dylan sharpened the sprawl down to that confrontational chorus and four taut verses bursting with piercing metaphor and concise truth. "The first two lines, which rhymed 'kiddin' you' and 'didn't you,' just about knocked me out," he confessed to Rolling Stone in 1988, "and when I got to the jugglers and the chrome horse and the princess on the steeple, it all just about got to be too much." The beginnings of "Like a Rolling Stone" can be seen in a pair of offstage moments in Don't Look Back. In the first, sidekick Bob Neuwirth gets Dylan to sing a verse of Hank Williams' "Lost Highway," which begins, "I'm a rolling stone, I'm alone and lost/For a life of sin I've paid the cost." Later, Dylan sits at a piano, playing a set of chords that would become the melodic basis for "Like a Rolling Stone," connecting it to the fundamental architecture of rock & roll. Dylan later identified that progression as a chip off of Ritchie Valens' "La Bamba." Yet Dylan obsessed over the forward march in "Like a Rolling Stone." Before going into Columbia Records' New York studios to cut it, he summoned Bloomfield, the guitarist in the Paul Butterfield Blues Band, to Woodstock to learn the song. "He said, 'I don't want you to play any of that B.B. King shit, none of that fucking blues,' " recalled Bloomfield (who died in 1981). " 'I want you to play something else.' " Dylan later said much the same thing to the rest of the studio band, which included pianist Paul Griffin, bassist Russ Savakus and drummer Bobby Gregg: "I told them how to play on it, and if they didn't want to play it like that, well, they couldn't play with me." Just as Dylan bent folk music's roots and forms to his own will, he transformed popular song with the content and ambition of "Like a Rolling Stone." And in his electrifying vocal performance, his best on record, Dylan proved that everything he did was, first and always, rock & roll. " 'Rolling Stone' 's the best song I wrote," he said flatly at the end of 1965. It still is. Appears on: Highway 61 Revisited (Columbia)
Última edição por Jorge Ferreira em Qui Nov 24 2011, 15:25, editado 8 vez(es) | |
| | | Luis Filipe Goios Membro AAP
Mensagens : 10506 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 66 Localização : Lanhelas - Minho
| Assunto: Re: 500 Greatest Songs Of All Time - Rolling Stone Magazine Qui Nov 24 2011, 12:30 | |
| Muito bom, era " fixe " a tradução do texto, digo eu, para entrar bem no " espírito" da coisa (época). Posso transcrever a letra em Português de Portugal ( Bob Dylan - Canções Vol. I. » 1962 - 1973 » ). Isto esperando não estar a " meter a foice em seara alheia ". As 500, valem o que valem... o Bob merece. | |
| | | Jorge Ferreira Membro AAP
Mensagens : 3386 Data de inscrição : 05/11/2011 Idade : 56 Localização : Palmela
| Assunto: Re: 500 Greatest Songs Of All Time - Rolling Stone Magazine Qui Nov 24 2011, 13:56 | |
| - Luis Filipe Goios escreveu:
-
Muito bom, era " fixe " a tradução do texto, digo eu, para entrar bem no " espírito" da coisa (época). Posso transcrever a letra em Português de Portugal ( Bob Dylan - Canções Vol. I. » 1962 - 1973 » ). Isto esperando não estar a " meter a foice em seara alheia ". As 500, valem o que valem... o Bob merece. Está à vontade, força, traduz para Português, comenta...faz o que quiseres, o objectivo agora é comentarem e escreverem o que quiserem acerca da canção e depois quando acharem que já é suficiente podemos avançar para a próxima da lista e não estejam à espera que seja sempre eu a fazer isso...
