Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| Como se compram discos? | |
|
+5Carlos Dias António José da Silva Jorge Ferreira greytear Renato Ferreira 9 participantes | Autor | Mensagem |
---|
Renato Ferreira Membro AAP
| Assunto: Como se compram discos? Seg Jan 28 2013, 22:54 | |
| É a minha primeira grande dúvida na zona analógica a que agora me estou aos poucos a juntar. Acontece que para quem não tem noção dos mercados é dificil ser crítico face a um preço que é pedido por um dado LP/Single. Por exemplo, muitas vezes encontro em feiras de produtos em 2ºa mão discos à venda. Verifico o seu estado (se tem riscos, empenos, estado da capa, etc). Depois pergunto o preço e das duas uma: ou penso que me querem levar carteira,casa,carro...ou penso que a esmola é grande demais e que o disco tem algum defeito. Para mim e sem qualquer ponto de referência na compra deste tipo de material (refiro-me a material Vintage pois vinil de discos "recentes" arranjo facilmente numa loja aqui na minha zona) torna-se díficil encontrar um lugar de referencia para compras. E a nível de compras On-line (ebay's e afins, aconselham? Como fazem para saber o estado do material?) | |
| | | greytear Membro AAP
Mensagens : 314 Data de inscrição : 19/05/2012 Idade : 45 Localização : Aveiro
| Assunto: Re: Como se compram discos? Seg Jan 28 2013, 23:02 | |
| Caríssimo,
Por mais que possa aconselhar critérios técnicos para análise dos discos (existência de riscos superficiais/estado das capas/sistemas de classificação/etc), desculpar-me-á pelo conselho, aparentemente idiota, mas aí vai: compre com o coração. O resto, o tempo encarregar-se-á de lhe ensinar.
Cumprimentos, luis | |
| | | Jorge Ferreira Membro AAP
Mensagens : 3386 Data de inscrição : 05/11/2011 Idade : 56 Localização : Palmela
| Assunto: Re: Como se compram discos? Seg Jan 28 2013, 23:21 | |
| Se soubessemos com toda a certeza tudo o que é bom e tudo o que é mau, nessa altura os LP's perdiam metade do encanto...
Realmente com o tempo vai saber as editoras que mais lhe interessam, o que não quer dizer que não continue a ter surpresas agradáveis e desagradáveis.
Nas compras do Ebay o ideal é ver primeiro que tudo o feedback que o vendedor tem, se tiver muitas vendas e poucas queixas pode passar para o passo seguinte.
O passo seguinte é ver esse mesmo disco nessa mesma edição no discogs por exemplo, para ver o que dizem do disco, depois pode ver também no popsike e no GEMM o valor médio a que normalmente é vendida essa mesma edição.
Finalmente se decidir mesmo comprá-lo, enviar sempre mensagem ao vendedor préviamente antes de fazer qualquer licitação, o objectivo é antes de se comprometer a comprar perguntar primeiro se o disco está mesmo bom e se toca bem do principio ao fim, e também muito importante perguntar quanto é que efectivamente ele lhe vai cobrar de portes para Portugal.
Depois desta fase podem acontecer duas coisas, ou ele garante que toca bem do principio ao fim e nesse caso você licita esse disco, ou então ele diz algo como "Visualmente está bom, mas como já não tenho gira discos não sei se toca do principio ao fim" e neste último caso você salta fora...
Abraços, Jorge | |
| | | Renato Ferreira Membro AAP
| Assunto: Re: Como se compram discos? Seg Jan 28 2013, 23:25 | |
| - Jorge Ferreira escreveu:
- Se soubessemos com toda a certeza tudo o que é bom e tudo o que é mau, nessa altura os LP's perdiam metade do encanto...
Realmente com o tempo vai saber as editoras que mais lhe interessam, o que não quer dizer que não continue a ter surpresas agradáveis e desagradáveis.
Nas compras do Ebay o ideal é ver primeiro que tudo o feedback que o vendedor tem, se tiver muitas vendas e poucas queixas pode passar para o passo seguinte.
O passo seguinte é ver esse mesmo disco nessa mesma edição no discogs por exemplo, para ver o que dizem do disco, depois pode ver também no popsike e no GEMM o valor médio a que normalmente é vendida essa mesma edição.
Finalmente se decidir mesmo comprá-lo, enviar sempre mensagem ao vendedor préviamente antes de fazer qualquer licitação, o objectivo é antes de se comprometer a comprar perguntar primeiro se o disco está mesmo bom e se toca bem do principio ao fim, e também muito importante perguntar quanto é que efectivamente ele lhe vai cobrar de portes para Portugal.
Depois desta fase podem acontecer duas coisas, ou ele garante que toca bem do principio ao fim e nesse caso você licita esse disco, ou então ele diz algo como "Visualmente está bom, mas como já não tenho gira discos não sei se toca do principio ao fim" e neste último caso você salta fora...
Abraços, Jorge A certeza não a peço pois sei que tudo é relativo. Mas com estas dicas vai-se tornando mais claro o caminho a seguir. | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Como se compram discos? Seg Jan 28 2013, 23:28 | |
| Podes aproveitar as muitas compras conjuntas de discos novos, e/ou os muitos LP que aparecem nos classificados a preços razoáveis. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| Assunto: Re: Como se compram discos? Seg Jan 28 2013, 23:31 | |
| - António José da Silva escreveu:
- Podes aproveitar as muitas compras conjuntas de discos novos, e/ou os muitos LP que aparecem nos classificados a preços razoáveis.
