| Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados | |
|
+3ricardo onga-ku António José da Silva ducar 7 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
ducar Membro AAP
| Assunto: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados Qua 16 Jul - 18:48 | |
| Será que os nossos equipamento estão subvalorizados? Lembrei-me deste tema por folhear uma revista da Hi Fi Choice de 1987, neste caso é uma revista anual onde resume os melhores equipamentos do ano tendo a atenção dois factores, o preço e qualidade. Achei interessante constatar que um Rega 2 custava pouco mais que 100£ e um simples technics SL-B22 custava 80£. Ora esses mesmos dois equipamentos hoje têm preços bem distintos ou seja o Rega está supervalorizado enquanto o Technics tem um valor bastante mais baixo quase irrisório, e agora pergunto eu: Porque razão isso acontece no nosso mercado nacional? Poque razão isso não acontece no mercado externo? Porque razão os chamados equipamentos similares não têm um preço semelhante? Como é calculado o valor dos equipamentos e quais os seus critérios? | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados Qua 16 Jul - 19:13 | |
| Eu acho que para fazermos esse tipo de comparação, terá que ser entre dois equipamentos que existiam á venda e que continuam ambos a ser comercializados hoje, o que segundo julgo saber, não é o caso do SL-B22, ou estou enganado?
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados Qua 16 Jul - 19:19 | |
| - António José da Silva escreveu:
- Eu acho que para fazermos esse tipo de comparação, terá que ser entre dois equipamentos que existiam á venda e que continuam ambos a ser comercializados hoje, o que segundo julgo saber, não é o caso do SL-B22, ou estou enganado?
Nada disso, assim matas o tópico antes de ser desenvolvido e discutido com os restantes membros. | |
|
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados Qua 16 Jul - 19:20 | |
| Então siga o tópico. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados Qua 16 Jul - 19:52 | |
| - ducar escreveu:
- Como é calculado o valor dos equipamentos e quais os seus critérios?
Eu acho que o valor dos equipamentos descontinuados, atribuído pelo mercado (leia-se "quem compra"), depende da raridade e daquilo a que os anglófonos apelidam de hype, ou seja, da "publicidade" efectuada pelos "gurus". Quando um produto é muito "badalado" isso levará a um aumento da procura e, consequentemente, os preços vão subir. E aqui, tal como acontece com os equipamentos de audio actuais, o preço não tem uma relação directa com o desemepenho; é muitas vezes algo de irracional. R | |
|
| |
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados Qua 16 Jul - 19:56 | |
| No caso dos produtos descontinuados há outros factores em jogo que podem afectar o preço como o colecionismo ou razões de cariz sentimental (como o saudosismo).
R | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados Qua 16 Jul - 20:33 | |
| A Rega pode ter mais valor porque é uma marca que ainda hoje é comercializada e as pessoas pensam por isso ser um valor seguro... Mas esta questão dá pano para mangas e acredito que o hype que o Ricardo fala , tenha muito a ver com os valores pedidos... Veja-se o caso dos sl1210 que aqui à pouco tempo eram vendidos a 150/200 e agora pedem acima dos 500 | |
|
| |
| Assunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados Qua 16 Jul - 21:45 | |
| - Milton escreveu:
- A Rega pode ter mais valor porque é uma marca que ainda hoje é comercializada...
Nem é comparável. Uns (quer se goste ou não) continuam no ativo, a tentar melhorar (quer se goste ou não), a manter empregados a trabalhar, a dar garantias e muito mais, portanto, a questão não se pode por assim....digo eu. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
José Carvalho Membro AAP
Mensagens : 355 Data de inscrição : 16/08/2011 Idade : 55 Localização : Carcavelos
| Assunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados Qua 16 Jul - 22:49 | |
| - ducar escreveu:
- o Rega está supervalorizado enquanto o Technics tem um valor bastante mais baixo quase irrisório, e agora pergunto eu:
Porque razão isso acontece no nosso mercado nacional?
Poque razão isso não acontece no mercado externo?
Porque razão os chamados equipamentos similares não têm um preço semelhante?
Como é calculado o valor dos equipamentos e quais os seus critérios?
