| O meu kit de limpeza | |
|
+3António José da Silva Milton Carlos Dias 7 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
Carlos Dias Membro AAP
Mensagens : 330 Data de inscrição : 29/07/2012 Idade : 49 Localização : Aveiro
| Assunto: O meu kit de limpeza Dom 23 Set 2012 - 23:16 | |
| Depois de muita pesquisa, nestas bandas e net em geral, experimentei uma solução que alguns podem considerar radical, mas que garantiu uma diminuição significativa de ruído e a eliminação de pó (poucos eram os discos antigos em que a meio a agulha não estivesse suja). Kit: 1. Água destilada 2. Detergente da louça (Fery) 3. Pano de microfibra 4. Recipiente 5. Esponja macia
Procedimento: 1. Água destilada morna 2. Encher até a meio o recipiente 3. Detergente suficiente para fazer espuma 4. Submergir o disco até à "label" 5. Rodar o disco 6. Usar a esponja no disco na direcção dos grooves (num sentido e no outro). Não existe problema em molhar a label. 7. Tirar o detergente com água limpa 8.Deixar secar durante uns segundos 9. Secar com o pano 10. Deixar uns minutos (30) a secar
Funciona maravilha! Mas penso fazer este procedimento em apenas discos antigos e muito sujos.
| |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: O meu kit de limpeza Dom 23 Set 2012 - 23:25 | |
| Boa noite Carlos Eu substituia a esponja por uma escova macia, do tipo escova de pentear bebés. E depois da lavagem com esse detergente, passava o disco por agua destilada.
Não sei quantos discos tens nem se pretendes comprar discos usados, mas uma excelente alternativa é uma knosti... | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: O meu kit de limpeza Dom 23 Set 2012 - 23:30 | |
| Se funciona já é um bom começo. A grande desvantagem é a logística e o tempo necessário para lavar um disco. Se poderes, segue o conselho do Milton e compra numa grande superfície comercial uma escova para bebés. consegues uma lavagem ainda ,melhor. E quando poderes, uma Knosti ou máquina com aspiração. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Fran Membro AAP
Mensagens : 8496 Data de inscrição : 08/12/2011 Localização : Usuário BANIDO
| Assunto: Re: O meu kit de limpeza Seg 24 Set 2012 - 10:29 | |
| - Carlos Dias escreveu:
- ... Não existe problema em molhar a label. ...
Por enquanto, pois nem todas as labels são iguais ... aconselho-te a tomares alguns cuidados com as mesmas, se as queres preservar, claro ... com a Knosti estás assegurado em todos esses aspectos Cpts | |
|
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: O meu kit de limpeza Seg 24 Set 2012 - 10:31 | |
| Nao sei se já repararam, mas muitas das lables de discos prensados hoje, as lables não são tão resistentes como as de antigamente. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Fran Membro AAP
| Assunto: Re: O meu kit de limpeza Seg 24 Set 2012 - 10:33 | |
| - António José da Silva escreveu:
- Nao sei se já repararam, mas muitas das lables de discos prensados hoje, as lables não são tão resistentes como as de antigamente.
O que é antigo, é que é bom ... hoje, vivemos na época do usa e deita fora, por isso, a maior parte das coisas, são feitas de cáca | |
|
| |
| |
| |
Fran Membro AAP
| Assunto: Re: O meu kit de limpeza Seg 24 Set 2012 - 10:41 | |
- Fran escreveu:
- António José da Silva escreveu:
- Nao sei se já repararam, mas muitas das lables de discos prensados hoje, as lables não são tão resistentes como as de antigamente.
O que é antigo, é que é bom ... hoje, vivemos na época do usa e deita fora, por isso, a maior parte das coisas, são feitas de cáca
Mas também já deves de ter reparado nesse "pormaior" ou nao? Das labels? Nop, pois os discos novos (reedições), que tenho comprado ultimamente, é raro o que vai a banhos (é uma questão de prioridade na lavagem dos meus meninos) ... mas por via das dúvidas, prefiro sempre prevenir, para depois não vir a remediar algo, que poderá ser irremediável. PS : aliás, a "paranóia" é tanta, que quando saco uma das rodelas que apertam o disco (na Knosti) e mantenho-o a pingar durante uns 10/15 segundos antes de o pousar no suporte de secagem da Knosti, a primeira coisa que faço é ficar a olhar/vigiar para a label a ver se esta está, ou se vai ficar, molhada com o escorrer da mistura de lavagem | |
|
| |
afonso Membro AAP
| Assunto: Re: O meu kit de limpeza Seg 24 Set 2012 - 11:59 | |
| Só falta isto para polir os discos ! http://stylus.export-japan.com/kanade.php | |
|
| |
| |
| |
afonso Membro AAP
| Assunto: Re: O meu kit de limpeza Seg 24 Set 2012 - 12:07 | |
|
Eles dizem que é um record cleaner.
Imagino que seja para limpar os discos como se fosse uma escova.
| |
|
| |
| Assunto: Re: O meu kit de limpeza Seg 24 Set 2012 - 12:19 | |
| - afonso escreveu:
Eles dizem que é um record cleaner.
