Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

A paixão pelo Áudio
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

A paixão pelo Áudio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistrarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Pioneer pl 514

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Luis Filipe
Membro AAP
Luis Filipe

Pioneer pl 514 Empty
MensagemAssunto: Pioneer pl 514   Pioneer pl 514 EmptySex Jan 31 2014, 04:02

...ói ói, tendo constatado que vários foristas além de mim possuem este GD gostaria de saber a vossa opinião sobre o mesmo, Pioneer pl 514 491368 
Ir para o topo Ir para baixo
http://luisgomes@agostinhos.com.pt
PedroGV
Membro AAP

Pioneer pl 514 Empty
MensagemAssunto: Re: Pioneer pl 514   Pioneer pl 514 EmptySex Jan 31 2014, 20:55

Boa noite.

Eu não sou a pessoa mais indicada para fazer um review de gira discos, dado que retomei o gosto pelo vinyl em abril do ano pasado, depois de mais de 25 anos com ouvindo cd.

Tem de haver outros foristas bem mais experientes para analizar e dar uma opinião.

No entanto, neste momento estou com 5 gira discos, um deles e o Pioneer 514, com plint em dmd chapado em madeira.

Para mim, com uma celula adequada é mais do que digno gira discos.

Como mais gosto do seu som é com uma shure M75 CM1 com diamante eliptico da Ed Saunders.

Com esta celula e agulha para mim, o som que da o gira satisfaz plenamente os meus ouvidos.

Com a celula Sumiko Pearl, MM e esferica, tambem acho que soa muito bem, com grande amplitude nas frecuencias.

Com m75 aguha conica original Shure, tambem combina de modo para mim excelente.

Outras combinações, todas MM tais como Nagaoka MP 110, Audio technica Ma 110, ADC qlm 32 e 36 MKIII e sumiko Black Pearl (conica) ja não dão os melhores resultado, claro, isto para mim, o que vale o que vale.

O gira e bastante silencioso, o braço facil de calibrar, é semi automatico, o que representa um grau de conforto superior, e acima de tudo eu acho que e em termos esteticos uma autentica beleza. O meu esta fabricado em Portugal.

Seria bom que outros foristas mais experiente se pronunciasem  Pioneer pl 514 22692 

Abraço,
PAINTER
Membro AAP
PAINTER

Pioneer pl 514 Empty
MensagemAssunto: Re: Pioneer pl 514   Pioneer pl 514 EmptySex Jan 31 2014, 22:32

Foi um dos gira-discos que mais me memorizou dos muitos que tive (dezenas).
Achei muito simples e com uma estética elegante. Poderia ser um pouco mais consistente no modo como o chassis está aparafusado à dita base, talvez com reforços de buchas/porcas dentro da própria placa/plinto de aparite folheado. Um prato enorme com peso, o que faz estabilizar a velocidade, sem ruidos.
Um braço muito preciso, silencioso, e fácil de manusear como diz o PedroGV.
Tive outras marcas de giras do mesmo género, em madeira, e o PIONEER foi o que melhor se portou em todos os aspectos (comparo por exemplo com o MARANTZ 6100, o qual não fica nada à frente do PIONEER).
Conclusão: um belíssimo e bom prato.  Pioneer pl 514 22692 
Luis Filipe
Membro AAP
Luis Filipe

Pioneer pl 514 Empty
MensagemAssunto: Re: Pioneer pl 514   Pioneer pl 514 EmptySáb Fev 01 2014, 01:47

...ói ói, obrigado pelas vossas respeitadas opiniões, é que realmente este GD surpreende-me pela positiva e pensar que o comprei p'ra peças de substituição do meu primeiro, o PL 512 X ( le coeur a des raisons qui la raison ne connais pas ) não fosse ele avariar pois está comigo à já uns longos 35 anos e perfeitamente funcional.
Quando pela 1ª vez testei o 514 fiquei de tal maneira agradado que resolvi mudar algumas coisas, troquei o tapete por um DIY em aglomerado de cortiça de 4 mm e a shell original por outra da marca em Al, sendo a cartridge uma Pionner PC Q1, utilizo-o para aqueles discos coçados da idade e do uso mas nostálgicos, vocês sabem do que estou a falar  Orquestra 
PAINTER
Membro AAP
PAINTER

Pioneer pl 514 Empty
MensagemAssunto: Re: Pioneer pl 514   Pioneer pl 514 EmptySáb Fev 01 2014, 11:51

Luis Filipe escreveu:
... utilizo-o para aqueles discos coçados da idade e do uso mas nostálgicos, vocês sabem do que estou a falar  Orquestra 

Como é? Para uso dos discos velhos???? Porquê?
Meu amigo, todos os meus discos são para tocar no mesmo prato, não faço distinção. Tenho discos com mais de 50 anos!!! E tocam como novos. Veja se trata dos vinis como deve ser... estão sujos? Há muitas maneiras de lavar, limpar... é só buscar na GOOGLE! Nenhum dos vinis fazem ruído de uso, exepto aqueles mal editados, que são os brasileiros e portugueses.

