| Bobines Ampex e 3M - Informação a ter em conta | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
johncool Membro AAP
Mensagens : 159 Data de inscrição : 02/01/2012 Idade : 42 Localização : Lisboa - Benfica
| Assunto: Bobines Ampex e 3M - Informação a ter em conta Ter Fev 21 2012, 09:52 | |
| Aviso à malta das fitas: Não comprem bobines Ampex 456/457, 406/407... ou melhor, qualquer fita deles que seja back-coated. Sofre tudo de Sticky Shedding Syndrome (http://preservation.bavc.org/artifactatlas/index.php/Soft_Binder_Syndrome). Isto não só é válido para as Ampex, como para as 3M/Scotch (a maior parte dos modelos backcoated). Além de não terem uso, pois faz uma "cagada" enorme nas cabeças, rollers, tensores... criam muito mais esforço nos motores, ao ponto de simplesmente pararem, seja em reprodução ou em rebobinamento. | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Bobines Ampex e 3M - Informação a ter em conta Ter Fev 21 2012, 10:00 | |
| | |
|
| |
johncool Membro AAP
Mensagens : 159 Data de inscrição : 02/01/2012 Idade : 42 Localização : Lisboa - Benfica
| Assunto: Re: Bobines Ampex e 3M - Informação a ter em conta Ter Fev 21 2012, 12:09 | |
| - Milton escreveu:
- Ainda não experimentaste "cozinhá-las" ?
https://www.audioanalogicodeportugal.net/t569-a-culinaria-e-as-fitas-magneticas Isso só serve para transferires o conteúdo delas. O resultado do "baking" só permanence por umas semanas, depois a fita fica permanentemente inutilizável. Ou seja, para uso normal são inúteis. O meu aviso vem no sentido de malta que encontra fitas da Ampex seladas e compra a pensar que será bom negócio. Só as 641 e 643, que são uma fita de calibre inferior (para uso maioritamente de voz) é que escapam a esta praga por não serem backcoated. Só quando a Quantegy comprou a produção da Ampex é que resolveram o problema com os compostos. | |
|
| |
Ulrich Membro AAP
Mensagens : 4947 Data de inscrição : 06/10/2011 Idade : 46 Localização : Aveiro
| Assunto: Bobines Ampex e 3M - Informação a ter em conta Ter Fev 21 2012, 13:05 | |
| Tens razão John, como as minhas bobines em alumínio são todas "Rebox", não tenho a certeza quais as fitas. Mas tenho notado que as "back-coated" são uma M#$%&, e a questão de forçar e parar os motores DC é um facto. Já coloquei algumas de lado ... ...à espera de substituir as fitas | |
|
| |
manuel fonseca Membro AAP
Mensagens : 340 Data de inscrição : 06/04/2011 Idade : 65 Localização : vila nova de famalicao
| Assunto: Re: Bobines Ampex e 3M - Informação a ter em conta Qua Fev 22 2012, 16:45 | |
| obrigado pela partilha da informação, ia licitar no ebay duas e já não vou fazer nada | |
|
| |
johncool Membro AAP
| Assunto: Re: Bobines Ampex e 3M - Informação a ter em conta Qua Fev 22 2012, 17:35 | |
| - manuel fonseca escreveu:
- obrigado pela partilha da informação, ia licitar no ebay duas e já não vou fazer nada
Ora essa! Eu tive essa experiência algures em 2008, e felizmente apanhei um vendedor espectacular que posteriormente me enviou outras (umas Emtec/BASF). Entretanto, fui indagando o assunto. Ao que aparenta essas séries entre 1985 e 1998 (altura em que a Quantegy comprou a produção da Ampex) sofrem desse mesmo mal. Se encontrares Quantegy, está a vontade para licitar. Nenhum dos modelos backcoated tem esse problema. | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Bobines Ampex e 3M - Informação a ter em conta Qua Fev 22 2012, 22:48 | |
| Eu tenho quatro bobines Ampex dessas 456 e já tive problemas similares com todas elas, no inicio não davam problemas já as comprei em 1995 seladas na Valentim de Carvalho, mas com o passar dos anos cada vez que as ponho a rodar acontece tudo o que foi descrito ai cima. Não sei que faça. | |
|
| |
johncool Membro AAP
| Assunto: Re: Bobines Ampex e 3M - Informação a ter em conta Qui Fev 23 2012, 13:05 | |
| - ducar escreveu:
- Eu tenho quatro bobines Ampex dessas 456 e já tive problemas similares com todas elas, no inicio não davam problemas já as comprei em 1995 seladas na Valentim de Carvalho, mas com o passar dos anos cada vez que as ponho a rodar acontece tudo o que foi descrito ai cima.
