Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| d b x - NR, Informação | |
| | Autor | Mensagem |
---|
reirato Membro AAP
Mensagens : 3642 Data de inscrição : 08/11/2010 Idade : 80 Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa
| | | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: d b x - NR, Informação Sex maio 25 2012, 23:36 | |
| O mínimo que se pode dizer é, obrigado amigo por esta excelente informação. Depois de uma passagem de olhos, vou ler tudo detalhadamente. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | johncool Membro AAP
Mensagens : 159 Data de inscrição : 02/01/2012 Idade : 42 Localização : Lisboa - Benfica
| Assunto: Re: d b x - NR, Informação Seg maio 28 2012, 23:27 | |
| Já tinha visto isto algures há uns anos atrás. Nunca investi num encoder/decoder dbx por 2 motivos: são extremamente sensíveis, isto é, obriga a que o gravador esteja 100% bem calibrado, caso contrário o som fica extremamente "agressivo", especialmente no que toca às frequências baixas, e porque as gravações só podem ser reproduzidas com dbx (ao contrário dos dolbys), o que para mim é impraticáve, uma vez que eu e o meu pai vamos trocando bobines. | |
| | | ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: d b x - NR, Informação Ter maio 29 2012, 09:19 | |
| Obrigado. | |
| | | Cordovox Membro AAP
Mensagens : 817 Data de inscrição : 27/12/2011 Idade : 63 Localização : Alfarim/Sesimbra
| Assunto: Re: d b x - NR, Informação Ter Jun 26 2012, 00:26 | |
| Calculo eu, e corrijam-me se estiver errado, mas o nível do sinal de entrada quando se utiliza o dbx terá que ser mais baixo, caso contrário, na reprodução há saturação ao ponto de haver distorção.
Pergunto isto porque já fiz a experiência em gravar com dbx no meu TEAC, utilizando o nivel de sinal igual ao que se gravasse se dbx e quando fui reproduzir, pimba... os vu's no limite e claro, distorção em barda...
A partir daí não voltei a utilizar o dbx.
Agora que li isto, tenho que voltar a fazer experiências... | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: d b x - NR, Informação Ter Jun 26 2012, 00:36 | |
| - Cordovox escreveu:
- Calculo eu, e corrijam-me se estiver errado, mas o nível do sinal de entrada quando se utiliza o dbx terá que ser mais baixo, caso contrário, na reprodução há saturação ao ponto de haver distorção.
Pergunto isto porque já fiz a experiência em gravar com dbx no meu TEAC, utilizando o nivel de sinal igual ao que se gravasse se dbx e quando fui reproduzir, pimba... os vu's no limite e claro, distorção em barda...
Agora que li isto, tenho que voltar a fazer experiências... Não sei se será como dizes, mas se é acho muito estranho e não penso que deveria de ser. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
Mensagens : 817 Data de inscrição : 27/12/2011 Idade : 63 Localização : Alfarim/Sesimbra
| Assunto: Re: d b x - NR, Informação Ter Jun 26 2012, 00:39 | |
| - António José da Silva escreveu:
- Cordovox escreveu:
- Calculo eu, e corrijam-me se estiver errado, mas o nível do sinal de entrada quando se utiliza o dbx terá que ser mais baixo, caso contrário, na reprodução há saturação ao ponto de haver distorção.
Agora que li isto, tenho que voltar a fazer experiências...
Não sei se será como dizes, mas se é acho muito estranho e não penso que deveria de ser. Vou experimentar e depois informo... até posso estar a fazer alguma coisa mal... | |
| | | johncool Membro AAP
Mensagens : 159 Data de inscrição : 02/01/2012 Idade : 42 Localização : Lisboa - Benfica
| Assunto: Re: d b x - NR, Informação Ter Jun 26 2012, 09:55 | |
| - António José da Silva escreveu:
- Cordovox escreveu:
Não sei se será como dizes, mas se é acho muito estranho e não penso que deveria de ser. Por acaso é tal e qual como o Cordovox diz. Porque a compressão/descompressão do dbx não é linear como o Dolby, mas logaritmica. Basicamente, deverás considerar 0dB para os picos mais altos. | |
| Assunto: Re: d b x - NR, Informação Ter Jun 26 2012, 10:26 | |
| - johncool escreveu:
- António José da Silva escreveu:
- Cordovox escreveu:
Não sei se será como dizes, mas se é acho muito estranho e não penso que deveria de ser. Por acaso é tal e qual como o Cordovox diz. Porque a compressão/descompressão do dbx não é linear como o Dolby, mas logaritmica. Basicamente, deverás considerar 0dB para os picos mais altos. Foi a conclusão a que cheguei depois de ler os textos. Básicamente, experimentei utilizar o dbx com os mesmos niveis que utilizo sem o mesmo... Contudo, independentemente da saturação, nota-se que a dinamica é muito mais elevada... com o dbx ( dizem que muito perto da do CD)... | |
| | | reirato Membro AAP
Mensagens : 3642 Data de inscrição : 08/11/2010 Idade : 80 Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa
| Assunto: Re: d b x - NR, Informação Ter Jun 26 2012, 12:17 | |
| - johncool escreveu:
- António José da Silva escreveu:
- Cordovox escreveu:
Não sei se será como dizes, mas se é acho muito estranho e não penso que deveria de ser. Por acaso é tal e qual como o Cordovox diz. Porque a compressão/descompressão do dbx não é linear como o Dolby, mas logaritmica. Basicamente, deverás considerar 0dB para os picos mais altos. E monitorizar o ganho no input, nas colunas externas, e aí estamos à maneira dos estudios pro , com aquelas colunas de mesa de estúdio, como as dynaudio BM ou as Stirling/BBC, ou ainda de preferência segundo o manual do X-1000R, com os auscultadores... Mas, afinal compramos uma máquina profissional, ou não?... | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: d b x - NR, Informação | |
| |
| | | | d b x - NR, Informação | |
|