Última edição por Jorge Ferreira em Qui Nov 24 2011, 16:01, editado 1 vez(es) | |
| | | Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: 500 Greatest Songs Of All Time - Rolling Stone Magazine Qui Nov 24 2011, 14:40 | |
| - Jorge Ferreira escreveu:
A minha ideia com este tópico é ir postando mais ou menos todos os dias a próxima canção da lista das 500 melhores canções ... ) Mais uma belissima ideia !! Bom trabalho, já temos que ler durante os próximos dois anos! | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: 500 Greatest Songs Of All Time - Rolling Stone Magazine Qui Nov 24 2011, 14:42 | |
| Boa iniciativa. Eu sugeria que os posts não fossem diários para dar mais algum tempo para leitura e para se poder esmiuçares melhor cada musica e o que esteve por detrás delas. O que acham vocês? _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Jorge Ferreira Membro AAP
Mensagens : 3386 Data de inscrição : 05/11/2011 Idade : 56 Localização : Palmela
| | | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: 500 Greatest Songs Of All Time - Rolling Stone Magazine Qui Nov 24 2011, 15:20 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Luis Filipe Goios Membro AAP
Mensagens : 10506 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 66 Localização : Lanhelas - Minho
| Assunto: Re: 500 Greatest Songs Of All Time - Rolling Stone Magazine Qui Nov 24 2011, 15:26 | |
| Com a devida permissão, aqui vai: " Like a rolling stone " - "Como uma pedra a rolar " Era uma vez tu vestias-te tão bem Atiravas uma moeda aos mendigos no teu apogeu, não era? As pessoas avisavam-te, diziam. »Cuidado boneca, olha que vais cair » Pensavas que te estavam todos a gozar Costumavas rir de Toda a gente que andava por ali Agora não falas tão alto Agora não pareces tão orgulhosa Por teres de andar a cravar a próxima refeição Que tal é a sensação Que tal é a sensação De estar sem lar Como um perfeito estranho Como uma pedra a rolar? Andaste na melhor escola, tudo bem , Miss Solitária Mas sabes que lá apenas te espremiam E nunca ninguém te ensinou a viver na rua E agora descobres que vais ter de te habituar aisso Dizias que jamais te comprometerias Com o vagabundo mistério,mas agora dás-te conta Que ele não vende nenhuns álibis Enquanto pasmas para o vácuo dos seus olhos E lhe perguntas queres fazer negócio ? Que tal é a sensação Que tal é a sensação De se estar por sua conta Sem um caminho para casa como um perfeito estranho Como uma pedra a rodar? Nunca te viraste para ver os cenhos franzidos dos malabaristas e dos palhaços Quando todos eles se chegavam e faziam habilidades para ti Nunca percebeste que isso não é nada bom Não devias deixar os outros divertirem-se por ti Costumavas montar o cavalo cromado com o teu diplomata Que trazia ao ombro um gato siamês Não é duro descobrires que Ele realmente não era o máximo Depois de levar tudo quanto pôde roubar Que tal é a sensação Que tal é a sensação De se estar por sua conta Sem um caminho para casa Como um perfeito estranho Como uma pedra a rolar? Princesa no campanário e todas as pessoas bonitas Bebem, pensando que tem o sucesso garantido Trocando toda a espécie de prendas e coisas preciosas Mas era melhor que fanasses o teu anel de diamantes, era melhor que o pusesses no prego, querida Costumavas ficar tão divertida Com o Napoleão andrajoso e a linguagem que ele usava Vai ter com ele agora, ele chama-te, não podes recusar Quando não se tem nada, não se tem nada a perder Agora és invisível, não tens segredos a esconder Que tal é a sensação Que tal é a sensação De se estar por sua conta Sem um caminho para casa Como um perfeito estranho Como uma pedra a rolar? | |
| | | Jorge Ferreira Membro AAP
Mensagens : 3386 Data de inscrição : 05/11/2011 Idade : 56 Localização : Palmela
| Assunto: Re: 500 Greatest Songs Of All Time - Rolling Stone Magazine Qui Nov 24 2011, 15:33 | |
| - António José da Silva escreveu:
- Jorge Ferreira escreveu:
- António José da Silva escreveu:
- Boa iniciativa. Eu sugeria que os posts não fossem diários para dar mais algum tempo para leitura e para se poder esmiuçares melhor cada musica e o que esteve por detrás delas. O que acham vocês?
Boa!!! assim já temos material para uns 10 anos Com a dinâmica que este humilde fórum e seus membros demonstram ter, 10 anos será apenas o começo. Acho que tens toda a razão em relação a não postarmos uma música todos os dias mas um pouco mais espaçadamente conforme acharmos que se justifica. Já alterei o texto no inicio deste tópico de acordo com isso e também no início do outro tópico parecido com este (para os Albums), espero que estes dois tópicos sejam de toda a gente e onde toda a gente possa trabalhar neles, podem ir avançando na próxima música da lista ou no próximo Album (no caso do outro tópico) quando acharem que chegou a altura (não fiquem à espera que seja sempre eu a fazer isso). Abraço, Jorge Ferreira | |
| | | Jorge Ferreira Membro AAP
Mensagens : 3386 Data de inscrição : 05/11/2011 Idade : 56 Localização : Palmela
| Assunto: Re: 500 Greatest Songs Of All Time - Rolling Stone Magazine Qui Nov 24 2011, 15:35 | |
| - Luis Filipe Goios escreveu:
- Com a devida permissão, aqui vai:
" Like a rolling stone " - "Como uma pedra a rolar "
Era uma vez tu vestias-te tão bem Atiravas uma moeda aos mendigos no teu apogeu, não era? As pessoas avisavam-te, diziam. »Cuidado boneca, olha que vais cair » Pensavas que te estavam todos a gozar Costumavas rir de Toda a gente que andava por ali Agora não falas tão alto Agora não pareces tão orgulhosa Por teres de andar a cravar a próxima refeição
Que tal é a sensação Que tal é a sensação De estar sem lar Como um perfeito estranho Como uma pedra a rolar?