Não sei que faça. Podes sempre experimentar o baking, se necessitares de retirar de lá os conteúdos gravados. Mas só para isso... não são reutilizáveis. vê aqui: http://www.josephson.com/bake_tape.html | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Bobines Ampex e 3M - Informação a ter em conta Qui Fev 23 2012, 13:11 | |
| - johncool escreveu:
- ducar escreveu:
- Eu tenho quatro bobines Ampex dessas 456 e já tive problemas similares com todas elas, no inicio não davam problemas já as comprei em 1995 seladas na Valentim de Carvalho, mas com o passar dos anos cada vez que as ponho a rodar acontece tudo o que foi descrito ai cima.
Não sei que faça. Podes sempre experimentar o baking, se necessitares de retirar de lá os conteúdos gravados. Mas só para isso... não são reutilizáveis.
vê aqui: http://www.josephson.com/bake_tape.html Convém não esquecer que o backing se pode fazer muitas vezes com bons resultados. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Bobines Ampex e 3M - Informação a ter em conta Qui Fev 23 2012, 13:25 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Ulrich Membro AAP
Mensagens : 4947 Data de inscrição : 06/10/2011 Idade : 46 Localização : Aveiro
| Assunto: Re: Bobines Ampex e 3M - Informação a ter em conta Qui Fev 23 2012, 13:28 | |
| | |
|
| |
johncool Membro AAP
| Assunto: Re: Bobines Ampex e 3M - Informação a ter em conta Qui Fev 23 2012, 13:32 | |
| - António José da Silva escreveu:
- johncool escreveu:
- ducar escreveu:
Não sei que faça. Podes sempre experimentar o baking, se necessitares de retirar de lá os conteúdos gravados. Mas só para isso... não são reutilizáveis.
vê aqui: http://www.josephson.com/bake_tape.html
Convém não esquecer que o backing se pode fazer muitas vezes com bons resultados. Humm... sim, mas nem sempre isso acontece. Aliás, na maior parte dos casos só consegues fazer isso uma única vez. Quando os compostos voltam ao seu estado normal, degradam-se ainda mais depressa, ao ponto de não se conseguir fazer nada delas com bakings subsequentes. Não é uma ciência certa, o baking. Infelizmente... | |
|
| |
nuno73 Membro AAP
| Assunto: Re: Bobines Ampex e 3M - Informação a ter em conta Qui Mar 15 2012, 18:25 | |
| Boa tarde As bobines que tenho sao estas: [img] [/img] Será a fita Ampex ou ASC? Não encontrei nada ASC na net. Cumrpimentos Nuno | |
|
| |
| Assunto: Re: Bobines Ampex e 3M - Informação a ter em conta Qui Mar 15 2012, 18:29 | |
| https://www.youtube.com/watch?v=tNGsDvy-Y1A _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
johncool Membro AAP
| Assunto: Re: Bobines Ampex e 3M - Informação a ter em conta Qui Mar 15 2012, 18:42 | |
| | |
|
| |
nuno73 Membro AAP
| Assunto: Re: Bobines Ampex e 3M - Informação a ter em conta Qui Mar 15 2012, 20:16 | |
| - António José da Silva escreveu:
- https://www.youtube.com/watch?v=tNGsDvy-Y1A
Obrigado pelo link, realmente não tinha visto no youtube. vou ver se experimento johncool | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Bobines Ampex e 3M - Informação a ter em conta | |
| |
|
| |
| Bobines Ampex e 3M - Informação a ter em conta | |
|