Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistrarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Dúvida isolamento cabos DIY

Ir para baixo 
+5
Stereo
ricardo onga-ku
Palmas
António José da Silva
r4f4
9 participantes
AutorMensagem
r4f4
Membro AAP
r4f4


Mensagens : 289
Data de inscrição : 27/02/2013

Dúvida isolamento cabos DIY Empty
MensagemAssunto: Dúvida isolamento cabos DIY   Dúvida isolamento cabos DIY EmptyQui Fev 28 2013, 23:47

Boas,

O isolamento tem um papel assim tão importante?
Recentemente montei um cabo jack 3,5mm para 2 RCA's com fios de cabo de rede e não usei isolamento nenhum, em comparação com o cabo de marca branca que usava notou-se bem a diferença, grande upgrade, quais seriam os benefícios de usar um isolamento xpto como vejo em muitos cabos DIY?

E também usei cabo coaxial para os cabos das colunas apenas com o isolamento interior (de teflon? ou algo do género, aquele branco que reveste o núcleo do cabo) que também foi uma grande melhoria em comparação aos cabos que tinha antes (cabo de coluna, não sei a marca, já tinha muitos anos)
Ir para o topo Ir para baixo
r4f4
Membro AAP
r4f4


Mensagens : 289
Data de inscrição : 27/02/2013

Dúvida isolamento cabos DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida isolamento cabos DIY   Dúvida isolamento cabos DIY EmptySex Mar 01 2013, 17:41

Ninguém me consegue ajudar?
E relativamente a trançarem/enrolarem os cabos, qual a razão? Eu deixei os meus soltos
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 58
Localização : Quinta do Anjo

Dúvida isolamento cabos DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida isolamento cabos DIY   Dúvida isolamento cabos DIY EmptySex Mar 01 2013, 17:46

r4f4 escreveu:
Boas,

O isolamento tem um papel assim tão importante?



Penso que o isolamento poderá ter muita ou pouca importância, dependendo da sua aplicação e se está ou não sujeita a influencias externas que possam ser nefastas para o sinal. Daí que o melhor talvez seja (aquando da construção dos mesmos), que essa proteção seja considerada.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Dúvida isolamento cabos DIY 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
r4f4
Membro AAP
r4f4


Mensagens : 289
Data de inscrição : 27/02/2013

Dúvida isolamento cabos DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida isolamento cabos DIY   Dúvida isolamento cabos DIY EmptySex Mar 01 2013, 17:52

Então se eu não ouvir nenhumas interferências não perco nada em deixar os cabos sem isolamento?
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 58
Localização : Quinta do Anjo

Dúvida isolamento cabos DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida isolamento cabos DIY   Dúvida isolamento cabos DIY EmptySex Mar 01 2013, 17:54

r4f4 escreveu:
Então se eu não ouvir nenhumas interferências não perco nada em deixar os cabos sem isolamento?


Se estiver tudo dead quiet não deve de haver necessidade.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Dúvida isolamento cabos DIY 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
r4f4
Membro AAP
r4f4


Mensagens : 289
Data de inscrição : 27/02/2013

Dúvida isolamento cabos DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida isolamento cabos DIY   Dúvida isolamento cabos DIY EmptySex Mar 01 2013, 18:07

E relativamente a entrançar/enrolar os cabos?
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 58
Localização : Quinta do Anjo

Dúvida isolamento cabos DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida isolamento cabos DIY   Dúvida isolamento cabos DIY EmptySex Mar 01 2013, 18:39

r4f4 escreveu:
E relativamente a entrançar/enrolar os cabos?


Entrançado aumenta a capacitância para um determinado comprimento, visto que é necessário mais cabo para fazer a mesma distancia. As vantagens e desvantagens e se é ou não audível, acredita que não sou o melhor para comentar. Mas decerto que irão aparecer mais opiniões.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Dúvida isolamento cabos DIY 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
r4f4
Membro AAP
r4f4


Mensagens : 289
Data de inscrição : 27/02/2013

Dúvida isolamento cabos DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida isolamento cabos DIY   Dúvida isolamento cabos DIY EmptySex Mar 01 2013, 18:53

Pois, o melhor é ir experimentado mesmo.
Obrigado pelas respostas
Ir para o topo Ir para baixo
Palmas
Membro AAP
Palmas


Mensagens : 330
Data de inscrição : 27/05/2014
Idade : 58
Localização : Maia e Coimbra

Dúvida isolamento cabos DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida isolamento cabos DIY   Dúvida isolamento cabos DIY EmptySeg Jun 16 2014, 16:49

r4f4 escreveu:
Boas,

O isolamento tem um papel assim tão importante?
Recentemente montei um cabo jack 3,5mm para 2 RCA's com fios de cabo de rede e não usei isolamento nenhum, em comparação com o cabo de marca branca que usava notou-se bem a diferença, grande upgrade, quais seriam os benefícios de usar um isolamento xpto como vejo em muitos cabos DIY?


