Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

A paixão pelo Áudio
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

A paixão pelo Áudio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistrarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Clube 15"

Ir para baixo 
+18
reirato
Manel
nfal64
stardrake
mannitheear
BAILOTE
Mr Bojangles
lore
tiagottx
nbunuel
Antero Pereira
Aspra
afonso
Goansipife
António José da Silva
Milton
TD124
Digital Man
22 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3
AutorMensagem
António José da Silva
Membro AAP

Clube 15" - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Clube 15"   Clube 15" - Página 3 EmptyTer Out 28 2014, 11:05

Para dois drivers de 15" e um caixote desse tamanho, o grave descer a 32 parece pouco impressionante. Clube 15" - Página 3 936335 Mas pode ser que soem bem.
Ir para o topo Ir para baixo
Doug
Membro AAP
Doug

MensagemAssunto: Re: Clube 15"   Clube 15" - Página 3 EmptyTer Out 28 2014, 11:06

nfal64 escreveu:
THOR 2.1 Cube by NLaudio.

Clube 15" - Página 3 Img_4110

Estas são seladas ou com bass reflex? Estou curioso para as ouvir! Vão estar no Portugáudio?

Abraço!
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Clube 15"   Clube 15" - Página 3 EmptyTer Out 28 2014, 11:07

Doug escreveu:

Estas são seladas ou com bass reflex? Estou curioso para as ouvir! Vão estar no Portugáudio?

Abraço!

Também estou muito curioso e o conceito parece-me interessante.

If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...

The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Digital Man
Membro AAP
Digital Man

MensagemAssunto: Re: Clube 15"   Clube 15" - Página 3 EmptyTer Out 28 2014, 11:21

António José da Silva escreveu:
Para dois drivers de 15" e um caixote desse tamanho, o grave descer a 32 parece pouco impressionante. Clube 15" - Página 3 936335  Mas pode ser que soem bem.

32 é muito bom, sendo que embora a quantidade seja fundamental, é especialmente a qualidade do baixo que faz a diferença.

É também importante a capacidade de serem conduzidas por amplificadores com mais qualidade do que quantidade (potência), sendo que os 100dB de sensibilidade indicados são suspeitos face à utilização de um "5-inch ultra low mass midrange driver (Neodymium)"... scratch

nfal64
Membro AAP
nfal64

MensagemAssunto: Re: Clube 15"   Clube 15" - Página 3 EmptyTer Out 28 2014, 11:27

Doug escreveu:

Abraço!

Nem fechadas nem bass reflex...Open U Frame.
Quem sabe no Portugaudio se ouver lá espaço para elas.
Digital Man
Membro AAP
Digital Man

MensagemAssunto: Re: Clube 15"   Clube 15" - Página 3 EmptyTer Out 28 2014, 11:35

nfal64 escreveu:
Doug escreveu:

Abraço!

Nem fechadas nem bass reflex...Open U Frame.
Quem sabe no Portugaudio se ouver lá espaço para elas.

Excelente! Suponho que quer o baixo com ressonador ou em caixa fechada teriam compromissos difíceis numa coluna OB.
Digital Man
Membro AAP
Digital Man

MensagemAssunto: Re: Clube 15"   Clube 15" - Página 3 EmptyTer Out 28 2014, 11:59

As unidades de 15" são ultra populares em projetos OB. A grande desvantagem é elevarem o custo do projeto.

Usam-se com multi-unidades (3 ou mais vias), mas também com unidades FR, unidades de compressão e cornetas, fitas, AMT, etc.
Há projetos que chegam a usar 2 altifalantes de 15" por coluna, elevando ainda mais o preço!

A maioria das OB são elegantes e tem um aspeto normal de coluna, mas, como em tudo, aparecem sempre algumas "cartas fora do baralho", como esta:
Clube 15" - Página 3 259443d1326125656-ultimate-ob-gallery-imgp5050
Palmas
Membro AAP
Palmas

MensagemAssunto: Re: Clube 15"   Clube 15" - Página 3 EmptyQua Out 29 2014, 09:56

Digital Man escreveu:
As unidades de 15" são ultra populares em projetos OB. A grande desvantagem é elevarem o custo do projeto.

