| The Art and Science of High Performance Loudspeaker Design | |
|
+6scalawag BAILOTE Ulrich MF António José da Silva ricardo onga-ku 10 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: The Art and Science of High Performance Loudspeaker Design Seg Out 29 2012, 16:06 | |
| | |
|
| |
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: The Art and Science of High Performance Loudspeaker Design Seg Out 29 2012, 19:06 | |
| Já vi parte desta apresentação. Começa com uma introdução à vida profissional do Paul Barton, uma viagem pelo National Research Council do Canadá (a câmara anecóica é impressionante) e depois entra em grande força na concepção de colunas. Muito bom! Quem quiser saltar a introdução pode seguir este link:
https://youtu.be/NLGQnxIP2gE?t=20m46s | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: The Art and Science of High Performance Loudspeaker Design Seg Out 29 2012, 19:44 | |
| - ricardo onga-ku escreveu:
- Já vi parte desta apresentação.
Começa com uma introdução à vida profissional do Paul Barton, uma viagem pelo National Research Council do Canadá (a câmara anecóica é impressionante) e depois entra em grande força na concepção de colunas. Muito bom! Quem quiser saltar a introdução pode seguir este link:
https://youtu.be/NLGQnxIP2gE?t=20m46s Também já vi essa parte inicial, e assim que poder vou papar o resto. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
MF Membro AAP
Mensagens : 115 Data de inscrição : 16/07/2012 Idade : 48 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: The Art and Science of High Performance Loudspeaker Design Ter Out 30 2012, 01:15 | |
| Uma apresentação muitíssimo interessante O que é curioso é que cada marca de colunas encontra soluções muitas vezes totalmente díspares para resolver os mesmos problemas... Nunca ouvi umas PSB mas fiquei com curiosidade. O trabalho de investigação que têm por trás é admirável! | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| |
| |
MF Membro AAP
Mensagens : 115 Data de inscrição : 16/07/2012 Idade : 48 Localização : Lisboa
| |
| |
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: The Art and Science of High Performance Loudspeaker Design Ter Out 30 2012, 10:30 | |
| - MF escreveu:
- Uma apresentação muitíssimo interessante
O que é curioso é que cada marca de colunas encontra soluções muitas vezes totalmente díspares para resolver os mesmos problemas... Nunca ouvi umas PSB mas fiquei com curiosidade. O trabalho de investigação que têm por trás é admirável! Segundo os testes publicados na Stereophile e na Soundstage (que utiliza o equipamento da NRC nas suas medições) as PSB têm um desempenho técnico excelente. Mas são pouco badaladas pela imprensa e provavelmente certamente por isso não têm grande reputação entre os audiófilos. Por cá o representante é a Esotérico e até se vendem na Fnac onde ouvi umas Alpha B1...e gostei muito. | |
|
| |
MF Membro AAP
Mensagens : 115 Data de inscrição : 16/07/2012 Idade : 48 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: The Art and Science of High Performance Loudspeaker Design Ter Out 30 2012, 11:53 | |
| [quote="ricardo onga-ku] Segundo os testes publicados na Stereophile e na Soundstage (que utiliza o equipamento da NRC nas suas medições) as PSB têm um desempenho técnico excelente. Mas são pouco badaladas pela imprensa e provavelmente certamente por isso não têm grande reputação entre os audiófilos. Por cá o representante é a Esotérico e até se vendem na Fnac onde ouvi umas Alpha B1...e gostei muito.[/quote] O marketing é uma arma muito forte... Imagino que tal como as PSB haja outras marcas nas mesmas circunstâncias. Ainda há bem pouco tempo, num outro fórum, um forista estava à procura de umas colunas novas para o seu sistema e depois de muitas audições acabou rendido às PSB Synchrony One. Vou passar a prestar mais atenção a esta marca!
