Assunto: aiwa 22 Seg Mar 03 2014, 20:47
Boas pessoal do AAP como podem reparar este é o meu primeiro post (pelo que peço desculpa se este for o local errado, confesso que não tinha bem a certeza sobre onde criar o tópico).
E tal como novato no forum posso ainda dizer, que sou mais do que novato no que se trata a equipamento audio
Vou ser sincero registei-me aqui no forum por conselho de um utilizador de outro site, que me disse que a minha duvida seria esclarecida com maior precisão aqui.
Pois então cá vai:
Estou prestes a adquirir um conjunto aiwa a22 + r22 (amp+tuner) através de uma troca. São umas coisinhas iguais a estas:
O que me dizem da qualidade destes equipamentos? vale a pena ou é uma perca de tempo?
Tenho visto umas opiniões online, que na altura que saíram eram excelentes, que tiveram muita saída, e que varias marcas tentaram a mesma receita embora não com tanto sucesso.
Alguém conhece este amplificador e este tuner ou a qualidade desta serie 22?
É que eu não consigo encontrar muita informação sobre este equipamento, pelo que me pedia que me ajudassem!
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
Assunto: Re: aiwa 22 Seg Mar 03 2014, 20:57
era bom passares na apresentação, para te conhecermos?...
valve Membro AAP
Assunto: Re: aiwa 22 Seg Mar 03 2014, 21:09
luis lopes escreveu:
era bom passares na apresentação, para te conhecermos?...
cabeça a minha...
feito
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
Assunto: Re: aiwa 22 Seg Mar 03 2014, 21:29
esses desconheço, mas a aiwa fez bons equipamentos, e quem sabe ligados a umas boas colunas,... alguma info: http://www.vintageaudiobliss.com/2012/02/aiwa-a22-micro-component-stereo.html
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: aiwa 22 Seg Mar 03 2014, 21:47
Provavelmente já deste de caras com este site, e pelo que leio, não há razoes para não ficares com essa pequena maravilha.
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
valve Membro AAP
Assunto: Re: aiwa 22 Seg Mar 03 2014, 21:50
Sim, foi esse mesmo que me deu mais vontade de o adquirir.
Mas com tanta falta de informação sobre o mesmo, fiquei na dúvida.
uma das minhas dúvidas é:
Eu mais tarde pretendo construir um sistema 5.1 para cinema/tv (com um reciever modesto, que o t€mpo não anda bom para brincadeiras);
Se eu adquirir este aiwa posso futuramente integra-lo com o reciever, para quando quiser ouvir musica uso o aiwa (usando as frontais), quando for ver um filme utilizo o reciever? (utilizando o 5.1)
Ou não compensa de todo integrar esta serie 22 com um sistema actual?
enxuto Membro AAP
Assunto: Re: aiwa 22 Seg Mar 03 2014, 21:56
Ainda por cima tem bom ar.
O que pretendes, lá ser possível, deve ser... mas não é a situação ideal.
luis lopes Membro AAP
Assunto: Re: aiwa 22 Seg Mar 03 2014, 21:59
na minha prespectiva, será sempre e unicamente, um sistema só para audio. nada de mix.
valve Membro AAP
Assunto: Re: aiwa 22 Seg Mar 03 2014, 22:03
pois... é essa a ideia que tenho também.
Se ficar com ele tenho que pesquisar umas colunas que €ncaixem bem no bixo...
luis lopes Membro AAP
Assunto: Re: aiwa 22 Seg Mar 03 2014, 22:06
ai é só uma questão de orçamento,... e sempre que possivel ouvir com o sistema.
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: aiwa 22 Seg Mar 03 2014, 22:08
O melhor é manter o sistema de som separado do sistema dos bombardeamentos.
valve Membro AAP
Assunto: Re: aiwa 22 Seg Mar 03 2014, 22:26
ahah "cada macaco no seu galho" portanto
Vou tentar seguir esse conselho, que me parece o mais acertado
Já agora se não for pedir demais, caso alguém tenha uma digitalização do manual e que a possa partilhar, agradeço que o faça aqui, pois é uma coisa que ando à procura à dias e não encontro.
e desde já um muito obrigado a todos
valve Membro AAP
Assunto: Re: aiwa 22 Seg Mar 03 2014, 22:44
esse site infelizmente não tem o manual de utilizador/serviço do A22 só do P22, R22 (o tuner)...
