Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| Cassete de alinhamento | |
| | Autor | Mensagem |
---|
rcarreira Membro AAP
Mensagens : 321 Data de inscrição : 13/12/2010 Idade : 49 Localização : Lisboa
| Assunto: Cassete de alinhamento Ter Jan 15 2013, 21:58 | |
| Ando à procura de uma destas cassetes para verificar o alinhamento de um deck de cassetes, segundo o manual, preciso do seguinte: 1000Hz 0dB 10.000Hz -15dB 315 Hz IEC 3150 Hz Pedem uns preços um bocado absurdos no ebay por estas coisas, eu só queria confirmar se a perda nos agudos num deck é "defeito" ou é "feitio", já limpei as cabeças e desmagnetizei tudo, melhorou um pouco, mas não devia ser assim... Se alguém tiver uma fita destas que já não precise, ficarei muito agradecido Ricardo | |
| | | Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Cassete de alinhamento Ter Jan 15 2013, 22:08 | |
| - rcarreira escreveu:
Ando à procura de uma destas cassetes para verificar o alinhamento de um deck de cassetes, segundo o manual, preciso do seguinte:
1000Hz 0dB 10.000Hz -15dB 315 Hz IEC 3150 Hz
Pedem uns preços um bocado absurdos no ebay por estas coisas, eu só queria confirmar se a perda nos agudos num deck é "defeito" ou é "feitio", já limpei as cabeças e desmagnetizei tudo, melhorou um pouco, mas não devia ser assim... Se alguém tiver uma fita destas que já não precise, ficarei muito agradecido
Ricardo Não terás as cabeças magnetizadas ? O desempenho do deck revela-se na reprodução de uma cassete nele gravada. A cassete de alinhamento pode servir para o tornar compativel com cassetes gravadas noutros decks. | |
| | | rcarreira Membro AAP
| Assunto: Re: Cassete de alinhamento Ter Jan 15 2013, 22:24 | |
| Pois, mas eu já desmagnetizei as cabeças e as partes metálicas do transporte da fita. Depois gravei uma BASF de ferro e uma sony metal xr e foi aí que reparei no problema. O deck tem um sistema que grava um sinal de alta frequencia na fita para ajudar a afinar o bias, que se ajusta até centrar duas barras no visor e não se consegue afinar nada... Não é que esteja um horror, mas não está bem... Como na gaveta da cassete tem dois parafusos, um chamado azimute e outro para ajustar a altura das cabeças, acho que eventualmente alguém alterou a afinação lá e queria confirmar. Vou fazer uma cassete com um espelho para verificar se as cabeças estão desalinhadas, mas para o resto preciso de uma fita de referência. Nunca consigo comprar nada que funcione bem à primeira... Ricardo | |
| | | Ulrich Membro AAP
Mensagens : 4947 Data de inscrição : 06/10/2011 Idade : 46 Localização : Aveiro
| Assunto: Re: Cassete de alinhamento Ter Jan 15 2013, 22:29 | |
| - rcarreira escreveu:
Nunca consigo comprar nada que funcione bem à primeira...
Ricardo Também já me aconteceu muitas vezes, mas ao solucionar as coisas também ficas com mais tarimba e conhecimento | |
| | | | anibalpmm Membro AAP
| Assunto: Re: Cassete de alinhamento Ter Jan 15 2013, 22:48 | |
| - rcarreira escreveu:
Pois, mas eu já desmagnetizei as cabeças e as partes metálicas do transporte da fita. Depois gravei uma BASF de ferro e uma sony metal xr e foi aí que reparei no problema. O deck tem um sistema que grava um sinal de alta frequencia na fita para ajudar a afinar o bias, que se ajusta até centrar duas barras no visor e não se consegue afinar nada... Não é que esteja um horror, mas não está bem... Como na gaveta da cassete tem dois parafusos, um chamado azimute e outro para ajustar a altura das cabeças, acho que eventualmente alguém alterou a afinação lá e queria confirmar. Vou fazer uma cassete com um espelho para verificar se as cabeças estão desalinhadas, mas para o resto preciso de uma fita de referência. Nunca consigo comprar nada que funcione bem à primeira...