Última edição por MF em Ter Out 30 2012, 14:00, editado 1 vez(es) | |
|
| |
Ulrich Membro AAP
Mensagens : 4947 Data de inscrição : 06/10/2011 Idade : 46 Localização : Aveiro
| Assunto: Re: The Art and Science of High Performance Loudspeaker Design Ter Out 30 2012, 13:17 | |
| É uma boa apresentação | |
|
| |
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: The Art and Science of High Performance Loudspeaker Design Ter Out 30 2012, 14:42 | |
| Duas entrevistas ao Paul Barton:
It Doesn't Get Much Better Than That - http://www.stereophile.com/interviews/231
A Day at the NRC With Paul Barton of PSB Speakers - http://www.soundstagelive.com/factorytours/psbnrc/ | |
|
| |
BAILOTE Membro AAP
Mensagens : 1648 Data de inscrição : 16/02/2011 Idade : 52 Localização : Albufeira
| Assunto: Re: The Art and Science of High Performance Loudspeaker Design Ter Out 30 2012, 16:11 | |
| não sei se as pequenas monitoras PSb que eu ouvi na FNAC são as alpha mas não gostei nada do que ouvi, estavam a tocar com cambrige audio e leitor cd da mesma marca e o som era metalico, barulhento com medios coloridos e confusos e sinbilantes a montes...horrivel mas acredito que o local, a distância e o cd não ajudassem,...não fiquei nada entusiasmado...pelo contrario acredito que façam melhor, mas o preço tambem tem que ser levado em conta... | |
|
| |
BAILOTE Membro AAP
Mensagens : 1648 Data de inscrição : 16/02/2011 Idade : 52 Localização : Albufeira
| Assunto: Re: The Art and Science of High Performance Loudspeaker Design Ter Out 30 2012, 16:19 | |
| As monitoras em questão são as alpha LR1. | |
|
| |
scalawag Membro AAP
Mensagens : 240 Data de inscrição : 04/04/2012 Idade : 50 Localização : Olhão
| Assunto: Re: The Art and Science of High Performance Loudspeaker Design Ter Out 30 2012, 21:57 | |
| Toda a série Alpha da PSB parece ser dos anos 80 a nível de design. Estranha escolha.... O documentário por seu lado é bem bom e actual. Obrigado. | |
|
| |
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: The Art and Science of High Performance Loudspeaker Design Ter Out 30 2012, 22:05 | |
| - scalawag escreveu:
- Toda a série Alpha da PSB parece ser dos anos 80 a nível de design. Estranha escolha....
O documentário por seu lado é bem bom e actual. Obrigado. Estéticamente falando, I presume? Assim sendo, os olhos vêem e os ouvidos ouvem. Mas os olhos devem ter mais lugares no parlamento porque vendem-se muitas B&W CM1. | |
|
| |
scalawag Membro AAP
Mensagens : 240 Data de inscrição : 04/04/2012 Idade : 50 Localização : Olhão
| Assunto: Re: The Art and Science of High Performance Loudspeaker Design Ter Out 30 2012, 22:47 | |
| - ricardo onga-ku escreveu:
- scalawag escreveu:
- Toda a série Alpha da PSB parece ser dos anos 80 a nível de design. Estranha escolha....
O documentário por seu lado é bem bom e actual. Obrigado. Estéticamente falando, I presume?
Assim sendo, os olhos vêem e os ouvidos ouvem. Mas os olhos devem ter mais lugares no parlamento porque vendem-se muitas B&W CM1. Sim esteticamente, claro. E claro que a qualidade de reprodução é o mais importante, mas neste caso os modelos da linha Alpha não têm nada a ver com as outras linhas, mais modernas. Daí ter referido a estranheza da escolha visual. | |
|
| |
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: The Art and Science of High Performance Loudspeaker Design Ter Out 30 2012, 23:10 | |
| - scalawag escreveu:
- ricardo onga-ku escreveu:
- scalawag escreveu:
- Toda a série Alpha da PSB parece ser dos anos 80 a nível de design. Estranha escolha....
O documentário por seu lado é bem bom e actual. Obrigado. Estéticamente falando, I presume?
Assim sendo, os olhos vêem e os ouvidos ouvem. Mas os olhos devem ter mais lugares no parlamento porque vendem-se muitas B&W CM1. Sim esteticamente, claro. E claro que a qualidade de reprodução é o mais importante, mas neste caso os modelos da linha Alpha não têm nada a ver com as outras linhas, mais modernas. Daí ter referido a estranheza da escolha visual. Segundo o fabricante a linha Alpha procura a melhor qualidade ao menor preço, ou como dizem os ingleses best sound per pound (julgo que nos últimos minutos da apresentação). | |
|
| |
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: The Art and Science of High Performance Loudspeaker Design Ter Abr 01 2014, 09:51 | |
| Paul Barton - The Priorities of Speaker Design
http://www.psbspeakers.com/articles/Paul-Barton---The-Priorities-of-Speaker-Design | |
|
| |
Mário Franco Membro AAP
Mensagens : 2494 Data de inscrição : 27/03/2013 Idade : 66
| |
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: The Art and Science of High Performance Loudspeaker Design Ter Abr 01 2014, 15:56 | |
| - Mário Franco escreveu:
- Apesar das minhas abordagens iconoclastas ...:
Sempre desconfiei que eras um grandessíssimo e alternadíssimo iconoclasta... | |
|
| |
Mário Franco Membro AAP
Mensagens : 2494 Data de inscrição : 27/03/2013 Idade : 66
| Assunto: Re: The Art and Science of High Performance Loudspeaker Design Ter Abr 01 2014, 16:12 | |
| | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: The Art and Science of High Performance Loudspeaker Design Ter Abr 01 2014, 16:31 | |
| | |
|
| |
Esaú Cardoso Membro AAP
Mensagens : 114 Data de inscrição : 12/11/2013 Idade : 55 Localização : Matosinhos
| Assunto: Re: The Art and Science of High Performance Loudspeaker Design Qua Abr 02 2014, 00:41 | |
| Artigos muito bons...! Uma coisa que achei interessante mas que não foi muito abordado foi o target da curva de resposta das colunas. Na presença de som essencialmente directo ela é habitualmente plana. Já para o som essencialmente indirecto (que é a condição habitual de audição) a curva tem que apresentar uma ligeira rampa descendente para que o som percebido seja "plano". A Bruel num artigo que já nao me recordo, aponta para um slope de 5 dB/decada a partir do 200Hz. Outros referem a mesma pendente a partir dos 1000Hz. Aparentemente, esse target está relacionado com a directividade da coluna ao longo da frequencia e do tempo de reverberacao da sala. Mas relacionar estes fatores de forma a uma obter uma curva plana (em termos de percepção) ainda é uma arte.... Uma coisa é certa: uma coluna não se avalia pela sua curva de resposta tal como é habitualmente apresentado nas revistas audiofilas da especialidade..... | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: The Art and Science of High Performance Loudspeaker Design Qua Abr 02 2014, 00:59 | |
| - Esaú Cardoso escreveu:
Uma coisa é certa: uma coluna não se avalia pela sua curva de resposta tal como é habitualmente apresentado nas revistas audiofilas da especialidade..... As medições, especialmente no que a colunas diz respeito, é algo que me parece algo complexo para não dizer, utópico. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| |
| |
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: The Art and Science of High Performance Loudspeaker Design Qui Jan 22 2015, 10:52 | |
| - Esaú Cardoso escreveu:
- Artigos muito bons...!
Uma coisa que achei interessante mas que não foi muito abordado foi o target da curva de resposta das colunas. Na presença de som essencialmente directo ela é habitualmente plana. Já para o som essencialmente indirecto (que é a condição habitual de audição) a curva tem que apresentar uma ligeira rampa descendente para que o som percebido seja "plano". A Bruel num artigo que já nao me recordo, aponta para um slope de 5 dB/decada a partir do 200Hz. Outros referem a mesma pendente a partir dos 1000Hz. Aparentemente, esse target está relacionado com a directividade da coluna ao longo da frequencia e do tempo de reverberacao da sala. Mas relacionar estes fatores de forma a uma obter uma curva plana (em termos de percepção) ainda é uma arte....
Uma coisa é certa: uma coluna não se avalia pela sua curva de resposta tal como é habitualmente apresentado nas revistas audiofilas da especialidade..... Aqui fica a referida curva da Brüel & Kjær, representando a resposta ideal de umas colunas na sala medida no ponto de escuta: Brüel & Kjær target curveP.S.: link para o artigo -> http://www.bksv.co.uk/doc/17-197.pdf | |
|
| |
FBatista Membro AAP
Mensagens : 1000 Data de inscrição : 21/03/2013 Idade : 46 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: The Art and Science of High Performance Loudspeaker Design Ter Jan 27 2015, 16:35 | |
| "then again..." É com certeza interessante. Assim que tiver tempo, "visualizarei" com toda a atenção. | |
|
| |
Esaú Cardoso Membro AAP
Mensagens : 114 Data de inscrição : 12/11/2013 Idade : 55 Localização : Matosinhos
| Assunto: Re: The Art and Science of High Performance Loudspeaker Design Ter Jan 27 2015, 22:36 | |
| - ricardo onga-ku escreveu:
- Esaú Cardoso escreveu:
- Artigos muito bons...!
Uma coisa que achei interessante mas que não foi muito abordado foi o target da curva de resposta das colunas. Na presença de som essencialmente directo ela é habitualmente plana. Já para o som essencialmente indirecto (que é a condição habitual de audição) a curva tem que apresentar uma ligeira rampa descendente para que o som percebido seja "plano". A Bruel num artigo que já nao me recordo, aponta para um slope de 5 dB/decada a partir do 200Hz. Outros referem a mesma pendente a partir dos 1000Hz. Aparentemente, esse target está relacionado com a directividade da coluna ao longo da frequencia e do tempo de reverberacao da sala. Mas relacionar estes fatores de forma a uma obter uma curva plana (em termos de percepção) ainda é uma arte....
