Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| Vintage Pilot Radio B1 | |
| | Autor | Mensagem |
---|
ziglib Membro AAP
Mensagens : 50 Data de inscrição : 22/06/2013 Idade : 34 Localização : Coimbra
| Assunto: Vintage Pilot Radio B1 Sáb Jun 22 2013, 22:25 | |
| Olá a todos,
Podem-me dar algumas ajudas sobre este rádio? Vale a pena gastar dinheiro a meter num brinco o mesmo?
Era do meu bisavo e funciona, apenas precisa de alguns toques, nomeadamente mudar o cabo de corrente e uma boa limpeza.
É o modelo da Pilot Radio de 1941 B-1 de 6 valvulas
Tentei alojar as imagens mas não tenho premissão | |
| | | Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Vintage Pilot Radio B1 Sáb Jun 22 2013, 22:30 | |
| - ziglib escreveu:
- Olá a todos,
Podem-me dar algumas ajudas sobre este rádio? Vale a pena gastar dinheiro a meter num brinco o mesmo?
Era do meu bisavo e funciona, apenas precisa de alguns toques, nomeadamente mudar o cabo de corrente e uma boa limpeza.
Tentei alojar as imagens mas não tenho premissão Esses radios só apanham onda media e curta e por isso acho que deves guardá-lo como bibelô num sitio onde faça vista porque é bonito. Deve ser igual a este Quando puderes passa pelo topico das apresentações para te darmos as boas vindas. | |
| | | ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Vintage Pilot Radio B1 Sáb Jun 22 2013, 22:31 | |
| - ziglib escreveu:
- Olá a todos,
Tentei alojar as imagens mas não tenho premissão Se "apenas precisa de alguns toques, nomeadamente mudar o cabo de corrente e uma boa limpeza", isso são tarefas que podem ser efectuadas pelo próprio a custo zero. R | |
| | | ziglib Membro AAP
| Assunto: Re: Vintage Pilot Radio B1 Sáb Jun 22 2013, 23:35 | |
| - Milton escreveu:
- ziglib escreveu:
- Olá a todos,
Tentei alojar as imagens mas não tenho premissão Esses radios só apanham onda media e curta e por isso acho que deves guardá-lo como bibelô num sitio onde faça vista porque é bonito. Deve ser igual a este
Quando puderes passa pelo topico das apresentações para te darmos as boas vindas.
Boas, Vou passar sim senhor. Exactamente, é igual a esse. Mas este tipo de rádios tem algum valor? Acho que ficava melhor junto de um verdadeiro colecionador, pois embora goste de rádios, existe certamente alguem que vai cuidar melhor dele do que eu. | |
| | | Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Vintage Pilot Radio B1 Sáb Jun 22 2013, 23:39 | |
| - Milton escreveu:
Mas este tipo de rádios tem algum valor? Acho que ficava melhor junto de um verdadeiro colecionador, pois embora goste de rádios, existe certamente alguem que vai cuidar melhor dele do que eu. Não percebo, primeiro estavas interessado em restaura-lo porque era do teu avô ... E agora já queres saber quanto vale para o despachares ??? Aqui não te safas...[/quote] | |
| | | ziglib Membro AAP
| Assunto: Re: Vintage Pilot Radio B1 Dom Jun 23 2013, 00:09 | |
| - Milton escreveu:
- ziglib escreveu:
- Milton escreveu:
Mas este tipo de rádios tem algum valor? Acho que ficava melhor junto de um verdadeiro colecionador, pois embora goste de rádios, existe certamente alguem que vai cuidar melhor dele do que eu. Não percebo, primeiro estavas interessado em restaura-lo porque era do teu avô ... E agora já queres saber quanto vale para o despachares ??? Aqui não te safas... Eu gostava de o restaurar sim, mas como apenas apanha médias e curtas( tinha essa duvida que foi esclarecida por ti) acaba por não ter mt interesse para mim, tenho mais outro que apanha o normal.. Dai perguntar se tem algum valor... A ideia é saber se tem algum valor e se me compensa meter como deve ser... | |
| | | Superfrik Membro AAP
Mensagens : 221 Data de inscrição : 22/01/2012 Idade : 52 Localização : Viseu
| Assunto: Re: Vintage Pilot Radio B1 Dom Jun 23 2013, 17:56 | |
| - ziglib escreveu:
- Milton escreveu:
- ziglib escreveu:
- Milton escreveu:
Mas este tipo de rádios tem algum valor? Acho que ficava melhor junto de um verdadeiro colecionador, pois embora goste de rádios, existe certamente alguem que vai cuidar melhor dele do que eu. Não percebo, primeiro estavas interessado em restaura-lo porque era do teu avô ... E agora já queres saber quanto vale para o despachares ??? Aqui não te safas... Eu gostava de o restaurar sim, mas como apenas apanha médias e curtas( tinha essa duvida que foi esclarecida por ti) acaba por não ter mt interesse para mim, tenho mais outro que apanha o normal..