Imagino que seja para limpar os discos como se fosse uma escova. Pois, penso que sim, mas aumentei a imagem e mesmo com muita fantasia da minha parte, não consegui imaginar uma escova. Todavia, enviei mail. A ver o que dizem. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Fran Membro AAP
| Assunto: Re: O meu kit de limpeza Seg 24 Set 2012 - 12:30 | |
| Ao fim e ao cabo, parece-me uma escova/almofada igual a tantas outras, só que com uma caixinha toda apaneleirada e forrada na parte de cima a pele. | |
|
| |
| Assunto: Re: O meu kit de limpeza Seg 24 Set 2012 - 12:32 | |
| - Fran escreveu:
- Ao fim e ao cabo, parece-me uma escova/almofada igual a tantas outras, só que com uma caixinha toda apaneleirada e forrada na parte de cima a pele.
Pelo valor pedido, eu espero (para além das panel£$rices) um método inovador de limpeza. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Fran Membro AAP
| Assunto: Re: O meu kit de limpeza Seg 24 Set 2012 - 12:33 | |
- Fran escreveu:
- Ao fim e ao cabo, parece-me uma escova/almofada igual a tantas outras, só que com uma caixinha toda apaneleirada e forrada na parte de cima a pele.
Pelo valor pedido, eu espero (para além das panel£$rices) um método inovador de limpeza. Se calhar, estou a ver mal, mas parece-me uma escova/almofada, manual | |
|
| |
Ulrich Membro AAP
Mensagens : 4947 Data de inscrição : 06/10/2011 Idade : 46 Localização : Aveiro
| |
| |
Fran Membro AAP
| Assunto: Re: O meu kit de limpeza Seg 24 Set 2012 - 13:15 | |
| | |
|
| |
| Assunto: Re: O meu kit de limpeza Seg 24 Set 2012 - 13:18 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Fran Membro AAP
| Assunto: Re: O meu kit de limpeza Seg 24 Set 2012 - 13:20 | |
| | |
|
| |
Ulrich Membro AAP
Mensagens : 4947 Data de inscrição : 06/10/2011 Idade : 46 Localização : Aveiro
| Assunto: Re: O meu kit de limpeza Seg 24 Set 2012 - 13:22 | |
| - Fran escreveu:
A pele, deve ser de colhão de macaco, ou coisa que o valha.
Admira-te , aqui na minha terra diz-se : Pele de Co%a de Andorinha | |
|
| |
Fran Membro AAP
| Assunto: Re: O meu kit de limpeza Seg 24 Set 2012 - 13:28 | |
| | |
|
| |
Cordovox Membro AAP
Mensagens : 817 Data de inscrição : 27/12/2011 Idade : 62 Localização : Alfarim/Sesimbra
| Assunto: Re: O meu kit de limpeza Seg 24 Set 2012 - 13:41 | |
| | |
|
| |
| Assunto: Re: O meu kit de limpeza Seg 24 Set 2012 - 13:47 | |
| Epá Cordovox, adoro o teu avatar. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Cordovox Membro AAP
Mensagens : 817 Data de inscrição : 27/12/2011 Idade : 62 Localização : Alfarim/Sesimbra
| |
| |
Carlos Dias Membro AAP
| Assunto: Re: O meu kit de limpeza Seg 24 Set 2012 - 14:00 | |
- Se funciona já é um bom começo. A grande desvantagem é a logística e o tempo necessário para lavar um disco. Se poderes, segue o conselho do Milton e compra numa grande superfície comercial uma escova para bebés. consegues uma lavagem ainda ,melhor. E quando poderes, uma Knosti ou máquina com aspiração.
Vou ver essa questão da escova... os meus bebés vão gostar de certeza. | |
|
| |
Carlos Dias Membro AAP
| Assunto: Re: O meu kit de limpeza Sáb 29 Set 2012 - 1:00 | |
| Experimentei a escolha sugerida pelo Milton, e fiquei satisfeito. Embora considere que a esponja seja uma boa abordagem, pois "apanha" todo disco ao mesmo tempo, acompanhando desta forma os grooves. Qual o problema que vêem na esponja? É mais agressiva para o disco?
Quanto à Knosti nos videos que tenho visto não é usado qualquer tipo de esponja. Ou seja só líquido é que actua. É assim que funciona? E os discos mais sujos? Não é preciso "puxar o lustro" à mão?
| |
|
| |
| Assunto: Re: O meu kit de limpeza Sáb 29 Set 2012 - 1:05 | |
- Experimentei a escolha sugerida pelo Milton, e fiquei satisfeito. Embora considere que a esponja seja uma boa abordagem, pois "apanha" todo disco ao mesmo tempo, acompanhando desta forma os grooves.
Qual o problema que vêem na esponja? É mais agressiva para o disco?
Quanto à Knosti nos videos que tenho visto não é usado qualquer tipo de esponja. Ou seja só líquido é que actua. É assim que funciona? E os discos mais sujos? Não é preciso "puxar o lustro" à mão?
Na Knosti estão duas escovas de pelo natural dentro da banheira, uma de cada lado do disco. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: O meu kit de limpeza Sáb 29 Set 2012 - 1:07 | |
- Experimentei a escolha sugerida pelo Milton, e fiquei satisfeito. Embora considere que a esponja seja uma boa abordagem, pois "apanha" todo disco ao mesmo tempo, acompanhando desta forma os grooves.
Qual o problema que vêem na esponja? É mais agressiva para o disco?
A knosti tem tem lá dentro duas escovas que escovam os dois lados do disco ao mesmo tempo. A esponja lava só superficialmente, não atinge a profundeza das espiras... | |
|
| |
Carlos Dias Membro AAP
| Assunto: Re: O meu kit de limpeza Sáb 29 Set 2012 - 1:10 | |
| Ok... percebi... obrigado | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: O meu kit de limpeza | |
| |
|