Andaste na melhor escola, tudo bem , Miss Solitária Mas sabes que lá apenas te espremiam E nunca ninguém te ensinou a viver na rua E agora descobres que vais ter de te habituar aisso Dizias que jamais te comprometerias Com o vagabundo mistério,mas agora dás-te conta Que ele não vende nenhuns álibis Enquanto pasmas para o vácuo dos seus olhos E lhe perguntas queres fazer negócio ?
Que tal é a sensação Que tal é a sensação De se estar por sua conta Sem um caminho para casa como um perfeito estranho Como uma pedra a rodar?
Nunca te viraste para ver os cenhos franzidos dos malabaristas e dos palhaços Quando todos eles se chegavam e faziam habilidades para ti Nunca percebeste que isso não é nada bom Não devias deixar os outros divertirem-se por ti Costumavas montar o cavalo cromado com o teu diplomata Que trazia ao ombro um gato siamês Não é duro descobrires que Ele realmente não era o máximo Depois de levar tudo quanto pôde roubar
Que tal é a sensação Que tal é a sensação De se estar por sua conta Sem um caminho para casa Como um perfeito estranho Como uma pedra a rolar?
Princesa no campanário e todas as pessoas bonitas Bebem, pensando que tem o sucesso garantido Trocando toda a espécie de prendas e coisas preciosas Mas era melhor que fanasses o teu anel de diamantes, era melhor que o pusesses no prego, querida Costumavas ficar tão divertida Com o Napoleão andrajoso e a linguagem que ele usava Vai ter com ele agora, ele chama-te, não podes recusar Quando não se tem nada, não se tem nada a perder Agora és invisível, não tens segredos a esconder
Que tal é a sensação Que tal é a sensação De se estar por sua conta Sem um caminho para casa Como um perfeito estranho Como uma pedra a rolar?
Esse Bob Dylan qualquer dia ainda vai ser quase tão bom como o Jorge Palma | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: 500 Greatest Songs Of All Time - Rolling Stone Magazine Qui Nov 24 2011, 15:39 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Jorge Ferreira Membro AAP
Mensagens : 3386 Data de inscrição : 05/11/2011 Idade : 56 Localização : Palmela
| Assunto: Re: 500 Greatest Songs Of All Time - Rolling Stone Magazine Qui Nov 24 2011, 15:42 | |
| | |
| | | Jorge Ferreira Membro AAP
Mensagens : 3386 Data de inscrição : 05/11/2011 Idade : 56 Localização : Palmela
| Assunto: Re: 500 Greatest Songs Of All Time - Rolling Stone Magazine Qui Nov 24 2011, 15:57 | |
| This was the only song on the album produced by Tom Wilson, who produced Dylan's second album, The Freewheelin' Bob Dylan. Wilson had been a Jazz producer and was brought in to replace John Hammond. Wilson invited keyboard player Al Kooper to the session, and Al produced the famous organ riff that drove the song. This was the last song Wilson worked on with Dylan, as Bob Johnston took over production duties.
The title is not a reference to The Rolling Stones. It is taken from the phrase "A rolling stone gathers no moss." Dylan got the idea from the Hank Williams song "Lost Highway," which contains the line, "I'm a rolling stone, I'm alone and lost."
Dylan based the lyrics on a short story he had written about a debutante who becomes a loner when she falls out of high society. The lyrics that made it into the song are only a small part of what was in the story.
This runs 6:13. It was a big breakthrough when this got radio play and became a hit, since many stations refused to play songs much longer than 3 minutes. It was also rare for a song with so many lyrics to do well commercially.
Dylan recorded another version in 1970 for his Self Portrait album. This time, he used experienced session players in Nashville, Tennessee. Ron Cornelius played guitar on the album and told us about the session: "You're not reading manuscripts. In Nashville the players are booked because of what they can create right now, not what's written on a piece of paper. Everybody's creating their part as the tape is rolling. Out of everybody I've worked with, I don't know of anyone who's been any nicer than Bob Dylan. He treated me wonderfully, but at the same time you knew being around him day after day that this man wakes up in a different world every morning. On a creative level that's a really good thing and to try to second guess him or to ask him what he actually meant by these lyrics, you're shooting in the dark because he's not going to tell you anyway. And he might be telling you the truth when he says "I don't know, what does it mean to you.'"