Caro Ducar, Na minha profissão, costumo dizer, qualquer coisa vale o que alguém estiver disposto a pagar. Isto é válido para as casas, para os carros, para o Audio, ou para outra coisa qualquer. O valor de mercado de um bem é ditado pela lei da oferta e da procura, se o Technics não tem procura, o valor tem que ser naturalmente baixo para vender e vice versa. Com isto, não estou a fazer nenhum juízo de valor em relação ao Technics ou ao Rega, ás vezes o mercado tem razões que a razão desconhece. A percepção que eu tenho, corrijam-me se estiver errado, é que no mercado nacional "abrem muito a boca", basta por vintage à frente e já vale ouro. Basta acompanhar o OLX ou outros do género, e vemos periodicamente os mesmos equipamentos à venda com os mesmos preços e não os vendem a ninguém. | |
|
| |
| Assunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados Qui 17 Jul - 8:33 | |
| - José Carvalho escreveu:
- Na minha profissão, costumo dizer, qualquer coisa vale o que alguém estiver disposto a pagar. Isto é válido para as casas, para os carros, para o Audio, ou para outra coisa qualquer.
Concordo absolutamente; o valor de um objecto é ditado pelo mercado e segue regras que fogem à razão ou por vezes à razoabilidade…há quem tenha pago mais de 5000€ por um par de cuecas sujas do Elvis. Nestas coisas do audio eu sou muito prático: • não colecciono • não valorizo a estética • não me apego sentimentalmente • não ligo a marcas (mas já liguei) • não ligo a modas ou a gurus (mas já liguei) • não prezo a "virgindade" (sou incondicionalmente a favor das modificações/optimizações) Interessa-me acima de tudo o desempenho, que é como quem diz a música.Eu defendo uma sonoridade fiel ao sinal registado no suporte que para bem ou para mal representa um registo do evento musical; não sou muito dado a apreciar o som dos equipamentos ou dos suportes. E por isso fico pasmado quando alguém está disposto a dar valores absurdos por equipamentos de desempenho incontestavelmente inferior (p.ex. com uma sonoridade própria muito marcada) ou aquelas cuja topologia é à partida limitativa do potencial de desempenho (p.ex. umas pequenas colunas de suporte com woofer de pequenas dimensões). Mas isso é porque eu quero escutar o som gravado. Outros haverá que apreciam o som "meloso" de uma célula de gira-discos dos anos 50, ou que preferem a "tonalidade" vintage de umas velhas cornetas de sonorização de cinema, e é natural que estejam dispostos a pagar muitíssimo mais por um desses equipamentos do que por um amplificador "transparente". É tudo uma questão de gosto e de ponto de vista. R | |
|
| |
Digital Man Membro AAP
| Assunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados Qui 17 Jul - 10:13 | |
| - ducar escreveu:
- Será que os nossos equipamento estão subvalorizados?
Lembrei-me deste tema por folhear uma revista da Hi Fi Choice de 1987, neste caso é uma revista anual onde resume os melhores equipamentos do ano tendo a atenção dois factores, o preço e qualidade. Achei interessante constatar que um Rega 2 custava pouco mais que 100£ e um simples technics SL-B22 custava 80£. Ora esses mesmos dois equipamentos hoje têm preços bem distintos ou seja o Rega está supervalorizado enquanto o Technics tem um valor bastante mais baixo quase irrisório, e agora pergunto eu:
Não compreendo muito bem o mercado nacional, mas talvez o comportamento menos linear esteja relacionado com os factores identificados nos posts anteriores, e ainda pela pequena dimensão do mercado e a situação de crise que se vive. Por exemplo, este último factor leva a que muitas vezes apareçam à venda equipamentos sem notoriedade nem reconhecimento por preços inflacionados. Esses preços não estabelecem, no entanto, o valor de mercado, porque a maioria desses negócios não se concretiza (ou pelo menos não a esses preços). Um outro factor adicional está relacionado com o 'parque audio' em PT. Um exemplo análogo é o mercado automóvel. Se recuarmos 20-30 anos verificamos que a cilindrada média dos veículos ligeiros vendidos por cá era muito inferior à de outros países Europeus. Em equipamento vintage, os anúncios em PT estão inundados de entradas de gama enquanto na Alemanha por exemplo, há uma distribuição uniforme e não faltam bons topos de gama. Entretanto a situação alterou-se mas, no que toca a equipamentos vintage, as vendas em PT foram essencialmente de marcas generalistas e modelos de entrada. A globalização é outra variável que afecta o mercado português porque embora não afecte grandemente essa gama de equipamentos de entrada, condiciona os preços das gamas superiores. O mercado alemão é muito mais racional. Interagi muitos anos com esse mercado e reconheço que no início achava que algumas coisas não faziam muito sentido, mas caso a caso foi descobrindo que os valores não estão assim tão desajustados. | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados Qui 17 Jul - 10:44 | |
| - Digital Man escreveu:
- ducar escreveu:
- Será que os nossos equipamento estão subvalorizados?
