Assunto: Re: My "new" Vintage Setup Ter Set 09 2014, 12:44
TD124 escreveu:
Mister W escreveu:
Confortavelmente instalado na sua residência final, o Senhor Russco canta alegremente sem parar... ... ...
António José da Silva escreveu:
Bom, ontem entre boa gastronomia, muita musica (sempre garantido em casa do W), e um Whisky japonês de chorar por mais, passai a conhecer o novo (muito velho) gira do amigo Mister W. ...
Penso que esta frase do Antonio, é um principio de resposta às razões que alimentam o gosto actual pelos produtos Vintage em audio, e em geral!, pois de uma maneira imperceptivel, esses aparelhos espevitam o interesse e o gosto pelas belas e boas coisas, que seja em musica, gastronomia ou sentimentos...
Bravo pelo teu trabalho e empenho a dar uma nova vida a essa beleza, que te darà em troco o dobro!!! Até+
Caro Paulo, Vais-me desculpar mas esta é das poucas vezes em que não estou completamente de acordo...
As questões gastronómicas, músicais (etc.) não justificam apenas o gosto pelos produtos vintage, mas também por todos os outros. A confraternização, quando é genuína e salutar pode ser feita com um rádio a pilhas, um leitor de MP3...
Não sou um especial aficcionado do audio vintage (longe disso). Reconheço no entanto que a qualidade de alguns desses produtos é de facto muito boa e principalmente quando colocamos na equação o factor preço... Por isso, acrescentaria que uma das principais razões que me leva, pontualmente, a optar pelo audio vintage, é sem dúvida a questão do preço.
Abraço
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: My "new" Vintage Setup Ter Set 09 2014, 12:58
E nalguns produtos, bate tudo certo. Preço, qualidade de construção, manuseamento fabuloso, qualidade de som, carisma do produto etc. E no fim, até a boa gastronomia, musica e um Whisky japonês de chorar por mais.
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
Assunto: Re: My "new" Vintage Setup Ter Set 09 2014, 18:03
Mister W escreveu:
Caro Paulo, Vais-me desculpar mas esta é das poucas vezes em que não estou completamente de acordo... ... Abraço
Não hà problema, e acho mesmo que no fundo, o desacordo è algo de salutar e constructivo...
Compreendi o que disseste... e és capaz de ter razão!!!...
Abraço
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: My "new" Vintage Setup Ter Set 09 2014, 18:07
TD124 escreveu:
Mister W escreveu:
Caro Paulo, Vais-me desculpar mas esta é das poucas vezes em que não estou completamente de acordo... ... Abraço
Não hà problema, e acho mesmo que no fundo, o desacordo è algo de salutar e constructivo...
Compreendi o que disseste... e és capaz de ter razão!!!...
Abraço
Discordo com o Mister W, todos sabemos que os melhores amigos e companheiros de petiscos e bons vinhos se encontram na fração radical extremista dos amantes do analógico. Se fosse malta do digital, ou seria comida vegetariana ou um fast food qualquer.
Assunto: Re: My "new" Vintage Setup Qua Set 10 2014, 02:28
Gostei de ler esta frase.
Turntables built to withstand the Apocalypse
http://www.russcoturntables.com/
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: My "new" Vintage Setup Qua Set 10 2014, 11:17
E nalguns produtos, bate tudo certo. Preço, qualidade de construção, manuseamento fabuloso, qualidade de som, carisma do produto etc. E no fim, até a boa gastronomia, musica e um Whisky japonês de chorar por mais.
E porque razão, esse teu amigo que tém esse lindo Russco não se inscreve no "Clube das rodinhas" aqui ao lado???... tém vergonha de estar ao lado dos Lenco's ?...
Mister W Membro AAP
Mensagens : 4333 Data de inscrição : 07/03/2012 Idade : 57 Localização : Margem Sul... Margem Norte...
Assunto: Re: My "new" Vintage Setup Qua Set 10 2014, 14:04
TD124 escreveu:
E porque razão, esse teu amigo que tém esse lindo Russco não se inscreve no "Clube das rodinhas" aqui ao lado???... tém vergonha de estar ao lado dos Lenco's ?...