Não usar isolamento nenhum deve provocar algum problema quando os fios se tocarem!

Na verdade o melhor isolamento é ar seco (apenas ultrapassado pelo vácuo). Se consegue usar um cabo sem isolamento, melhor. Os isolamentos XPTO são isolamentos com caracteristicas dielectricas melhores (tipo teflons e afins), mas nada melhor que o ar!
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Dúvida isolamento cabos DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida isolamento cabos DIY   Dúvida isolamento cabos DIY EmptySeg Jun 16 2014, 17:02

Palmas escreveu:
r4f4 escreveu:
Boas,

O isolamento tem um papel assim tão importante?
Recentemente montei um cabo jack 3,5mm para 2 RCA's com fios de cabo de rede e não usei isolamento nenhum, em comparação com o cabo de marca branca que usava notou-se bem a diferença, grande upgrade, quais seriam os benefícios de usar um isolamento xpto como vejo em muitos cabos DIY?


Não usar isolamento nenhum deve provocar algum problema quando os fios se tocarem!

 Cool 

Palmas escreveu:
Na verdade o melhor isolamento é ar seco (apenas ultrapassado pelo vácuo). Se consegue usar um cabo sem isolamento, melhor. Os isolamentos XPTO são isolamentos com caracteristicas dielectricas melhores (tipo teflons e afins), mas nada melhor que o ar!

Na minha experiência os cabos com melhor desempenho são de condutor unifilar (solid core) e topologia de baixa capacidade, sem blindagem e com material isolador de baixa constante dieléctrica (polietileno ou politetrafluoretileno/teflon).

Mas no caso do sinal proveniente da célula é aconselhável utilizar blindagem.

Há um material que me parece interessante de um ponto de vista conceptual e que ainda não testei: o algodão.

http://gator3075.hostgator.com/~jupiter9/product/cotton-insulated-solid-copper-wire/
Ir para o topo Ir para baixo
Palmas
Membro AAP
Palmas


Mensagens : 330
Data de inscrição : 27/05/2014
Idade : 58
Localização : Maia e Coimbra

Dúvida isolamento cabos DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida isolamento cabos DIY   Dúvida isolamento cabos DIY EmptySeg Jun 16 2014, 17:08

[
Na minha experiência os cabos com melhor desempenho são de condutor unifilar (solid core) e topologia de baixa capacidade, sem blindagem e com material isolador de baixa constante dieléctrica (polietileno ou politetrafluoretileno/teflon).

Mas no caso do sinal proveniente da célula é aconselhável utilizar blindagem.

Há um material que me parece interessante de um ponto de vista conceptual e que ainda não testei: o algodão.

http://gator3075.hostgator.com/~jupiter9/product/cotton-insulated-solid-copper-wire/[/quote]

O algodão parece interessante mas tem três problemas que me levam a não usar: caro, tramado de cortar com exactidão, suja muito fácil.

Deverá também ser propício a absorver humidade (o algodão é naturalmente extremamente higroscópico), o qiue poderá provocar alterações ao sabor do clima.


Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Dúvida isolamento cabos DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida isolamento cabos DIY   Dúvida isolamento cabos DIY EmptySeg Jun 16 2014, 17:50

Palmas escreveu:
O algodão parece interessante mas tem três problemas que me levam a não usar: caro, tramado de cortar com exactidão, suja muito fácil.

Deverá também ser propício a absorver humidade (o algodão é naturalmente extremamente higroscópico), o qiue poderá provocar alterações ao sabor do clima.

Bem visto.
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 64
Localização : Lisboa

Dúvida isolamento cabos DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida isolamento cabos DIY   Dúvida isolamento cabos DIY EmptySeg Jun 16 2014, 21:03

Isto ficava bem no espaço FVM (DAY), mas...