It is rumored that this was written about one time debutante Edie Sedgwick, who was part of Andy Warhol's crowd. She was the subject of an emotional tug of war between the Dylan camp and the Warhol camp.
This made Bob Dylan an unlikely inspiration for Jimi Hendrix, who before hearing this considered himself only a guitarist and not a singer. After hearing this, he saw that it didn't take a conventional voice to sing Rock and Roll. Hendrix often played "Like A Rolling Stone," including a performance at the 1967 Monterey Pop Festival. Hendrix and Dylan met only once, but Jimi had a knack for bringing out the emotions in Dylan's songs: he also did a very successful cover of "All Along The Watchtower."
The Rolling Stones recorded this for their 1995 album Stripped.
Greil Marcus wrote a book of almost 300 pages about this song. The book was released in 2005 and is titled Like a Rolling Stone: Bob Dylan at the Crossroads.
Al Kooper, who was primarily a guitarist and went on to be a very successful music producer, played this organ on this song. If you listen very closely at the beginning of this song, you will notice that the organ is an 1/8th note behind everyone else. Kooper wasn't an expert on the organ, but Dylan loved what he played and made sure it was turned up in the mix.
When we asked Kooper what stands out as his finest musical accomplishment, he told us: "By the amount of emails I receive and the press that I get it is undoubtedly the organ part on "Like A Rolling Stone." I kinda like the way Martin Scorcese edited my telling of that story in the documentary No Direction Home. For me, no one moment or event sticks out. I think reading my resume every ten years or so, is my finest moment - certainly my most incredulous. I cannot believe I did all the stuff I did in one lifetime. One is forced to believe in luck and God."
A line from this song provided the title of the 2005 Martin Scorsese documentary about Bob Dylan called No Direction Home.
Jimi Hendrix's performance of this song at Monterey is a classic. Hendrix had made a name for himself in Europe, but didn't manage to make a dent in the US market until the fabled Summer of Love. It happened at the Monterey Pop Festival in June 1967. All of a sudden, an artist who had struggled unsuccessfully for recognition in his own country became one of its future music legends.
| |
| | | Jorge Ferreira Membro AAP
Mensagens : 3386 Data de inscrição : 05/11/2011 Idade : 56 Localização : Palmela
| Assunto: Re: 500 Greatest Songs Of All Time - Rolling Stone Magazine Sex Nov 25 2011, 22:43 | |
| 2ª The Rolling Stones, '(I Can't Get No) Satisfaction'Writer: Mick Jagger, Keith Richards Producer: Andrew Loog Oldham Released: May '65, London 14 weeks; No. 1 "It's the riff heard round the world," says Steve Van Zandt, guitarist for the E Street Band. "And it's one of the earliest examples of Dylan influencing the Stones and the Beatles — the degree of cynicism, and the idea of bringing more personal lyrics from the folk and blues tradition into popular music." The riff came to Keith Richards in a dream one night in May 1965, in his motel room in Clearwater, Florida, on the Rolling Stones' third U.S. tour. He woke up and grabbed a guitar and a cassette machine. Richards played the run of notes once, then fell back to sleep. "On the tape," he said later, "you can hear me drop the pick, and the rest is snoring." That spark in the night — the riff that opens and defines "(I Can't Get No) Satisfaction" — transformed the rickety jump and puppy love of early rock & roll into rock. The primal temper of Richards' creation, played through a Gibson Fuzz Box; the sneering dismissal in Mick Jagger's lyrics; the strut of rhythm guitarist Brian Jones, bassist Bill Wyman and drummer Charlie Watts: It was the sound of a generation impatient to inherit the Earth. Two decades later, Jagger admitted that "Satisfaction" was "my view of the world, my frustration with everything." Inspired by that riff and the title line, also Richards' idea, Jagger wrote the words — a litany of disgust with "America, its advertising syndrome, the constant barrage" — in 10 minutes, by the motel pool the day after Richards' dream. They tried to cut the song a few days later, on May 10th at the Chess studios in Chicago. Two days after that, they finished it at RCA Studios in Hollywood, with the vital addition of that fuzz. "That riff needed to sustain