Clube das Rodinhas?! Pois fique sabendo que o meu Russcoff tem uma roda quase do diametro de um CD?
Agora a sério, não tenho nada contra os Lencos até porque tenho um L75 de que gosto particularmente e que está a ser alvo de algumas melhorias...
Mister W Membro AAP
Mensagens : 4333 Data de inscrição : 07/03/2012 Idade : 57 Localização : Margem Sul... Margem Norte...
Assunto: Re: My "new" Vintage Setup Qua Set 10 2014, 14:06
Discordo com o Mister W, todos sabemos que os melhores amigos e companheiros de petiscos e bons vinhos se encontram na fração radical extremista dos amantes do analógico. Se fosse malta do digital, ou seria comida vegetariana ou um fast food qualquer.
Pois... mas essa malta é saudável e elegante... se é que isso interessa para alguma coisa...
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: My "new" Vintage Setup Qua Set 10 2014, 14:52
Mister W escreveu:
...
Clube das Rodinhas?! Pois fique sabendo que o meu Russcoff tem uma roda quase do diametro de um CD? ...
Isso é normal, pois os camiões téem rodas maiores do que as dos carros !!!...
Mister W escreveu:
... não tenho nada contra os Lencos até porque tenho um L75 de que gosto particularmente e que está a ser alvo de algumas melhorias...
Andas a colecionar e não dizes nada???... eu também tive um Lenco,... e digo tive pois hoje tà tão mudado que ném sei se chamar-lhe um Lenco é um elogio ou uma ofensa...
E o que andas a mudar no teu ?...
Mister W Membro AAP
Assunto: Re: My "new" Vintage Setup Qua Set 10 2014, 15:42
TD124 escreveu:
Mister W escreveu:
... Clube das Rodinhas?! Pois fique sabendo que o meu Russcoff tem uma roda quase do diametro de um CD? ...
Isso é normal, pois os camiões téem rodas maiores do que as dos carros !!!...
Mister W escreveu:
... não tenho nada contra os Lencos até porque tenho um L75 de que gosto particularmente e que está a ser alvo de algumas melhorias...
Andas a colecionar e não dizes nada???... eu também tive um Lenco,... e digo tive pois hoje tà tão mudado que ném sei se chamar-lhe um Lenco é um elogio ou uma ofensa... E o que andas a mudar no teu ?...
O meu L75 esteve no sotão durante algum tempo, até que á uns meses atrás lá me decidi a fazer alguma coisa dele. Vai ser um projecto para levar com calma...
Já tem um plinto novo, como podes ver na página 3 deste tópico. Antes de pensar no braço, ando a ver que tipo de suspensão lhe posso aplicar, de preferência semi-rigída... Alguma sugestão?
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: My "new" Vintage Setup Qui Set 11 2014, 20:53
Mister W escreveu:
... Antes de pensar no braço, ando a ver que tipo de suspensão lhe posso aplicar, de preferência semi-rigída... Alguma sugestão?
Ah!!!, a suspensão de um gira a roda é uma vasta questão e um caminho ingreme e escorregadio...
Abstenho-me então de te dar um conselho, que seria obviamente uma meia resposta ao teu problema...
Mas, experimenta sem suspensão!... ao menos saberàs se esta é necessaria ou não!!!...
Abraço
reirato Membro AAP
Mensagens : 3642 Data de inscrição : 08/11/2010 Idade : 80 Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa
Assunto: Re: My "new" Vintage Setup Qui Set 11 2014, 22:17
Mister W escreveu:
... ... Antes de pensar no braço, ando a ver que tipo de suspensão lhe posso aplicar, de preferência semi-rigída... Alguma sugestão?
Aqui para mim, um velhadas já meio surdo, como diz o AJS, o meu Lenco está sólida e rìgìdamente ancorado num plinto de 14 kilos em madeira maciça e com umas pantufas de luxo, assim...
Detalhe das pantufas
Isonoe Isolation System
E faz-se apreciar, penso eu!? ...
