- anibalpmm escreveu:
- Milton escreveu:
- Isto tinha-me escapado....
Muito útil !!
Eu já experimentei e a dificuldade maior q tenho é q o voltímetro não da um valor fixo, vai oscilando para cima e para baixo, de modo q se tem q encontrar um valor mediano ou onde ele bate mais como diz no artigo
A utilização da tabela de conversão dos valores é fundamental
Multímetro? qual a frequência do sinal que utilizaste?
A maioria dos multímetros é limitada na frequência que consegue ler com erro mínimo. Mesmo os multímetros True RMS : uma certa maioria deles fica "míope" ao tentar medir sinais superiores a 450Hz (isto é a zona inferior da banda média).
Na prática a leitura que mostram vem acrescida de um erro de medição que práticamente invalida a medição obtida.
O mesmo se passa com o valor mínimo de tensão a injectar no multímetro para que ele consiga medir direito. Normalmente utilizo o pré de fono para amplificar o sinal do giradiscos e conseguir entregar ao multímetro um valor rms decente para o tipo conseguir medir correctamente, isto é, com o menor erro de leitura possível.
Medir directamente à saída do giradiscos é práticamente tempo perdido, excepto se se utilizar um osciloscópio de bancada com calibre na mesma ordem do sinal de saída da MC que se pretenda medir.
Metrologia : assunto interessante e um passatempo porreiro!