O "grande" problema do Redbook (Audio-CD) é que o conversor D/A precisa de um filtro de passa-baixo analógico (chamado
brickwall) que corte a banda audível à frequência limite (22 KHz a 44,1KHz) e quanto mais acentuado for o declive produzido pelo filtro mais a afectada irá ser a resposta de fase perto da frequência de corte.
É por esta razão que a resposta de fase das altas frequências num D/AC NOS (sem sobre-amostragem ou
oversampling) não é muito boa; a sobre-amostragem permite empurrar a frequência de corte do filtro para frequências mais elevadas e usar um declive menos acentuado.
A questão é que os algoritmos de interpolação não são perfeitos (embora a teoria o seja) e geram artefactos visíveis na resposta de impulso:
Alguns fabricantes (como a Wadia ou a Meridian) criaram filtros para limpar esses artefactos:
A Cambridge instalou no Dacmagic a possibilidade de escolher entre diferentes algoritmos (Steep, Linear Phase, Minimum Phase) e pelo que li essa diferença é subtil mas audível...
http://www.stereophile.com/content/cambridge-audio-azur-dacmagic-da-converter-measurements
É ouvir.
Ricardo