Mas já é uma ajuda. Obrigado
jose.ribeiro Membro AAP
Mensagens : 701 Data de inscrição : 06/12/2012 Idade : 43 Localização : Gondomar
Assunto: Re: aiwa 22 Ter Mar 04 2014, 09:16
valve escreveu:
Vou ser sincero registei-me aqui no forum por conselho de um utilizador de outro site, que me disse que a minha duvida seria esclarecida com maior precisão aqui.
Olá companheiro.
Já estou a ver que seguis-te o meu conselho.
Na minha modesta opinião, o amp não tem grande potência para lidar com colunas mais exigentes, agora com umas colunas bem casadas ligadas, acho que deve arrumar com esse sistema 5,1 em qualidade de som.
aqui um video dele a funcionar:
Um ponto a favor do amp é ter entrada para gira. Convem ouvir o amp primeiro, para ver se ele está em boa forma (se não estiver, convem que seja adquirido por um valor baixo, para depois ser possivel leva-lo ao Sr. Joaquim Pinto e coloca-lo melhor do que de fabrica) visto que já são uns anos valentes em cima desses componentes.
Resumindo, é pensar que com esta troca, tambem vai ser necessário adquirir umas colunas com uma boa sensibilidade para o amp poder brilhar.
Abraços e boa sorte.
jose.ribeiro Membro AAP
Mensagens : 701 Data de inscrição : 06/12/2012 Idade : 43 Localização : Gondomar
Assunto: Re: aiwa 22 Ter Mar 04 2014, 09:26
Outra coisa que reparei, é que existem 4 versões para este sistema. Convem ler um pouco primeiro, para saber qual a versão que interessa adquirir (há sempre uma melhor que as outras ) e quais as diferenças entre elas.
Abraços!
valve Membro AAP
Assunto: Re: aiwa 22 Ter Mar 04 2014, 09:34
eheh
e que bom conselho jose.ribeiro!
A minha ideia para este amp. é juntar um gira-discos e umas colunas porreiritas.
Também já tinha reparado que em termos de potência este amplificador não é dos melhores, pelo que não sei que tipo de colunas "casam" com este sistema... Podem dar uns exemplos de uns pares de colunas? de preferência umas de gama baixa, e média gama (pois o pilim não abunda para estes lados, e como este ainda é um hobbie recente, as prioridades ainda são outras :S)
jose.ribeiro Membro AAP
Assunto: Re: aiwa 22 Ter Mar 04 2014, 10:16
valve escreveu:
eheh
e que bom conselho jose.ribeiro!
A minha ideia para este amp. é juntar um gira-discos e umas colunas porreiritas.
Também já tinha reparado que em termos de potência este amplificador não é dos melhores, pelo que não sei que tipo de colunas "casam" com este sistema... Podem dar uns exemplos de uns pares de colunas? de preferência umas de gama baixa, e média gama (pois o pilim não abunda para estes lados, e como este ainda é um hobbie recente, as prioridades ainda são outras :S)
Em relação a colunas não vou referir modelos nem marcas (deixo isso para quem sabe muito mais da poda), mas se fosse para mim, apostava numas colunas com 92/93db de sensibilidade para cima e com pouca potencia nominal a 4 ohms (uns 30/35rms se existir, senão o mais aproximado disso).
Abraços!
jose.ribeiro Membro AAP
Assunto: Re: aiwa 22 Ter Mar 04 2014, 10:28
Outro conselho que dou, é tentar ver o tuner a trabalhar (captação, se fixa bem o stereo, se a freq. que mostar no painel corresponde à freq exacta da estação...). Convem levar uma antena para os testes (se o tuner foi pouco usado, convem primeiro deixar aquecer os componentes nos testes para depois tirar conclusões).
Em relação ao tuner o companheiro Painter tem um Aiwa e só diz maravilhas.
Abraços!
