| Agulhas esféricas ou elípticas! | |
|
+2António José da Silva CNeves 6 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
CNeves Membro AAP
| Assunto: Agulhas esféricas ou elípticas! Seg Jan 28 2013, 17:51 | |
| Agulhas esféricas ou elípticas! O amigo seven pede opinião!!!
O amigo está mesmo a pedir que me comecem a “rezar pela pele”.
A minha opinião é simples: a agulha esférica encarna o autentico espírito do vinil. Quanto mais se apipizeia a agulha, pondo-a elíptica, ultra elíptica e por aí fora mais se aplana o som: mais se aproxima o som do CD; do digital.
Com a agulha esférica, o som sai gordo, cheio pleno; eferiza-se a agulha e o som começa a afeminar.
A minha opinião é esta: mas como uma da minhas netas uma vez disse: eu já estou velhote: de modo que quem não concorda, pode sempre usar o mesmo argumento.
Para me rezarem com força pela pele, não resisto e vou abrir um novo tópico.
Boas audições.
| |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Agulhas esféricas ou elípticas! Seg Jan 28 2013, 18:37 | |
| Transcrevo para aqui o que tinha escrito no outro tópico. - Citação :
- Essa opinião tem mais apoiantes do que se possa julgar, e até certo modo, e para quem já leu (várias vezes) o complicado artigo técnico do Hi-Fi Scene (edição 17) com o titulo "The Final Luigi - Back with a Vengeance" (..."Expect no Mercy") , escrito pelo grande expert e estudioso na matéria, Reto Luigi Andreoli, que usa argumentos técnicos plausíveis e aceites por outros estudiosos, não parece mesmo nada descabido. Para quem já ouviu uma DL-103 a funcionar bem casada, vê/ouve bem que muitas vezes é mais do que suficiente por um preço mais do que aceitável.
Como sempre, nem tudo é linear e o som de um corte shibata também sabe encantar. Existem bons exemplos de células que encantam, e com cortes diferentes. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
CNeves Membro AAP
| Assunto: Re: Agulhas esféricas ou elípticas! Seg Jan 28 2013, 19:55 | |
| Nem de longe nem de perto eu pretendo diminuir as agulhas elípticas.
Claro que as agulhas elípticas têm os seus méritos, e grandes.
Eu gosto mais de agulhas esféricas; mas quem prefere as elípticas tem argumentos da maior validade para o fazer; e bem alinhadas produzem som do melhor.
Eu tenho agulhas elípticas de que gosto muito; e há certas música que não prescindo de ouvir com agulha elíptica. Simplesmente no geral prefiro agulhas esféricas.
Boas audições
| |
|
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Agulhas esféricas ou elípticas! Seg Jan 28 2013, 19:59 | |
| Segundo o Reto Luigi Andreoli, é a mais correta. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
seven Membro AAP
| Assunto: Re: Agulhas esféricas ou elípticas! Seg Fev 04 2013, 15:43 | |
| Olá CNeves e obrigado pela tua resposta.
Será que podias fazer uma descrição mais pormenorizada das diferenças, é que se bem percebi tens células que te permitem variar entre agulha esféria e elíptica, certo?
Um abraço,
Seven
Ps Quanto ao artigo citado pelo António, eu já tinha dado lá aa minha opinião, se alguém quiser continuar a conversa pode ir lá ler e escrever aqui (ou lá)
| |
|
| |
CNeves Membro AAP
| Assunto: Re: Agulhas esféricas ou elípticas! Seg Fev 04 2013, 17:21 | |
| Amigo Seven não sei descrever melhor a diferença entre o som das agulhas esféricas versus elípticas do que já disse: de modo que vou repetir-me.
A agulha esférica dá um som gordo, a elíptica um magrinho; a esférica um som macho, a elíptica um afeminado.
Passamos a vida a queixarmo-nos de que o digital aplana o som: tira-lhe dimensão: a agulha elíptica faz um pouco o mesmo: aproxima-o o som do disco do digital.
Uma das razões do sucesso da Denon DL-103 e das SPU é serem esféricas: não é só, mas também; agora há SPU’s com agulhas elípticas, e também várias firmas de retyping põe agulhas pipis nas Denon; mas tudo isso é alterar o verdadeiro som das cartridges: é estragar aquilo tudo; é como pôr um spoiler a martelo num Ferrari ou num Jaguar clássico.
Claro que isto é tão só em termos gerais; quem prefere agulhas elípticas tem os seus argumentos, e válidos.
Agora eu cá por mim, prefiro agulhas esféricas.
