- andrebispo escreveu:
- O aparelho é recuperável, mas visto que o vou recuperar como amplificador de guitarra, queria usar altifalantes "para guitarra", sendo estes de hi-fi, penso eu.
Ainda para mais se eles valerem alguma coisa (o que duvido), não os quero ter num amplificador de guitarra.
Indo directamente ao assunto, o mais provável é que não tenham qualquer valor ou tenham um valor residual.
Existe logo à partida um problema - não são pares mas unidades únicas (sendo o hi-fi em estéreo), logo só seriam interessantes para quem tivesse uma unidade dessas danificada em colunas hi-fi (menos provável) ou para instalar noutro amplificador de guitarra equivalente. Encontro esse material à venda no ebay por preços muito baixos, mas tentar não custa.
Agora, isto não significa que essas unidades não sejam boas, além de que a sua substituição nesse equipamento vai desvirtuar o projecto original e levar a uma sonoridade radicalmente diferente!
Numa pesquisa rápida consegui descobrir pequenas referências que identificam o P100FM como um altifalante full-range, Alnico, duplo-cone, 40Hz-16KHz, e o D100W seria um altifalante de baixos semelhante com Fr=35Hz. que suponho ter nessa máquina o papel de reforçar o baixo.
O aspecto não andará muito longe deste:
Essas unidades são um pouco antigas, possivelmente da década de 60. Só testando se poderá concluir sobre a sua valia, mas o mais provável é que sejam de excelente qualidade. O factor determinante não é a idade mas o modelo. A peerless é um dos mais conceituados fabricante de unidades, fundada na Dinamarca há mais de 80 anos. Os Peerless dessa era (60's) apareciam por exemplo nas B&O.
Muitas das unidades que se fazem hoje são inferiores às antigas, mesmo dentro do mesmo fabricante. Não é uma regra mas é frequente. Ao tentarem melhorar alguns aspectos pioraram outros. A tecnologia continua a ser a mesma. Podem-se fazer variações mas é um jogo de compromissos e modas.
Depois há a questão do preço. As boas unidades hi-fi fabricadas hoje recorrendo essencialmente à mesma tecnologia podem custar uma pequena fortuna.
Dois exemplos de full-ranges de 8" com íman nessa cara liga Al-Ni-Co:
www.audiohobby.eu/en/fullrange/6830-fullrange-seas-exotic-x1-08-exotic-f8.html
http://www.hifisound.de/en/Do-it-yourself-Products/Speaker-Drivers/Fullrange/FOSTEX-F-200-A-ALNICO-FULLRANGE.html
Há procura para essas unidades antigas dos 50's, 60's para projectos DIY muito sofisticados, mas ainda assim só interessam os pares e os preços praticados são relativamente baixos.
A minha sugestão seria no sentido de recuperar o aparelho mantendo os altifalantes e só depois pensar em mudar se o resultado não fosse satisfatório. Ou seja, começaria pelo amplificador, onde deve haver muito trabalho, determinante para o resultado final. Quais são as válvulas?
Quais são as características que distinguem os altifalantes hi-fi dos de guitarra?