| Troca de Células | |
|
+6Milton António José da Silva fredy luis lopes seven aliens 10 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
aliens Membro AAP
Mensagens : 572 Data de inscrição : 12/07/2010 Idade : 59 Localização : Algures no Eter do Universo Musical
| Assunto: Troca de Células Sáb Set 07 2013, 14:31 | |
| Deixo aqui aqui uma experiência de trocas de células, no meu Thorens TD160MKII que comprei e que tinha sido mexido e afinado pelo RB tinha instalada uma Sumiko Pearl, produzia um som agradável mas ao mesmo tempo não me satisfazia, como tinha uma Nagaoka MP-110 e após algumas indecisões de trocá-las ou não pois como a Pearl tinha sido uma escolha do RB e quem melhor do que ele para a escolha da mesma no conjunto, mas como a Nagaoka tinha saído para o mercado após a afinação por ele efectuada 2002, decidi-me finalmente e fiz a troca e surpresa ou não o som reproduzido pela Nagaoka nada tinha a haver com a Pearl, som mais definido em todas os sentidos desde o palco sonoro, graves, médios e agudos tudo ganhou uma maior definição. Ngaoka Pearl | |
|
| |
seven Membro AAP
| Assunto: Re: Troca de Células Dom Set 22 2013, 19:05 | |
| Eu pessoalmente não gosto muito da Pearl, ainda recentemente montei uma Ortofon 2mred a substituir uma a um amigo num rega2 e as melhorias foram muito substanciais...
Abraço,
Seven | |
|
| |
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
| Assunto: Re: Troca de Células Dom Set 22 2013, 19:09 | |
| também sou a favor da 2mred. gosto da prestação dela.
| |
|
| |
aliens Membro AAP
Mensagens : 572 Data de inscrição : 12/07/2010 Idade : 59 Localização : Algures no Eter do Universo Musical
| Assunto: Re: Troca de Células Sáb Out 19 2013, 22:03 | |
| - aliens escreveu:
- Deixo aqui aqui uma experiência de trocas de células, no meu Thorens TD160MKII que comprei e que tinha sido mexido e afinado pelo RB tinha instalada uma Sumiko Pearl, produzia um som agradável mas ao mesmo tempo não me satisfazia, como tinha uma Nagaoka MP-110 e após algumas indecisões de trocá-las ou não pois como a Pearl tinha sido uma escolha do RB e quem melhor do que ele para a escolha da mesma no conjunto, mas como a Nagaoka tinha saído para o mercado após a afinação por ele efectuada 2002, decidi-me finalmente e fiz a troca e surpresa ou não o som reproduzido pela Nagaoka nada tinha a haver com a Pearl, som mais definido em todas os sentidos desde o palco sonoro, graves, médios e agudos tudo ganhou uma maior definição.
Ngaoka
Pearl
Mas porque é que não sou capaz de estar quieto???? Hoje e após uma aquisição nova, Audio Technica AT 20 SLa com agulha ATN 15XE, aqui deixo repetido precisamente o que anteriormente disse em relação á Pearl e á Ngaoka, o som reproduzido pela Audio Technica nada tinha a haver com a Nagaoka, som mais definido em todas os sentidos desde o palco sonoro, graves, médios e agudos tudo ganhou uma maior definição. Vai lá vai, o melhor é parar senão cada vez que experimento | |
|
| |
fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
| Assunto: Re: Troca de Células Sáb Out 19 2013, 22:07 | |
| Olá Vejo que foi uma boa aquisição. Fredie | |
|
| |
aliens Membro AAP
| Assunto: Re: Troca de Células Sáb Out 19 2013, 22:18 | |
| - fredy escreveu:
- Olá
Vejo que foi uma boa aquisição. Fredie Podes querer estou bastante satisfeito com ela até agora, pula com um peso e 1,75 gr, pois o que li dizia de ,75 a um 1,75, mas aceito conselhos. Obrigado maltinha. | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Troca de Células Sáb Out 19 2013, 22:23 | |
| E se um dia lhe colocares uma shibata.... _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
aliens Membro AAP
| Assunto: Re: Troca de Células Sáb Out 19 2013, 22:42 | |
| | |
|
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Troca de Células Sáb Out 19 2013, 22:45 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
aliens Membro AAP
| Assunto: Re: Troca de Células Sáb Out 19 2013, 23:31 | |
| - aliens escreveu:
- pula com um peso de 1,75 gr, pois o que li dizia de ,75 a um 1,75, mas aceito conselhos.
