Se querem bons Blue Notes Japoneses comprem os da TOSHIBA-EMI ou os da KING no mercado de usados,
pois esses foram realmente feitos no japão, mas comprem os que foram feitos antes de 2004 de preferência.
Pois os que foram feitos a partir de 2004 (inclusivé), já foram feitos a partir de digital.
Em relação a estes que se fala neste tópico e que foram feitos em 2011,
foram mandados fazer nos U.S.A. pela cadeia de lojas de música Japonesa Disk Union.
Na verdade essas edições Japonesas de 2011 a única coisa que têm de japonês é o dinheiro para pagar o projecto e depois a distribuição no Japão, senão vejamos:
- Foram remisturados pelo Kevin Gray na Cohearant Audio nos U.S.A.
- Foram prensados na Q.R.P. nos U.S.A.
- As capas também foram feitas nos U.S.A.
Mas acredito que eles tenham usado as Masters Tapes Analógicas MONO nestas reedições de 2011, já que o Kevin Gray assim o diz...
Embora na esmagadora maioria dos titulos que eles reeditaram as Master Tapes Analógicas Originais sejam STEREO e não MONO.
Mas dizem que esses Blue Notes MONO da Disk Union têm muito bom som e que o Kevin Gray fez um excelente trabalho, embora digam também que não são tão bons como os da Music Matters e possivelmente também não tão bons como os da Analogue Productions.
Os Blue Notes da Music Matters e da Analogue Productions foram remisturados pelo mesmo Kevin Gray e com a participação também do Steve Hoffman, mas nestas reedições em duplos a 45rpm foram usadas as Master Tapes Analógicas Originais fossem elas MONO ou STEREO.
Voltando aos da Disk Union, eles mandaram fazer prensagens limitadas (dizem que 1000 de cada título, embora tenha dúvidas que fossem tão poucos, talvez 2000 ou 3000), seja como for, já devem ter sido todos rápidamente absorvidos pelo faminto mercado Japonês de Blue Notes MONO, por isso agora só se devem conseguir arranjar nos mercado de usados.
Eu diria que se conseguirem apanhar no mercado de usados estas reedições de 2011 MONO a 33rpm da Disk Union por 20€ ou 30€ que são bem comprados por esses preços, nem que seja para tirarem a limpo o que eles realmente tocam.
Mas se forem bastante mais caros do que isso, nesse caso acho que é preferível um duplo a 45rpm da Analogue Productions ou melhor ainda da Music Matters, pois estes devem ter concerteza ainda melhor som e muitos dos títulos ainda se arranjam novos e a estrear.
Se quiserem podem enviar um mail para a Disk Union no Japão para ver se ainda conseguem arranjar as reedições deles novas e seladas:
info@diskunion.co.jp
onlineshop@diskunion.co.jp
Ou então ver o site da cadeia de lojas deles:
http://diskunion.net/
Abraços,
Jorge Ferreira