Dai perguntar se tem algum valor... A ideia é saber se tem algum valor e se me compensa meter como deve ser... Meu caro tudo o que é de bom gosto deve ser reparado e realmente gostei da atitude de queres reparar o "bichinho de estimação" que era do teu avô. Sendo que seria bonito fazer esse restauro certamente terias ajuda da malta mesmo tendo alguém que diz que serve de " bibelô" por só apanhar ondas médias e curtas. Mas o Milton certamente só o diz por ser mesmo um bibelô que deve servir de recordação e não para vender pois não tem valor comercial nem muita procura, por isso a pergunta; "Mas este tipo de rádios tem algum valor?" é desfavorável ao interesse de restauro por ter sido do teu avô. Agora reforço a pergunta do Milton queres vender ou restaurar ? A pergunta foi no interesse de saberes se tinhas algo deixado pelo teu avô com valor ? Mesmo sabendo o valor gostarias de reparar para recordares ou tens interesse em reparar para vender ? | |
| | | ziglib Membro AAP
| Assunto: Re: Vintage Pilot Radio B1 Dom Jun 23 2013, 18:02 | |
| - Superfrik escreveu:
- ziglib escreveu:
- Milton escreveu:
- ziglib escreveu:
- Milton escreveu:
Mas este tipo de rádios tem algum valor? Acho que ficava melhor junto de um verdadeiro colecionador, pois embora goste de rádios, existe certamente alguem que vai cuidar melhor dele do que eu. Não percebo, primeiro estavas interessado em restaura-lo porque era do teu avô ... E agora já queres saber quanto vale para o despachares ??? Aqui não te safas... Eu gostava de o restaurar sim, mas como apenas apanha médias e curtas( tinha essa duvida que foi esclarecida por ti) acaba por não ter mt interesse para mim, tenho mais outro que apanha o normal..
Dai perguntar se tem algum valor... A ideia é saber se tem algum valor e se me compensa meter como deve ser... Meu caro tudo o que é de bom gosto deve ser reparado e realmente gostei da atitude de queres reparar o "bichinho de estimação" que era do teu avô. Sendo que seria bonito fazer esse restauro certamente terias ajuda da malta mesmo tendo alguém que diz que serve de "bibelô" por só apanhar ondas médias e curtas. Mas o Milton certamente só o diz por ser mesmo um bibelô que deve servir de recordação e não para vender pois não tem valor comercial nem muita procura, por isso a pergunta; "Mas este tipo de rádios tem algum valor?" é desfavorável ao interesse de restauro por ter sido do teu avô. Agora reforço a pergunta do Milton queres vender ou restaurar ? A pergunta foi no interesse de saberes se tinhas algo deixado pelo teu avô com valor ? Mesmo sabendo o valor gostarias de reparar para recordares ou tens interesse em reparar para vender ? Superfrik, Eu tinha interesse em restaurar se houvesse alguma forma de meter a dar as ditas rádios normais. Sou-lhe sincero, ter o rádio parado só para dizer que sim, não tem qualquer interesse para mim. Parece-me estar em bom estado e certamente não precisa de grande coisa, apenas mudar fios, uma limpeza e pouco mais, a questão é que o uso que iria ter era meramente de "exposição" pois na prática nunca ia funcionar... Dai também não lhe saber dizer se quero manter ou tentar vender | |
| | | Superfrik Membro AAP
Mensagens : 221 Data de inscrição : 22/01/2012 Idade : 52 Localização : Viseu
| Assunto: Re: Vintage Pilot Radio B1 Dom Jun 23 2013, 18:13 | |
| - ziglib escreveu:
- Superfrik escreveu:
- ziglib escreveu:
- Milton escreveu:
- ziglib escreveu:
- Milton escreveu:
Dai perguntar se tem algum valor... A ideia é saber se tem algum valor e se me compensa meter como deve ser... Meu caro tudo o que é de bom gosto deve ser reparado e realmente gostei da atitude de queres reparar o "bichinho de estimação" que era do teu avô. Sendo que seria bonito fazer esse restauro certamente terias ajuda da malta mesmo tendo alguém que diz que serve de "bibelô" por só apanhar ondas médias e curtas. Mas o Milton certamente só o diz por ser mesmo um bibelô que deve servir de recordação e não para vender pois não tem valor comercial nem muita procura, por isso a pergunta; "Mas este tipo de rádios tem algum valor?" é desfavorável ao interesse de restauro por ter sido do teu avô. Agora reforço a pergunta do Milton queres vender ou restaurar ? A pergunta foi no interesse de saberes se tinhas algo deixado pelo teu avô com valor ? Mesmo sabendo o valor gostarias de reparar para recordares ou tens interesse em reparar para vender ?