itself," Richards said, "and Gibson had just brought out these little boxes." "Satisfaction" was rock of the Stones' own bold design — although Richards may also have been dreaming of Chuck Berry that night in Clearwater. Jagger later suggested that Richards unconsciously got the hook for "Satisfaction" from a line in Berry's 1955 single "30 Days" ("I don't get no satisfaction from the judge"). "It's not any way an English person would express it," Jagger noted. "I'm not saying that he purposely nicked anything, but we played those records a lot." Appears on: Out of Our Heads (ABKCO) Esta é a musica preferida dos amantes dos FLAC, CD's e MP3 "I Can't Get No Satisfaction" | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| | | | Jorge Ferreira Membro AAP
Mensagens : 3386 Data de inscrição : 05/11/2011 Idade : 56 Localização : Palmela
| Assunto: Re: 500 Greatest Songs Of All Time - Rolling Stone Magazine Sex Nov 25 2011, 22:55 | |
| )__((: | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: 500 Greatest Songs Of All Time - Rolling Stone Magazine Sex Nov 25 2011, 22:57 | |
| - Jorge Ferreira escreveu:
- )__((:
Estás sujeito a iniciar uma guerra. Mas não é por acaso que isto se chama o AAP. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Luis Filipe Goios Membro AAP
Mensagens : 10506 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 66 Localização : Lanhelas - Minho
| Assunto: Re: 500 Greatest Songs Of All Time - Rolling Stone Magazine Sex Nov 25 2011, 22:57 | |
| | |
| | | Jorge Ferreira Membro AAP
Mensagens : 3386 Data de inscrição : 05/11/2011 Idade : 56 Localização : Palmela
| Assunto: Re: 500 Greatest Songs Of All Time - Rolling Stone Magazine Sex Nov 25 2011, 23:08 | |
| Quantos são ? Quantos são ? Vou já fazer a mala com tira nódoas, escova de arame, piaçaba, desentupidor, soda caústica, preservativos, toalhetes dodot, tampões para os ouvidos e pensos higiénicos entre outras armas. E vou já imediatamente para dentro do castelo de Palmela colocar-me em formação de defesa | |
| | | MJC Membro AAP
Mensagens : 3625 Data de inscrição : 03/07/2010 Idade : 73 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: 500 Greatest Songs Of All Time - Rolling Stone Magazine Sáb Nov 26 2011, 00:40 | |
| Sugiro que prestem atenção ao envolvimento harmónido do riff de guitarra com o desenho melódico do baixo (2 compassos).
É um tema muito interessante que podemos desenvolver no futuro. Subjectivo, sem dúvida, mas muito interessante. Tem a ver com a forma como os bons sistemas (independentemente do preço) têm a propriedade de acentuar, ou pelo menos reproduzir com maior facilidade, as resoiluções harmónicas de certos desenhos e composições. Como se intrepretassem melhor as intenções dos compositores/arranjadores. Garanto-vos que, nmmo, não tem nada de Voodoo nem de mambo-jambo nem de pirulitos audiófilos. (Onde é que me me terei ido meter com esta saída...)
Cumprimentos, MJC | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: 500 Greatest Songs Of All Time - Rolling Stone Magazine Sáb Nov 26 2011, 07:10 | |
| - MJC escreveu:
Garanto-vos que, nmmo, não tem nada de Voodoo nem de mambo-jambo nem de pirulitos audiófilos. (Onde é que me me terei ido meter com esta saída...)
Já são dois a querer guerra. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Jorge Ferreira Membro AAP
Mensagens : 3386 Data de inscrição : 05/11/2011 Idade : 56 Localização : Palmela
| Assunto: John Lennon, 'Imagine' Dom Nov 27 2011, 00:56 | |
| 3ª John Lennon, 'Imagine'
Writer: John Lennon Producers: Lennon, Phil Spector, Yoko Ono Released: Oct. '71, Apple 9 weeks; No. 3
John Lennon wrote "Imagine," his greatest musical gift to the world, one morning early in 1971 in his bedroom at Tittenhurst Park, his estate in Ascot, England. His wife, Yoko Ono, watched as Lennon sat at the white grand piano now known around the world from films and photographs of the sessions for his Imagine album and virtually completed the song: the serene melody; the pillowy chord progression; that beckoning, four-note figure; and nearly all of the lyrics, 22 lines of graceful, plain-spoken faith in the power of a world, united in purpose, to repair and change itself.
"It's not like he thought, 'Oh, this can be an anthem,'" Ono said, looking back at that morning 30 years later. "Imagine" was "just what John believed: that we are all one country, one world, one people. He wanted to get that idea out."
