.A pedido de várias familias audiófilas de bom gosto, aqui vai a transcrição dos artigos sobre os Led Zeppelin, que o nosso amigo e Admin MJC colocou no tópico Grandes álbuns de Rock
(mais logo coloco também os videos)
Assunto: Re: Grandes álbuns de Rock Qua 24 Nov - 14:55
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Estava eu numa amena troca de correio electrónico com o meu filho (João Ceia nas lides profissionais, Melomaníaco nos fóruns, e tarado na vida real como o Pai)
quando me lembrei de escrever qualquer coisa sobre este álbum.
Trocávamos impressões acerca de efeitos utilizados em estúdio. Recuámos no tempo e parámos no efeito de »flanging« utilizado no tema »Itchycoo Park« dos »Small Faces«.
Esta gravação teve como engenheiro George Chkiantz, o mesmo que foi pioneiro em experiências deste tipo e que, em 1969, trabalhava nos Olympic Studios de Londres, local onde »Whole Lotta Love« do álbum »Led Zeppelin II« foi gravado.
Led Zeppelin • Led Zeppelin II • 1969 • Atlantic
Jimmy Page • guitarras • coros
Robert Plant • voz principal • harmónica
John Bonham • bateria • percussão • tímpanos • coros
John Paul Jones • baixo eléctrico • orgão • coros
Produção • Jimmy Page
Peter Grant • Produtor Executivo
Eddie Kramer • Engenheiro de som e de misturas
George Chkiantz • Engenheiro de som em »Whole Lotta Love« e »What Is and What Should Never Be«
Chris Huston • Engenheiro de som em »The Lemon Song« e »Moby Dick«
Andy Johns • Engenheiro de Som em »Thank You«
Bob Ludwig • Masterização
Um super grupo formado quando se advogava que o talento individual era mais importante que a soma das partes. Os Zeppelin tiveram a vantagem de nunca perderem as suas raízes de vista, bem como terem tido a experiência de alguns anos como músicos de estúdio, o que lhes permitiu abraçar qualquer estilo que lhes permitisse o alcançar das metas musicais pretendidas. E na minha modesta opinião (venha daí o contraditório) a base para o estilo dos Zeppelin, foram os Blues, trabalhados na melhor forma electrónica.
John »Bonzo« Bonham contribuiu com a sua forma de tocar bateria, sólida como um »balão de chumbo« (palavras retiradas de uma frase que terá estado na origem do nome da banda). A voz »torturada« de Robert Plant flutua sobre o ritmo tal como a gordura vem ao cimo num guisado. Não menos importante, as guitarras de Jimmy Page provaram que as afirmações de vários sociólogos, de que a guitarra eléctrica era um símbolo de virilidade, estavam absolutamente correctas. E depois, John Paul Jones. O agente catalizador? Sem dúvida um músico dos pés à cabeça, multi-instrumentista, multi-facetado, multi-multi-multi musicalmente »tudo«.
Muita coisa há para escrever acerca deste álbum. Muita informação, muita polémica, enfim muita riqueza musical, e não só, para absorver.
Resolvi por isso, a partir deste tópico, analisar »Led Zepellin II« música a música.
Conto com a vossa ajuda.
Termino com uma dica sobre a origem do nome da banda. É talvez a versão mais generalizadamente aceite.
Keith Moon (na altura, baterista do grupo The Who) terá comentado sobre o futuro do grupo que Jimmy Page estava então a reunir,
― It will go down »like a lead balloon«.
A expressão tradicional inglesa »Like a lead balloon« e a frase de Moon, significavam literalmente que o grupo de Page »cairia tal qual um balão de chumbo«. O baixista dos mesmos »The Who« terá afirmado que a queda seria mais parecida com a queda de um Zeppelin de chumbo, »Lead Zeppelin«. Page pegou na frase, e a conselho do manager Peter Grant, o soletrar de »lead« foi alterado para »led«, para evitar possíveis erros de pronúncia e interpretação entre »lead-chumbo« e »to lead-liderar«.
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Assunto: Re: Grandes álbuns de Rock Ontem à(s) 14:53
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Led Zeppelin • Led Zeppelin II • 1969 • Atlantic
Lado 1
1. Whole Lotta Love
Se alguma prova fosse necessária quanto à inspiração que os Zeppelin foram buscar aos Blues, este tema apareceria em primeiro lugar. A evidência é tão grande que mais do que inspiração se pode pensar em plágio. Pelo menos assim o considerou Willie Dixon que acusou a banda de plagiar a sua música You Need Love. Tendo ganho em tribunal o direito a uma indemnização Dixon doou o dinheiro correspondente para um programa de aquisição de instrumentos para escolas.
Neste vídeo »You Need Love de Willie Dixon interpretado por Muddy Waters,
Como se esta coincidência não bastasse, atentem nesta interpretação dos Small Faces de You Need Love
E já agora as letras,
Small Faces • You Need Loving • 1967
I'm not foolin', hey women you need coolin'
I'm gonna send ya, right back to schoolin',
They've been way down inside ya, in your heart women, you need lovin'
Ya, love. Alright, I know you need loving baby. Ya, Alright
Well I've been yearnin', Hey Baby, you've been burnin'
Ain't it about time, to get some learnin'
Because we've been down inside ya, deep in your heart women, you need lovin'
Ya, love. Alright, I know you need loving baby. Ya, Alright
Inny, Minney, Miney, Moe
Inny, Minney, Miney, Moe
Can't take it no more, I can't ?mark? it and I can't talk.....