Assunto: Re: aiwa 22 Ter Mar 04 2014, 13:24
Se o sistema toca bem ou não, não sei, só sei que ao olhar para ele, dá vontade de pô-lo debaixo do baço, leva-lo para casa e dar-lhe muitos mimihos.
valve Membro AAP
Assunto: Re: aiwa 22 Ter Mar 04 2014, 13:31
em principio vou buscá-lo daqui a pouco... logo poderei postar aqui umas fotos
Assunto: Re: aiwa 22 Ter Mar 04 2014, 13:35
valve escreveu:
Ferpina Membro AAP
Mensagens : 10767 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 69 Localização : Assado - Perú
Assunto: Re: aiwa 22 Ter Mar 04 2014, 13:48
António José da Silva escreveu:
Se o sistema toca bem ou não, não sei, só sei que ao olhar para ele, dá vontade de pô-lo debaixo do baço, leva-lo para casa e dar-lhe muitos mimihos.
Isso não será perigoso?
Assunto: Re: aiwa 22 Ter Mar 04 2014, 13:51
debaixo não digo... mas junto ao baço é quase certo. Devo vir bem agarradinho a ele
Assunto: Re: aiwa 22 Ter Mar 04 2014, 13:52
Ferpina escreveu:
António José da Silva escreveu:
Isso não será perigoso?
É capaz de ser indigesto.
jose.ribeiro Membro AAP
Assunto: Re: aiwa 22 Ter Mar 04 2014, 14:41
valve escreveu:
O que a malta quer é isso.
Abraços e parabens.
ducar Membro AAP
Assunto: Re: aiwa 22 Ter Mar 04 2014, 17:58
Esse sistema é de do fim dos anos 70, foi ai que nasceu o conceito de mini hifi, existiu muita coisa boa nesse formato a aiwa foi das pioneiras, o elo mais fraco eram precisamente as colunas de origem, isso para tocar bem e para não aquecer demasiado tem que ser com umas monitoras.
Lembro-me de um anuncio onde uma fulana segurava com a palma da mão um sistema desses.
valve Membro AAP
Assunto: Re: aiwa 22 Ter Mar 04 2014, 18:58
e como prometido aqui está ele:
Está a precisar de uma valente limpeza e de umas modificações nomeadamente nas saídas para as colunas (fichas DIN ) agora é arranjar mais uns amigos para juntar a estes dois, leia-se Gira-discos e colunas
valve Membro AAP
Assunto: Re: aiwa 22 Ter Mar 04 2014, 19:34
em principio tal como o tipo que fez o restauro no site que postaram la em cima (vintageaudiobliss) devo optar por modificar as fichas din (2pinos) para RCA.
Parece-me uma operação relativamente simples, visto que a ficha din internamente, não está soldada aos condutores. Tem apenas os condutores presos aos contactos por intermédio de uma mola... (imaginem a ponta do cabo, e á volta desta ponta tem um enrolamento, esse enrolamento é o contacto da ficha) nunca tinha visto tal coisa
luis lopes Membro AAP
Assunto: Re: aiwa 22 Ter Mar 04 2014, 20:20
para as colunas coloca destas:
ducar Membro AAP
Assunto: Re: aiwa 22 Ter Mar 04 2014, 20:26
valve escreveu:
em principio tal como o tipo que fez o restauro no site que postaram la em cima (vintageaudiobliss) devo optar por modificar as fichas din (2pinos) para RCA.
Parece-me uma operação relativamente simples, visto que a ficha din internamente, não está soldada aos condutores. Tem apenas os condutores presos aos contactos por intermédio de uma mola... (imaginem a ponta do cabo, e á volta desta ponta tem um enrolamento, esse enrolamento é o contacto da ficha) nunca tinha visto tal coisa
Usa os adaptadores que faz o mesmo efeito final, não vais ter melhorias só por trocar as fichas e fica original. Se estás a pensar em completar o aiwa porque não pensar em arranjar o deck olha que tem um som muito decente.
ducar Membro AAP
Assunto: Re: aiwa 22 Ter Mar 04 2014, 20:37
Ora aqui está a imagem que eu descrevi acima.
Quem guarda tem.
PAINTER Membro AAP
Assunto: Re: aiwa 22 Ter Mar 04 2014, 21:11
ducar escreveu:
Quem guarda tem.
