Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Fontes de alimentação - Pré-Phono Sáb Out 31 2020, 13:15
Depois de andar uns tempos sem qualquer vontade de fazer evoluções, antigamente o sentimento era diário, mas hoje em dia tenho muito pouco tempo para música ouvir, decidi "arejar" o sistema do escritório.
Olhando para vítima decidi, depois da bela experiência que tive com a evolução do da fonte de alimentação do pré-phone o Graham Slee que já tinha uma fonte muito boa, mas por uma ainda melhor, a Keces I-phono, era altura de melhorar a audição de discos do escritório, uma vez que o cabo da anterior fonte de alimentação do pré-phono partiu-se, o fiel Cambridge Audio 540P que já por aqui anda faz uns bons anos, decidi comprar um outro Graham Slee (e aproveitar a PSU evoluída do outro) a um vendedor inglês que aceitou a proposta que lhe fiz mas depois não o enviou. E ando nisto faz 15 dias para receber o meu dinheiro de volta, dizem que é para a semana.
Mas tem me custado imenso não ouvir discos no escritório pelo que decidi comprar uma fonte de alimentação baratinha na Mauser, mas precisamente € 9,80, para ressuscitar o Cambridge. E não é que a coisa toca! Mas as especificações não são iguais, corrente alternada a 12 volts mas em vez dos 500mA da fonte que vinha de origem, tem 1A. O senhor disse-me que não estraga o aparelho e assim lá experimentei.
Notei uma melhoria substância do som, ou seja mais arejado, e muito mais dinâmico mas ao mesmo tempo um ligeiro ruído, (penso que do transformador) quando coloco a volumes de som mais alto.
Mas o que é impressionante é a alteração profunda que provoca a simples alteração da fonte de alimentação no resultado final. Depois, dos cabos ic, cabos corrente, fusíveis, agora vejo-me abraços com mais este "bom" problema, bom porque me vai obrigar a fazer muitas mais experiências!
agorgal Membro AAP
Mensagens : 1432 Data de inscrição : 19/12/2012 Localização : Porto
Assunto: Re: Fontes de alimentação - Pré-Phono Sáb Out 31 2020, 13:34
Alexandre Vieira escreveu:
Mas tem me custado imenso não ouvir discos no escritório pelo que decidi comprar uma fonte de alimentação baratinha na Mauser, mas precisamente € 9,80, para ressuscitar o Cambridge. E não é que a coisa toca! Mas as especificações não são iguais, corrente alternada a 12 volts mas em vez dos 500mA da fonte que vinha de origem, tem 1A. O senhor disse-me que não estraga o aparelho e assim lá experimentei.
Notei uma melhoria substância do som, ou seja mais arejado, e muito mais dinâmico mas ao mesmo tempo um ligeiro ruído, (penso que do transformador) quando coloco a volumes de som mais alto.
Mas o que é impressionante é a alteração profunda que provoca a simples alteração da fonte de alimentação no resultado final. Depois, dos cabos ic, cabos corrente, fusíveis, agora vejo-me abraços com mais este "bom" problema, bom porque me vai obrigar a fazer muitas mais experiências!
Pelos vistos as fontes de alimentação dos Cambridge Audio 540P são frágeis, a mim aconteceu o mesmo com um 640P, está para reconstruir. O facto de ser 1A não prejudica, permite ao amplificador, uma vez que tem uma alimentação mais folgada, responder melhor e é por isso que o ouve mais arejado e dinâmico. Quanto ao ruído talvez não seja difícil encontrar o que o provoca. Obrigado pela notícia da sua aventura, eu vou seguir essa solução da Mauser e ver no que dá.
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Fontes de alimentação - Pré-Phono Sáb Out 31 2020, 15:07
agorgal escreveu:
Pelos vistos as fontes de alimentação dos Cambridge Audio 540P são frágeis, a mim aconteceu o mesmo com um 640P, está para reconstruir. O facto de ser 1A não prejudica, permite ao amplificador, uma vez que tem uma alimentação mais folgada, responder melhor e é por isso que o ouve mais arejado e dinâmico. Quanto ao ruído talvez não seja difícil encontrar o que o provoca. Obrigado pela notícia da sua aventura, eu vou seguir essa solução da Mauser e ver no que dá.
Estimado o problema está resolvido! Inverti a polaridade (inverti a posição da ficha) e como por magia o barulho desapareceu.
fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
Assunto: Re: Fontes de alimentação - Pré-Phono Sáb Out 31 2020, 17:29
Olá
Algum tempo atrás postei por aqui algures em que dava conta de uma situação semelhante com a fonte de alimentação de um gira discos, comprei também na Mauser fazendo o upgrade de 0,650ma para 2 amperes, e desde aí que tenho vindo a fazer substituições nas fontes de alimentação nos aparelhos em que é possível, sempre com melhorias no som, penso que apenas estamos a fazer aquilo que algumas marcas têm como um upgrade há fonte de alimentação, só que com preços muito mais baixos, ainda agora no meu novo projecto DYI eliminei a fonte de alimentação que trazia de 2 A e passei para uma de 5A.
Fredie
Alexandre Vieira gosta desta mensagem
Assunto: Re: Fontes de alimentação - Pré-Phono Sáb Out 31 2020, 18:46
Por acaso lembrei-me de ti quando o testei!
E a polaridade faz uma diferença enorme!
agorgal Membro AAP
Mensagens : 1432 Data de inscrição : 19/12/2012 Localização : Porto
Assunto: Re: Fontes de alimentação - Pré-Phono Sáb Out 31 2020, 20:40
É provável que a fonte original do Cambridge tenha um circuito electrónico a compensar a polaridade da tomada... Estou tentado a experimentar a de 2 amperes, talvez seja ainda melhor.
Assunto: Re: Fontes de alimentação - Pré-Phono Sáb Out 31 2020, 22:28
agorgal escreveu:
É provável que a fonte original do Cambridge tenha um circuito electrónico a compensar a polaridade da tomada... Estou tentado a experimentar a de 2 amperes, talvez seja ainda melhor.
Pois os meus conhecimentos não chegam a tanto. Mas parece-me que o mais importante é também conseguir-lhe arranjar uma base para que absorva vibrações. É o próximo passo.
reirato Membro AAP
Mensagens : 3642 Data de inscrição : 08/11/2010 Idade : 80 Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa
Assunto: Re: Fontes de alimentação - Pré-Phono Dom Nov 01 2020, 22:05
… … … a Keces I-phono … … …
Amigo Vieira, ´´e disto que estão a falar??
Per piacere, esclareça-me, se sim, onde se desencantam e preços!...
Esta do boneco è 24V DC!?
Assunto: Re: Fontes de alimentação - Pré-Phono Seg Nov 02 2020, 01:08
reirato escreveu:
… … … a Keces I-phono … … …
Amigo Vieira, ´´e disto que estão a falar??
Per piacere, esclareça-me, se sim, onde se desencantam e preços!...
Esta do boneco è 24V DC!?
Eu só comprei a fonte a 24 volts para o graham slee. Comprei ao Carlos da My hifi house na avenida 5 de outubro.
fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
Assunto: Re: Fontes de alimentação - Pré-Phono Seg Nov 02 2020, 09:46
Olá
Eu pessoalmente já aprendi... não compro os upgrades de fonte de alimentação que as marcas têm, pois existem muitas hipóteses de upgrades em lojas de electrónica e no ebay, em que custam 10 vezes menos que as que as marcas vendem, e ainda com a vantagem de ter a amperagem que queremos.
O Audio é tramado... o que uns adoram... outros detestam...