Lembrei-me deste tema por folhear uma revista da Hi Fi Choice de 1987, neste caso é uma revista anual onde resume os melhores equipamentos do ano tendo a atenção dois factores, o preço e qualidade. Achei interessante constatar que um Rega 2 custava pouco mais que 100£ e um simples technics SL-B22 custava 80£. Ora esses mesmos dois equipamentos hoje têm preços bem distintos ou seja o Rega está supervalorizado enquanto o Technics tem um valor bastante mais baixo quase irrisório, e agora pergunto eu:
Não compreendo muito bem o mercado nacional, mas talvez o comportamento menos linear esteja relacionado com os factores identificados nos posts anteriores, e ainda pela pequena dimensão do mercado e a situação de crise que se vive. Por exemplo, este último factor leva a que muitas vezes apareçam à venda equipamentos sem notoriedade nem reconhecimento por preços inflacionados. Esses preços não estabelecem, no entanto, o valor de mercado, porque a maioria desses negócios não se concretiza (ou pelo menos não a esses preços). Um outro factor adicional está relacionado com o 'parque audio' em PT. Um exemplo análogo é o mercado automóvel. Se recuarmos 20-30 anos verificamos que a cilindrada média dos veículos ligeiros vendidos por cá era muito inferior à de outros países Europeus. Em equipamento vintage, os anúncios em PT estão inundados de entradas de gama enquanto na Alemanha por exemplo, há uma distribuição uniforme e não faltam bons topos de gama. Entretanto a situação alterou-se mas, no que toca a equipamentos vintage, as vendas em PT foram essencialmente de marcas generalistas e modelos de entrada. A globalização é outra variável que afecta o mercado português porque embora não afecte grandemente essa gama de equipamentos de entrada, condiciona os preços das gamas superiores.
O mercado alemão é muito mais racional. Interagi muitos anos com esse mercado e reconheço que no início achava que algumas coisas não faziam muito sentido, mas caso a caso foi descobrindo que os valores não estão assim tão desajustados. Ora está aqui um ponto interessante, um dos problemas é precisamente o valor pedido por essas tais peças de gamas superiores senão vejamos; Muitas dessas peças entram no nosso mercado nacional pelo Ebay Alemão ou Armazéns grossistas de equipamentos usados a preços baixos e médios e normalmente pouco inflacionados, quando são postos à venda cá em Portugal é um facto visível que raramente os vendem pelo preço pedido e pior ainda inflaciona o valor de peças similares. | |
|
| |
fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
| Assunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados Qui 17 Jul - 10:44 | |
| Olá O mercado nacional é um mercado algo estranho em relação aos outros... Muitas das vezes os equipamentos estão meses no OLX e outros sites... e nunca são vendidos pois pedem exorbitâncias pelos mesmos, e se fizermos uma oferta por vezes nem respondem... devem sentir-se ofendidos pela oferta, nem têm capacidade para pensar e responder pelos menos com um NÃO aceito... Depois também existe o outro extremo em que aparecem coisas com valores irrisórios e que só quem conhece é que compra, pois outros ficam desconfiados...
Fredie | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados Qui 17 Jul - 10:54 | |
| - ricardo onga-ku escreveu:
- José Carvalho escreveu:
- Na minha profissão, costumo dizer, qualquer coisa vale o que alguém estiver disposto a pagar. Isto é válido para as casas, para os carros, para o Audio, ou para outra coisa qualquer.
Concordo absolutamente; o valor de um objecto é ditado pelo mercado e segue regras que fogem à razão ou por vezes à razoabilidade…há quem tenha pago mais de 5000€ por um par de cuecas sujas do Elvis.
Nestas coisas do audio eu sou muito prático:
• não colecciono
• não valorizo a estética
• não me apego sentimentalmente
• não ligo a marcas (mas já liguei)
• não ligo a modas ou a gurus (mas já liguei)
• não prezo a "virgindade" (sou incondicionalmente a favor das modificações/optimizações)
Interessa-me acima de tudo o desempenho, que é como quem diz a música. Eu defendo uma sonoridade fiel ao sinal registado no suporte que para bem ou para mal representa um registo do evento musical; não sou muito dado a apreciar o som dos equipamentos ou dos suportes.
