| Durabilidade!... | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
Pierre Membro AAP
Mensagens : 1576 Data de inscrição : 24/11/2010 Idade : 55 Localização : Elvas
| Assunto: Durabilidade!... Sex Jun 22 2012, 23:07 | |
| Todos nós com esta paixão pelo menos uma ou duas horas por dia, senão mais, ouvimos música. Ora, neste sentido sai a questão da durabilidade do nosso equipamento, desgaste e sua fiabilidade. Nos últimos dez anos, quantos equipamentos trocaram ou foram a manuntenção? Seria uma estatística interessante. Se não for que se lixe!... De minha parte: Amplificador - dois para manuntenção (recap) Leitor Cd,s - um Arcam deu o berro. Gira discos - Tudo na boa. Células - Não por desgaste mas por opção de troca, uma. etc, etc... | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Durabilidade!... Sáb Jun 23 2012, 06:24 | |
| No meu caso posso-me considerar um sortudo. O amp que comprei com 13-14 anos ainda toca. Dos amplificadores que tive, só o JJ 543 foi uma vez ao Doctor e nem era nada de muito grave. O Dynavox VR70E gostava de "comer" as válvulas do pré, mas pode ter sido uma coincidência. Células ao longo da vida, umas foram-se por desgaste outras por opção mas nunca nenhuma entregou a alma ao criador ou eu arruinei sem querer (cruzes credo, knock, knock, knock). Para já, não me posso queixar. Um excelente tópico. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Durabilidade!... Sáb Jun 23 2012, 07:24 | |
| Lembrei-me agora que o facto do Dynavox "comer" uma ou outra válvula de pré (e pode ser das outras também) poderá ser feitio e não defeito. É que contrariamente ao meu atual Viriatus que tem um sistema de soft-start que é algo que prolonga em muito a durabilidade das válvulas, o Dynavox (e muitos outros) não o tem. Se repararem, em muitos amps a válvulas, quando se liga o aparelho, vê-se um intenso brilho, especialmente nas válvulas de pré o que significa que recebem de imediatamente a totalidade da carga o que, como devem de imaginar, é tudo menos saudável para as coitadas. Já sabem, se o vosso amplificador a válvulas se comporta assim, é porque não tem o tal soft-start e convêm ter sempre umas válvulas de reserva para não ficarem um fim de semana sem musica. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Pierre Membro AAP
| Assunto: Re: Durabilidade!... Sáb Jun 23 2012, 08:48 | |
| A mim parece-me que existem topologias que poderão ter maior durabilidade do que outras. No caso dos válvulados e dos transistors class A, penso que tenham permaturamente mais desgaste do que os de Class B... Isto no contexto de estarem diáriamente em plenas funções. | |
|
| |
| Assunto: Re: Durabilidade!... Sáb Jun 23 2012, 09:00 | |
| - Pierre escreveu:
- A mim parece-me que existem topologias que poderão ter maior durabilidade do que outras. No caso dos válvulados e dos transistors class A, penso que tenham permaturamente mais desgaste do que os de Class B... Isto no contexto de estarem diáriamente em plenas funções.
Podes ter razão, não tenho a certeza. O que tenho a certeza, é que aparelhos bem pensados e bem executados, são menos sustivésseis a avariarem. Alguns aparelhos que possui, e estou-me a lembrar de um amp da MF que tive (tinha-me esquecido deste) a válvulas da série X-CAN, depois de ter avariado, abri-o e pude constatar que a conceção do aparelho foi mal pensada. Muitas pistas queimadas e quebradas e componentes que demonstravam envelhecimento precoce. Felizmente que a caixa serviu para o meu amp de headphones do Paulo Marcelo (td124). Um aparelho bem pensado e executado dá trabalho e pode levar anos a desenvolver. As pistas de dimensão adequadas ou a qualidade do fio e solda no caso do ponto a ponto e a importante qualidade dos componentes para as temperaturas em questao, assim como a disposição dos componentes. Tudo pequenas coisas que no fim podem significar uma maior longevidade. Penso que todos estes pormenores ainda tem mais importância do que as várias topologias. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Pierre Membro AAP
| Assunto: Re: Durabilidade!... Sáb Jun 23 2012, 10:29 | |
| Há aqueles dias, em que ligo o 8000A ficando ON das 12h às 21h!... | |
|
| |
| Assunto: Re: Durabilidade!... Sáb Jun 23 2012, 10:36 | |
| - Pierre escreveu:
- Há aqueles dias, em que ligo o 8000A ficando ON das 12h às 21h!...
Uma grande parte dos dias, ligo o meu por volta das nove da manha e só o desligo para lá da meia noite. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Pierre Membro AAP
| |
| |
| Assunto: Re: Durabilidade!... Sáb Jun 23 2012, 10:53 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
| Assunto: Re: Durabilidade!... Sáb Jun 23 2012, 20:40 | |
| no meu caso posso falar de 2 equipamentos que os comprei novos, e ainda os tenho: -amp technics su-300 desde 15-12-1988 sempre a bombar horas a fio,... sem um unico problema!
- colunas m.s 3,20 desde 30-07-1991 também sem darem chatices. | |
|
| |
Pierre Membro AAP
| Assunto: Re: Durabilidade!... Sáb Jun 23 2012, 21:49 | |
| - luis lopes escreveu:
- -amp technics su-300 desde 15-12-1988
sempre a bombar horas a fio,... sem um unico problema!
- colunas m.s 3,20 desde 30-07-1991 também sem darem chatices. Bem... se estiverem em funcionamento desde a data que referes, principalmente o integrado, isso é o que se chama longevidade sem precedentes! | |
|
| |
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
| Assunto: Re: Durabilidade!... Sáb Jun 23 2012, 22:03 | |
| e olha que em termos de horas,............. tem ?????? milhares | |
|
| |
Pierre Membro AAP
| Assunto: Re: Durabilidade!... Sáb Jun 23 2012, 22:12 | |
| - luis lopes escreveu:
- e olha que em termos de horas,.............
tem ?????? milhares Ai esses condensadores electroliticos!... | |
|
| |
luis lopes Membro AAP
| Assunto: Re: Durabilidade!... Sáb Jun 23 2012, 22:24 | |
| ainda não deitaram fumo | |
|
| |
Jorge Ferreira Membro AAP
Mensagens : 3386 Data de inscrição : 05/11/2011 Idade : 56 Localização : Palmela
| Assunto: Re: Durabilidade!... Sáb Jun 23 2012, 22:52 | |
| - Pierre escreveu:
- luis lopes escreveu:
- e olha que em termos de horas,.............
tem ?????? milhares
Ai esses condensadores electroliticos!... Estragam-se mais com os aparelhos desligados muito tempo. | |
|
| |
luis lopes Membro AAP
| Assunto: Re: Durabilidade!... Sáb Jun 23 2012, 22:53 | |
| ele está no quarto do miudo ligado a um tuner grundig | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Durabilidade!... | |
| |
|
| |
| Durabilidade!... | |
|