Superfrik, Eu tinha interesse em restaurar se houvesse alguma forma de meter a dar as ditas rádios normais. Sou-lhe sincero, ter o rádio parado só para dizer que sim, não tem qualquer interesse para mim. Parece-me estar em bom estado e certamente não precisa de grande coisa, apenas mudar fios, uma limpeza e pouco mais, a questão é que o uso que iria ter era meramente de "exposição" pois na prática nunca ia funcionar...
Dai também não lhe saber dizer se quero manter ou tentar vender Ok. Então a resposta já foi dada anteriormente pelo ricardo onga-ku....e pelo Milton sem custo tens um "bibelô" de recordação do teu avô. | |
| | | ziglib Membro AAP
| Assunto: Re: Vintage Pilot Radio B1 Dom Jun 23 2013, 18:33 | |
| Já agora pergunto,
Existe alguma forma de colocar a dar as ditas rádios normais? | |
| | | Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Vintage Pilot Radio B1 Dom Jun 23 2013, 19:32 | |
| - ziglib escreveu:
- Já agora pergunto,
Existe alguma forma de colocar a dar as ditas rádios normais? Impossivel . Isso apanha "radios normais" mas em onda media e apenas 2 ou 3 estações... Com sorte e dependendo da tua situação geografica, talvez tambem apanhes emissões espanholas e francesas. Mas isto com uma qualidade muito inferior ao FM Todas as outras estão na banda de FM que essa radio não tem. | |
| | | Audiovac Membro AAP
Mensagens : 74 Data de inscrição : 09/06/2013 Localização : Lisboa
| Assunto: Benvindo ziglib Seg Jun 24 2013, 14:30 | |
| Benvindo, e parabéns pelo seu rádio, porque hoje em dia esses objectos estão a tornar-se cada vez mais raros. Mas SOBRETUDO, se quer um conselho, NÃO O LIGUE À CORRENTE antes de ele ser revisto, pois pode queimá-lo... além disso pode ser de 110V e não 220V... O problema em geral não são as válvulas, mas sim os condensadores que envelhecem, e alguns desses rádios tinham cabos com isolamento de borracha, que se decompõe com o tempo, e devem imperativamente ser substituídos. E às vezes uma ou duas resistências. Com sorte, não precisará de mais nada. Mas olhe que mesmo em onda média, e com poucas estações disponíveis, dá sempre imenso prazer ouvi-los. Se ele tiver (como presumo) uma tomada "Phono" da parte de trás, poderá depois ligá-lo a um prato de 78 rotações (não vale a pena pensar num 33-45-78, pois não tem ganho suficiente para isso) e ouvir discos dos anos 30 ou 40... Boa sorte | |
| | | ziglib Membro AAP
| Assunto: Re: Vintage Pilot Radio B1 Ter Jun 25 2013, 19:09 | |
| Deixei ontem o rádio numa casa da especialidade para me darem uma ideia do que precisa e não precisa.
Hoje já me ligaram e o arranjo que em principio nao vou fazer fica em 130€ | |
| | | Audiovac Membro AAP
Mensagens : 74 Data de inscrição : 09/06/2013 Localização : Lisboa
| Assunto: Um conselho... Qua Jun 26 2013, 01:59 | |
| Não se desfaça dele. Deixe-o estar em cima de um móvel ou guarde-o, pois mais tarde é capaz de ter pena de se ter desfeito dele, e mesmo que agora não tenha dinheiro para o arranjar, poderá fazê-lo em qualquer altura no futuro.
Os rádios desta época têm SEMPRE arranjo... há milhões de válvulas em stock, e os condensadores, resistências, etc, são standard e podem comprar-se sem problema.
Cumps. | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Vintage Pilot Radio B1 Qua Jun 26 2013, 02:04 | |
| - Audiovac escreveu:
- Não se desfaça dele. Deixe-o estar em cima de um móvel ou
guarde-o, pois mais tarde é capaz de ter pena de se ter desfeito dele, e mesmo que agora não tenha dinheiro para o arranjar, poderá fazê-lo em qualquer altura no futuro.
Os rádios desta época têm SEMPRE arranjo... há milhões de válvulas em stock, e os condensadores, resistências, etc, são standard e podem comprar-se sem problema.
Cumps. Um bom conselho. É a perseveração de um pouco da história da família. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | ziglib Membro AAP
| Assunto: Re: Vintage Pilot Radio B1 Qua Jun 26 2013, 11:08 | |
| Pois, têm razão... Este tipo de peças é importante preservar.
Contudo, como sou estudante, dificilmente vou pagar os 130€ do arranjo do mesmo.
Superfrik, assim que logo souber quais são as peças que precisa digo-lhe alguma coisa | |
| | | ziglib Membro AAP
| Assunto: Re: Vintage Pilot Radio B1 Sáb Jun 29 2013, 13:08 | |
| Bem,
Já soube o que o "bicho" precisa, precisa de condensados, uma resistência e um transformador dai dar o valor de 130€ de arranjo De resto, tudo impecavel | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Vintage Pilot Radio B1 | |
| |
| | | | Vintage Pilot Radio B1 | |
|