Obrigado maltinha. Vá lá, vá lá uma ajudinha maltinha. | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Troca de Células Dom Out 20 2013, 00:10 | |
| - aliens escreveu:
- aliens escreveu:
- pula com um peso de 1,75 gr, pois o que li dizia de ,75 a um 1,75, mas aceito conselhos.
Obrigado maltinha. Vá lá, vá lá uma ajudinha maltinha. Eu não a punha com o VTF maximo....talvez 1,50 gr ou 1,60 | |
|
| |
seven Membro AAP
| Assunto: Re: Troca de Células Dom Out 20 2013, 09:27 | |
| Muita gente aconselhe sempre o peso no máximo ou até muito ligeiramente acima. Mas o melhor é experimentar variar e ouvir...
Abraço,
Seven | |
|
| |
aliens Membro AAP
| Assunto: Re: Troca de Células Dom Out 20 2013, 13:06 | |
| Boas desculpem estar a ser chato, mas quais as consequências que poderiam advir, de se utilizar o VTF maximo ou mais alto? | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Troca de Células Dom Out 20 2013, 13:16 | |
| - aliens escreveu:
- Boas desculpem estar a ser chato, mas quais as consequências que poderiam advir, de se utilizar o VTF maximo ou mais alto?
Eu acho que "castiga " o cantilever , e eles metem lá um valor de VTF maximo por alguma razão. Não estou a duvidar que toque melhor com mais VTF, mas pode faze-lo durante menos tempo... | |
|
| |
fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
| Assunto: Re: Troca de Células Dom Out 20 2013, 13:30 | |
| Olá A célula está feita para trabalhar em determinadas condições, se ultrapassamos essas condições algo vai sofrer... como o Milton diz o cantilever deve ser um deles. Fredie | |
|
| |
aliens Membro AAP
| Assunto: Re: Troca de Células Dom Out 20 2013, 17:07 | |
| Acabei por experimentar de, 1,45; a 1,75 subindo de 5 gr em 5 gr, acabou por ficar no 1,65 gr pareceu-me a mais equilibrada. | |
|
| |
| Assunto: Re: Troca de Células Dom Out 20 2013, 17:16 | |
| Não penso que o cantilever em si possa sofrer com o peso a mais, mas sim a própria suspensão. Mas em relação ao peso colocado na célula, outros aspeto que pode ser negativo, é o fato de com peso a mais (ou a menos) a posição entre o imã em relação ás bobines fixas (no caso da célula em questão) não ficar correto no apoio normal (não modula ou estático) o que faz com que toda a energia gerada e que vai no fim ser transformado em musica, possa ficar incorreto. Claro que também tem a haver com as forças de inercia em questão, mas pelo menos, devemos de respeitar os pesos para que o posicionamento seja eletricamente correto. Se tudo isso é muito ou pouco audível, é outro assunto e que provavelmente envolve muitas variáveis. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Troca de Células Dom Out 20 2013, 17:56 | |
| - aliens escreveu:
- Acabei por experimentar de, 1,45; a 1,75 subindo de 5 gr em 5 gr, acabou por ficar no 1,65 gr pareceu-me a mais equilibrada.
Usas alguma balança ou ajustas só pela marcação do contrapeso ? | |
|
| |
aliens Membro AAP
| Assunto: Re: Troca de Células Dom Out 20 2013, 18:04 | |
| - Milton escreveu:
- aliens escreveu:
- Acabei por experimentar de, 1,45; a 1,75 subindo de 5 gr em 5 gr, acabou por ficar no 1,65 gr pareceu-me a mais equilibrada.
Usas alguma balança ou ajustas só pela marcação do contrapeso ? Uso uma balança igual a esta: ajustando com o contrapeso penso que seja assim correcto? | |
|
| |
| Assunto: Re: Troca de Células Dom Out 20 2013, 18:07 | |
| - aliens escreveu:
- Milton escreveu:
- aliens escreveu:
Usas alguma balança ou ajustas só pela marcação do contrapeso ? Uso uma balança igual a esta:
ajustando com o contrapeso penso que seja assim correcto? Igual há que uso há vários anos. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Troca de Células Dom Out 20 2013, 18:23 | |
| | |
|
| |
seven Membro AAP
| Assunto: Re: Troca de Células Seg Out 21 2013, 10:00 | |
| Eu também uso uma dessas...com marca Project.