Mister W Membro AAP
Assunto: Re: My "new" Vintage Setup Qui Set 11 2014, 22:53
reirato escreveu:
Mister W escreveu:
... ... Antes de pensar no braço, ando a ver que tipo de suspensão lhe posso aplicar, de preferência semi-rigída... Alguma sugestão?
Aqui para mim, um velhadas já meio surdo, como diz o AJS, o meu Lenco está sólida e rìgìdamente ancorado num plinto de 14 kilos em madeira maciça e com umas pantufas de luxo, assim...
Detalhe das pantufas
Isonoe Isolation System
E faz-se apreciar, penso eu!? ...
Obrigado pela sugestão... mas eu estava a referir-me á suspensão do chassis (que originalmente utiliza umas molas)
reirato Membro AAP
Mensagens : 3642 Data de inscrição : 08/11/2010 Idade : 80 Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa
Assunto: Re: My "new" Vintage Setup Qui Set 11 2014, 23:03
Mister W escreveu:
... ... Obrigado pela sugestão... mas eu estava a referir-me á suspensão do chassis (que originalmente utiliza umas molas)
Eu não queria sugerir, só partilhar!? ...
Mas é isso mesmo, o chassis não está mais suspenso (definitivamente!), mas sim, rìgidamente aparafusado ao plinto, sem qualquer tipo de movimento relativo entre chassis e plinto!
Mister W Membro AAP
Assunto: Re: My "new" Vintage Setup Qui Set 11 2014, 23:19
reirato escreveu:
Mister W escreveu:
... ... Obrigado pela sugestão... mas eu estava a referir-me á suspensão do chassis (que originalmente utiliza umas molas)
Eu não queria sugerir, só partilhar!? ...
Mas é isso mesmo, o chassis não está mais suspenso (definitivamente!), mas sim, rìgidamente aparafusado ao plinto, sem qualquer tipo de movimento relativo entre chassis e plinto!
Nesse caso, obrigado pela partilha.
Como vou utilizar uns pés diferentes (c/ nivelamento) tenho em vista uma solução diferente, com umas borrachas idênticas a estas sobre os pratos fixos ao plinto.
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: My "new" Vintage Setup Sex Set 12 2014, 09:40
Mister W escreveu:
Como vou utilizar uns pés diferentes (c/ nivelamento) tenho em vista uma solução diferente, com umas borrachas idênticas a estas sobre os pratos fixos ao plinto.
Atenção josé!, muitas vezes as suspensões desse tipo apertam a dinamica e soam dark side!, tens de ir experimentando varias coisas até encontrar o ideal em função da caixa que tens...
Abraço
Mister W Membro AAP
Assunto: Re: My "new" Vintage Setup Sex Set 12 2014, 13:34
TD124 escreveu:
Mister W escreveu:
Atenção josé!, muitas vezes as suspensões desse tipo apertam a dinamica e soam dark side!, tens de ir experimentando varias coisas até encontrar o ideal em função da caixa que tens... Abraço
Obrigado Amigo! Dos testes que fiz, achei que o chassis não deve estar em contacto com a caixa pois transmite algumas "reverberações" do motor (apesar de não serem muito fortes são de evitar).
Creio que a solução pode passar por uns pés eficientes (como os do reirato) ou por umas borrachas semi-rigidas e neutras (o mais possível).
Gostava de saber o que o Jean Nantais usa nos seus modelos, mas não me parece que ele goste de abrir o jogo... (apenas fotos exteriores). Abraço
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: My "new" Vintage Setup Sex Set 12 2014, 14:51
Mister W escreveu:
... Dos testes que fiz, achei que o chassis não deve estar em contacto com a caixa pois transmite algumas "reverberações" do motor (apesar de não serem muito fortes são de evitar).
Creio que a solução pode passar por uns pés eficientes (como os do reirato) ou por umas borrachas semi-rigidas e neutras (o mais possível).