Usam-se com multi-unidades (3 ou mais vias), mas também com unidades FR, unidades de compressão e cornetas, fitas, AMT, etc.
Há projetos que chegam a usar 2 altifalantes de 15" por coluna, elevando ainda mais o preço!

A maioria das OB são elegantes e tem um aspeto normal de coluna, mas, como em tudo, aparecem sempre algumas "cartas fora do baralho", como esta:
Clube 15" - Página 3 259443d1326125656-ultimate-ob-gallery-imgp5050

Pois é, também tenho um projecto OB começado com 21'', mas falta o tempo (de relogio e de carteira...). cho graça às OB mas depois de testar os mesmos "alguidares" em BF fico sempre na dúvida.
Digital Man
Membro AAP
Digital Man

MensagemAssunto: Re: Clube 15"   Clube 15" - Página 3 EmptyQua Out 29 2014, 10:46

Palmas escreveu:

Pois é, também tenho um projecto OB começado com 21'', mas falta o tempo (de relogio e de carteira...). cho graça às OB mas depois de testar os mesmos "alguidares" em BF fico sempre na dúvida.

O rendimento do BF em baixas frequências é uma vantagem muito grande, à qual é difícil resistir. Agora, fazer uma boa BF não é fácil, mesmo sem incluir na equação as incompatibilidades com salas/colocações.
A demonstrá-lo, suponho que mais de 90% dos projetos comerciais estarão mal concebidos. Nota-se claramente a "poluição" provocada pelo pórtico ressonador.
Palmas
Membro AAP
Palmas

MensagemAssunto: Re: Clube 15"   Clube 15" - Página 3 EmptySex Out 31 2014, 14:11

Digital Man escreveu:
Palmas escreveu:

O rendimento do BF em baixas frequências é uma vantagem muito grande, à qual é difícil resistir. Agora, fazer uma boa BF não é fácil, mesmo sem incluir na equação as incompatibilidades com salas/colocações.
A demonstrá-lo, suponho que mais de 90% dos projetos comerciais estarão mal concebidos. Nota-se claramente a "poluição" provocada pelo pórtico ressonador.

Pois, mas usando um alguidar, o problema do rendimento não é tão crítico. Mas de repente pensei que se calhar usar uma caixa fechada pode ser uma outra solução... O problema é que é tudo muito grande e pesado, o fim do mundo para fazer testes.
Acho que vou amadurecer mais um pouco este tema e ouvir até que ponto o meu sócio consegue levar os 15'' e as cornetas. Depois vejo se é o caminho a seguir.
Digital Man
Membro AAP
Digital Man

MensagemAssunto: Re: Clube 15"   Clube 15" - Página 3 EmptyDom Nov 02 2014, 15:13

Palmas escreveu:

Pois, mas usando um alguidar, o problema do rendimento não é tão crítico. Mas de repente pensei que se calhar usar uma caixa fechada pode ser uma outra solução... O problema é que é tudo muito grande e pesado, o fim do mundo para fazer testes.
Acho que vou amadurecer mais um pouco este tema e ouvir até que ponto o meu sócio consegue levar os 15'' e as cornetas. Depois vejo se é o caminho a seguir.

A caixa até pode ser relativamente compacta, mesmo para um 15" -  tudo depende do altifalante que estiver a ser usado e da filosofia inerente ao modelo. Até pode ser uma solução selada, mas aí os SE vão ser curtos...
Com os meus Beyma 15B100R, está vacinado pelas próprias características dos altifalantes, que terá que ser uma caixa com perto de 200L para cada um deles em BR, ou então umas TL. No BR o pórtico influencia muito o resultado final. Não é só a velocidade, mas a colocação e forma. O pior mesmo será um tubo de plástico metido dentro da caixa, ainda assim pode ser melhorado com waveguides nas extremidades. É curioso que esta opção inferior é usada em mais de 90% dos BR comerciais, por motivos estéticos e de baixo preço de construção. O Onken permite resultados interessantes mas complica a construção. O melhor resultado que obtive foi em caixa alta com altifalante em cima e saída rectangular estreita frontal-inferior, fazendo um L arredondado.