Uma coisa é certa: uma coluna não se avalia pela sua curva de resposta tal como é habitualmente apresentado nas revistas audiofilas da especialidade..... Aqui fica a referida curva da Brüel & Kjær, representando a resposta ideal de umas colunas na sala medida no ponto de escuta:
Brüel & Kjær target curve
P.S.: link para o artigo -> http://www.bksv.co.uk/doc/17-197.pdf Sim, é essa a curva a que referia. No entanto, se ajustar a curva de resposta no ponto de audição tendo em conta esse "target", o mais provável é termos algumas surpresas.... O interessante e "misterioso" nesse target (como noutro qualquer target semelhante) é que, para termos a mesma percepção de resposta em frequência, em espaço aberto sem reflexões, a curva de responta medida com um microfone omni teria que ser linear. Já em sala (com reflexões), a resposta medida com o mesmo microfone teria que ser com uma pendente decrescente. O nosso ouvido não mede ou interpreta o som da mesma forma que um micofone mede.... Entre vários factores a contribuir para este fenomeno (temos dois ouvidos e não apenas um, difração da cabeça, etc), o fenomeno de loudness temporal é o que mais contribui, i.e. se recebermos sinais repetidos com a mesma amplitude, o nosso cérebro vai interpreta-los como um impulso de maior amplitude. Este fenomeno amplificador acontece até um trem de impulsos abaixo 200ms. Por esse motivo é que a curva de resposta medida em sala, com todas as suas reflexões, tem que apresentar uma pendente decrescente para "parecer"linear. O target está por isso relacionado com muitos factores, dos quais destaco a diretividade da coluna em função da frequência e a sala (primeiras reflexões, tempo de reverberação,...) | |
|
| |
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: The Art and Science of High Performance Loudspeaker Design Qua Jan 28 2015, 21:54 | |
| - Esaú Cardoso escreveu:
- ricardo onga-ku escreveu:
- Esaú Cardoso escreveu:
- Artigos muito bons...!
Uma coisa que achei interessante mas que não foi muito abordado foi o target da curva de resposta das colunas. Na presença de som essencialmente directo ela é habitualmente plana. Já para o som essencialmente indirecto (que é a condição habitual de audição) a curva tem que apresentar uma ligeira rampa descendente para que o som percebido seja "plano". A Bruel num artigo que já nao me recordo, aponta para um slope de 5 dB/decada a partir do 200Hz. Outros referem a mesma pendente a partir dos 1000Hz. Aparentemente, esse target está relacionado com a directividade da coluna ao longo da frequencia e do tempo de reverberacao da sala. Mas relacionar estes fatores de forma a uma obter uma curva plana (em termos de percepção) ainda é uma arte....
Uma coisa é certa: uma coluna não se avalia pela sua curva de resposta tal como é habitualmente apresentado nas revistas audiofilas da especialidade..... Aqui fica a referida curva da Brüel & Kjær, representando a resposta ideal de umas colunas na sala medida no ponto de escuta:
Brüel & Kjær target curve
P.S.: link para o artigo -> http://www.bksv.co.uk/doc/17-197.pdf Sim, é essa a curva a que referia. No entanto, se ajustar a curva de resposta no ponto de audição tendo em conta esse "target", o mais provável é termos algumas surpresas.... O interessante e "misterioso" nesse target (como noutro qualquer target semelhante) é que, para termos a mesma percepção de resposta em frequência, em espaço aberto sem reflexões, a curva de responta medida com um microfone omni teria que ser linear. Já em sala (com reflexões), a resposta medida com o mesmo microfone teria que ser com uma pendente decrescente. O nosso ouvido não mede ou interpreta o som da mesma forma que um micofone mede.... Entre vários factores a contribuir para este fenomeno (temos dois ouvidos e não apenas um, difração da cabeça, etc), o fenomeno de loudness temporal é o que mais contribui, i.e. se recebermos sinais repetidos com a mesma amplitude, o nosso cérebro vai interpreta-los como um impulso de maior amplitude. Este fenomeno amplificador acontece até um trem de impulsos abaixo 200ms. Por esse motivo é que a curva de resposta medida em sala, com todas as suas reflexões, tem que apresentar uma pendente decrescente para "parecer"linear.
O target está por isso relacionado com muitos factores, dos quais destaco a diretividade da coluna em função da frequência e a sala (primeiras reflexões, tempo de reverberação,...) Julgo que o target é mesmo isso, um target; independentemente das características da sala, para qualquer sala. A questão é que a distância da coluna às paredes laterais e ao tecto afecta a resposta no ponto de escuta. Daí que Toole e C.ª defendam que a resposta polar, também chamada de power response, deve ser equilibrada (ou plana) tanto ao eixo como fora deste. Infinity Primus 360Por outro lado a escola BBC optou por reduzir a intensidade por volta dos 2kHz talvez porque as colunas foram concebidas para ser usadas em espaços pequenos e numa configuração de proximidade ou near-field. Harbeth M40.1Pessoalmente julgo que a segunda opção é a mais adequada aos ambientes domésticos europeus. Depois temos os fabricantes que deviam ter vergonha: Wilson Sasha W/PEstava a esquecer-me das cornetas: Avantgarde Uno NanoR | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: The Art and Science of High Performance Loudspeaker Design | |
| |
|
| |
| The Art and Science of High Performance Loudspeaker Design | |
|