Ora bem, dou mandar para aqui uns «bitaites»... Isolamento e blindagem são coisas bem diferentes. Como já foi dito, há que ter cuidado com a questão capacitância, que por vezes até é querida, mas normalmente é de evitar. Ou seja, deve-se evitar...
Antes demais, a blindagem é, quanto amim, que sou um tanto purista, necessária. Já experimentei sem blindagem e não tenho dúvida, não é por acaso que este tipo de coisa é muito usada. Agora, isto é muito complexo, pois há que ter em conta o que está em causa. E isto é a protecção de contaminantes. Estes podem ser externos ou internos. Externos, desde electricidade «extática»... electricidade parasita, que contamina o sinal seja de sinal seja de rede eléctrica... Interna, porque os condutores se podem contaminar um ao outro.
O isolamento é importante, claro, seja para evitar contactos indesejados, seja para evitar a umidade... O teflon é dos melhores e eu utilizo bastante. Mas há melhores. Nada como fazer alguma experiência. O amigo Manuel MCA já abordou algo interessante, que espero um dia experimentar: a cera de abelha. Por acaso já tenho alguma, mas... Também já tenho pensado comprar manga de algodão. Não é fácil ir por aí, mas...
A ideia seria utilizar o melhor condutor possível e trabalhar a partir daqui. Um exemplo é um que existe de alguma forma limitado. O NEOTECH, unifilar e de topologia rectangular. Este vem isolado a teflon. Eu aconselharia algo do gênero, tipo fita ou rectangular. Para utilizar a cera seria aconselhável um segundo isolamento para proteger a cera. Por isso só mesmo estudando bem isto.
Força nisso! Dúvida isolamento cabos DIY 22692 
Ir para o topo Ir para baixo
alexandremartins
Membro AAP
alexandremartins


Mensagens : 318
Data de inscrição : 31/05/2014
Idade : 51
Localização : Lisboa

Dúvida isolamento cabos DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida isolamento cabos DIY   Dúvida isolamento cabos DIY EmptySeg Jun 16 2014, 21:25

Mistura de pó cortiça com resina vinílica
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 80
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Dúvida isolamento cabos DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida isolamento cabos DIY   Dúvida isolamento cabos DIY EmptyTer Jun 17 2014, 05:14

Pois!? ...
Ele há de tudo? ...

Diz o homem que arremata os sorteios do AAP que "o Áudio é tramado, o que uns adoram os outros ..." e ...
 confused 
Eu faz tempo que usava isto nos dois sistemas principais
Dúvida isolamento cabos DIY 101_5639
KIMBER, Monocle XL

E agora os Kimber estão nas caixas e nos Classificados AAP, e no seu lugar
Dúvida isolamento cabos DIY 101_5657
MUNDORF MCONNECT SGW115 Câble Argent/Or 1.5mm

Encomendados ao metro, cortados e terminados em casa!
Só com uma camisinha de Teflon?...
 Orquestra 

 king
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 52
Localização : Albufeira

Dúvida isolamento cabos DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida isolamento cabos DIY   Dúvida isolamento cabos DIY EmptySáb Out 11 2014, 12:44

[img]Dúvida isolamento cabos DIY 2m6sd8i[/img]

Eu fiz estes há tempos com cat 5E e devido ao aquecimento do amp que tinha na altura Cyrus 3 guardei-os, gostava de saber se os poderei utilisar como IC e se posso revestir com teflon ou outro material. Relativamente ao cabo de prata haverá diferença?
Ir para o topo Ir para baixo
RMD audio
Membro AAP
RMD audio


Mensagens : 67
Data de inscrição : 26/06/2014

Dúvida isolamento cabos DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida isolamento cabos DIY   Dúvida isolamento cabos DIY EmptySáb Out 11 2014, 14:05

Olá

O teu amplificador cyrus estava a aquecer porque como o cabos que fizeste tem imensa capacidade parasita, estava a provocar oscilação do amplificador. Podes não ouvir nada nas colunas mas o amplificador pode estar a oscilar na casa dos megahertz e a provocar o aquecimento excessivo. Existe a possibilidade de queimar a malha zobel do amplificador quando entra em oscilação por isso era bom verificar isso. Já me aconteceu mais que uma vez nas minhas experiências. Dúvida isolamento cabos DIY 22692


Quanto a cabos interconnect com cat5 eu fazia o mais simples, agarras um par torçido, ligas a umas fichas rca e tens um cabo, simples e bastante transparante, sem invenções.

Quanto á blindagem depende de alguns factores, mas regra geral se a impedância da fonte for baixa e o comprimento relativamente curto, podem ter este tipo de cabo sem qualquer penalização em termos de ruido.