O NP tinha um projeto curioso com altifalantes de 21" com "chaminés" (El Pipe-O):
Clube 15" - Página 3 Pass-ElPipe

Estão aqui os planos e descrição do projeto: https://www.passdiy.com/pdf/el-pipe-o.pdf

Fiz em tempos uma experiência com altifalantes com apenas 8" bons para sub-baixos e "chaminés" de 2 metros de altura e foram os melhores baixos que já ouvi de uns 8". Infelizmente, só cabiam na sala e não passaram no teste estético... No
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Clube 15"   Clube 15" - Página 3 EmptyDom Nov 02 2014, 15:27

Digital Man escreveu:
...e não passaram no teste estético... No

O que não é de admirar. lol!

Joseph Le Conte
nfal64
Membro AAP
nfal64

MensagemAssunto: Re: Clube 15"   Clube 15" - Página 3 EmptyDom Nov 02 2014, 18:37

Colunas construídas com supervisão de projeto de   NLaudio.

Clube 15" - Página 3 Ryplic10

Clube 15" - Página 3 10456410
Digital Man
Membro AAP
Digital Man

MensagemAssunto: Re: Clube 15"   Clube 15" - Página 3 EmptyDom Nov 02 2014, 19:33

nfal64 escreveu:

Clube 15" - Página 3 754215

Projeto espetacular! Ao bom estilo das JBL 4350! Devem recriar todo o realismo e dinâmica do som ao vivo!
lore
Membro AAP
lore

MensagemAssunto: Re: Clube 15"   Clube 15" - Página 3 EmptyDom Nov 02 2014, 19:34

Ia dizer o mesmo , JBL lookkalike !
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Clube 15"   Clube 15" - Página 3 EmptyDom Nov 02 2014, 20:29

nfal64 escreveu:

Impressionantes, Clube 15" - Página 3 754215 adorava ouvir esses monstros?

Joseph Le Conte
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku

MensagemAssunto: Re: Clube 15"   Clube 15" - Página 3 EmptyDom Nov 02 2014, 21:23

Foi pena essa monumental "prateleira" em cima da coluna; vai criar artefactos significativos.
Idealmente a corneta devia ficar alinhada verticalmente com a unidade de médios e preferencialmente fora da caixa.
Efectuaram alguma medição da resposta?

R
Digital Man
Membro AAP
Digital Man

MensagemAssunto: Re: Clube 15"   Clube 15" - Página 3 EmptyDom Nov 02 2014, 21:59

Eis possivelmente a fonte de inspiração, as superlativas 4350 (4 vias, assimétricas - tweeter e médio alto de corneta do lado de dentro):
Clube 15" - Página 3 4350b-3
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Clube 15"   Clube 15" - Página 3 EmptyDom Nov 02 2014, 22:01

Digital Man escreveu:
Eis possivelmente a fonte de inspiração, as superlativas 4350 (4 vias, assimétricas - tweeter e médio alto de corneta do lado de dentro):
Clube 15" - Página 3 4350b-3

Isso não é uma coluna, isso é um monumento.

Joseph Le Conte
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku

MensagemAssunto: Re: Clube 15"   Clube 15" - Página 3 EmptyDom Nov 02 2014, 22:07

E a julgar pela curva de resposta não deve ser grande espingarda canhão...

https://www.jblpro.com/pub/obsolete/4350b.pdf

R
Digital Man
Membro AAP
Digital Man

MensagemAssunto: Re: Clube 15"   Clube 15" - Página 3 EmptySeg Nov 03 2014, 10:46

ricardo onga-ku escreveu:

R

Correção! Não são um canhão, são um míssil! Reproduzem o realismo do som ao vivo.

A curva de resposta não é boa - é excecional. Nem sequer inflaciona o baixo para aumentar o sub-baixo, o que acontece na esmagadora maioria das colunas actuais. Exemplo: B&W 802D, inflacção de 7dB!!! Entre os 50Hz e os 100Hz estão acima dos 5dB. No

Clube 15" - Página 3 1205802fig4

Tomara a maíoria das colunas no mercado ter uma curva de resposta +-3dB dos 30Hz aos 25KHz!!! Aliás, devem ser muito poucas as que têm uma resposta tão linear!

