| O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? | |
|
+10Marcos AR Moraes Goansipife Ulrich Stereo Vodoo reirato stardrake António José da Silva c_n_m ricardo onga-ku 14 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Sex Mar 09 2012, 11:08 | |
| Descarrequei o ficheiro Groven: Undring - Sigmund Groven, harmonica; Iver Kleive, organ do site http://2l.no/hires/index.html e removi tudo abaixo dos 20KHz. Podem descarregar o ficheiro aqui e fectuar a experiência (cortei um pouco o ficheiro para reduzir o tamanho). Estes são os espectrogramas antes e depois da cirurgia: Ricardo | |
|
| |
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Sex Mar 09 2012, 11:27 | |
| Como a maioria dos humanos não consegue ouvir frequências acima dos 20KHz convém gravar o som para um PC e analisá-lo com software adequado, por exemplo o Audacity. | |
|
| |
c_n_m Membro AAP
Mensagens : 339 Data de inscrição : 22/05/2011 Idade : 56 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Sex Mar 09 2012, 17:18 | |
| já me daria por feliz se com a minha idade ouvisse acima dos 16KHz... | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Sex Mar 09 2012, 17:23 | |
| - c_n_m escreveu:
- já me daria por feliz se com a minha idade ouvisse acima dos 16KHz...
Não é fácil não. Infelizmente. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
stardrake Membro AAP
Mensagens : 679 Data de inscrição : 29/01/2012 Localização : Cascais
| Assunto: Re: O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Sex Mar 09 2012, 18:06 | |
| Cá o meu sistema tem dias | |
|
| |
reirato Membro AAP
Mensagens : 3642 Data de inscrição : 08/11/2010 Idade : 80 Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa
| Assunto: Re: O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Sex Mar 30 2012, 17:06 | |
| - ricardo onga-ku escreveu:
- Como a maioria dos humanos não consegue ouvir frequências acima dos 20KHz convém gravar o som para um PC e analisá-lo com software adequado, por exemplo o Audacity.
Não se ouve, mas... Sente-se!... Embora não apreendendo, tanto as baixas frequências ( por baixo dos 20Hz do tristemente famoso Redbook ) como as altas acima dos ditos 20Khz, pela via do nosso limitado aparelho auditivo, ambas as gamas, alta e baixa, são perceptíveis sensorialmente pela pressão sonora que exercem em todo o corpo, as baixas e muito baixas, ou pelas vibrações sonoras pròpriamente ditas que envolvem a cabeça na sua globalidade, as sobreagudas. A não ser assim, como justificar o uso destas jóias: TOWNSHEND Audio, Maximum Supertweeters Tannoy ST200 Super TweeterMurata Manufacturing Company ES103 Spherical Super TweeterTrenner & Friedl, Super tweeter BRILLIANTTodos eles cobrindo frequências bem para além dos 60Khz e com preços estratosféricos. | |
|
| |
Vodoo Membro AAP
Mensagens : 7002 Data de inscrição : 05/07/2010 Localização : Usuário BANIDO
| Assunto: Re: O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Sex Mar 30 2012, 20:59 | |
| Caro Reirato para alêm de têr toda a razão na sua observação e de tudo aquilo que sabemos há muito tempo sobre quêm ouve o quê e por isso sêr tudo como afirma Ricardo onga-ku e outras personagens é que o CD se encontra em declínio tal como os ATRAC MD´s e afins e MPtretas lossy´s e não sei o quêm mais comprimido e cortado e tudo o mais. Mas de qualquer forma e sêm querer levantar qualquer tipo de diversão infundamentada basta verificar este estudo cientifico do DR.Tadashi Nishimura sobre o Mecanismo HUMANO de percepção periférica da audição ultra-sônica e depois cada um que tire as suas conclusões.
http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0378595511000074
Cumps | |
|
| |
| Assunto: Re: O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Sáb Mar 31 2012, 09:58 | |
| - reirato escreveu:
- ricardo onga-ku escreveu:
- Como a maioria dos humanos não consegue ouvir frequências acima dos 20KHz convém gravar o som para um PC e analisá-lo com software adequado, por exemplo o Audacity.
Não se ouve, mas...
Sente-se!...