Gostava de saber o que o Jean Nantais usa nos seus modelos, mas não me parece que ele goste de abrir o jogo... (apenas fotos exteriores). Abraço
Não, não hà segredo(s) com o Jean Nantais, ou muito poucos, pois quase tudo foi dito e explicado no megatopico no audiogon, assim como em vàrios artigos pela net e no lenco heaven...
O JN, não utilisa suspensões e é mesmo complétamente contra estas, então o gira é directamente aparafusado na caixa!... esta ultima, tém efectivamente varias astucias não reveladas, ao nivel das madeiras, camadas e construção...
Até+
afonso Membro AAP
Assunto: Re: My "new" Vintage Setup Sex Set 12 2014, 15:40
Eu usei estes no meu micro seiki... http://www.micro-seiki.nl/Rigid%20feet.html
Esses ficavam bem num trambolho como o Russco...
No L75 quanto muito estes (pois têm uma espécie de suspensão), mas são demasiado caros... http://www.ebay.com/itm/MICRO-SEIKI-MSB-100-shock-absorber-for-Turntable-/261574790613?pt=US_Record_Player_Turntable_Parts&hash=item3ce7128dd5
Assunto: Re: My "new" Vintage Setup Sex Set 12 2014, 21:19
Mister W escreveu:
Esses ficavam bem num trambolho como o Russco...
Trambolho já é ser condescendente.
afonso Membro AAP
Assunto: Re: My "new" Vintage Setup Sex Set 12 2014, 21:28
Sim, existem várias opções... haja fundos para investir! Ainda ontem falei com o amigo Stardrake sobre os da Townshend (que me parecem muito bons) e esses da Finite Elemente, no entanto são peças demasiado caras para arriscar a sua compra sem testar...
O mais importante é conseguir um bom compromisso entre a suspensão (ou não suspensão) do chassis e do plinto. Se no plinto utilizar uns meros spikes não acho muito conveniente não utilizar qualquer suspensão no chassis (por menor que seja). Caso não utilize qualquer suspensão no chassis então terei que encontrar uns pés que possuam algum tipo de amortecimento... (como no exemplo dado pelo reirato).
lore Membro AAP
Mensagens : 1205 Data de inscrição : 11/07/2010 Localização : lisboa
Assunto: Re: My "new" Vintage Setup Sáb Set 13 2014, 12:10
Passo a passo sem ter a certeza de caminhar na direçao certa !
Mister W Membro AAP
Assunto: Re: My "new" Vintage Setup Sáb Set 13 2014, 12:35
lore escreveu:
Passo a passo sem ter a certeza de caminhar na direçao certa !
Quem conhece as potencialidades do L75 não tem dúvidas sobre a certeza de ficar com um excelente reprodutor de discos! Spikes, suspensões e outros são meros detalhes...
Assunto: Re: My "new" Vintage Setup Qui Set 25 2014, 21:22
Amigo Zé. Se ainda não vistes o filme The Boat That Rocked, tenta ver. Não só pela história verídica que é, pela banda sonora, pelo filme em si e o que representou para a altura, como por outro pormenor que irás ver várias vezes.
Mister W Membro AAP
Assunto: Re: My "new" Vintage Setup Qui Set 25 2014, 21:41
Amigo Zé. Se ainda não vistes o filme The Boat That Rocked, tenta ver. Não só pela história verídica que é, pela banda sonora, pelo filme em si e o que representou para a altura, como por outro pormenor que irás ver várias vezes.
Ainda não vi o filme mas já vi uns trailers onde aparecem as "máquinas". É curioso que sendo essa rádio/barco inglesa, os gira-discos deviam ser Garrard ou quanto muito Thorens, Lenco, ou EMT... mas em vez disso são americanos... Os gira-discos do apocalipse!
Assunto: Re: My "new" Vintage Setup Qui Set 25 2014, 21:48
Olha que uma das ultimas imagens do barco é linda....
Mister W Membro AAP
Assunto: Re: My "new" Vintage Setup Sex Set 26 2014, 13:17
Tenho que ver o filme todo... já reparei que anda por aí... (www)
Assunto: Re: My "new" Vintage Setup Sex Set 26 2014, 13:23
Mister W escreveu:
Não te arrependes, é fantástico. O barco a ir ao fundo, e o gira a tocar.