Com a mesma curva de reposta podemos ter desde lixo sonoro à recriação do som ao vivo.
O baixo das JBL nos 25Hz está nos -5dB, o que é bom, mas não é por isso que o baixo é absolutamente natural e tem um realismo incrível!
Eu tenho aqui umas colunas que vão até aos 27KHz - 3dB mas têm um baixo ridículo (mecânico, comprimido e sem correção tímbrica) comparado com as JBL.
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Clube 15"   Clube 15" - Página 3 EmptySeg Nov 03 2014, 10:52

Adorava que alguém me oferecesse umas colunas dessas, mesmo sendo tão más. lol!

Joseph Le Conte
Mister W
Membro AAP
Mister W

MensagemAssunto: Re: Clube 15"   Clube 15" - Página 3 EmptySeg Nov 03 2014, 10:56

Adorava que alguém me oferecesse umas colunas dessas, mesmo sendo tão más.    lol!

Por acaso gostava de ver... entrares em casa com umas colunas dessas... e no minuto seguinte seres corrido com a o rolo da massa...
lol!
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Clube 15"   Clube 15" - Página 3 EmptySeg Nov 03 2014, 10:59

Mister W escreveu:
Adorava que alguém me oferecesse umas colunas dessas, mesmo sendo tão más.    lol!

Por acaso gostava de ver... entrares em casa com umas colunas dessas... e no minuto seguinte seres corrido com a o rolo da massa...
lol!

O gajo que me oferecer as colunas, teria que me oferecer também uma casa maior. lol! Assim talvez não fosse corrido a rolo.

Joseph Le Conte
Digital Man
Membro AAP
Digital Man

MensagemAssunto: Re: Clube 15"   Clube 15" - Página 3 EmptySeg Nov 03 2014, 11:01

Mister W escreveu:

lol!

Nada disso, aquelas colunas são tão boas que com o disquinho certo, a patroa ficava hipnotizada! pirat lol!
Digital Man
Membro AAP
Digital Man

MensagemAssunto: Re: Clube 15"   Clube 15" - Página 3 EmptySeg Nov 03 2014, 11:03

Mister W escreveu:

lol!

O gajo que me oferecer as colunas, teria que me oferecer também uma casa maior. lol! Assim talvez não fosse corrido a rolo.

Não dá para deitar umas paredes abaixo? lol!
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Clube 15"   Clube 15" - Página 3 EmptySeg Nov 03 2014, 11:05

Digital Man escreveu:

Não dá para deitar umas paredes abaixo? lol!

Não me importava, mas era capas de vir a ter consequências nefastas para mim.
Mas que são fabulosas, lá isso são.

Joseph Le Conte
Digital Man
Membro AAP
Digital Man

MensagemAssunto: Re: Clube 15"   Clube 15" - Página 3 EmptySeg Nov 03 2014, 11:16

Nos primeiros dias, para facilitar a aceitação podem-se usar com as proteções frontais:
Clube 15" - Página 3 Jbl-4350-monitor-583401

Depos, o melhor é queimar as tampas!  lol!
Palmas
Membro AAP
Palmas

MensagemAssunto: Re: Clube 15"   Clube 15" - Página 3 EmptySeg Nov 03 2014, 11:32

Digital Man escreveu:
Nos primeiros dias, para facilitar a aceitação podem-se usar com as proteções frontais:
Clube 15" - Página 3 Jbl-4350-monitor-583401

Depos, o melhor é queimar as tampas!  lol!

E dizer que são duas mesinhas de cabeceira?
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Clube 15"   Clube 15" - Página 3 EmptySeg Nov 03 2014, 11:34

Palmas escreveu:

E ainda bem que são suas mesinhas de cabeceira pesadas, porque se ela pudesse, levava com elas bela cabeça abaixo. Clube 15" - Página 3 2613325421

Joseph Le Conte
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku

MensagemAssunto: Re: Clube 15"   Clube 15" - Página 3 EmptySeg Nov 03 2014, 11:50

Digital Man escreveu:

R

Correção! Não são um canhão, são um míssil! Reproduzem o realismo do som ao vivo.