Bonita e boa aparelhagem!!!
Assunto: Re: aiwa 22 Ter Mar 04 2014, 21:14
PAINTER escreveu:
Quem guarda tem.
valve Membro AAP
Assunto: Re: aiwa 22 Ter Mar 04 2014, 21:48
ducar escreveu:
Quem guarda tem.
ahah aposto que o amp não tinha o transformador, porque senão ela não aguentava com o peso
Quanto ás fichas, prefiro troca-las porque o antigo dono (e já ouvi outras pessoas a dizer o mesmo) disse-me que estas fichas têm tendência a ganhar uma folga (coisa que já tem). Para além disso sempre é menos uma interrupção no cabo, se comparar-mos com o adaptador.
Por enquanto estou muito contente.
Agarrei aqui um satélite da "caca" de um sistema surround (15W 4ohm) e fiquei surpreendido, pela positiva, com a quantidade/qualidade de som que dela saiu.
O tuner com uma antena do "chinês" apanhou logo sinal quase no máximo. Som 5 estrelas. Ainda experimentei a entrada aux. ligando o telemóvel e pimba, um amplificador de mil novecentos e setenta e tal a "deitar cá para fora mp3" (aposto que quando os fizeram nem sequer sonhavam com isto)
Portanto agora vou pesquisar sobre o material que devo comprar, em principio serão só os conectores RCA e um adaptador jack 3,5 para 2,5 para os auscultadores.
E enquanto espero vou limpando os bixos (que bem precisam).
PS: já agora quem é aquele Sr. de que me falaram nuns posts mais acima? Sr.Joaquim Pinto... Pelo que percebi, é alguém que faz revisões/restauros a equipamentos deste tipo, mas de onde é que ele é onde posso encontrar mais informações sobre o Sr.?
ducar Membro AAP
Assunto: Re: aiwa 22 Ter Mar 04 2014, 21:57
valve escreveu:
ducar escreveu:
Quem guarda tem.
ahah aposto que o amp não tinha o transformador, porque senão ela não aguentava com o peso
Quanto ás fichas, prefiro troca-las porque o antigo dono (e já ouvi outras pessoas a dizer o mesmo) disse-me que estas fichas têm tendência a ganhar uma folga (coisa que já tem). Para além disso sempre é menos uma interrupção no cabo, se comparar-mos com o adaptador.
Por enquanto estou muito contente.
Agarrei aqui um satélite da "caca" de um sistema surround (15W 4ohm) e fiquei surpreendido, pela positiva, com a quantidade/qualidade de som que dela saiu.
O tuner com uma antena do "chinês" apanhou logo sinal quase no máximo. Som 5 estrelas. Ainda experimentei a entrada aux. ligando o telemóvel e pimba, um amplificador de mil novecentos e setenta e tal a "deitar cá para fora mp3" (aposto que quando os fizeram nem sequer sonhavam com isto)
Portanto agora vou pesquisar sobre o material que devo comprar, em principio serão só os conectores RCA e um adaptador jack 3,5 para 2,5 para os auscultadores.
E enquanto espero vou limpando os bixos (que bem precisam).
PS: já agora quem é aquele Sr. de que me falaram nuns posts mais acima? Sr.Joaquim Pinto... Pelo que percebi, é alguém que faz revisões/restauros a equipamentos deste tipo, mas de onde é que ele é onde posso encontrar mais informações sobre o Sr.?
Ficas a saber que no fim dos anos a Sony já tinha um aparelho que lia memória sólida. Muita coisa já tinha sido inventada só que estava na gaveta
valve Membro AAP
Assunto: Re: aiwa 22 Ter Mar 04 2014, 22:32
sempre a aprender... e eu a pensar que esse tipo de memórias só la para o fim dos anos 80's...sempre a aprender
enxuto Membro AAP
Assunto: Re: aiwa 22 Ter Mar 04 2014, 22:39
ducar escreveu:
Ficas a saber que no fim dos anos a Sony já tinha um aparelho que lia memória sólida.
Fim dos anos quê?
