Eu sabia que não ia conseguir ficar muito tempo sem fazer o que me fez comprar o CD50... Saber se é possível transformar um leitor de CD com 20 anos numa máquina que, como dizem por aí "não fica nada a dever a máquinas modernas muito mais caras".
O meu ponto de partida já era bastante bom, gostei muito do som dele desde o momento que o trouxe para casa, mas aquela sensação de que é possivel por aquilo a tocar melhor.
Antes de ligar o ferro de soldar, passei umas noites a ler tudo o que encontrei sobre estes Marantz e os tda1541 em geral e acabei por traçar um plano em várias fases.
No que diz respeito aos TDA1541 há diversas opiniões sobre o que lhes "fazer", normalmente o mais obvio é transformar em NOS e fazer um andar de saída a valvulas, mas como eu nunca construí nada a válvulas, decidi pegar nos esquemas dos leitores "topo de gama" da época e tentar perceber o que lhes faziam para serem diferentes. Dos foruns e etc retirei umas ideias quanto aos condensadores e opamps que devia usar, juntei tudo com as minhas ideias e o resultado é o que vão ver a seguir.
O leitor antes de começar:
Depois de muito pensar, ler e fazer algumas contas, o plano é este:
Parte 1
Retirar a saída regulavel e de auscultadores (não gosto de usar disso)
Melhorar a fonte de alimentação com condensadores maiores antes dos reguladores (Panasonic TSUP) e Panasonic FM depois dos reguladores.
Diodos shottky adequados aos condensadores maiores.
Como decidi não fazer a alteração NOS, resolvi confiar nos engenheiros da Philips e das outras marcas que em determinada altura decidiram que o oversampling é uma coisa boa, dotei todos os integrados com uma alimentação regulada independente e condensadores apropriados para o "decoupling" dos integrados digitais (Nichicon LF) e outros para a parte analógica (Nichicon KZ).
Os reguladores:
A pcb com os condensadores, opamps e ligações para os reguladores
depois de montar tudo isto, em vez de estar a retirar os transistores de mute, resolvi fazer o bypass desta parte directamente para as novas RCA montadas no sitio das saídas variaveis.
E pronto, depois de tudo isto montei tudo outra vez
Fazer todas as ligações
E pronto, tem sido só ouvir musica.
Assim o mais obvio tem sido como se alguém tivesse "focado" a musica, parece tudo mais claro. Eu não sou grande coisa a descrever sons, mas dou por mim com um sorriso a ouvir Cd's inteiros de uma ponta à outra. Pensava que isso so se fazia com LP's
O próximo passo é fazer um filtro de corrente numa caixa separada, que no futuro levará também uma fonte de alimentação externa para um clock novo.
Por fim vou trocar os condensadores do DAC e pronto... Deve ficar uma maquina e tanto...
Tenho tido o maior cuidado com a forma como tenho montado as coisas, como os reguladores ainda não estão na versão definitiva, ainda não lhes pus manga térmica e vão havendo pequenas coisas que se vão alterando de forma a conseguir o melhor som e até agora é tudo reversivel à configuração original...
Quando lhe voltar a mexer ponho aqui mais umas fotos.
Ricardo