A curva de resposta não é boa - é excecional. Nem sequer inflaciona o baixo para aumentar o sub-baixo, o que acontece na esmagadora maioria das colunas actuais. Exemplo: B&W 802D, inflacção de 7dB!!! Entre os 50Hz e os 100Hz estão acima dos 5dB. No

Clube 15" - Página 3 1205802fig4

Tomara a maíoria das colunas no mercado ter uma curva de resposta +-3dB dos 30Hz aos 25KHz!!! Aliás, devem ser muito poucas as que têm uma resposta tão linear!

Com a mesma curva de reposta podemos ter desde lixo sonoro à recriação do som ao vivo.
O baixo das JBL nos 25Hz está nos -5dB, o que é bom, mas não é por isso que o baixo é absolutamente natural e tem um realismo incrível!
Eu tenho aqui umas colunas que vão até aos 27KHz - 3dB mas têm um baixo ridículo (mecânico, comprimido e sem correção tímbrica) comparado com as JBL.

As altas frequências das JBL estão exageradas em pelo menos 5dB (convém notar que a medição está muito suavizada, 1/3 de oitava para ser mais preciso).

Clube 15" - Página 3 Eun0c4

Depois temos as colorações introduzidas pela caixa e pelo diffusor de persianas da corneta, o desalinhamento vertical de médio e tweeter...

Quanto muito reproduzem com algum realismo os níveis exagerados de pressão sonora dos concertos de rock.

No caso das medições da Stereophile, convém ter em atenção que o método utilizado pelo J.A. introduz uma "coloração" nos graves, nomeadamente um acentuar de aproximadamente 6dB por volta dos 100Hz (se tomar atenção verá que existe um pico em todas as medições).
Além disso, a medição que o J.A. designa como efectuada ao eixo resulta afinal da média de uma série de 11 medições num quadrado centrado no ponto de escuta com 2,40m de largura por 0,45m de altura.

R
Palmas
Membro AAP
Palmas

MensagemAssunto: Re: Clube 15"   Clube 15" - Página 3 EmptySeg Nov 03 2014, 11:53

Palmas escreveu:

E ainda bem que são suas mesinhas de cabeceira pesadas, porque se ela pudesse, levava com elas bela cabeça abaixo. Clube 15" - Página 3 2613325421

Nada como ter uma mulher que gosta quase tanto disto como eu!
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Clube 15"   Clube 15" - Página 3 EmptySeg Nov 03 2014, 12:05

Palmas escreveu:

Felizardo. Clube 15" - Página 3 809774

Joseph Le Conte
Palmas
Membro AAP
Palmas

MensagemAssunto: Re: Clube 15"   Clube 15" - Página 3 EmptySeg Nov 03 2014, 12:06

Palmas escreveu:

Felizardo. Clube 15" - Página 3 809774

Primeiro despachei uma que não gostava Clube 15" - Página 3 936335
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Clube 15"   Clube 15" - Página 3 EmptySeg Nov 03 2014, 12:16

Palmas escreveu:

Primeiro despachei uma que não gostava Clube 15" - Página 3 936335

Clube 15" - Página 3 265963

Joseph Le Conte
Digital Man
Membro AAP
Digital Man

MensagemAssunto: Re: Clube 15"   Clube 15" - Página 3 EmptySeg Nov 03 2014, 12:24

As altas frequências das JBL estão exageradas em pelo menos 5dB (convém notar que a medição está muito suavizada, 1/3 de oitava para ser mais preciso).

Depois temos as colorações introduzidas pela caixa e pelo diffusor de persianas da corneta, o desalinhamento vertical de médio e tweeter...

Quanto muito reproduzem com algum realismo os níveis exagerados de pressão sonora dos concertos de rock.

