| Ruido - alimentação Rotel RP 855 | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
Pierre Membro AAP
Mensagens : 1576 Data de inscrição : 24/11/2010 Idade : 55 Localização : Elvas
| Assunto: Ruido - alimentação Rotel RP 855 Seg Jun 30 2014, 21:21 | |
| O meu Rotel RP 855 está com um ruido parasita na sua própria alimentação/transformador interno (huumm). Já virei a ficha e liguei noutra tomada mas o ruido permanece. E claro está, quando páro o prato com a célula em cima do disco o ruido transmite-se para as colunas, apesar de ainda ter de aumentar um pouco mais o volume. O ruido existe com o prato parado e braço no descanso, daí concluir que seja mesmo do transformador interno (ouve-se aprouximando o ouvido à zona). Existe remédio? | |
|
| |
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
| Assunto: Re: Ruido - alimentação Rotel RP 855 Seg Jun 30 2014, 21:32 | |
| existe algo "novo" perto do rotel? ex.: router wi-fi,... | |
|
| |
fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
| Assunto: Re: Ruido - alimentação Rotel RP 855 Seg Jun 30 2014, 21:34 | |
| Olá Desliga os cabos do prato do Rotel para ver se mantém o ruído | |
|
| |
Pierre Membro AAP
| Assunto: Re: Ruido - alimentação Rotel RP 855 Seg Jun 30 2014, 21:57 | |
| - luis lopes escreveu:
- existe algo "novo" perto do rotel?
ex.: router wi-fi,... Nada de novo. - fredy escreveu:
- Olá
Desliga os cabos do prato do Rotel para ver se mantém o ruído Já desliguei os que vão ao pré-phono, terra inclusive. O ruido vem sempre do transformador interno do gira. | |
|
| |
fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
| Assunto: Re: Ruido - alimentação Rotel RP 855 Seg Jun 30 2014, 22:27 | |
| Olá Não fizeste nenhuma alteração... célula... local onde tens o gira...
Agarra no gira e tira-o do local onde o tens e coloca-o noutro sitio e sem estar ligado a nada verifica se ouves na mesma o ruido | |
|
| |
Pierre Membro AAP
| Assunto: Re: Ruido - alimentação Rotel RP 855 Ter Jul 01 2014, 18:27 | |
| Resovido.
Retirei o "plate", olhei para uns parafusos à volta do chassis interior, fui buscar uma chave estrela e vai de reapertar os parafusos que estavam mesmo "largos". O resultado foi inesperadamente positivo, o ruido despareceu com a célula em cima do disco apesar do ruido existir se encostar o ouvido ao chassis do gira, coisa mínima. Mas o que interessa é mesmo a não transmissão à célula.
Obrigado | |
|
| |
fredy Membro AAP
| Assunto: Re: Ruido - alimentação Rotel RP 855 Ter Jul 01 2014, 19:13 | |
| | |
|
| |
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
| Assunto: Re: Ruido - alimentação Rotel RP 855 Ter Jul 01 2014, 19:26 | |
| ainda bem que foi coisa facil. | |
|
| |
PALUSE Membro AAP
Mensagens : 1384 Data de inscrição : 07/11/2010 Idade : 59 Localização : Vale da Amendoeira.
| Assunto: Re: Ruido - alimentação Rotel RP 855 Qua Jul 02 2014, 01:29 | |
| Boas Pierre. Já pensaste em retirar esse transformador de dentro da caixa e colocar uma fonte de 12V DC bem filtrada e regulada para alimentar o RP-855 Sempre eliminava-se a vibração do transformador e o ruido electro-magnético do mesmo ao conjunto. Uma fonte externa de 12V DC com 1A deve dar para "arrumar" o arranjo com bastante espaço. Eu suspeito que já te disse isto. Caso tenha acontecido não me leves a mal. Bata perguntar à malta do fórum que trabalha nestes floreados o custo da brincadeira. | |
|
| |
Pierre Membro AAP
| Assunto: Re: Ruido - alimentação Rotel RP 855 Qua Jul 02 2014, 08:41 | |
| | |
|
| |
PALUSE Membro AAP
Mensagens : 1384 Data de inscrição : 07/11/2010 Idade : 59 Localização : Vale da Amendoeira.