The idea was not his alone: Ono's own art, before and after she met Lennon in 1966, celebrated the transformative power of dreams. The first line of "Imagine" — "Imagine there's no heaven" — is a direct descendant of the interactive pieces in Ono's 1964 book, Grapefruit ("Imagine letting a goldfish swim across the sky"). But Lennon, as a former Beatle, was an expert in the pop vernacular. He once admitted that "Imagine" — an absolute equality created by the dissolution of governments, borders, organized religion and economic class — was "virtually the Communist Manifesto." But the elementary beauty of his melody, the warm composure in his voice and the poetic touch of co-producer Phil Spector — who bathed Lennon's performance in gentle strings and summer-breeze echo — emphasized the song's fundamental humanity.
Lennon knew he had written something special. In one of his last interviews, he declared "Imagine" to be as good as anything he had written with the Beatles. We know it's better than that: an enduring hymn of solace and promise that has carried us through extreme grief, from the shock of Lennon's own death in 1980 to the unspeakable horror of September 11th. It is now impossible to imagine a world without "Imagine." And we need it, more than he ever dreamed.
Appears on: Imagine (Capitol/Apple)
| |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: 500 Greatest Songs Of All Time - Rolling Stone Magazine Dom Nov 27 2011, 01:19 | |
| Uma canção de enorme simplicidade o que ajuda a torna-la tão bela. Uma canção sobre um sonho utópico expresso de uma maneira ímpar. Um mundo sem fronteiras nem religião. Só possível na cabeça de alguns, mas que infelizmente não é atingível, pelo menos nos próximos muitos anos se é que algum dia. Quanto à musica e como já disse, tem na simplicidade a sua força, força essa que com a ajuda da letra se torna (simplesmente) poderosa. Uma das musicas de sempre. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Luis Filipe Goios Membro AAP
Mensagens : 10506 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 66 Localização : Lanhelas - Minho
| | | | Jorge Ferreira Membro AAP
Mensagens : 3386 Data de inscrição : 05/11/2011 Idade : 56 Localização : Palmela
| Assunto: Re: 500 Greatest Songs Of All Time - Rolling Stone Magazine Dom Nov 27 2011, 11:20 | |
| Segue a versão Portuguesa da letra : "Imagina" Imagina não existir o paraiso É fácil se você tentar Nenhum inferno abaixo de nós Sobre nós apenas uma justiça a funcionar Imagina todos serem responsabilizados Sem recursos nem prescrições Imagina não existirem países com dividas dificeis de entender Nada para pagar além do que compraste E com Subsidio de Férias e de Natal também Imagina todas as pessoas com trabalho Viverem a vida simplesmente a trabalhar Você pode dizer Eu sou um sonhador Mas eu não sou o único Espero que um dia Você se junte a nós No Audio Analógico de Portugal Imagina o mundo sem fortunas Onde todos pudessem comprar discos de vinil Sem nenhuma necessidade de explorar ninguém Numa irmandade de homens Imagine todas as pessoas compartilhando parte do lucro Através da criação de mais emprego Você pode dizer: Que Eu sou um sonhador Mas pago os meus impostos e não sou o único Espero que um dia Você se junte a nós e pague os seus também Dessa sua fortuna em Offshores não declarada Não sou Comuna !!! quer dizer...pelo menos não era, por este andar já não digo nada...
Última edição por Jorge Ferreira em Dom Nov 27 2011, 13:37, editado 1 vez(es) | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| | | | Luis Filipe Goios Membro AAP
Mensagens : 10506 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 66 Localização : Lanhelas - Minho
| | | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: 500 Greatest Songs Of All Time - Rolling Stone Magazine Dom Nov 27 2011, 14:21 | |
| - Luis Filipe Goios escreveu:
-
Ah! Poeta !! O Lennon já previa na altura a necessidade de formação de um Áudio Analógico de Portugal. Que visionário (isto partindo do principio de que a tradução está fidedigna) )__((: _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Jorge Ferreira Membro AAP
Mensagens : 3386 Data de inscrição : 05/11/2011 Idade : 56 Localização : Palmela
| Assunto: Re: 500 Greatest Songs Of All Time - Rolling Stone Magazine Dom Nov 27 2011, 14:28 | |
| Foi traduzida à letra...agora sim dá para perceber bem o que ele queria dizer...Até parece uma letra do Bob Dylan revolucionária...