Led Zeppelin • Whole Lotta Love • 1969
You need coolin', baby, I'm not foolin',
I'm gonna send you back to schoolin',
Way down inside honey, you need it,
I'm gonna give you my love,
I'm gonna give you my love.
*Wanna Whole Lotta Love (X4)
You've been learnin', baby, I bean learnin',
All them good times, baby, baby, I've been yearnin',
Way, way down inside honey, you need it,
I'm gonna give you my love... I'm gonna give you my love.
* Chorus
You've been coolin', baby, I've been droolin',
All the good times I've been misusin',
Way, way down inside, I'm gonna give you my love,
I'm gonna give you every inch of my love,
Gonna give you my love.
* Chorus
Way down inside... woman... You need... love.
Shake for me, girl. I wanna be your backdoor man.
Keep it coolin', baby.
Deixando de parte estas coincidências que de fortuito têm muito pouco, passemos a alguns pormenores da gravação deste tema.
Segundo Eddie Kramer, os efeitos de som utilizados durante a mistura do tema, nomeadamente na secção do meio (em forma livre, conhecida como a secção do orgasmo) resultaram do facto de Kramer e Page brincarem com tudo o que era botão/potenciómetro dos equipamentos existentes no estúdio. As variações de panorâmica são por demais evidentes.
No entanto, e independentemente da importância de Eddie Kramer na engenharia de som e mistura deste disco, o efeito de flanging usado, deve-se sobretudo ao facto de George Chkiantzi trabalhar nos Olympic Studios aquando da gravação de Whole Lotta Love e What is and What Should Never Be. Aliás, a engenharia de som da gravação desses dois temas é de Chkiantzi e não de Kramer.
O primeiro encontro em estúdio entre Chkiantzi e Kramer ocorreu durantes as gravações do álbum Small Faces dos Small Faces (engenharia de Chkiantzi) e Axis: Bold as Love de Hendrix (engenharia de Kramer).
Kramer, depois de ouvir o efeito no tema Itchycoo Park utlizou-o em gravações de Hendrix (por exemplo, Little Wing).
Interessante também é o evento em +/- 4’ 16” (logo após o grito de ― Woman. You need it). A nota do baixo está completamente fora em relação às guitarras e bateria (fora: desfasado no tempo, ou mais simplesmente, cada um para seu lado). Mas naquela altura, passou, não sei se propositadamente ou não. Se fosse agora, esta fava era editada no ecrã de um qualquer computador. A diferença é que antigamente quando se editava, editavam-se três ou quatro incorrecções (e não uma música, por vezes, um álbum inteiro. E não havia Autotune para ninhguém). E quando se editava, era à pata, que é o mesmo que dizer, cortando as fitas com lâminas e voltando a unir-las com fita-cola. Se já visualizaram a representação gráfica das ondas num editor áudio, conseguem imaginar a precisão e a experiência que era necessária para cortar a fita no exacto ponto de uma nota, um início de compasso ou tempo.
Também uma curiosidade, e mais uma demonstração de uma certa ingenuidade e espírito de invenção da época, no mesmo ponto da música, e para disfarçar uma fuga da voz de Plant (provavelmente fuga de monitorização ou de captação anterior) e na impossibilidade de regravar a parte ― conta o próprio Kramer ― tentou-se camuflar (como se diz na gíria) o problema pintando-o (mais gíria) com eco (backwards echo). Page gostou do resultado e assim ficou.
Resumindo e concluindo que já se faz tarde, plágio ou não, apresentando erros de gravação, carregadinho de truques de estúdio, o que é certo é que Whole Lotta Love ficará para sempre como um marco na história da música de Rock. E não só.
A frase de guitarra faz parte dos riffs de guitarra mais famosos de sempre. E tal como o soberbo arranjo de bateria de Bonzo, além de propulsionar a música, indica um vai e vem muito sugestivo.
O significado da letra? Não é preciso explicar. É preciso é praticá-lo.
Notas.
1- Termos como flanging, backwards echo, panorâmica, fuga de monitorização, Autotune, serão devidamente descritos no tópico Enciclopédia do AAP.
2- O som das das músicas e a qualidade geral do mesmo, serão tratados num post à parte e não individualmente.
3- Embora de forma reconhecidamente incorrecta, os textos não incluem aspas, comas ou itálicos. A serem incluídos, estes sinais de pontuação seriam tantos que acabariam por carregar demasiadamente o texto.
4- Não creio que a discussão da estrutura musical dos temas seja atraente para este fórum. No entanto, se algum forista assim o entender, estarei sempre disposto a debater o assunto de modo a enriquecer os meus fracos conhecimentos.
5- Não interessa nada para o caso que eu tenha conhecido a minha mulher em 1970 numa festa do Liceu de Oeiras, durante uma actuação da banda à qual, na altura, eu pertencia. Modéstia à parte, eu cantava Whole Lotta Love razoavelmente bem e tal facto produziu os seus efeitos. Dado que este facto não é relevante, não o irei revelar.
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