Abraço,
Seven | |
|
| |
aliens Membro AAP
| Assunto: Re: Troca de Células Seg Out 21 2013, 19:29 | |
| Estive a armadilhar com nova cablagem da Ortofon, a ligação headshell Audio Technica iguais a estes: Noto melhoras, ah sim pois tá bem , eu penso que sim vamos ver se não será sugestão . | |
|
| |
fredy Membro AAP
| Assunto: Re: Troca de Células Seg Out 21 2013, 20:16 | |
| Olá Esses cabos são fracos Só têm 4 cores Eu também mudei... com a Célula Technics EPC 270C resultou... com a AudioTechnica AT 3200 ficou na mesma... isto para mim... Fredie | |
|
| |
PedroGV Membro AAP
Mensagens : 588 Data de inscrição : 17/03/2013 Idade : 67 Localização : Parede/Cascais
| Assunto: Re: Troca de Células Ter Nov 12 2013, 19:54 | |
| - aliens escreveu:
- Deixo aqui aqui uma experiência de trocas de células, no meu Thorens TD160MKII que comprei e que tinha sido mexido e afinado pelo RB tinha instalada uma Sumiko Pearl, produzia um som agradável mas ao mesmo tempo não me satisfazia, como tinha uma Nagaoka MP-110 e após algumas indecisões de trocá-las ou não pois como a Pearl tinha sido uma escolha do RB e quem melhor do que ele para a escolha da mesma no conjunto, mas como a Nagaoka tinha saído para o mercado após a afinação por ele efectuada 2002, decidi-me finalmente e fiz a troca e surpresa ou não o som reproduzido pela Nagaoka nada tinha a haver com a Pearl, som mais definido em todas os sentidos desde o palco sonoro, graves, médios e agudos tudo ganhou uma maior definição.
Ngaoka
Pearl
E impresionante verificar como uma mesma celula pode se comportar de um modo tão diverso consoante o sistema no qual seja utilizado. Eu tinha uma Nagaoka mp 110 no gira Pioneer 514, e sempre achei que o som era muito fechado, opaco, nada aberto e sem brilho. Pus uma sumiko pearl e mudou completamente. Som aberto, agudos, medios e graves bem presentes sem estridencias, muito mas ao meu gosto do que com a Nagaoka. Tanto gostei que pus essa celula no gira do sistema principal, um ADC 1600 upgraded por RB. De entre as varias celulas que experimentei, esta sumiko pearl e de longe a que mais me agrada. Depois quis experimentar uma esferica, e comprei uma Sumiko Black Pearl para trabalhar no Pioneer 514, o resultado tambem foi muito bom. Batia de longe a Nagaoka, Audio technica A110, ADC 32 MK III. A Nagaoka ficou relegada aum 3º gira discos que uso pouco, um Panasonic, porque continuo a achar que o som é fechado, opaco e obscuro. Não digo que não seja uma boa celula, mas não faz boa parceria com os meus giras, ou com os meus ouvidos. Isto do vinil e mesmo complexo !!!!!!!!!!!! | |
|
| |
| Assunto: Re: Troca de Células Ter Nov 12 2013, 20:01 | |
| É lixado não é? Mas também torna tudo isto absolutamente delicioso. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
PedroGV Membro AAP
Mensagens : 588 Data de inscrição : 17/03/2013 Idade : 67 Localização : Parede/Cascais
| Assunto: Re: Troca de Células Ter Nov 12 2013, 20:09 | |
| - António José da Silva escreveu:
- É lixado não é?
Mas também torna tudo isto absolutamente delicioso. Sem duvida que é uma delicia, mas obriga a um trabalho de "investigação" e experimentação permanente. Ainda bem que as dicas dos prezados foristas ajudam a melhorar. Abraço | |
|
| |
| Assunto: Re: Troca de Células Ter Nov 12 2013, 20:55 | |
| - PedroGV escreveu:
Ainda bem que as dicas dos prezados foristas ajudam a melhorar.
Abraço Tem dias.... _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
fredy Membro AAP
| Assunto: Re: Troca de Células Ter Nov 12 2013, 21:03 | |
| Olá - Citação :
- PedroGV escreveu...