| Assunto: Re: Ruido - alimentação Rotel RP 855 Qua Jul 02 2014, 11:42 | |
| Bom dia Pierre. Custa uma fonte estabilizada com 12V DC ou um pouco mais se existir opções de 13V ou 14V, o que é muito mais raro, mas que seria conveniente se optares por deixar a ponte retificadora no circuito original. A ponte retificador poderá atenuar cerca de 1,4V no total a uma alimentação DC (Cerca de 0,7V por díodo de Silício), mas não tem preocupações com a polarização da entrada. Um fusível em série será aconselhável, uma ficha de painel para acomodar a ligação da fonte ao gira discos. Se retirares a ponte retificador, então muito cuidado com as polarizações em corrente continua (+ e -). Numa casa com material eletrónico podes apreciar o custo e variedade em oferta nas fontes de alimentação, algo entre €15 a €30. Evitar fontes comutadas. Só fontes lineares estabilizadas. Acho que não disse algo de mau senso, mas aconselha-se cautela e observação no processo para evitar acidentes desnecessários. Um transformador dentro da caixa dum gira-discos é muito mau e como a indução/interferência da radiação eletromagnética varia com um rácio inversamente proporcional ao quadrado da distancia...quanto mais longe melhor! ...isto é só a minha opinião. | |
|
| |
Pierre Membro AAP
| Assunto: Re: Ruido - alimentação Rotel RP 855 Qua Jul 02 2014, 13:25 | |
| - PALUSE escreveu:
- Bom dia Pierre.
Custa uma fonte estabilizada com 12V DC ou um pouco mais se existir opções de 13V ou 14V, o que é muito mais raro, mas que seria conveniente se optares por deixar a ponte retificadora no circuito original. A ponte retificador poderá atenuar cerca de 1,4V no total a uma alimentação DC (Cerca de 0,7V por díodo de Silício), mas não tem preocupações com a polarização da entrada. Um fusível em série será aconselhável, uma ficha de painel para acomodar a ligação da fonte ao gira discos. Se retirares a ponte retificador, então muito cuidado com as polarizações em corrente continua (+ e -). Numa casa com material eletrónico podes apreciar o custo e variedade em oferta nas fontes de alimentação, algo entre €15 a €30. Evitar fontes comutadas. Só fontes lineares estabilizadas. Acho que não disse algo de mau senso, mas aconselha-se cautela e observação no processo para evitar acidentes desnecessários. Um transformador dentro da caixa dum gira-discos é muito mau e como a indução/interferência da radiação eletromagnética varia com um rácio inversamente proporcional ao quadrado da distancia...quanto mais longe melhor! ...isto é só a minha opinião.
Obrigado PALUSE. Pelos vistos não é assim tão fácil a intervenção (pelo menos para mim) e terá de ser contactado o mestre, se avançar com a ideia. | |
|
| |
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
| Assunto: Re: Ruido - alimentação Rotel RP 855 Qua Jul 02 2014, 13:48 | |
| Um gira surpreendente esse... Eu tenho um faz mais de 20 anos e continua a funcionar como um relógio suíço. Parece que a grande ideia da Rotel foi a colocação daqueles pés que permitem um isolamento bastante eficiente. | |
|
| |
PALUSE Membro AAP
| Assunto: Re: Ruido - alimentação Rotel RP 855 Qua Jul 02 2014, 18:26 | |
| - Pierre escreveu:
- PALUSE escreveu:
- Bom dia Pierre.
Custa uma fonte estabilizada com 12V DC ou um pouco mais se existir opções de 13V ou 14V, o que é muito mais raro, mas que seria conveniente se optares por deixar a ponte retificadora no circuito original. A ponte retificador poderá atenuar cerca de 1,4V no total a uma alimentação DC (Cerca de 0,7V por díodo de Silício), mas não tem preocupações com a polarização da entrada. Um fusível em série será aconselhável, uma ficha de painel para acomodar a ligação da fonte ao gira discos. Se retirares a ponte retificador, então muito cuidado com as polarizações em corrente continua (+ e -). Numa casa com material eletrónico podes apreciar o custo e variedade em oferta nas fontes de alimentação, algo entre €15 a €30. Evitar fontes comutadas. Só fontes lineares estabilizadas. Acho que não disse algo de mau senso, mas aconselha-se cautela e observação no processo para evitar acidentes desnecessários. Um transformador dentro da caixa dum gira-discos é muito mau e como a indução/interferência da radiação eletromagnética varia com um rácio inversamente proporcional ao quadrado da distancia...quanto mais longe melhor! ...isto é só a minha opinião.
Obrigado PALUSE.
Pelos vistos não é assim tão fácil a intervenção (pelo menos para mim) e terá de ser contactado o mestre, se avançar com a ideia.
Para quem está habituado a mexer em alguma eletrónica é um processo acessível e relativamente fácil. Mas como diz, pode contactar o mestre... ou então o ministro. Inté | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Ruido - alimentação Rotel RP 855 | |
| |
|
| |
| Ruido - alimentação Rotel RP 855 | |
|