E as pessoas com verdadeira paixão pela musica.
Mister W Membro AAP
Assunto: Re: My "new" Vintage Setup Sex Set 26 2014, 13:29
Mister W escreveu:
Não te arrependes, é fantástico. O barco a ir ao fundo, e o gira a tocar.
E as pessoas com verdadeira paixão pela musica.
Isso faz lembrar o Titanic. A banda não deixou de tocar mesmo com o barco a ir ao fundo...
Assunto: Re: My "new" Vintage Setup Sex Set 26 2014, 13:43
Um pouco de informação sobre a estação pirata no mar, a famosa, Radio Caroline
http://en.wikipedia.org/wiki/Radio_Caroline
Assunto: Re: My "new" Vintage Setup Qua Dez 17 2014, 09:38
O teu belo gira em acção profissional.
Mister W Membro AAP
Assunto: Re: My "new" Vintage Setup Qua Dez 17 2014, 10:50
O teu belo gira em acção profissional.
Curioso esse modelo (desconheço) com o botão de arranque do lado esquerdo (o que faz algum sentido para libertar a mão direita para o braço do gira-discos). Havia quem construísse as suas mesas mas também havia quem as vendesse já feitas, como esta bela Gates
Mister W Membro AAP
Assunto: Re: My "new" Vintage Setup Qua Dez 17 2014, 11:21
Um video com o Gates CB-500 com um prato de 16"
P.S. Se alguém for aos E.U.A. e me quiser trazer um...
Mister W Membro AAP
Assunto: Re: My "new" Vintage Setup Qua Jan 07 2015, 13:35
Da Russia, um Russco com os entrefolhos á mostra...
O link respectivo, com outras fotos, igualmente apelativas. Um Rek-O-Kut, braço Gray, uma coluna Altec, etc. http://classicaudio.ru/forum/page/articles.html/_/systems/sistema-igoria-kiev-r85
Assunto: Re: My "new" Vintage Setup Qua Jan 07 2015, 15:19
E eu ouvi, eu sei do que essa maravilha é capaz.
Mister W Membro AAP
Assunto: Re: My "new" Vintage Setup Qua Jan 07 2015, 17:31
... imagina despida...
Quando regressares tens que vir cá ouvi-lo! Eu acho que agora ainda está melhor... A eliminação do rumble (entre outras pequenas afinações) avivaram o som. Está com mais alma!
Assunto: Re: My "new" Vintage Setup Qua Jan 07 2015, 17:37
Mister W escreveu:
... imagina despida...
Quando regressares tens que vir cá ouvi-lo! Eu acho que agora ainda está melhor... A eliminação do rumble (entre outras pequenas afinações) avivaram o som. Está com mais alma!
Alma era coisa que já não lhe faltava. E olha que o gira que tínhamos para comparação, não é nada mau, bem pelo contrário. Esse gira é fabuloso.
Mister W Membro AAP
Assunto: Re: My "new" Vintage Setup Qui Jan 08 2015, 16:53
Mister W escreveu:
... imagina despida...
Alma era coisa que já não lhe faltava. E olha que o gira que tínhamos para comparação, não é nada mau, bem pelo contrário. Esse gira é fabuloso.
E neste caso a MM* (AT-7V) não se fica nada atrás da MC (AT-OC9)... muito pelo contrário
Mas também é verdade que uma comparação entre gira-discos para ser rigorosa devia utilizar o mesmo pré de phono, a mesma agulha e o mesmo braço...
*Cada vez me convenço mais que o Russco se dá melhor com MMs. De momento estou a utilizar esta (emprestada pelo suspeito do costume) e estou decidido a comprar uma para mim. Tem um grave fantástico e um agudo muito suave e natural...
Assunto: Re: My "new" Vintage Setup Qui Jan 08 2015, 17:37
E que raio de coisa é essa?
Mister W Membro AAP
Assunto: Re: My "new" Vintage Setup Qui Jan 08 2015, 18:05
E que raio de coisa é essa?