Última edição por enxuto em Ter Mar 04 2014, 23:00, editado 1 vez(es)
valve Membro AAP
Assunto: Re: aiwa 22 Ter Mar 04 2014, 22:48
suponho que ele se esteja a referir ao que eu disse no meu post de cima, portanto deve-se referir aos fins dos anos 70
ducar Membro AAP
Assunto: Re: aiwa 22 Ter Mar 04 2014, 23:42
enxuto escreveu:
ducar escreveu:
Ficas a saber que no fim dos anos a Sony já tinha um aparelho que lia memória sólida.
Fim dos anos quê?
70 sim senhor, não sabias ficas a saber.
jose.ribeiro Membro AAP
Assunto: Re: aiwa 22 Qua Mar 05 2014, 18:38
Olá!
Fico contente. Muito bem.
É normal que com um satelite de 15W a quantidade seja muita a deitar cá para fora. Veja o que eu aconselhei para umas possiveis colunas.
Em relação ao Sr. Joaquim Pinto (por muitos conhecido por Mecias ) ele é um user aqui no forum. Aqui o site dele:
http://jpamplifiers.com/
Um user extremamente profissional e honesto. Uma jóia de pessoa.
Abraços!
valve Membro AAP
Assunto: Re: aiwa 22 Qua Mar 05 2014, 22:28
sim, quanto ás colunas ando a procurar umas com essas características +/- mas ainda não cheguei a grande conclusão.
tenho que continuar a pesquisar.
a titulo de curiosidade, vi aqui nos classificados umas cambridge audio s30 que estiveram aqui a venda, acham que estas colunas encaixavam bem neste sistema?
valve Membro AAP
Assunto: Re: aiwa 22 Qua Mar 05 2014, 23:11
só é pena ser do ebay... é raro os vendedores que mandam para cá artigos desse tamanho (pelo menos por preços decentes)
Mas obrigado pela dica, já dá para pesquisar por umas referências
Assunto: Re: aiwa 22 Qua Mar 05 2014, 23:14
valve escreveu:
só é pena ser do ebay... é raro os vendedores que mandam para cá artigos desse tamanho (pelo menos por preços decentes)
Mas obrigado pela dica, já dá para pesquisar por umas referências
Era só para teres uma ideia. As Linton são excelentes e apanham-se muitas vezes bem baratas e as Glandel ainda serão por ventura melhores.
Pode ser que arranjes por cá.
valve Membro AAP
Assunto: Re: aiwa 22 Qua Mar 05 2014, 23:16
entendido!
Vou andar de olhos bem abertos a ver o que aparece por esses classificados fora
desculpem la o double post, mas e este modelo é bom, razoavel ou mau:
wharfedale glendale 3
?
Editado... Juntos os dois posts.
Assunto: Re: aiwa 22 Qui Mar 06 2014, 00:01
valve escreveu:
desculpem la o double post, mas e este modelo é bom, razoavel ou mau:
wharfedale glendale 3
?
Eu tenho as Linton e são excelentes, essas são um pouco maiores e devem de fornecer um grave melhor, pelo que julgo ainda serem superiores. Se as encontrares, não penses duas vezes.
Ferpina Membro AAP
Mensagens : 10767 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 69 Localização : Assado - Perú
Assunto: Re: aiwa 22 Qui Mar 06 2014, 00:20
Conforme o António escreveu, são colunas excelentes e que se encontram, principalmente em UK a preços mais ou menos baixos e razoáveis. O problema é pô-las por cá por causa dos portes! Antigamente o representante em Portugal era a Valentim de Carvalho, mas havia quem as importasse de UK em kit, isto é, sem a caixa, e a malta mandava-a fazer por cá. Também havia uns kits da SEAS idênticos e muito bons. Na altura comprei um livreco que ensinava a fazer isso, mas desisti!!! (sempre tive mãos de fada!!!)
Dentro da mesma marca e da gama tens as Denton de duas vias , as Línton de 3 vias e as Glendale de 3 vias. Estou a referir-me às últimas que saíram, 2XP para as Línton e 3XP para as outras. Parece-me haver uma outra referência, mas de momento não me recordo, são colunas com quase 40 anos! Pessoalmente e para o sistema que adquiriste, penso que ficarias muito bem servido com as Línton, até porque são maneirinhas e até têm uns graves que surpreendem para a sua pequenez.