Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| Surpresas pela negativa | |
|
+3ruifigueiredo António José da Silva hugo.dionisio 7 participantes | Autor | Mensagem |
---|
hugo.dionisio Membro AAP
Mensagens : 278 Data de inscrição : 05/05/2012 Idade : 47 Localização : AlgMM
| Assunto: Surpresas pela negativa Ter Fev 05 2013, 10:55 | |
| Nem tudo são rosas...
recebi na passada semana 3 novas aquisições vinilicas, para as quais criei algumas espectativas. Infelizmente, as que tinha mais curiosidade, foram as que mais me desiludiram, em termos da qualidade da gravação. Talvez por culpa do nosso caro Jorge Ferreira, que nos tem habituado, "mal", pela qualidade das edições que disponibiliza.
São elas:
Diana Krall - Doing All Right in Concert da Vinyl Passion
http://www.discogs.com/Diana-Krall-Doing-All-Right/release/3290666
e
Lizz Wright - Orchard da Verve
http://www.discogs.com/Lizz-Wright-The-Orchard/release/2403600
Ambos anda na ordem dos 20€, o que não é nada barato para os dias que correm...
Depois de ouvir estas duas edições, cheguei a pensar que algo de mal se passava com a DL103 e com o Thorens. O som parecia vindo de dentro de uma garrafa, especialmente o da Diana Krall. Comecei a ver a minha vida a andar para trás... Entretanto, para garantir a minha sanidade mental, resolvi ouvir um disco da Norah Jones (Come Away With Me), que já reconhecia como tendo uma excelente gravação, apesar de me ter custado menos que estes dois, e a senhora saltou instantaneamente para o meio da sala, o que me fez dar um grande suspiro de alivio.
Infelizmente, nem tudo são rosas. Pena foi o dinheiro que empatei nestas duas preciosidades...
Abr
HD
| |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Surpresas pela negativa Ter Fev 05 2013, 11:18 | |
| Para a próxima, consulta o expert do bom som (Jorge Ferreira) e pode ser que ele te poupe de mais dissabores. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | ruifigueiredo Membro AAP
Mensagens : 163 Data de inscrição : 06/08/2012 Idade : 40 Localização : Seixal
| Assunto: Re: Surpresas pela negativa Ter Fev 05 2013, 14:41 | |
| Boas. Na minha opinião esses problemas são razões suficientes para se devolverem os vinis. Dependendo da política da loja, é perfeitamente plausível considerar isso como um defeito no material. Já me aconteceu duas vezes, uma na Fnac e outra no ElCorteIngles, e foram muito prontos na recepção e troca dos discos. Um deles parecia tinha um som pior que o despertador da cabeceira e o outro, Lioness Hidden Treasures, cuja voz da senhora estava irreconhecível. | |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Surpresas pela negativa Ter Fev 05 2013, 14:49 | |
| - ruifigueiredo escreveu:
- Boas. Na minha opinião esses problemas são razões suficientes para se devolverem os vinis. Dependendo da política da loja, é perfeitamente plausível considerar isso como um defeito no material. Já me aconteceu duas vezes, uma na Fnac e outra no ElCorteIngles, e foram muito prontos na recepção e troca dos discos. Um deles parecia tinha um som pior que o despertador da cabeceira e o outro, Lioness Hidden Treasures, cuja voz da senhora estava irreconhecível.