Painter
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

Pioneer pl 514 Empty
MensagemAssunto: Re: Pioneer pl 514   Pioneer pl 514 EmptySáb Fev 01 2014, 13:25

PAINTER escreveu:
Luis Filipe escreveu:
... utilizo-o para aqueles discos coçados da idade e do uso mas nostálgicos, vocês sabem do que estou a falar  Orquestra 

Meu amigo, todos os meus discos são para tocar no mesmo prato, não faço distinção. Tenho discos com mais de 50 anos!!! E tocam como novos. Veja se trata dos vinis como deve ser... estão sujos? Há muitas maneiras de lavar, limpar... é só buscar na GOOGLE! Nenhum dos vinis fazem ruído de uso, exepto aqueles mal editados, que são os brasileiros e portugueses.

Painter

O meu também é gira para toda a obra.  Pioneer pl 514 491368 

If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...

The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
PAINTER
Membro AAP
PAINTER

Pioneer pl 514 Empty
MensagemAssunto: Re: Pioneer pl 514   Pioneer pl 514 EmptySáb Fev 01 2014, 14:51

António José da Silva escreveu:
PAINTER escreveu:
Luis Filipe escreveu:

Painter

O meu também é gira para toda a obra.  Pioneer pl 514 491368 

É óbvio que se temos algum discos mais que riscado... fazemos os possíveis por escolher uma agulha mais resistente e averiguar melhor o defeito. Nisso jogo com uma segunda agulha/concha, e mudo. O prato é o mesmo!

Painter
Luis Filipe
Membro AAP
Luis Filipe

Pioneer pl 514 Empty
MensagemAssunto: Re: Pioneer pl 514   Pioneer pl 514 EmptySáb Fev 01 2014, 16:56

...pois acredito, mas então nunca compraram discos na feira da ladra? ou conseguem anular os riscos associados? ensinem-me, sou todo ouvidos, por outro lado como poderei tirar prazer dos vários GDs ( Linn LP 12/ Audio Technica 1005, Roksan Radius/Tabriz, Monitor Audio ET 500/RB 300, Ariston RD 80/ SME 3009) que possuo, olhando só p'ra eles? Pioneer pl 514 1213685197 Pioneer pl 514 447836 
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

Pioneer pl 514 Empty
MensagemAssunto: Re: Pioneer pl 514   Pioneer pl 514 EmptySáb Fev 01 2014, 17:26

Luis Filipe escreveu:
...por outro lado como poderei tirar prazer dos vários GDs ( Linn LP 12/ Audio Technica 1005, Roksan Radius/Tabriz, Monitor Audio ET 500/RB 300, Ariston RD 80/ SME 3009) que possuo, olhando só p'ra eles? Pioneer pl 514 1213685197 Pioneer pl 514 447836 

À valente.  Pioneer pl 514 754215 

Joseph Le Conte
PAINTER
Membro AAP
PAINTER

Pioneer pl 514 Empty
MensagemAssunto: Re: Pioneer pl 514   Pioneer pl 514 EmptySáb Fev 01 2014, 17:28

Luis Filipe escreveu:
...pois acredito, mas então nunca compraram discos na feira da ladra? ou conseguem anular os riscos associados? ensinem-me, sou todo ouvidos, por outro lado como poderei tirar prazer dos vários GDs ( Linn LP 12/ Audio Technica 1005, Roksan Radius/Tabriz, Monitor Audio ET 500/RB 300, Ariston RD 80/ SME 3009) que possuo, olhando só p'ra eles? Pioneer pl 514 1213685197 Pioneer pl 514 447836 

Há um tópico sobre riscos no vinis (grooves) neste fórum  Pioneer pl 514 22692 

https://www.audioanalogicodeportugal.net/t6578-reparacao-de-grooves?highlight=grooves

lol lol lol tantos giras? Pois, eu tive esse embaraço. Fui comprando todos os giras com mecanismos diferentes, só para estudar e compreender. Cheguei a ter 24 giras em caixas. Depois de me "inteirar" do assunto, fui vendendo os mesmos giras na maioria recuperados/restaurados. Neste momento só tenho 2 THORENS a funcionar, 1 TEAC TN-80 a ser recuperado e um L75 a ser transformado. É na intenção de ficar só com estes dois últimos. Para quê ficar com os outros? Para ficar a olhar para eles como você diz?
Ao menos para outros que procuram iniciar no vinil, vendo.

Painter
Luis Filipe
Membro AAP
Luis Filipe

Pioneer pl 514 Empty
MensagemAssunto: Re: Pioneer pl 514   Pioneer pl 514 EmptySáb Fev 01 2014, 19:24

...obrigado pelo tópico dos grooves, já o tinha vasculhado e os respectivos comentários, agora imagina fazer isso a +100 LP's, e a propósito, já algum forista experimentou? e com resultados positivos? Em relação aos GDs, devo de estar na fase que tu já superaste, mas se pensar até que não são tantos assim pois tenho 2 filhos já com " bichinho", por outro lado não é propriamente prático estar a mudar cabeças visto a maioria dos braços não terem as shell amovíveis. Todos são usados quase diariamente. Pioneer pl 514 317942 
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

