Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
Assunto: Clipping digital Qua maio 08 2013, 14:22
Hoje estive a escutar o álbum "Blues Singer" do Buddy Guy, uma edição da Silvertone/BMG em CD datada de 2003. O som deste álbum vencedor de um Grammy em 2004, é "encorpado" e "detalhado" de um modo bastante artificial mas com aquele "hiper-realismo" que "soa" bem...o género de gravação que escutamos nas demos de equipamentos high-end quando visitamos um xô. E esse aspecto até teve um lado positivo que foi o de elevar a minha opinião sobre o som que tenho cá em casa, isto porque nunca tinha escutado gravações deste género no meu sistema.
Mas às tantas comecei a escutar uns "estalidos" nas colunas e resolvi analisar uma das faixas; o resultado está à vista...clipping em barda (a vermelho no primeiro gráfico):
O clipping é um dos problemas que afecta as edições em CD, para além da já famosa compressão dinâmica, e resulta da tendência progressiva por parte das editoras de aumentar o "volume" das gravações.
Este vídeo fala um pouco sobre o assunto:
R
Última edição por ricardo onga-ku em Qua maio 08 2013, 15:56, editado 1 vez(es)
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Clipping digital Qua maio 08 2013, 15:16
As muitas brincadeiras possíveis e ao alcance de todos no domínio digital, levam a estes abusos. A tentação de mexer nos botões virtuais é demasiado grande.
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
Assunto: Re: Clipping digital Qua maio 08 2013, 15:55
Isso e a falta de cuidado, talvez porque os discos têm de sair ontem...