| Rega Planar 3, canais não balanceados. | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
Balthar Membro AAP
Mensagens : 218 Data de inscrição : 05/07/2013 Idade : 52 Localização : Abóboda (Cascais)
| Assunto: Rega Planar 3, canais não balanceados. Qua Mar 19 2014, 22:34 | |
| Pois tenho uma questão que já me fartei de dar voltas e não percebo o que se passa.
Tenho um Planar 3 com uma celula Goldring 1012GX ligado a um andar de phone Rega MM mk2.
O que se passa é que tenho o volume mais alto no canal esquerdo do que no direito.
No meu deck chega a dar 2db nos led tal como no dat e minidisc, no entanto so testei com discos de musica já que não tenho discos de teste.
Para tirar duvidas uma vez que comprei a agulha nova levei o Gira ao representante e as medições estão dentro do normal (0.6db) e a celula poderá ter até 1.5db.
Se ligar um velhinho Gira Aiwa ao andar de phono a separação não existe pelo que parto do principio que o "problema" estará no planar 3.
A minha duvida é, será que os leds dos gravadores poderão dar estas diferenças aparentemente maiores e momentaneas?
Testei com um disco mono e também tem diferenças.
Tenho o gira-discos numa superficie plana se bem que o meu nivel é dos ranhosos do AKI.
Ao ouvir não noto diferença nos canais e até ouço bem ( ou pelo menos sempre pensei que sim).
Cumps, Artur | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Rega Planar 3, canais não balanceados. Qua Mar 19 2014, 22:44 | |
| O primeiro teste a fazer, é mudar a entrada dos cabos de ligação ao pré, o da esquerda para a direita. Se o problema se mantiver ficas a saber que é do pré para a frente. Se o problema mudar de canal, é do pré para trás.
Faz primeiro o teste que depois tenta-se ir mais ao pormenor. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
| Assunto: Re: Rega Planar 3, canais não balanceados. Qua Mar 19 2014, 22:48 | |
| - Balthar escreveu:
- Pois tenho uma questão que já me fartei de dar voltas e não percebo o que se passa.
Tenho um Planar 3 com uma celula Goldring 1012GX ligado a um andar de phone Rega MM mk2.
O que se passa é que tenho o volume mais alto no canal esquerdo do que no direito.
No meu deck chega a dar 2db nos led tal como no dat e minidisc, no entanto so testei com discos de musica já que não tenho discos de teste.
Para tirar duvidas uma vez que comprei a agulha nova levei o Gira ao representante e as medições estão dentro do normal (0.6db) e a celula poderá ter até 1.5db.
Se ligar um velhinho Gira Aiwa ao andar de phono a separação não existe pelo que parto do principio que o "problema" estará no planar 3.
A minha duvida é, será que os leds dos gravadores poderão dar estas diferenças aparentemente maiores e momentaneas?
Testei com um disco mono e também tem diferenças.
Tenho o gira-discos numa superficie plana se bem que o meu nivel é dos ranhosos do AKI.
Ao ouvir não noto diferença nos canais e até ouço bem ( ou pelo menos sempre pensei que sim).
Cumps, Artur
Esse problema é recorrente. Eu durante anos andei sempre com a sensação de que os canais estavam desiquilibrados porque o meu deck de então, um Akai, nunca mostrava equilibrio entre os canais. Mais tarde troquei-o por um Technics, bastante mais evoluido e o problema manteve-se. Só quando adquiri um novo prato é que constatei que o problema não era do gira-discos. Eu penso que os leds são uma demonstração inequivoca de que existem diferenças entre a reprodução em vinil e o som do cd, mas não são um verdadeiro espelho da realidade que se está a ouvir, isto porque quando fazia gravações tendo por base o sinal de cd então os led´s estavam sempre mais equilibrados. No entanto nunca constatei nenhuma diferença entre os canais quando estava a ouvir música. | |
|
| |
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
| Assunto: Re: Rega Planar 3, canais não balanceados. Qua Mar 19 2014, 22:49 | |
| - António José da Silva escreveu:
- O primeiro teste a fazer, é mudar a entrada dos cabos de ligação ao pré, o da esquerda para a direita. Se o problema se mantiver ficas a saber que é do pré para a frente. Se o problema mudar de canal, é do pré para trás.
Faz primeiro o teste que depois tenta-se ir mais ao pormenor. Mais um arrombamento????? | |
|
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Rega Planar 3, canais não balanceados. Qua Mar 19 2014, 22:52 | |
| Mas acho estranho pelo seguinte. Ele diz que com outro gira não acontece (o que em principio elimina o ser do pré para a frente) e que testou também com disco mono. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
| Assunto: Re: Rega Planar 3, canais não balanceados. Qua Mar 19 2014, 22:56 | |
| - António José da Silva escreveu:
- Mas acho estranho pelo seguinte. Ele diz que com outro gira não acontece (o que em principio elimina o ser do pré para a frente) e que testou também com disco mono.
E de certeza que o sinal não saí assim tão diferente entre os canais... Mesmo que o gira discos esteja completamente torto. Das duas uma, ou existe uma má ligação nos cabos que estão ligados à agulha (o que duvido..., porque ou toca ou não toca) ou o deck tem algum problema... | |
|
| |
| Assunto: Re: Rega Planar 3, canais não balanceados. Qua Mar 19 2014, 23:00 | |
| - Alexandre Vieira escreveu:
Mesmo que o gira discos esteja completamente torto. Das duas uma, ou existe uma má ligação nos cabos que estão ligados à agulha (o que duvido..., porque ou toca ou não toca) ou o deck tem algum problema... Do nivelamento não é de certeza. Pode ser uma má ligação dos fios da Shell ou dos cabos IC, já vi acontecer e muita vez. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Balthar Membro AAP
Mensagens : 218 Data de inscrição : 05/07/2013 Idade : 52 Localização : Abóboda (Cascais)
| Assunto: Re: Rega Planar 3, canais não balanceados. Qua Mar 19 2014, 23:05 | |
| Já troquei as fichas na cabeça e inverteu-se.