Boas audições
| |
|
| |
seven Membro AAP
| Assunto: Re: Agulhas esféricas ou elípticas! Seg Fev 04 2013, 18:36 | |
| Obrigado caro CNeves!
A minha única objecção de princípio é as agulhas esféricas terem fama de ser mais agressivas para os discos...
A sua experiência de alguma maneira vai de encontro a esta ideia?
Um abraço,
Seven
| |
|
| |
| Assunto: Re: Agulhas esféricas ou elípticas! Seg Fev 04 2013, 19:33 | |
| - seven escreveu:
- Obrigado caro CNeves!
A minha única objecção de princípio é as agulhas esféricas terem fama de ser mais agressivas para os discos...
A sua experiência de alguma maneira vai de encontro a esta ideia?
Um abraço,
Seven
Nos muitos anos que usei esférica (uns 25), nunca notei qualquer degradação dos meus discos. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
CNeves Membro AAP
| Assunto: Re: Agulhas esféricas ou elípticas! Seg Fev 04 2013, 19:39 | |
| Esse lugar comum dos vinylicos esta errado; e o erro é demonstrado pela física: por exemplo uma agulha esférica a fazer um tracking a 2,5g exerce muito menos pressão no disco que uma elíptica a 0,5g.
De modo que uma agulha esférica, mesmo a fazer um tracking elevado, exerce sempre menos pressão do que uma elíptica.
O que estraga os discos, mas estraga-os mesmo a sério, muito a sério, e sem apelo nem agravo, é uma agulha elíptica desalinhada, nem que seja um cagajésimo: rebenta com a informação da espira com uma pinta.
E sobre isto não vejo nenhum lugar comum, nem ninguém a falar, nem a preocupar-se.
Se reparar, quando dou recomendações, insisto sempre para alinharem muito bem as agulhas elíptica: isso, não é só pela qualidade sonora, mas é também para não andarem a rebentar com os discos.
Boas audições
| |
|
| |
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
| Assunto: Re: Agulhas esféricas ou elípticas! Seg Fev 04 2013, 20:10 | |
| info no seu melhor gostei destas explicações | |
|
| |
scalawag Membro AAP
Mensagens : 240 Data de inscrição : 04/04/2012 Idade : 50 Localização : Olhão
| Assunto: Re: Agulhas esféricas ou elípticas! Sex Fev 22 2013, 23:42 | |
| Acho que com a agulha elíptica se consegue retirar o som do disco com mais volume. | |
|
| |
| Assunto: Re: Agulhas esféricas ou elípticas! Sáb Fev 23 2013, 04:49 | |
| - scalawag escreveu:
- Acho que com a agulha elíptica se consegue retirar o som do disco com mais volume.
Qual volume, sonoro? _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Pierre Membro AAP
Mensagens : 1576 Data de inscrição : 24/11/2010 Idade : 55 Localização : Elvas
| Assunto: Re: Agulhas esféricas ou elípticas! Sáb Fev 23 2013, 09:10 | |
| Então mas rematem daí uns exemplos de células esféricas a preços razoáveis, dentro da fasquia AT95. | |
|
| |
scalawag Membro AAP
| Assunto: Re: Agulhas esféricas ou elípticas! Sáb Fev 23 2013, 14:58 | |
| - António José da Silva escreveu:
- scalawag escreveu:
- Acho que com a agulha elíptica se consegue retirar o som do disco com mais volume.
Qual volume, sonoro? Sim. | |
|
| |
| Assunto: Re: Agulhas esféricas ou elípticas! Sáb Fev 23 2013, 15:03 | |
| - scalawag escreveu:
- António José da Silva escreveu:
- scalawag escreveu:
Qual volume, sonoro? Sim. Tenho algumas duvidas que o tipo de corte do diamante seja relevante na tensão que o gerador produz. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
scalawag Membro AAP
| |
| |
| Assunto: Re: Agulhas esféricas ou elípticas! Sáb Fev 23 2013, 16:07 | |
| Pela imagem, e assim em teoria, pode ser que sim, mas na realidade tenho alguma duvida que assim seja. Mas a questão é pertinente. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
CNeves Membro AAP
| Assunto: Re: Agulhas esféricas ou elípticas! Sáb Fev 23 2013, 19:50 | |
| Amigo Pierre
Alguns exemplos de agulhas esféricas a preços da AT95:
Stanton 500 V3 Shure SC35C Shure M44G Audio Technica AT91 Sumiko Black Pearl
Todas boas
Boas audições
| |
|
| |