Ricardo è experimentar mudar o azimuth, no meu nak faço isso facilmente, e é possível ouvir mudanças nos agudos com muita facilidade | |
| Assunto: Re: Cassete de alinhamento Ter Jan 15 2013, 23:06 | |
| - anibalpmm escreveu:
- rcarreira escreveu:
Pois, mas eu já desmagnetizei as cabeças e as partes metálicas do transporte da fita. Depois gravei uma BASF de ferro e uma sony metal xr e foi aí que reparei no problema. O deck tem um sistema que grava um sinal de alta frequencia na fita para ajudar a afinar o bias, que se ajusta até centrar duas barras no visor e não se consegue afinar nada... Não é que esteja um horror, mas não está bem... Como na gaveta da cassete tem dois parafusos, um chamado azimute e outro para ajustar a altura das cabeças, acho que eventualmente alguém alterou a afinação lá e queria confirmar. Vou fazer uma cassete com um espelho para verificar se as cabeças estão desalinhadas, mas para o resto preciso de uma fita de referência. Nunca consigo comprar nada que funcione bem à primeira...
Ricardo è experimentar mudar o azimuth, no meu nak faço isso facilmente, e é possível ouvir mudanças nos agudos com muita facilidade Neste também se faz isso com alguma facilidade, mas como a cabeça de gravação está agarrada à de leitura, ele devia ler bem o que grava, independentemente do azimute. Nos Naks as cabeças são separadas, a de gravação fica fixa e a de leitura pode afinar-se para tirar melhor partido de fitas gravadas noutros decks, podendo facilmente reverter-se à afinação original... Aqui o procedimento para afinar o azimute é pegar numa fita de referencia com uma gravação de 10kHz e alinhar a cabeça de leitura de forma a que o sinal seja o máximo e igual em ambos os canais, depois da cabeça de leitura afinada, gravar um sinal de 12kHz e alinhar a cabeça de gravação de forma a que o sinal seja o máximo e igual em ambos os canais. | |
| Assunto: Re: Cassete de alinhamento Ter Jan 15 2013, 23:12 | |
| - anibalpmm escreveu:
- rcarreira escreveu:
Ricardo è experimentar mudar o azimuth, no meu nak faço isso facilmente, e é possível ouvir mudanças nos agudos com muita facilidade Amanhã vou tentar isso, com o deck a gravar um tom de teste vou ajustar o azimute da cabeça de leitura a ver se consigo resultados melhores o problema é que sou um bocado picuinhas e gosto das coisas feitas na perfeição... Daí a fita de calibração para retirar todas as duvidas | |
| | | Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Cassete de alinhamento Ter Jan 15 2013, 23:48 | |
| Não tens forma de ouvir noutro gravador uma cassete gravada nesse ?
Já agora qual é esse deck ? | |
| Assunto: Re: Cassete de alinhamento Qua Jan 16 2013, 00:11 | |
| - Milton escreveu:
- Não tens forma de ouvir noutro gravador uma cassete gravada nesse ?
Já agora qual é esse deck ? É um akai gx75... Pelas especificações isto devia gravar musica para morcegos, nunca ter problemas com os agudos em fitas de metal. Amanhã vou tratar disso, eventualmente posso fazer uma fita de "referencia" no outro deck usando o gerador de funções e ver até que ponto este está fora de alinhamento. | |
| Assunto: Re: Cassete de alinhamento Qua Jan 16 2013, 12:57 | |
| Pegando numa cassete bem gravada no Philips, consegue-se ajustar o azimute do Akai de modo a que fique muito bom, mas as gravações feitas no Akai não tocam bem nem no Akai nem no Philips, é definitivamente uma questão de afinação do deck e não das cabeças...
| |
| | | Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Cassete de alinhamento Qua Jan 16 2013, 13:19 | |
| - rcarreira escreveu:
Pegando numa cassete bem gravada no Philips, consegue-se ajustar o azimute do Akai de modo a que fique muito bom, mas as gravações feitas no Akai não tocam bem nem no Akai nem no Philips, é definitivamente uma questão de afinação do deck e não das cabeças... Deves estar com problemas na cabeça de gravação ou no circuito de gravação... Acho que não é da afinação... | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Cassete de alinhamento | |
| |
| | | | Cassete de alinhamento | |
|