O gira foi testado na audioteam e a diferença é +/- 0.6db.
Se ligar o gira diretamente ao phono do amplificador mantem-se a diferença apesar de mais baixa visto o ganho ser menor também.
Ao ouvir se não olhar para os leds não noto grande diferença, mas que ela está lá está ( deck / dat /Minidisc).
Para dizer verdade o disco mono também é capaz de não ser dos melhores mas no aiwa não tenho diferenças notorias. | |
|
| |
| Assunto: Re: Rega Planar 3, canais não balanceados. Qua Mar 19 2014, 23:07 | |
| - Balthar escreveu:
- Já troquei as fichas na cabeça e inverteu-se.
O gira foi testado na audioteam e a diferença é +/- 0.6db.
Se ligar o gira diretamente ao phono do amplificador mantem-se a diferença apesar de mais baixa visto o ganho ser menor também.
Ao ouvir se não olhar para os leds não noto grande diferença, mas que ela está lá está ( deck / dat /Minidisc).
Para dizer verdade o disco mono também é capaz de não ser dos melhores mas no aiwa não tenho diferenças notorias. Confirma-se que (a haver problema), é do pré para trás. Tenta verificar bem as ligações dos fios à célula. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Balthar Membro AAP
| Assunto: Re: Rega Planar 3, canais não balanceados. Qui Mar 20 2014, 00:36 | |
| Estive a testar com outro disco stereo e aparentemente apesar de existir uma diferença é bem menor.
Por outro lado com os testes em baixo volume (noite e a "Maria" mata-me se fizer barulho), uma coluna tinha o som mais baixo que a outra.
Limpei os shunts e as conexões das proprias colunas com lixa 2000 e tudo voltou ao normal. Nunca tinha reparado porque normalmente não ouço musica com volume muito baixo.
Quanto ao gira e a ouvir Helloween best 25th anniversary (disco novo só rodado uma vez anteriormente) a separação entre canais é praticamente inexistente.
Vou mas é ouvir musica e deixar de procurar fantasmas.
Cumps Artur | |
|
| |
Balthar Membro AAP
| Assunto: Re: Rega Planar 3, canais não balanceados. Qui Mar 20 2014, 00:45 | |
| Ouvindo Ozzy live and loud a separação é praticamente nula.
Pelo menos deu para limpar os terminais das colunas e os shunts que ficaram como novos.
Já agora aproveito para perguntar quanto tempo é a rodagem de uma agulha nova se é que é necessário alguma?
Outra coisa que descobri, é que instalei no telemóvel uma aplicação "Swaterlevel" que faz de nível com precisão muito boa usando os acelerómetros do próprio telemóvel e pode-se calibrar. No meu caso é SO Bada mas também deve haver para outros sistemas operativos.
Cumps, Artur
| |
|
| |
PALUSE Membro AAP
Mensagens : 1384 Data de inscrição : 07/11/2010 Idade : 59 Localização : Vale da Amendoeira.
| |
| |
Balthar Membro AAP
| Assunto: Re: Rega Planar 3, canais não balanceados. Qui Mar 20 2014, 08:06 | |
| - PALUSE escreveu:
-
Balthar, confirma as ligações da cabeça com a shell ou o braço, como te aconselhou o AJS. O fio Verde e o fio Azul não estão trocados? A temperatura da luz das lâmpadas tramam-nos a perceção das cores... Foi tudo montado e testado na Audioteam. Mas como em alguns LP's a separação é quase nula, julgo tratar-se de valores normais tendo em conta os 0.6db verificados com material proprio. Enfim, "manhas" do analogico e "vicios" criados pelo digital. | |
|
| |
PALUSE Membro AAP
Mensagens : 1384 Data de inscrição : 07/11/2010 Idade : 59 Localização : Vale da Amendoeira.
| Assunto: Re: Rega Planar 3, canais não balanceados. Qui Mar 20 2014, 15:54 | |
| Apesar de estar tudo bem "montado" como afirma, faça um check-up às ligações dos fios na "peida" da cabeça do gira, com luz natural em quantidade. Acho essa falta de separação muito estranha. E o ruído, há algum a nível médio, tipo "moscardo a voar"? | |
|
| |
Balthar Membro AAP
| Assunto: Re: Rega Planar 3, canais não balanceados. Qui Mar 20 2014, 16:22 | |
| - PALUSE escreveu:
-
Apesar de estar tudo bem "montado" como afirma, faça um check-up às ligações dos fios na "peida" da cabeça do gira, com luz natural em quantidade. Acho essa falta de separação muito estranha. E o ruído, há algum a nível médio, tipo "moscardo a voar"? Acho que o problema se devia aos discos utilizados e não ao GD. A ouvir Metallica Justice for all (reedição novo) os canais estão praticamente iguais. O disco mono que usei é que deve ser um mono. No entanto o outro que me deu diferenças era Texas Flood Stevie Ray Vaughan 180g. e é novo ( usado 2/3 vezes) De qualquer forma vou mandar vir um liquido proprio para limpar contatos e limpar tudo o que é contactos no sistema. "Ruido" não me apercebo de nada estranho. Aliás acho que dentro das capacidades do sistema toca muito bem. Ja confirmei e as ligações estão bem a não ser que tenham trocado as cores aos cabos, ms acho que nos testes na Audioteam teria-se notado algo. | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Rega Planar 3, canais não balanceados. | |
| |
|
| |
| Rega Planar 3, canais não balanceados. | |
|