Não digo que não seja uma boa celula, mas não faz boa parceria com os meus giras, ou com os meus ouvidos. Cá para mim estás a ficar surdo... As células são todas boas tu é que ouves mal... Fredie | |
|
| |
Pierre Membro AAP
Mensagens : 1576 Data de inscrição : 24/11/2010 Idade : 55 Localização : Elvas
| Assunto: Re: Troca de Células Ter Nov 12 2013, 21:44 | |
| Por acaso já tinha referido antes essa sensação da Nagaoka MP110. Um som coeso e firme mas sem ser aberto e com expansão no agudo, algo fechado. Por exemplo a baratucha Audio Technica AT95E revela mais nitidez, abertura e leveza que a Nagaoka. Isto no meu Sansui SR 525. Incompatibilidades de braço, peso de célula é o que penso que seja. Também tenho uma esférica a caminho a ver/ouvir no que dá! | |
|
| |
PedroGV Membro AAP
| Assunto: Re: Troca de Células Ter Nov 12 2013, 22:02 | |
| - Pierre escreveu:
- Por acaso já tinha referido antes essa sensação da Nagaoka MP110. Um som coeso e firme mas sem ser aberto e com expansão no agudo, algo fechado.
Por exemplo a baratucha Audio Technica AT95E revela mais nitidez, abertura e leveza que a Nagaoka. Isto no meu Sansui SR 525. Incompatibilidades de braço, peso de célula é o que penso que seja. Também tenho uma esférica a caminho a ver/ouvir no que dá! Concordo, som bem definido e firme, mas pouco brilho, falta de transparencia. Mas talvez dependa do braço onde trabalhe. | |
|
| |
PedroGV Membro AAP
| Assunto: Re: Troca de Células Ter Nov 12 2013, 22:10 | |
| [quote="fredy"]Olá - Citação :
- PedroGV escreveu...
Não digo que não seja uma boa celula, mas não faz boa parceria com os meus giras, ou com os meus ouvidos. Cá para mim estás a ficar surdo... As células são todas boas tu é que ouves mal... Fredie[/quote Deve ser isso. Sabes se na william taker vendem trompas de eustaquio boas? Se queres posso encomendar tambem para ti e dividimos os portes. | |
|
| |
| Assunto: Re: Troca de Células Ter Nov 12 2013, 22:13 | |
| - PedroGV escreveu:
Se queres posso encomendar tambem para ti e dividimos os portes. [/quote] Pedro, ele é um caso perdido, tinha que ser todo o sistema auditivo. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
raines1978 Membro AAP
Mensagens : 748 Data de inscrição : 12/05/2013 Localização : Coimbra
| Assunto: Re: Troca de Células Ter Nov 12 2013, 23:25 | |
| Nao vejo nada de celulas:D So vejo carros de rally:D | |
|
| |
JCF Membro AAP
Mensagens : 218 Data de inscrição : 08/07/2010 Idade : 61 Localização : Alfragide
| Assunto: Re: Troca de Células Qua Nov 13 2013, 00:29 | |
| A minha experiência com essa Nagaoka foi de um som encorpado e dinâmico mas pouca definição e transparência. Não é má, para quem goste de um som forte pode ser uma boa escolha.
Quanto à VTF eu normalmente alinho pelo valor recomendado pelo fabricante, em regra corresponde ao meio do intervalo. Da minha experiência resulta que um valor demasiado baixo aumenta a distorção, aumenta o nível de agudos e diminui a track ability ou seja será mais facil a agulha saltar em caso de risco, sujidade ou defeito no disco. Pelo contrario uma força maior diminui a distorção mas reduz a resposta nos agudos e torna o som mais opaco mais fechado e menos "arejado". Alem disso uma VTF demasiado elevada pode danificar ou deformar a suspensão e naturalmente acelera o desgaste na agulha. | |
|
| |
raines1978 Membro AAP
Mensagens : 748 Data de inscrição : 12/05/2013 Localização : Coimbra
| Assunto: Re: Troca de Células Qui Nov 14 2013, 00:06 | |
| Afinal uma celula boa de cento e poucos euros como a denon dl -110 ou a AT sao batidas por que celulas de que valores? De uma celula como essas qual será o valor/celula onde se notara uma diferenca significativa? Podem dar uma ideia de boas celulas MM e MC para patamares de preços e que facam diferenca para as anteriores...? Por exemplo nos 100, 250 , 400 euros.... | |
|
| |
fredy Membro AAP
| Assunto: Re: Troca de Células Qui Nov 14 2013, 08:32 | |
| Olá Brincalhões... sistema auditivo ... Eu ouço muitoooooo bemmmmmm ... Fredie | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Troca de Células | |
| |
|
| |
| Troca de Células | |
|