É uma Moving Iron. Pickering/Stanton 380. Estou a usar a versão vermelha com tracking force de 2.8 gramas (muito abaixo do recomendado)
Item Description The model 380 by Stanton (Pickering & Co. Inc. Plainview, NY) was the first magnetic stereo cartridge introduced in 1959. It's a low compliance cartridge with a tracking range of 2 to 5 grams. The stylus tip is diamond conical. This cartridge comes with 4 different options for styluses, Red color body of the cartridge has stylus with tracking force of 4 to 7 grams, Gold Color is 2 to 5 grams, black color is 3 to 7 grams (for microgroove records) and the yellow color is 78 RPM tracks 3 to 7 grams. This is a high output cartridge, no need for step-up devices and the stylus is replaceable. The sound of the 380 is very dynamic with very warm and musical mid-rang and great image,with 3D sound-stage this is a real Hi-Fi vintage sound. Best preforming of the 380 requires high mass tonearm. in: http://app.audiogon.com
Assunto: Re: My "new" Vintage Setup Qui Jan 08 2015, 19:09
Mister W escreveu:
com tracking force de 2.8 gramas (muito abaixo do recomendado)
A obesidade ao serviço do bom som.
Sou apologista de braços médios/pesados e compliances mais baixas.
Paulo Paiva Membro AAP
Mensagens : 64 Data de inscrição : 10/09/2013 Idade : 54 Localização : Almada
Assunto: Re: My "new" Vintage Setup Sex Jan 09 2015, 08:17
Mister W escreveu:
Caríssimos, Venho dar-vos conhecimento do meu sistema alternativo, que acabei de instalar e que poderei facilmente apelidar de Vintage, dada a elevada média de idades dos seus constituintes.
Caramba, sistema alternativo? isto é material de primeiríssima divisão, digno da Champions league!!!
Mister W Membro AAP
Assunto: Re: My "new" Vintage Setup Sex Jan 30 2015, 14:16
Paulo Paiva escreveu:
Mister W escreveu:
Caríssimos, Venho dar-vos conhecimento do meu sistema alternativo, que acabei de instalar e que poderei facilmente apelidar de Vintage, dada a elevada média de idades dos seus constituintes.
Caramba, sistema alternativo? isto é material de primeiríssima divisão, digno da Champions league!!!
De facto, este tópico começou por ter esse propósito (sistema alternativo), mas á muito que deixou de o ser... De á 3 anos para cá, muitas foram as alterações e a maioria dos elementos dos primeiros posts já não existe... Este é o sistema que está a tocar de momento (com algumas peças temporárias...). Diria que está cada vez mais vintage...
Assunto: Re: My "new" Vintage Setup Sex Jan 30 2015, 14:28
Mas que raio, um valvulado que nunca vi? E tu não dizes nada?
Mister W Membro AAP
Assunto: Re: My "new" Vintage Setup Sex Jan 30 2015, 16:25
Mas que raio, um valvulado que nunca vi? E tu não dizes nada?
Trata-se de um empréstimo de um amigo para ver como é que as LV se comportam com válvulas... e como seria de esperar, muito bem. É um velhinho mas extremamente eficiente Leak Stereo 20.
Assunto: Re: My "new" Vintage Setup Sex Jan 30 2015, 16:36
Mister W escreveu:
É um velhinho mas extremamente eficiente Leak Stereo 20.
Ainda há poucos anos atrás se viam esses Leak à venda por 200 libras, agora andam à volta das 800-1000.
Eu sempre pensei que por esta altura, já os preços do áudio dois canais e giras estivesse em queda, mas estava redondamente enganado. A tendência continua a de subir e bem.
E esse Leak é bem afamado, apesar de nunca ter ouvido nenhum.
Mister W Membro AAP
Assunto: Re: My "new" Vintage Setup Ter Mar 31 2015, 12:06
Alguém (somewhere in the US) que montou na cave da sua casa esta parafenália radiofónica... com dois belos Russcos "azul cueca"...