Sistema de Brian Eno para o "Ambient #4 On Land" 1982
4 participantes
Autor
Mensagem
Antracite Membro AAP
Mensagens : 119 Data de inscrição : 02/11/2013 Idade : 41 Localização : LX
Assunto: Sistema de Brian Eno para o "Ambient #4 On Land" 1982 Dom Nov 10 2013, 13:22
Boas pessoal, não sei se conhecem o album, um dos mais geniais trabalhos de Brian Eno.
Na contra-capa o autor dá ao ouvinte os planos para «An "Ambient" Speaker System"
o texto:
I regard this music as environmental: to be experienced from the inside. Accordingly I considered releasing a quadrophonic version of it, an idea I abandoned upon realising that very few people (myself included) own quadrophonic systems.
However, I have for many years been using a three-way speaker system that is both simple to install and inexpensive, and which seems to work very well on any music with a broad stereo image. The effect is subtle but definite - it opens out the music and seems to enlarge the room acoustically.
In addition to a normal stereo hifi system all that is required is one extra loudspeaker and some speaker cable. The usage of this speaker in the three-way system is such that it will not be required to handle very low frequencies: therefore a small or "mini" speaker will be adequate.
As shown in the diagram, the two terminals of the new speaker are connected to the two positive (red) speaker connectors on the amplifier. This speaker is located somewhere behind the listener - at the apex of a triangle whose base is formed by the original loudspeaker set-up. One of the unexpected benefits of this system is an increase in the usable listening area - almost any point in the room will yield good (although not necessarily "accurate") stereo sound.
I arrived at this system by accident, and I don't really know why it works. What seems to happen is that the third speaker reproduces any sound that is not common to both sides of the stereo - i.e., everything that is not located centrally in the stereo image - and I assume that this is because the common information is put out of phase with itself and cancels out.
More technically, the lower the impedance of the added speaker, the louder it will sound. If it is found to be too loud (although this rarely seems to happen), you can either insert a potentiometer (6-12 ohms, at least 10 watts) into the circuit, or move the speaker further away.
O esquema:
Já alguém experimentou este sistema?
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
Assunto: Re: Sistema de Brian Eno para o "Ambient #4 On Land" 1982 Dom Nov 10 2013, 13:43
Isso é interessante....a ver se alguem experimenta(tipo cobaia )
Antracite Membro AAP
Assunto: Re: Sistema de Brian Eno para o "Ambient #4 On Land" 1982 Dom Nov 10 2013, 13:45
Milton escreveu:
Para quem estiver interessado em ouvir o album:
Claro está... em vinil é outra coisa.
reirato Membro AAP
Mensagens : 3642 Data de inscrição : 08/11/2010 Idade : 80 Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa
Assunto: Re: Sistema de Brian Eno para o "Ambient #4 On Land" 1982 Dom Nov 10 2013, 14:38
Milton escreveu:
Tenho ali
um driver , solto, e ao qual não sei bem o que lhe fazer ( Tinha pensado em levá-lo ao Nuno Lopes para um experiência em O/B !? ) e talvez vá work on it!? ...
Antracite Membro AAP
Assunto: Re: Sistema de Brian Eno para o "Ambient #4 On Land" 1982 Dom Nov 10 2013, 14:48
The effect of this is to move any panning sounds right around your body, rather than just from left-to-right in front of you.
That's a simple explanation. The experience however, is something else: sounds are perceived in front, above and behind your head; the room is "full" of sound - ambient sound, or surround sound if you prefer.
It really is quite extraordinary.
Ainda não experimentei porque falta-me cabo de coluna...
reirato Membro AAP
Mensagens : 3642 Data de inscrição : 08/11/2010 Idade : 80 Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa
Assunto: Re: Sistema de Brian Eno para o "Ambient #4 On Land" 1982 Dom Nov 10 2013, 15:18
É o que se designa por sistema OOPS [Out Of Phase Stereo] ! ...
Há aqui muita info:
http://www.sharoma.com/oops.htm
Cuidado em não queimar os amplificadores!!!
Última edição por reirato em Dom Nov 10 2013, 22:54, editado 1 vez(es)
Antracite Membro AAP
Assunto: Re: Sistema de Brian Eno para o "Ambient #4 On Land" 1982 Dom Nov 10 2013, 15:29
reirato escreveu:
Há aqui muita info:
Poor man's surround?
Lol!!!
Vou testar isto esta semana
vai parecer que andei a dar no peyote
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
Assunto: Re: Sistema de Brian Eno para o "Ambient #4 On Land" 1982 Dom Nov 10 2013, 16:31
Se querem som ambiente esqueçam essa ideia maluca e comprem um par de Bose.
R
Antracite Membro AAP
Assunto: Re: Sistema de Brian Eno para o "Ambient #4 On Land" 1982 Dom Nov 10 2013, 21:24
ricardo onga-ku escreveu:
Se querem som ambiente esqueçam essa ideia maluca e comprem um par de Bose.
R
Mas o incrível nisto é o lado autoral do sistema. O Brian Eno coloca esse esquema no próprio album como proposta de audição.
acho que só por isto vale a pena a experiência
reirato Membro AAP
Assunto: Re: Sistema de Brian Eno para o "Ambient #4 On Land" 1982 Sex Nov 15 2013, 18:10
Antracite escreveu:
reirato escreveu:
Há aqui muita info:
Poor man's surround?
Lol!!!
Pois! ...
Eu ...
Rato da Rocha
Estou a tratar de implementar um sistema Out Of Phase Stereo,
Já tenho ali umas colunas algo redundantes e pequeninas, as Wharfedale Diamond III, e um power, que se pode queimar, porque está um Sansui, suplente, no JPinto, para optimização!? ... Só preciso de uns stands pequeninos e baratos, depois estender umas tiradas grandes de cabo de coluna da Cabasse que estavam na reserva, et voilá!! ...
Wish me luck!... Isto vai ficar de andar a cabeça à roda!? ...
Antracite Membro AAP
Assunto: Re: Sistema de Brian Eno para o "Ambient #4 On Land" 1982 Sex Nov 15 2013, 19:04
reirato escreveu:
Antracite escreveu:
reirato escreveu:
Há aqui muita info:
Poor man's surround?
Lol!!!
Pois! ...
Eu ...
Rato da Rocha
Estou a tratar de implementar um sistema Out Of Phase Stereo,
Já tenho ali umas colunas algo redundantes e pequeninas, as Wharfedale Diamond III, e um power, que se pode queimar, porque está um Sansui, suplente, no JPinto, para optimização!? ... Só preciso de uns stands pequeninos e baratos, depois estender umas tiradas grandes de cabo de coluna da Cabasse que estavam na reserva, et voilá!! ...
Wish me luck!... Isto vai ficar de andar a cabeça à roda!? ...
Brian Eno Approves
Conteúdo patrocinado
Assunto: Re: Sistema de Brian Eno para o "Ambient #4 On Land" 1982
Sistema de Brian Eno para o "Ambient #4 On Land" 1982