A forma como o Lennon conseguiu evitar entrar em lugares comuns tais como "Troika", "Agências de Rating", "Agiotas", "Bandidos", "Irresponsáveis", "Incompetentes" acho admirável... | |
| | | Jorge Ferreira Membro AAP
Mensagens : 3386 Data de inscrição : 05/11/2011 Idade : 56 Localização : Palmela
| Assunto: Re: 500 Greatest Songs Of All Time - Rolling Stone Magazine Sáb Dez 03 2011, 23:39 | |
| 4ª - Marvin Gaye, 'What's Going On'
Writers: Gaye, Renaldo Benson, Al Cleveland Producer: Gaye Released: Feb. '71, Tamla 13 weeks; No. 2
Um apelo requintado para a paz na Terra, cantada por um homem no auge da crise. Em 1970, Marvin Gaye foi a estrela masculina Top da Motown, mas ele estava frustrado com o papel de linha de montagem que ele próprio tinha nos seus próprios sucessos. Devastado pela perda do parceiro de dueto Tammi Terrell, que morreu em março daquele ano, após uma batalha de três anos com um tumor cerebral, Gaye também foi preso num casamento turbulento com Anna Gordy, irmã do chefe da Motown Berry Gordy. Gaye foi atormentado, também, pela sua relação com o pai puritano, Marvin Senior.
Não muito tempo depois de morrer Terrell, Renaldo Benson do Four Tops apresentou a Marvin Gaye uma canção que tinha escrito com o funcionário da Motown Al Cleveland. Mas Gaye fez a música dele, supervisionando o arranjo e investindo nas referências à guerra e conflito racial com angústia pessoal. A equipa de sessões da Motown "Funk Brothers" tocaram a incrivel parte ritmica (Gaye juntou-se a eles com uma caixa de papelão a fazer percussão). Então Gaye invocou a sua própria família na mudança de oração: cantando para o seu irmão mais novo Frankie, um veterano do Vietname ("Irmão, irmão, irmão / existem muitos como tu a morrerem"), e apelando à calma perto de casa ("Pai, pai , pai / Nós não precisamos escalar").
Este tema inicialmente foi rejeitado como não sendo comercial, mas foi a maior realização de Gaye em estúdio, um presente intemporal de cura.
Mas para Gaye, a paz que desejava nunca veio: Em 01 de abril de 1984, morreu numa disputa familiar baleado pelo pai.
Esta canção aparece no album original "What's Going On" (da Tamla), existiu também uma edição audiófila da Universal Japan há alguns anos atrás e agora existe uma da Mobile Fidelity Sound Lab lançada recentemente.
Abraços, Jorge Ferreira | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: 500 Greatest Songs Of All Time - Rolling Stone Magazine Dom Dez 04 2011, 01:10 | |
| Grande álbum com grandes canções. Mesmo na versão original o som é bastante bom. Volta não volta tem direito a ir para o prato. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | MJC Membro AAP
Mensagens : 3625 Data de inscrição : 03/07/2010 Idade : 73 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: 500 Greatest Songs Of All Time - Rolling Stone Magazine Dom Dez 04 2011, 10:54 | |
| Ora aqui está um exemplo de que gostos não se discutem. Nunca consegui perceber o que tanta gente encontra (em termos musicais) neste álbum. Chato como o caneco, gravação e produção banal, enfim, uma grande soda.
Só saberei se existe alguma diferença entre esta obra e uma benzodiazepina como, por exemplo, o Xanax quando, e se, for obrigado a tomar qualquer coisa do género.
Cumprimentos, MJC | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: 500 Greatest Songs Of All Time - Rolling Stone Magazine Dom Dez 04 2011, 11:07 | |
| - MJC escreveu:
- Ora aqui está um exemplo de que gostos não se discutem. Nunca consegui perceber o que tanta gente encontra (em termos musicais) neste álbum. Chato como o caneco, gravação e produção banal, enfim, uma grande soda.
Só saberei se existe alguma diferença entre esta obra e uma benzodiazepina como, por exemplo, o Xanax quando, e se, for obrigado a tomar qualquer coisa do género.
Cumprimentos, MJC Não me digas que é pior que Sérgio Godinho? _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Luis Filipe Goios Membro AAP
Mensagens : 10506 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 66 Localização : Lanhelas - Minho
| Assunto: Re: 500 Greatest Songs Of All Time - Rolling Stone Magazine Dom Dez 04 2011, 13:14 | |
| - MJC escreveu:
- Ora aqui está um exemplo de que gostos não se discutem. Nunca consegui perceber o que tanta gente encontra (em termos musicais) neste álbum. Chato como o caneco, gravação e produção banal, enfim, uma grande soda.
Só saberei se existe alguma diferença entre esta obra e uma benzodiazepina como, por exemplo, o Xanax quando, e se, for obrigado a tomar qualquer coisa do género.