E por isso fico pasmado quando alguém está disposto a dar valores absurdos por equipamentos de desempenho incontestavelmente inferior (p.ex. com uma sonoridade própria muito marcada) ou aquelas cuja topologia é à partida limitativa do potencial de desempenho (p.ex. umas pequenas colunas de suporte com woofer de pequenas dimensões). Mas isso é porque eu quero escutar o som gravado.
Outros haverá que apreciam o som "meloso" de uma célula de gira-discos dos anos 50, ou que preferem a "tonalidade" vintage de umas velhas cornetas de sonorização de cinema, e é natural que estejam dispostos a pagar muitíssimo mais por um desses equipamentos do que por um amplificador "transparente".
É tudo uma questão de gosto e de ponto de vista.
R Eu aprecio a estética Colecciono Apego-me sentimentalmente Aprecio algumas marcas, quanto às outras nem me aquecem nem arrefecem Detesto modas e Gurus e não sou nada influenciável Gosto da originalidade Mas como tu o próprio o dizes é tudo uma questão de gosto e de ponto de vista | |
|
| |
Digital Man Membro AAP
| Assunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados Qui 17 Jul - 11:01 | |
| ducar, Fredie, subscrevo esses pontos de vista sobre o nosso mercado e especialmente que tem efectivamente um comportamento demasiado selvagem para se poder prender a uma doutrina lógica. Não sei se influencia, mas no ebay-de e audiomarkt os anúncios são pagos, enquanto no nosso olx e afins são gratuitos. Talvez este aspecto também ajude um pouco a filtrar alguns anúncios disparatados. Além disso quando anúncio lá tenho sempre algum retorno. Sou contactado por compradores sérios da Europa e faço normalmente um bom negócio. Já cá... Mas isto já creio dever-se à grande montra que são esses sites, e ao poder de compra dos outros europeus. | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados Qui 17 Jul - 11:42 | |
| - fredy escreveu:
- Olá
O mercado nacional é um mercado algo estranho em relação aos outros... Muitas das vezes os equipamentos estão meses no OLX e outros sites... e nunca são vendidos pois pedem exorbitâncias pelos mesmos, e se fizermos uma oferta por vezes nem respondem... devem sentir-se ofendidos pela oferta, nem têm capacidade para pensar e responder pelos menos com um NÃO aceito... Depois também existe o outro extremo em que aparecem coisas com valores irrisórios e que só quem conhece é que compra, pois outros ficam desconfiados...
Fredie Não acho preços irrisórios, acho que esses sites foram criados com esse fim ou seja, promover facilitar a vendas desses equipamentos que já não têm utilidade para o vendedor e possa ter alguma utilidade para o comprador a preços convidativos. Existe muitos bons exemplos por esse mundo fora. O problema reside nas pechinchas que são adquiridas por intermediários e que mais tarde são postas novamente no mercado por preços exorbitantes, se fossem vendidas a preços razoáveis o mercado seria mais interessante, fluía e rodava melhor. | |
|
| |
| Assunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados Qui 17 Jul - 11:51 | |
- ducar, Fredie, subscrevo esses pontos de vista sobre o nosso mercado e especialmente que tem efectivamente um comportamento demasiado selvagem para se poder prender a uma doutrina lógica.
Não sei se influencia, mas no ebay-de e audiomarkt os anúncios são pagos, enquanto no nosso olx e afins são gratuitos. Talvez este aspecto também ajude um pouco a filtrar alguns anúncios disparatados. Além disso quando anúncio lá tenho sempre algum retorno. Sou contactado por compradores sérios da Europa e faço normalmente um bom negócio. Já cá... Mas isto já creio dever-se à grande montra que são esses sites, e ao poder de compra dos outros europeus. Essa também é a minha experiência com a venda de equipamentos usados: tenho tido mais sorte a vender para fora do que cá em Portugal. E concordo que isso se deve atribuir provavelmente não só ao maior poder de compra como à maior quantidade de compradores estrangeiros e à diversidade de interesses dos mesmos. R | |
|
| |
ducar Membro AAP
| |
| |
Digital Man Membro AAP
| Assunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados Sex 18 Jul - 9:33 | |
| - ducar escreveu:
- Claro que o poder de compra influencia no preço dos equipamentos mas mesmo assim compra-se mais barato no estrangeiro do que em Portugal, tenho reparado que muitos dos equipamentos estão a desaparecer.
