Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| Mais uma máquina de lavar | |
| | Autor | Mensagem |
---|
greytear Membro AAP
Mensagens : 314 Data de inscrição : 19/05/2012 Idade : 45 Localização : Aveiro
| Assunto: Mais uma máquina de lavar Seg Jul 09 2012, 18:45 | |
| Caríssimos, Graças a algumas ideias que bebi deste fórum, deitei finalmente mãos à obra no sentido de colocar a funcionar uma maquineta de lavar discos. A ideia nasceu tendo por base um gira-discos que tinha arrumado, que faz forward/reverse, um aspirador meio avariado e umas escovas de bebé. Assim, pretendi reutilizar este material, evitando a grandiosa seca que é a maquineta da Knosti. Tudo começou com isto: De seguida, com um tubo de PVC de 3cm, tapado numa extremidade com uma rolha de qualidade audiófila (após vários ensaios cegos, aferiu-se que só as rolhas de Moet&Chandon produzem os melhores resultados...) e perfurado, obteve-se isto: A rolha foi estrategicamente perfurada de forma a encaixar no veio do prato, e a corticite autocolante provê uma forma de o tubo de plástico nunca tocar no disco, quando em aspiração. Utilizando uma receita simples de 90% de água destilada, 10% de álcool isopropílico e umas gotas de Ilford Ilfotol, dentro de um esguicho, lavo os discos, com o prato ligado nas 45 rpm, aspergindo-os com o líquido, e, com uma escova de cabelo de bebé, obtém-se a primeira fase da limpeza. De seguida, com o "sistema de aspiração", alinho manualmente o tubo usando como ponto de apoio a luz de strobe do gira-discos e procedo à aspiração. Durante estas fases, faço umas trocas no sentido da rotação periodicamente. Resultado final? Discos lavadinhos e aspiradinhos, a custo zero (na medida em que todo o material é reutilizado). Boas lavagens! | |
| | | Fran Membro AAP
Mensagens : 8496 Data de inscrição : 08/12/2011 Localização : Usuário BANIDO
| Assunto: Re: Mais uma máquina de lavar Seg Jul 09 2012, 19:22 | |
| Os meus parabéns, é sempre de elogiar o DIY. - greytear escreveu:
- ... evitando a grandiosa seca que é a maquineta da Knosti ...
Não sei é qual será mais "seca", se todo esse processo, ainda com a "agravante" que só lavas um lado de cada vez, se a Knosti | |
| | | greytear Membro AAP
| Assunto: Re: Mais uma máquina de lavar Seg Jul 09 2012, 19:39 | |
| - Fran escreveu:
- Os meus parabéns, é sempre de elogiar o DIY.
Obrigado, Fran. - Fran escreveu:
- Não sei é qual será mais "seca", se todo esse processo, ainda com a "agravante" que só lavas um lado de cada vez, se a Knosti
Não deixa de ser verdade que a Knosti lava os dois lados de uma só vez. Todavia, aquele processo de por o disco a rodar é chaaaaaaaaato | |
| | | luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
| Assunto: Re: Mais uma máquina de lavar Seg Jul 09 2012, 20:27 | |
| parabens só falta mesmo é um braço com escova,... | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Mais uma máquina de lavar Seg Jul 09 2012, 20:30 | |
| Se me é permitida uma observação e ideia de melhoria (se não for dou na mesma), compra um tubo de pvc com parede bem grossa e manda rectificar um lado para ficares com um lado plano. Se a parede for bem espessa (e há tubo bem grosso), ganhas uma parte plana de generosa dimensão. Depois abres um rasgo com uns 3mm de largura ao correr dessa parte plana do tubo com o tamanho necessário para apanhar toda a parte a aspirar. Compras uma tira de felcro autocolante (numa retrosaria) e usas a parte macia e colas-a a essa parte plana do tubo. E assim aspiras de uma só vez toda a superfície do disco. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Mais uma máquina de lavar Seg Jul 09 2012, 20:31 | |
| Ora aí está mais uma maquineta! Parabéns! | |
| Assunto: Re: Mais uma máquina de lavar Seg Jul 09 2012, 21:32 | |
| - António José da Silva escreveu:
- Se me é permitida uma observação e ideia de melhoria (se não for dou na mesma), compra um tubo de pvc com parede bem grossa e manda rectificar um lado para ficares com um lado plano. Se a parede for bem espessa (e há tubo bem grosso), ganhas uma parte plana de generosa dimensão. Depois abres um rasgo com uns 3mm de largura ao correr dessa parte plana do tubo com o tamanho necessário para apanhar toda a parte a aspirar. Compras uma tira de felcro autocolante (numa retrosaria) e usas a parte macia e colas-a a essa parte plana do tubo. E assim aspiras de uma só vez toda a superfície do disco.
Obrigado, António, pela excelente sugestão. Fica, desde já, na minha to do list, para a segunda versão da maquineta. Cumprimentos, Luis | |
| | | Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Mais uma máquina de lavar Ter Jul 10 2012, 15:42 | |
| Já agora, outra sugestão: com esse mesmo tipo de tubo, arranjar um pouco de PVC direito (plano) ou mesmo acrílico, fazer esse rasgo e igualmente o furo para colocar no centro do prato e colá-lo ao tubo. Claro que, fazia todo o sentido substituir a rolha por uma tampa do mesmo material, que depois podia ser pintado. E então colocar o veludo ou felcro... | |
| Assunto: Re: Mais uma máquina de lavar Ter Jul 10 2012, 21:24 | |
| Caríssimos, Obrigado a todos pelas palavras de incentivo. Apraz-me dizer que a ideia do gingarelho não foi a de obter um produto final de aspeto muito "profissional". A ideia, posta em prática em menos de uma hora, foi a de utilizar materiais que tinha à mão. Recebo com imenso agrado as vossas sugestões de melhoria, que creio que farão com que possa obter um sistema de limpeza dos meus discos com muito melhor aspecto final e desempenho superlativo. Nos próximos dias, vou pesquisar tubo de pvc com 3 cm de diâmetro e encontrar quem mo possa "aplanar". Stay tuned for the upcoming news.... | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Mais uma máquina de lavar | |
| |
| | | | Mais uma máquina de lavar | |
|