Pioneer pl 514 Empty
MensagemAssunto: Re: Pioneer pl 514   Pioneer pl 514 EmptySáb Fev 01 2014, 20:00

Mas o melhor continua a ser comprar e ter vinil em bom estado.  Pioneer pl 514 491368 

Joseph Le Conte
Luis Filipe
Membro AAP
Luis Filipe

Pioneer pl 514 Empty
MensagemAssunto: Re: Pioneer pl 514   Pioneer pl 514 EmptySáb Fev 01 2014, 22:18

Mas o melhor continua a ser comprar e ter vinil em bom estado.  Pioneer pl 514 491368 
...ou talvez investir numa Okki . E desistir de comprar nas feiras. Chegaram-me ontem Queen - A Night At the Opera e Phil Manzanera - K-Scope como novos comprados no ebay, o meu principal fornecedor tanto pela oferta como até pelo valor da compra que mesmo com portes continua abaixo do que por cá se pratica Pioneer pl 514 491368 
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

Pioneer pl 514 Empty
MensagemAssunto: Re: Pioneer pl 514   Pioneer pl 514 EmptySáb Fev 01 2014, 22:25

Luis Filipe escreveu:
...ou talvez investir numa Okki . E desistir de comprar nas feiras. Chegaram-me ontem Queen - A Night At the Opera e Phil Manzanera - K-Scope como novos comprados no ebay, o meu principal fornecedor tanto pela oferta como até pelo valor da compra que mesmo com portes continua abaixo do que por cá se pratica Pioneer pl 514 491368 

Eu comparo sempre ebay e disogs e escolho o mais em conta, e normalmente é o discogs. Estes são os meus grandes fornecedores, mais um ou outra lista privada.

Quanto aos discos nas feiras, é uma questão de se ver bem o que se compra, e só comprar o que está porreiro. Claro que uma maquineta para lavar discos é absolutamente indispensável.

Joseph Le Conte
Luis Filipe
Membro AAP
Luis Filipe

Pioneer pl 514 Empty
MensagemAssunto: Re: Pioneer pl 514   Pioneer pl 514 EmptySáb Fev 01 2014, 22:52

Luis Filipe escreveu:

Eu comparo sempre ebay e disogs e escolho o mais em conta, e normalmente é o discogs. Estes são os meus grandes fornecedores, mais um ou outra lista privada.

Quanto aos discos nas feiras, é uma questão de se ver bem o que se compra, e só comprar o que está porreiro. Claro que uma maquineta para lavar discos é absolutamente indispensável.

...tb uso o Discogs mas nem sempre encontro o que procuro (ou talvez não saiba procurar) e para lavar uso a Knosti...
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

Pioneer pl 514 Empty
MensagemAssunto: Re: Pioneer pl 514   Pioneer pl 514 EmptySáb Fev 01 2014, 22:59

Luis Filipe escreveu:
... e para lavar uso a Knosti...

E serve muito bem. Sem lavar é que não.

Joseph Le Conte
ducar
Membro AAP
ducar

Pioneer pl 514 Empty
MensagemAssunto: Re: Pioneer pl 514   Pioneer pl 514 EmptySeg Fev 24 2014, 21:49

PedroGV escreveu:
Boa noite.

Eu não sou a pessoa mais indicada para fazer um review de gira discos, dado que retomei o gosto pelo vinyl em abril do ano pasado, depois de mais de 25 anos com ouvindo cd.

Tem de haver outros foristas bem mais experientes para analizar e dar uma opinião.

No entanto, neste momento estou com 5 gira discos, um deles e o Pioneer 514, com plint em dmd chapado em madeira.

Para mim, com uma celula adequada é mais do que digno gira discos.

Como mais gosto do seu som é com uma shure M75 CM1 com diamante eliptico da Ed Saunders.

Com esta celula e agulha para mim, o som que da o gira satisfaz plenamente os meus ouvidos.

Com a celula Sumiko Pearl, MM e esferica, tambem acho que soa muito bem, com grande amplitude nas frecuencias.

Com m75 aguha conica original Shure, tambem combina de modo para mim excelente.

Outras combinações, todas MM tais como Nagaoka MP 110, Audio technica Ma 110, ADC qlm 32 e 36 MKIII e sumiko Black Pearl (conica) ja não dão os melhores resultado, claro, isto para mim, o que vale o que vale.

O gira e bastante silencioso, o braço facil de calibrar, é semi automatico, o que representa um grau de conforto superior, e acima de tudo eu acho que e em termos esteticos uma autentica beleza. O meu esta fabricado em Portugal.

Seria bom que outros foristas mais experiente se pronunciasem  Pioneer pl 514 22692 

Abraço,

Engraçado eu tenho um PL-516X do cj dos 606 e a combinação que mais gostei foi precisamente uma Shure só que neste caso foi uma M75B

Pioneer pl 514 O6b0

Pioneer pl 514 14pd
Conteúdo patrocinado

Pioneer pl 514 Empty
MensagemAssunto: Re: Pioneer pl 514   Pioneer pl 514 Empty

Pioneer pl 514
Ir para o topo 
Página 1 de 1