Numa altura em que se arranja quase tudo de borla na net e já com qualidades mais ou menos aceitáveis, o mínimo que podem fazer pelos poucos que ainda pagam por suportes físicos, é tratar-nos o melhor possível. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| Assunto: Re: Surpresas pela negativa Ter Fev 05 2013, 15:15 | |
| Nem mais. E julgo que se fosse prática geral a devolução de produtos que de "pure audiophile" apenas têm a bonita etiqueta na capa, este tipo de embuste tenderia, no mínimo a diminuir. Não quero menospresar todas as edições baratas. Muito pelo contrário. Para muitos, como eu, que não possuem um ouvido treinado e à prova de prensagens não audiófilas, é uma maneira de comprar discos baratos e aproximados às grande obras de outros tempos. No entanto, devemos exigir o mínimo de qualidade. Existem vários exemplos de discos a 12 e 15€ que tocam razoavelmente e desses hei-de continuar a comprar e a devolver se não satisfizerem. | |
| Assunto: Re: Surpresas pela negativa Ter Fev 05 2013, 15:22 | |
- Nem mais. E julgo que se fosse prática geral a devolução de produtos que de "pure audiophile" apenas têm a bonita etiqueta na capa, este tipo de embuste tenderia, no mínimo a diminuir. Não quero menospresar todas as edições baratas. Muito pelo contrário. Para muitos, como eu, que não possuem um ouvido treinado e à prova de prensagens não audiófilas, é uma maneira de comprar discos baratos e aproximados às grande obras de outros tempos. No entanto, devemos exigir o mínimo de qualidade. Existem vários exemplos de discos a 12 e 15€ que tocam razoavelmente e desses hei-de continuar a comprar e a devolver se não satisfizerem.
Infelizmente, sempre houve e vão continuar a haver más e até péssimas gravações em todos os formatos. Quem segue o AAO, sabe que é uma prática mais ou menos comum, falarmos da obra, mas também mencionar a qualidade de som e prensagem dos discos, sejam ele novos, velhos, audiófilos ou "normais". _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Fran Membro AAP
Mensagens : 8496 Data de inscrição : 08/12/2011 Localização : Usuário BANIDO
| Assunto: Re: Surpresas pela negativa Ter Fev 05 2013, 15:56 | |
- Boas. Na minha opinião esses problemas são razões suficientes para se devolverem os vinis. Dependendo da política da loja, é perfeitamente plausível considerar isso como um defeito no material. Já me aconteceu duas vezes, uma na Fnac e outra no ElCorteIngles, e foram muito prontos na recepção e troca dos discos. Um deles parecia tinha um som pior que o despertador da cabeceira e o outro, Lioness Hidden Treasures, cuja voz da senhora estava irreconhecível.
Devolver os vinis a quem?! Só se for a quem os produziu, pois neste caso, a loja supostamente não terá qualquer culpa no sucedido. O problema hoje em dia, e já o disse mais do que uma vez, é a falta de controlo de qualidade, e isso nota-se em todas as áreas ... o estarmos na época do consumismo, dá nisto, as coisas são feitas à pressa, e interessam chegar rápido ao consumidor final, seja em que área for. Cpts PS : neste caso especifico do vinil, é rarissimo (ou quase inexistente) haverem situações destas em discos feitos de 1980, para trás | |
| | | Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Surpresas pela negativa Ter Fev 05 2013, 16:05 | |
| - hugo.dionisio escreveu:
. O som parecia vindo de dentro de uma garrafa, especialmente o da Diana Krall.
Isso aconteceu-me à muito tempo com um cd dela....o som parecia que vindo de dentro de uma garrafa. | |
| Assunto: Re: Surpresas pela negativa Ter Fev 05 2013, 16:23 | |
| - Fran escreveu:
- Devolver os vinis a quem?!
Só se for a quem os produziu, pois neste caso, a loja supostamente não terá qualquer culpa no sucedido. Precisamente. Os discos dali seguem para o importador e depois para a origem. Não me passa pela cabeça que os aceitem de tão bom grado para os pendurarem na parede... | |
| | | luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
| Assunto: Re: Surpresas pela negativa Ter Fev 05 2013, 16:32 | |
| nova entrada cá em casa (oferta!)
alan parsons I robot
| |
| | | Ferpina Membro AAP
Mensagens : 10767 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 69 Localização : Assado - Perú
| Assunto: Re: Surpresas pela negativa Ter Fev 05 2013, 21:49 | |
| - luis lopes escreveu:
- nova entrada cá em casa (oferta!)
alan parsons I robot
E ficaste chateado? Ou enganaste-te no tópico? | |
| | | luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
| | | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Surpresas pela negativa | |
| |
| | | | Surpresas pela negativa | |
|