Cumprimentos, MJC Totalmente de acordo com " mestre " Mário, nunca consegui entender a " fama " do mesmo, a não ser que seja, a mensagem das letras. Nunca me conseguiu " encantar " para o adquirir, para mim passa tudo ao lado. Temos pena. | |
| | | Jorge Ferreira Membro AAP
Mensagens : 3386 Data de inscrição : 05/11/2011 Idade : 56 Localização : Palmela
| Assunto: Re: 500 Greatest Songs Of All Time - Rolling Stone Magazine Dom Dez 04 2011, 13:53 | |
| Por acaso...digo sinceramente que eu também nunca percebi o porquê de tanta fama, nem desta música nem também do disco a que ela dá o nome.
Mas atribuo isso à mensagem que na altura nos estados unidos foi importante (contra a Guerra e também as questões Raciais). O Album onde essa música está, apesar de não aquecer nem arrefecer, ou seja parece que não chega a levantar voo, mas tem como aspecto positivo ser muito homogéneo e sem altos e baixos, muito constante do principio ao fim, não me faz é vibrar em momento nenhum...
Prefiro muito mais o "Let's Get it On" essa sim a minha canção preferida dele, essa grande musica que dá o nome a esse outro album.
Abraços, Jorge Ferreira | |
| | | MJC Membro AAP
Mensagens : 3625 Data de inscrição : 03/07/2010 Idade : 73 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: 500 Greatest Songs Of All Time - Rolling Stone Magazine Dom Dez 04 2011, 14:08 | |
| Caros foristas,
Quero aproveitar esta oportunidade para me penitenciar pois não reparei que o tópico dizia respeito a canções e não a álbuns, como julguei ser o caso.
Assim sendo, e pedindo mais uma vez desculpas a todos e, principalmente ao autor do tópico, revejo a minha posição do seguinte modo:
Tratando-se de um tópico onde se classificam canções, as letras terão forçosamente que ser tidas em conta. Ora eu que privilegio acima de tudo a música entendo que as letras deverão sempre ser um complemento da música, encerrem ou não mensagens, tenham ou não conteúdo, estejam encriptadas ou o caneco. Mas para mim, a música sempre em primeiro lugar. Neste caso particular nem sei se terá sido a letra a projectar o tema ou se terá sido a música. A música, é música de elevador. A letra é letra do piso -1 da estrutura onde esse mesmo elevador está(va) montado. Consultei a minha amiga Wiki e ela disse-me o seguinte, relativamente à canção, »… A meditation on the troubles and problems of the world…«.
Ora porra!!!! Então mas não será a arte uma expressão de tudo o que nos rodeia? Haverá alguma obra de arte, por mais inócua que seja, que não reflicta o que transparece da interacção do seu autor com o que se passa no seu (dele) universo? Ou será que este tema (e o álbum) foram sido levados ao colo por razões não relacionadas com a indústria musical? Ou terá sido a própria indústria a fomentar a situação?
A minha conclusão, O tema ainda é mais banal que o álbum.
Nota do autor deste comentário: Sou pacifista. Não tenho rigorosamente nada contra os homossexuais.
Cumprimentos, MJC | |
| | | MJC Membro AAP
Mensagens : 3625 Data de inscrição : 03/07/2010 Idade : 73 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: 500 Greatest Songs Of All Time - Rolling Stone Magazine Dom Dez 04 2011, 14:12 | |
| Não tinha lido o comentário do Jorge Ferreira quando enviei o meu.
Mais um que também acha que »What's Going On« não »aquenta nem arrefenta«. Coitado do Marvin. Se estivesse vivo e viesse ao fórum vender este álbum, não fazia negócio nenhum.
Cumprimentos, MJC | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: 500 Greatest Songs Of All Time - Rolling Stone Magazine Dom Dez 04 2011, 18:42 | |
| Assim mesmo é que é nem seria bonito doutra maneira. Descascar ou elevar conforme os nossos gostos pessoais. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Jorge Ferreira Membro AAP
Mensagens : 3386 Data de inscrição : 05/11/2011 Idade : 56 Localização : Palmela
| Assunto: Re: 500 Greatest Songs Of All Time - Rolling Stone Magazine Dom Dez 04 2011, 18:55 | |
| - António José da Silva escreveu:
- Assim mesmo é que é nem seria bonito doutra maneira. Descascar ou elevar conforme os nossos gostos pessoais.
já aqui estás ? possas que o homem não pára... então e agora um pequeno off topic o que achaste do meu sistema Naim ? | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: 500 Greatest Songs Of All Time - Rolling Stone Magazine | |
| |
| | | | 500 Greatest Songs Of All Time - Rolling Stone Magazine | |
|
Tópicos semelhantes | |
|
| Permissões neste sub-fórum | Não podes responder a tópicos
| |
| |
| |
|