Embora não apreendendo, tanto as baixas frequências ( por baixo dos 20Hz do tristemente famoso Redbook ) como as altas acima dos ditos 20Khz, pela via do nosso limitado aparelho auditivo, ambas as gamas, alta e baixa, são perceptíveis sensorialmente pela pressão sonora que exercem em todo o corpo, as baixas e muito baixas, ou pelas vibrações sonoras pròpriamente ditas que envolvem a cabeça na sua globalidade, as sobreagudas.
A não ser assim, como justificar o uso destas jóias:
TOWNSHEND Audio, Maximum Supertweeters
Tannoy ST200 Super Tweeter
Murata Manufacturing Company ES103 Spherical Super Tweeter
Trenner & Friedl, Super tweeter BRILLIANT
Todos eles cobrindo frequências bem para além dos 60Khz e com preços estratosféricos. Bem eu poderia dizer que os fabricantes apenas estão a capitalizar sobre a enorme credulidade dos audiófilos que papam tudo o que lhes vendem mas isso seria maldade da minha parte... Os preços estrato-esféricos explicam-se facilmente: os audiófilos mais crédulos, especialmente no mercado Norte Americano, são aqueles que mais gastam em equipamentos high-end; o preço é par eles uma espécie de garante de qualidade...coitados. Este senhor escreveu um artigo interessante sobre o assunto onde suspeita que os super-tweeters são audíveis porque a frequência de corte não é suficientemente alta e como tal aumentam a intensidade do extremo agudo audível: http://www.audiomisc.co.uk/supertweet/coherence.html Daí que existam audiófilos a afirmar que ouvem alterações/melhorias até com o leitor de CDs como fonte. E é óbvio que se as ouvem elas estão dentro do limiar de audição 20-20.000Hz (embora seja possível que estejam a imaginar que ouvem por sugestão). | |
|
| |
| Assunto: Re: O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Seg Abr 02 2012, 14:56 | |
| Tendo em conta que uma emissão FM não contém som acima dos 18KHz era interessante saber se alguém nota uma notória falta de extensão nos agudos. | |
|
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Seg Abr 02 2012, 15:20 | |
- Tendo em conta que uma emissão FM não contém som acima dos 18KHz era interessante saber se alguém nota uma notória falta de extensão nos agudos.
Ora ai está um facto interessante que desconhecia. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Ter Abr 03 2012, 21:15 | |
- Tendo em conta que uma emissão FM não contém som acima dos 18KHz era interessante saber se alguém nota uma notória falta de extensão nos agudos.
Eu noto e bem! Aliás, não é por acaso que certos tweters... são demasiado agressivos para os meus ouvidos! A gama alta com a distorção... é simplesmente horrível, como se estivessem a furar os tímpanos! | |
|
| |
Ulrich Membro AAP
Mensagens : 4947 Data de inscrição : 06/10/2011 Idade : 46 Localização : Aveiro
| Assunto: Re: O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Ter Abr 03 2012, 21:39 | |
então é por isso , eu sempre pensei que as emissoras exageravam nos baixos... Já agora Ricardo, como podemos contornar o problema? se é que é possível | |
|
| |
| Assunto: Re: O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Qua Abr 04 2012, 09:42 | |
| - Ulrich escreveu:
então é por isso , eu sempre pensei que as emissoras exageravam nos baixos...
Já agora Ricardo, como podemos contornar o problema? se é que é possível Não é possível. Encontrei este gráfico com o espectro de frequência de uma emissão FM onde se vê nitidamente o sinal piloto aos 19KHz: | |
|
| |
Ulrich Membro AAP
Mensagens : 4947 Data de inscrição : 06/10/2011 Idade : 46 Localização : Aveiro
| Assunto: Re: O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Qua Abr 04 2012, 12:59 | |
| | |
|
| |
Goansipife Membro AAP
Mensagens : 3791 Data de inscrição : 04/12/2011 Idade : 65 Localização : Freiria - Torres Vedras
| Assunto: Re: O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Qua Abr 04 2012, 14:55 | |
| | |
|
| |
| Assunto: Re: O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Qua Abr 04 2012, 15:08 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Qua Abr 04 2012, 20:10 | |
- Ulrich escreveu:
então é por isso , eu sempre pensei que as emissoras exageravam nos baixos...