Também é uma vertente que me estava a esquecer...o contacto em solo português com pessoal mais entendido que eu. É uma vantagem, aprende-se alguma coisa... | |
| | | Carlos Dias Membro AAP
Mensagens : 330 Data de inscrição : 29/07/2012 Idade : 49 Localização : Aveiro
| Assunto: Re: Como se compram discos? Ter Jan 29 2013, 00:13 | |
| Isto é algo que se aprende com os erros... mas ao fim de dois, ou três, já se sabe como fazer a coisa.
A maior parte que tenho comprado é no eBay. Analiso o feedback dos vendedor e quanto tempo está no "mercado". Depois só compro discos em estado NM, no máximo EX+. Tenho tido má experiência com edições portuguesas. Ultimamente tenho apostado no mercado japonês. Para além do som ser, regra geral, melhor, o estado de saúde dos discos é muito bom devido ao cuidado que os coleccionadores tem. Para alem disso os vendedores são gente honesta.
Depois é preciso ter em linha de conta as editoras. Dentro do jazz, o meu estilo por excelência, existem algumas em que a coisa esta garantia.
Ter atenção às edições recentes de 180gr, ou que dizem "Audiophile edition"... se forem baratas é fugir a sete pés... | |
| | | Fran Membro AAP
Mensagens : 8496 Data de inscrição : 08/12/2011 Localização : Usuário BANIDO
| Assunto: Re: Como se compram discos? Ter Jan 29 2013, 11:29 | |
| Boas, - greytear escreveu:
- ... compre com o coração. O resto, o tempo encarregar-se-á de lhe ensinar ...
Na minha opinião, é básicamente o que o Luis, disse ... obviamente, não te vais pôr a comprar discos caríssimos, sem teres algum "calo" nesta coisa de comprar on-line, pois pode "sair-te o tiro pela culatra". O facto de haverem alguns vendedores que não põem fotos do artigo, ou que dizem não ter ouvido o disco, não será motivo nenhum, para saltares fora da compra, just my opinion. Outra coisa, são as classificações, pois já apanhei discos classificados como VG+, que estavam bem melhores do que outros classificados como EX- (seja na capa, seja no vinil), por isso, nada é linear ... o melhor mesmo, é começares, e depois logo verás. Boas compras. PS : ah, muito importante, não te esqueças do valor dos portes | |
| | | afonso Membro AAP
| Assunto: Re: Como se compram discos? Ter Jan 29 2013, 11:33 | |
| outra dica;
em caso de haver um disco que nos interesse no EBAY para além dos cuidados falados anteriormente ver todos os outros discos que tem a venda.
dá para ter uma ideia se é vendedor profissional ou vendedor ocasional , se são discos da mesma colecção/genero etc...
Eventualmente justifica-se comprar mais um ou dois para tirar partido dos custos de transporte, uma vez que mais um disco acresce normalmente só mais 1 a 2 euros ao custo correio. | |
| | | Fran Membro AAP
Mensagens : 8496 Data de inscrição : 08/12/2011 Localização : Usuário BANIDO
| Assunto: Re: Como se compram discos? Ter Jan 29 2013, 11:44 | |
| - afonso escreveu:
- outra dica;
em caso de haver um disco que nos interesse no EBAY para além dos cuidados falados anteriormente ver todos os outros discos que tem a venda.
dá para ter uma ideia se é vendedor profissional ou vendedor ocasional , se são discos da mesma colecção/genero etc...
Eventualmente justifica-se comprar mais um ou dois para tirar partido dos custos de transporte, uma vez que mais um disco acresce normalmente só mais 1 a 2 euros ao custo correio. Yep essencial, sem dúvida ... eu faço-o sempre, exactamente para aproveitar os portes | |
| Assunto: Re: Como se compram discos? Ter Jan 29 2013, 12:19 | |
| Agradeço a todos as dicas, assim que fizer a primeira compra compartilho com vocês. | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Como se compram discos? Ter Jan 29 2013, 13:44 | |
| Outro bom conselho (julgo eu), é confirmar sempre pelo menos em dois locais pelo mesmo disco. Acontece-me muitas vezes ver um no ebay, e quando vou confirmar no discogs, é bem mais barato e funciona igualmente bem. Portanto, fazer sempre uma cross-reference do que pretendemos comprar. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | bfmcosta Membro AAP
Mensagens : 111 Data de inscrição : 10/01/2013 Localização : Braga
| Assunto: Re: Como se compram discos? Ter Jan 29 2013, 14:17 | |
| Mais um aprendiz que ira' usar com especial agradecimento o vosso input para umas compras mais bem informadas! Ontem, a titulo de curiosidade, pesquisei aquele que seria o meu primeiro LP (sim, PRIMEIRO! ), e pesquisei por "Alanis Morrissete - Unplugged". Ora, todos os restantes albuns da Alanis custavam cerca de 25EUR, este Unplugged que teria interesse, saltava para os 200EUR. Fiquei logo a pensar que o Vinyl nao 'e para a minha carteira, mas possivelmente havera' algumas alternativas a considerar conforme aqui mencionaram... Thanks! | |
| | | Cocharro Membro AAP
Mensagens : 1688 Data de inscrição : 05/08/2011 Idade : 47 Localização : Alto Alges
| Assunto: Re: Como se compram discos? Qua Jan 30 2013, 17:42 | |
| A melhor maneira de comprar discos na minha opiniao e procurar e voltar a procurar e procurar mais uma x o disco que se quer, ir aprendendo o valor do disco e depois ter paciencia por o encontrar um dia a preco interessante | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Como se compram discos? | |
| |
| | | | Como se compram discos? | |
|