Não tenho essa percepção. Alguns preços dos anúncios em PT podem ser elevados mas os valores reais de transacção não fogem muito aos praticados lá fora, até porque é fácil comprar e há mais oferta. A não ser que estejamos a falar do tal segmento de entrada - equipamento de baixo custo. Tanto nos privados como nas lojas, cheguei a ver casos em que tiveram mais de 2 anos uma peça à venda e só acabaram por vender quando baixaram bastante o preço, sendo que alguns preferem guardar a vender muito baixo. Agora, em termos práticos, se eu quiser comprar algo é natural que compre lá fora, em primeiro lugar porque provavelmente a peça não está disponível cá, depois porque lá fora é menos frequente encontrar "preços afectivos". - ducar escreveu:
- No entanto qualquer dia passa a moda do colecionismo e volta tudo para o mercado para vender, só que vai surgir um problema a oferta vai ser imensa vai encharcar o mercado e os preços vão baixar.
Que esse dia chegue depressa! Uma outra característica (e fenómeno curioso) no mercado português foi a explosão de negócios de troca. Suponho que seja devido à crise... Chegou-se a um ponto tal em que já há anúncios em que o interessado não quer vender, quer trocar. Pior - se eu colocar um anúncio recebo mais ofertas de troca do que compradores interessados. Isto é capaz de não ser um bom sinal porque a troca de bens é sintomática de civilizações remotas ou anárquicas, sem modelo económico organizado ou com escassez de recursos... | |
|
| |
| |
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados Sex 18 Jul - 13:24 | |
| | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados Sex 18 Jul - 22:16 | |
- ducar escreveu:
- Claro que o poder de compra influencia no preço dos equipamentos mas mesmo assim compra-se mais barato no estrangeiro do que em Portugal, tenho reparado que muitos dos equipamentos estão a desaparecer.
Não tenho essa percepção. Alguns preços dos anúncios em PT podem ser elevados mas os valores reais de transacção não fogem muito aos praticados lá fora, até porque é fácil comprar e há mais oferta. A não ser que estejamos a falar do tal segmento de entrada - equipamento de baixo custo. Tanto nos privados como nas lojas, cheguei a ver casos em que tiveram mais de 2 anos uma peça à venda e só acabaram por vender quando baixaram bastante o preço, sendo que alguns preferem guardar a vender muito baixo.
Agora, em termos práticos, se eu quiser comprar algo é natural que compre lá fora, em primeiro lugar porque provavelmente a peça não está disponível cá, depois porque lá fora é menos frequente encontrar "preços afectivos".
- ducar escreveu:
- No entanto qualquer dia passa a moda do colecionismo e volta tudo para o mercado para vender, só que vai surgir um problema a oferta vai ser imensa vai encharcar o mercado e os preços vão baixar.
Que esse dia chegue depressa!
Uma outra característica (e fenómeno curioso) no mercado português foi a explosão de negócios de troca. Suponho que seja devido à crise... Chegou-se a um ponto tal em que já há anúncios em que o interessado não quer vender, quer trocar. Pior - se eu colocar um anúncio recebo mais ofertas de troca do que compradores interessados.
Isto é capaz de não ser um bom sinal porque a troca de bens é sintomática de civilizações remotas ou anárquicas, sem modelo económico organizado ou com escassez de recursos... Pois é, mas como são expostos a preços elevados só serve para subvalorizar erradamente esses equipamentos mesmo que sejam negociados com valores inferiores. Continuo a dar preferência ao mercado externo não só pela variedade mas por uma questão de preço mesmo suportando o valor de transporte. Também existem alguns fenómenos engraçados, tenho peças no meu sistema principal que têm actualmente valores muito próximos aquando os adquiri em novos. | |
|
| |
| Assunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados Sex 18 Jul - 22:21 | |
| Por outro lado, é mais do que lógico que o mercado externo, que engloba mais do que um pais e na sua maioria, mais abastados e maiores, tenha mais variedade do que um país só, pequeno e com uma classe média alta minúscula (em comparação). _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados Sex 18 Jul - 22:39 | |
- Por outro lado, é mais do que lógico que o mercado externo, que engloba mais do que um pais e na sua maioria, mais abastados e maiores, tenha mais variedade do que um país só, pequeno e com uma classe média alta minúscula (em comparação).
Estás a esquecer que muito desse material só entrava no País pela porta do fundo isto nos anos 70, as marcas residentes que tinham a maior cota de mercado eram a Philips e a Grundig, depois existia a Valentim de Carvalho com marcas de topo. Essa tendência só começou a mudar no inicio dos anos 80 com a Pioneer e as X series que chegavam a custar 130 contos, poucos anos mais tarde ainda nos anos 80 é que surgiram vários importadores, um factor importante foi sem dúvida as revistas nacionais da especialidade que tiveram um papel decisivo na divulgação desses equipamentos. | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados Sex 18 Jul - 22:40 | |
- Por outro lado, é mais do que lógico que o mercado externo, que engloba mais do que um pais e na sua maioria, mais abastados e maiores, tenha mais variedade do que um país só, pequeno e com uma classe média alta minúscula (em comparação).
Mais uma razão para não subvalorizar os equipamentos. | |
|
| |
| Assunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados Sex 18 Jul - 22:44 | |
| Mas afinal, achas que eles estão caros ou subvalorizado? Ou estão caros cá e subvalorizados lá fora? Ou estão sobrevalorizados para vender e subvalorizados na venda? Já estou confuso. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados Sex 18 Jul - 22:56 | |
| - ducar escreveu:
- António José da Silva escreveu:
Mais uma razão para não sobrevalorizar os equipamentos.
Esganei-me agora vou dormir para não passar mais vergonhas. | |
|
| |
| |
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados Seg 4 Ago - 22:49 | |
| Estava eu a ler uma revista francesa a HIFI Stereo do ano 1981 essa revista trás os preços dos equipamentos praticados na época, aproveitei e fiz um apanhado de um conjunto que aqui tenho da Pioneer bastante vulgar nos dias de hoje e sem grande valor comercial ora vejam:
Amplificador SA-620 1.550 FRF Tuner TX-720L 1.770 FRF Deck CT-520 1.325 FRF Deck CT-720 2.120 FRF Timer DT-520 920 FRF Gira discos PL-620 1.320 FRF Célula Shure M70 119 FRF
Total 9124 FRF
Isto em Euros dá qualquer coisa como 1394 €
Ora que eu me lembre o valor de custo já com o móvel ou seja ao fim destes 33 anos foi +/- 15% do valor inicial do ano 1981.
Porreiro pá. | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados Seg 4 Ago - 23:16 | |
| Outro bom exemplo e neste caso o valor actual está mais alto que no ano 1981. Technics SL-1210 340€ Novo 1981 Technics SL-1210 1.488€ Novo 2014 Ou seja passa os 400 % de aumento de preço nos dias de hoje. | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados Ter 5 Ago - 9:44 | |
| Vejam bem a que preço foi vendido à tempos este equipamento da Sharp. http://www.ebay.co.uk/itm/RETRO-1970s-SHARP-SG400E-STEREO-MUSIC-CENTRE-HIFI-VINYL-RECORD-TAPE-PLAYER-RADIO-/221197296671 É no mínimo estranho. | |
|
| |
| |
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados Ter 5 Ago - 9:56 | |
| | |
|
| |
| Assunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados Ter 5 Ago - 10:57 | |
| [quote="ducar" Mas não é o caso vê os lances que foram feitos? [/quote] Claro, eu sei que é aquele o valor, só quis dizer que em minha opinião seriam 100 e não 1000. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados Ter 5 Ago - 11:57 | |
- [quote="ducar"
Mas não é o caso vê os lances que foram feitos?
Claro, eu sei que é aquele o valor, só quis dizer que em minha opinião seriam 100 e não 1000. [/quote] Na tua e na minha, 63 lances é obra | |
|
| |
| Assunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados Ter 5 Ago - 13:10 | |
| Este também me parece um pedido bastante optimista.
http://tinyurl.com/muha47g _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados Ter 5 Ago - 14:41 | |
- Este também me parece um pedido bastante optimista.
http://tinyurl.com/muha47g Mãe do céu, mal por mal que venha de lá o Sharp por 1000 € | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados | |
| |
|
| |
| Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados | |
|