No caso das medições da Stereophile, convém ter em atenção que o método utilizado pelo J.A. introduz uma "coloração" nos graves, nomeadamente um acentuar de aproximadamente 6dB por volta dos 100Hz (se tomar atenção verá que existe um pico em todas as medições).
Além disso, a medição que o J.A. designa como efectuada ao eixo resulta afinal da média de uma série de 11 medições num quadrado centrado no ponto de escuta com 2,40m de largura por 0,45m de altura.

R

Amigo Ricardo, lamento informá-lo mas está a enganar os leitores deste tópico!

Em primeiro lugar não é possível concluir sobre a qualidade de reprodução de uma coluna olhando para a curva de resposta porque não reflecte a distorção. Pode ter baixos profundos que não são mais do que lixo. Um primo meu tinha um sistema com resposta plana até aos 25Hz que era tão mau que não conseguia identificar os instrumentos. Depois, como saberá, em cada sala que as colocar, a resposta no sub-baixo vai alterar-se consideravelmente. Para além da sala, o simples posicionamento e até o mobiliário vai alterar essa resposta.

Em segundo lugar, a curva de resposta da JBL é mais linear do que 98% das colunas no mercado e vai mais fundo que a maioria das colunas do mercado. Relativamente às altas frequências está também enganado por dois motivos - primeiro porque a resposta que apresenta é no eixo! no ponto médio de audição a resposta é +-3dB até aos 25KHz!!! em segundo porque os agudos são controláveis!!! Não fosse aquela pequena (e inofensiva) depressão nos 12.5K, seria candidata à melhor curva de resposta da história.

Quando afirma que a curva de resposta da JBL não é boa está a introduzir um desvio estrondoso em relação à verdade. Aliás, é frequente as colunas de estúdio, mesmo sem regulação de agudos, serem mais lineares que as caseiras.

Agora, quando induz a partir da leitura da curva (ainda por cima errada) que não vão ter um som bom, então isso já é um pecado mortal!

Dei como exemplo as B&W 802, que são umas colunas muito apreciadas e safam-se bem com vários tipos de música, mas são absolutamente envergonhadas pelas JBL no que respeita ao realismo, naturalidade e dinâmica na reprodução do baixo.
Digital Man
Membro AAP
Digital Man

MensagemAssunto: Re: Clube 15"   Clube 15" - Página 3 EmptySeg Nov 03 2014, 12:27

PS: Aquilo que algumas mulheres consideram sobre outros domínios, também parece aplicar-se às colunas:

Size matters!

smedley
Palmas
Membro AAP
Palmas

MensagemAssunto: Re: Clube 15"   Clube 15" - Página 3 EmptySeg Nov 03 2014, 12:28

Digital Man escreveu:
PS: Aquilo que algumas mulheres consideram sobre outros domínios, também parece aplicar-se às colunas:

Size matters!

smedley

Sim, não as querem tão grandes!
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku

MensagemAssunto: Re: Clube 15"   Clube 15" - Página 3 EmptySeg Nov 03 2014, 13:34

Digital Man escreveu:

R

Amigo Ricardo, lamento informá-lo mas está a enganar os leitores deste tópico!

Em primeiro lugar não é possível concluir sobre a qualidade de reprodução de uma coluna olhando para a curva de resposta porque não reflecte a distorção. Pode ter baixos profundos que não são mais do que lixo. Um primo meu tinha um sistema com resposta plana até aos 25Hz que era tão mau que não conseguia identificar os instrumentos. Depois, como saberá, em cada sala que as colocar, a resposta no sub-baixo vai alterar-se consideravelmente. Para além da sala, o simples posicionamento e até o mobiliário vai alterar essa resposta.

Em segundo lugar, a curva de resposta da JBL é mais linear do que 98% das colunas no mercado e vai mais fundo que a maioria das colunas do mercado. Relativamente às altas frequências está também enganado por dois motivos - primeiro porque a resposta que apresenta é no eixo! no ponto médio de audição a resposta é +-3dB até aos 25KHz!!! em segundo porque os agudos são controláveis!!! Não fosse aquela pequena (e inofensiva) depressão nos 12.5K, seria candidata à melhor curva de resposta da história.

Quando afirma que a curva de resposta da JBL não é boa está a introduzir um desvio estrondoso em relação à verdade.