Rick
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 52
Localização : Albufeira

Dúvida isolamento cabos DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida isolamento cabos DIY   Dúvida isolamento cabos DIY EmptySáb Out 11 2014, 23:14

Olá Rick

Muito Bem vindo ao Forum peço desculpa de só dar as boas vindas agora mas digamos que andei desaparecido em combate Dúvida isolamento cabos DIY 848499 e é bom saber que temos mais um para ajudar .
Quanto ao cyrus 3 já o despachei á muito e agora é só valvulas ( dynavox 70-2 e pre tpr 1 da Dynavox tambem e uma das razões do aquecimento do cyrus era essencialmente a sua dimensão de chassis e disposição dos elementos muito juntos uns dos outros...vou primeiro comprar um ferro que o outro já era e umas rcas á maneira porque quando os ouvi nas colunas surpreenderam pela alta tranparÊncia logo com as valvulas é capaz de funcionar bem...é uma cabo barato e bate muitos que custam um dinheirão...boas audições Dúvida isolamento cabos DIY 22692
Ir para o topo Ir para baixo
RMD audio
Membro AAP
RMD audio


Mensagens : 67
Data de inscrição : 26/06/2014

Dúvida isolamento cabos DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida isolamento cabos DIY   Dúvida isolamento cabos DIY EmptySáb Out 25 2014, 12:42

Bailote, Obrigado, eu tb não tenho muito tempo para fazer grandes posts aqui no forum, por isso desculpa o atraso na resposta.

Seja como for depois estive a ver o esquema do cyrus 3 e ele tem uma resistência de 0.22ohm na saída por isso não devia oscilar com cargas capacitivas. Pelo que eu percebi do teu post ele aquecia sempre. Já o cyrus 2 não tem resistência nem bobina protectora por isso cuidado com os cabos capacitivos com este aparelho.

Faz os cabos o mais curto possível. Não conheço o dynavox, mas a maioria dos prés a válvulas tem a impedância de saída bastante elevada por isso maior susceptibilidade de captação de ruído.

Para mim um dos problemas dos prés a válvulas é o ganho excessivo. À uns anos fiz uma modificação de um pré da conrad jonhson(fazia conjunto com um premier Cool. O dono gostava de ouvir musica baixo e devido á topologia do atenuador e do imenso ganho, tinha imenso erro entre canais já que o potenciómetro funcionava muito no inicio do curso.

Ele depois vendeu a tralha toda e tem um sistema feito por mim! LOL

Abraço

Rick
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 52
Localização : Albufeira

Dúvida isolamento cabos DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida isolamento cabos DIY   Dúvida isolamento cabos DIY EmptySáb Out 25 2014, 14:27

Obrigado pela dica rick, vai ser apenas uma experiência se não resultar mando fazer um cabo de prata e já está...

Quanto ao alto ganho do Pré eu ainda não fiz o xante no volume do vr70-2 e se calhar já não faço porque depois de varias audições com 4 ouvidos a ouvir eu e o brasa chegá-mos á conclusão que colocando o volume do VR até 1 quarto e subindo o volume do pré o som é excelente e limpinho...e sendo assim quando quero o volume baixinho tenho total controlo nos dois canais.

Dúvida isolamento cabos DIY 22692
Ir para o topo Ir para baixo
RMD audio
Membro AAP
RMD audio


Mensagens : 67
Data de inscrição : 26/06/2014

Dúvida isolamento cabos DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida isolamento cabos DIY   Dúvida isolamento cabos DIY EmptyQui Out 30 2014, 15:15

Não sou grande fan de cabos de prata, mas enfim, se gostas do resultado final...

O ideal para melhorar era reduzires o ganho do amplificador e retirar o Pot, ou ligar directo como tinhas, por selector de fonte no power e despachar o pré. LOL Dúvida isolamento cabos DIY 22692

Reduzir o ganho do amplificador sem ligar ao osciloscopio é complicado. O amp pode oscilar.


Rick
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 52
Localização : Albufeira

Dúvida isolamento cabos DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida isolamento cabos DIY   Dúvida isolamento cabos DIY EmptyQui Out 30 2014, 16:42

Ok Rick Obrigado pela dica no entanto não sei se é por estar modificado com auricaps e novo potenciometro mas gosto ainda mais do som com o pré ligado e estou á espera que o JM me envie três valvulas GE NOS para substituir as de origem do pré o que espero melhorar ainda mais... Dúvida isolamento cabos DIY 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dúvida isolamento cabos DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida isolamento cabos DIY   Dúvida isolamento cabos DIY Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dúvida isolamento cabos DIY
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Dúvida sobre cabos
» Cabos Cabos e mais Cabos
» Pés de isolamento/ desacoplamento
» isolamento parede - Ajuda
» Espuma para isolamento acústico

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Cabos-
Ir para: