Mensagens : 5 Data de inscrição : 27/04/2014 Localização : Torres Novas
Assunto: Conversor de FM para AM; Dom Jul 20 2014, 00:31
Boa noite, caros amigos.
O que procuro é uma forma de os rádios antigos (que não têm FM) receberem o sinal das rádios que emitem em FM. Para tal, seria necessário um receptor de FM que emitisse o sinal em AM (o ideal seria em Onda Média). Sei que isto pode ser comparado a "andar de cavalo para burro", mas era uma forma de colocar os velhinhos receptores a funcionar.
Encontrei um zingarelho no ebay, mas - ao que me parece - só emite numa determinada frequência, tendo que se pesquisar as estações no próprio zingarelho.
A minha ideia era um aparelho destes que desse para emitir as diversas estações em diversos comprimentos de onda, por forma a se poder pesquisar as estações no próprio rádio. Alguém conhece alguma coisa que dê para isso?
P.S.: Aqui, em Lisboa, só capto - na maior parte dos receptores - a Antena I. As restantes estações (Rádio Sim e Renascença, apanha-se com muito ruído).
Cumprimentos.
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
Assunto: Re: Conversor de FM para AM; Dom Jul 20 2014, 00:46
Nunca tal me tinha passado pela ideia ! Interessante... Julgo que a solução seria comprar vários aparelhos desses e sintonizar os transmissores em diferentes comprimentos de onda...
"Unit is shipped tuned to 1500khz AM
A tuning tool is provided to retune anywhere between 1400-1600khz"
jvasco
Assunto: Re: Conversor de FM para AM; Dom Jul 20 2014, 02:32
Grato pela resposta, Milton. Em último caso é o que farei, desde que também dêem para emitir em diferentes frequências.
Vou continuar à procura dessa solução e, caso encontro, irei partilhar.
jvasco
Assunto: Re: Conversor de FM para AM; Dom Jul 20 2014, 05:06
Boas outra vez.
Já encontrei uma solução provisória; tenho um oscilador/emissor de sinal e várias bandas e tem modulador (julgava que não tinha). Injectei sinal nele, primeiro com um aparelho de CD, depois com um receptor de FM, e resultou, mas a sintonia tem de ser feita no rádio de FM, a menos que mude a frequência do emissor. Felizmente dá para mudar, por causa de não emitir sinal onde possa haver outro sinal.
Ora aqui está o "engenho":
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
Assunto: Re: Conversor de FM para AM; Dom Jul 20 2014, 10:08
Bem "engendrado" ! Pois, para teres aquilo que queres , terás sempre que ter vários receptores e vários emissores... A não ser que faças uma engenhoca do tipo instalar o tal zingarelho dentro do radio e fixas o condensador de sintonia, depois o botão de sintonia passaria a sintonizar o tal zingarelho...
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
Assunto: Re: Conversor de FM para AM; Dom Jul 20 2014, 20:43
desconhecia tais façanhas. é uma maneira de reavivar certos aparelhos que dá gosto!