A curva apresentada é ao eixo e fora deste a resposta é menos plana.
E como as JBL têm um difusor na unidade de altas frequências a atenuação dos agudos fora do eixo (talvez até aos 15º) deve ser muito reduzida.

Mas concordo que a curva de resposta apenas serve para carecterizar a reposta de frequências, nomeadamente no que se refere à intensidade das mesmas para uma dada voltagem, e não a sua qualidade.

No que se refere à extensão dos graves estas JBL têm em seu favor a grande dimensão da caixa e dos altifalantes de graves e em seu desfavor o uso de dois altifalantes, de um sistema de caixa com pórtico e desconfio que a construção da caixa também não deva ser das mais eficazes no que se refere a controlo das ressonâncias.
Foram concebidas para reprodução a elevados níveis de pressão sonora.

Não duvido que o som que reproduzem seja agradável mas aí entramos no domínio do gosto (e deixamos o da alta-fidelidade).

R
Digital Man
Membro AAP
Digital Man

MensagemAssunto: Re: Clube 15"   Clube 15" - Página 3 EmptySeg Nov 03 2014, 14:42

Mas concordo que a curva de resposta apenas serve para carecterizar a reposta de frequências, nomeadamente no que se refere à intensidade das mesmas para uma dada voltagem, e não a sua qualidade.

Aquilo que verifiquei nas minhas experiências é que tinha muito mais influência no som reproduzido mudar o tweeter do que pequenas variações na curva e resposta. Fiz testes com equalização activa (resposta corrigida plana). Pequenos desvios na resposta notam-se mas têm menos impacto que usar tweeters diferentes que alteram a tonalidade, detalhe, timbre, etc.

Depois, a sala pode condicionar muito a resposta em alta frequência no ponto de audição, a começar pelo ângulo em relação ao eixo que pode ter variações assinaláveis em alguns tweeters. Estou a ouvir umas monitoras que quando as medi numa sala grande com as paredes laterais a 3 metros de cada, apresentavam uma curva em altas frequências muito diferente da que apresentam agora. Mudou apenas a sala e as distâncias de audição face às colunas!

Concordo que se excluam colunas sem as ouvir com base na resposta em baixas frequências, se for pobre. Não é só por por causa do sub-baixo - as muitas baixas frequências alteram a forma como ouvimos os sons. O som fica mais real.
Já nas altas frequências, se gostamos do som do tweeter, pode ser possível corrigir em parte a resposta, ou mexendo no crossover, ou brincando com o posicionamento e tratamento acústico da sala/coluna.

No que se refere à extensão dos graves estas JBL têm em seu favor a grande dimensão da caixa e dos altifalantes de graves e em seu desfavor o uso de dois altifalantes, de um sistema de caixa com pórtico e desconfio que a construção da caixa também não deva ser das mais eficazes no que se refere a controlo das ressonâncias.
Foram concebidas para reprodução a elevados níveis de pressão sonora.

Não duvido que o som que reproduzem seja agradável mas aí entramos no domínio do gosto (e deixamos o da alta-fidelidade).

Concordo e admito as colorações relacionadas com a caixa e com o pórtico, no entanto, e apesar disso, o resultado não está a ser maioritariamente influenciado por esse "açucar" para os ouvidos. Na sala adequada e com os amplificadores certos os sons do duplo 15" das JBL são mais reais, criam melhor a ilusão de estarmos no café-concerto (seja o piano ou a bateria) do que a dupla de 8" das B&W 802.

Desvantagens: Não são para todas as salas; caras; são monstruosas e passíveis de provocar desentendimentos familiares. dvil
Digital Man
Membro AAP
Digital Man

MensagemAssunto: Re: Clube 15"   Clube 15" - Página 3 EmptySeg Nov 03 2014, 14:48

Palmas escreveu:
Digital Man escreveu:

Size matters!

smedley

Sim, não as querem tão grandes!

Exato! Ou seja, a maioria apanhava um susto!... quando visse as JBL na sala. lol!
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Clube 15"   Clube 15" - Página 3 Empty

Clube 15"
Ir para o topo 
Página 3 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3