Já agora Ricardo, como podemos contornar o problema? se é que é possível Não é possível. Encontrei este gráfico com o espectro de frequência de uma emissão FM onde se vê nitidamente o sinal piloto aos 19KHz:
Para mim isto não é nada estranho... é algo que facilmente noto. Mesmo considerando que a DL103 sempre foi uma peça muito utilizada nas rádios e que aqui ouço um som bem diferente, não será preciso ir por aí, basta ouvir um qualquer disco e depois ouvir o mesmo num dos meus (inclusive o mesmo...) sistemas. Não sei qual a razão, se para evitar alguma distorção... mas desde que me lembro, sempre ouvi a rádio desta forma. | |
|
| |
Marcos AR Moraes Membro AAP
Mensagens : 136 Data de inscrição : 11/05/2013 Idade : 65 Localização : London - UK | Rio de Janeiro - BR
| Assunto: Re: O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Sáb Ago 03 2013, 23:48 | |
| | |
|
| |
| |
| |
FBatista Membro AAP
Mensagens : 1000 Data de inscrição : 21/03/2013 Idade : 46 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Sáb Ago 17 2013, 23:55 | |
| Creio que a pergunta é direccionada aos sistemas que reproduzem e não aos ouvidos, que não reproduzem, mas que ouvem!
Sistemas como por exemplo: amplificadores, reproduzem sim bem acima dos 20 kHz. Ou seja, dispendem uma parte do seu trabalho (potência) a amplificar frequências superiores a 20kHz que a maioria de nós, não vai ouvir; frequências essas que eventualmente recebam na sua entrada (input).
Por outro lado, no contexto de avaria, pode acontecer um amplificador começar a oscilar em frequências inaudíveis que no fundo é a mesma coisa que anteriormente escrevi, exceptuando que essa frequência não foi introduzida no input do amplificador, mas que por avaria surgiu algures no seu circuito e irá aparecer na saída do mesmo, com possíveis consequências para as colunas.
Já se as fontes fornecem sinais superiores a 20 kHz: digitais não sei! Analógicas : provavelmente sim! Nunca experienciei este aspecto. Mas células de GD : de certeza que reproduzem!
Pessoalmente não acho útil reproduzir frequências que não oiço. | |
|
| |
MicroGruas Membro AAP
Mensagens : 3209 Data de inscrição : 12/11/2011 Idade : 55 Localização : Oriente
| Assunto: Re: O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Dom Ago 18 2013, 00:42 | |
| - FBatista escreveu:
Pessoalmente não acho útil reproduzir frequências que não oiço. Igualmente! Nao sou nem cão nem elefante!!!!! Dizem que se sente!! Expliquem lá isso! É que pelos vistos diz-se que se sente, mas qual a comprovação! Entendidos? Nao são os mesmos reviewers que tanto criticamos? Daqui a nada dizem que sentimos frequências acima dos 100Khz ou 200Khz e vamos todos atraz E eu nao faço depilação!! Portanto Ate tenho pelos para sentir as vibrações no ar! Mambo jumbo! Pelo menos para mim! | |
|
| |
PALUSE Membro AAP
Mensagens : 1384 Data de inscrição : 07/11/2010 Idade : 59 Localização : Vale da Amendoeira.
| Assunto: Re: O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Dom Ago 18 2013, 04:46 | |
Encontrei este gráfico com o espectro de frequência de uma emissão FM onde se vê nitidamente o sinal piloto aos 19KHz:
Pelos vistos, a coisa só respira até os 14KHz. O tom de referencia para identificar a janela da matriz (L-R) a jusante, que é modulada em AM, enquanto a montante do tom de referencia temos a matriz (L+R) modulada em FM; cortesia da Alemanha pós 1ª Guerra Mundial, que se encontrava proibida de emitir em AM. Sieg heil, wir verwenden Frequenzmodulation! | |
|
| |
jose.ribeiro Membro AAP
Mensagens : 701 Data de inscrição : 06/12/2012 Idade : 43 Localização : Gondomar
| Assunto: Re: O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? Ter Ago 20 2013, 08:26 | |
| Excelente tópico. Já agora, naquela amostra da emissão FM que parece ser cortada um pouco acima dos 14kHz, numa antena 2 é assim tambem, ou ainda se prolonga até aos 18/19 kHz? Abraços! | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? | |
| |
|
| |
| O nosso sistema reproduz acima dos 20KHz? | |
|