| SONY TA-F650ESD | |
|
+5António José da Silva FBatista r4f4 Regivaldo Costa ALVES134 9 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
ALVES134 Membro AAP
Mensagens : 338 Data de inscrição : 18/05/2012 Localização : Braga
| Assunto: SONY TA-F650ESD Qua Nov 26 2014, 08:07 | |
| Em principio para a próxima semana deve chegar cá a casa este amplificador SONY TA-F650ESD.
A ver vamos como se comporta pois já está parado à algum tempo segundo o vendedor e pelo que vi está a precisar de uma limpeza pelo menos exterior.
Portanto "acusem-se" todos aqueles que tiveram ou têm uma maquineta destas e o que acham do amplificador em questão.
Obrigado.
Saudações | |
|
| |
Regivaldo Costa Membro AAP
| Assunto: Re: SONY TA-F650ESD Sex Nov 28 2014, 17:31 | |
| - ALVES134 escreveu:
- Em principio para a próxima semana deve chegar cá a casa este amplificador SONY TA-F650ESD.
A ver vamos como se comporta pois já está parado à algum tempo segundo o vendedor e pelo que vi está a precisar de uma limpeza pelo menos exterior.
Portanto "acusem-se" todos aqueles que tiveram ou têm uma maquineta destas e o que acham do amplificador em questão.
Obrigado.
Saudações Alves, Eu tenho um 630ESD (sem wood sides), mas só o testei num par de colunas simples que tenho aqui em casa apenas para ver se estava funcionando e o empacotei. Agora, ele está aguardando a vez dele para atravessar o atlântico rumo ao Brasil. Mas em verdade, falando de forma genérica, esses amplificadores integrados da linha Sony, modelos TA-FxyzES, a partir dos TA-F500, 530, 630, 650, 730, etc, todos são bem similares, sendo que a maioria só possuem entradas analógicas e outros poucos com entradas digital, como é o caso do seu 650 e do meu 630. O que muda é basicamente a potência que vai desde 80 e 110 watts, que é dependente da fonte e do transformador que é normal ou toroidal (e claro, com pequenas diferença na tensão DC da fonte e outros pequenos detalhes) . A maiorias dos circuitos entres estes diversos modelos são bem parecidos, principalmente quanto módulo de potência, isto é, o amplificador propriamente, além de que, em todos os transistores de saída são basicamente os mesmos. Ainda, há pequenas diferenças, como e o caso do seu (650) e do meu (630), cujas diferenças é que o seu tem filtro subsonic e damping factor de 100, enquanto o meu não tem o filtro e damping factor de 50, sendo ambas de mesma potência (80 watts em 8 ohms) . Em resumo o 650 é melhor que o 630, mas ambos são bons. Abaixo os link da hifi engine que explicita muito sucintamente a especificação de ambos (o ideal é ver os manuais): http://www.hifiengine.com/manual_library/sony/ta-f630es.shtml http://www.hifiengine.com/manual_library/sony/ta-f650es.shtml Bom, essa foi minha visão, mas espero que outros colegas coloquem a sua visão e assim, aprendemos todos juntos. | |
|
| |
ALVES134 Membro AAP
| Assunto: Re: SONY TA-F650ESD Sex Dez 05 2014, 05:31 | |
| Hoje recebi uma rica prenda. Sabia que vinha sujinho pois o vendedor disse-me mas intacto.
Retiro o amplificador e o botão do master volume cai, ou seja partiu durante o transporte pois os azelhas da EMS devem ter andado com ele aos tombos pois o esferovite que se encontrava a proteger o frontal estava completamente esmagado e perfurado pelos selectores. Para mim é incompreensível como uma embalagem cheia de alertas de frágil é tratada daquela forma.
Resultado | |
|
| |
Regivaldo Costa Membro AAP
| Assunto: Re: SONY TA-F650ESD Sex Dez 05 2014, 05:57 | |
| - ALVES134 escreveu:
- Hoje recebi uma rica prenda. Sabia que vinha sujinho pois o vendedor disse-me mas intacto.
Retiro o amplificador e o botão do master volume cai, ou seja partiu durante o transporte pois os azelhas da EMS devem ter andado com ele aos tombos pois o esferovite que se encontrava a proteger o frontal estava completamente esmagado e perfurado pelos selectores. Para mim é incompreensível como uma embalagem cheia de alertas de frágil é tratada daquela forma.
Resultado Alves, Que chato! Sinto pelo ocorrido, mas realmente transporte de forma geral não é confiável. Tudo pode acontecer! Faço votos que consiga reparar e tê-lo novamente novo. []'s, | |
|
| |
ALVES134 Membro AAP
| Assunto: Re: SONY TA-F650ESD Sex Dez 05 2014, 07:02 | |
| O resultado é este : Espero que seja passível de reparar pois o veio em alumínio partiu e mais uma peça plástica por trás que está solta. Preocupa-me em que estado estarão também os outros selectores e placas interiores pois pelos vistos o amplificador foi transportado por esses "profissionais" com o frontal para baixo que mesmo tendo esferovite foi incapaz de proteger o mau transporte. Se eventualmente alguém tiver ideia de que seja passível de reparação faça o favor de me ajudar. Agradecia que se possível os caros amigos Joaquim Pinto e Rui Pinho poderem opinar sobre o assunto ficava grato. Obrigado | |
|
| |
ALVES134 Membro AAP
| Assunto: Re: SONY TA-F650ESD Ter Dez 09 2014, 04:28 | |
| Alguém me arranja o contacto do Sr. Joaquim Pinto se faz favor? Depois de uma vista de olhos mais atenta parece que é necessária apenas uma peça de acordo com o manual de serviço. Part: 4-941-033-01 (screw, fixed, feeder) Alguém sabe se ainda é possivel adquiri-la e onde? Obrigado. Entretanto deixo umas fotos de fraca qualidade depois de uma limpeza superficial: | |
|
| |
r4f4 Membro AAP
| Assunto: Re: SONY TA-F650ESD Ter Dez 09 2014, 09:40 | |
| Deve ser fácil arranjar um knob de substituição | |
|
| |
ALVES134 Membro AAP
| Assunto: Re: SONY TA-F650ESD Ter Dez 09 2014, 11:00 | |
| - r4f4 escreveu:
- Deve ser fácil arranjar um knob de substituição
r4f4 pelo que estive a ver não é o knob que me faz falta como suspeitava no inicio mas sim o veio pois o mesmo partiu a meio ficando metade no knob e outra metade no amplificador que é visível(não muito bem) nas fotos. O knob tem um furo de lado para despertar um parafuso que aperta o veio. O que preciso é de acordo com o manual de serviço o Nº 19 | |
|
| |
FBatista Membro AAP
Mensagens : 1000 Data de inscrição : 21/03/2013 Idade : 46 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: SONY TA-F650ESD Ter Dez 09 2014, 11:58 | |
| O Nº19 é uma pega roscada de ligação do cabo phono à massa. Será que estou a ver bem?
Quanto ao veio partido, na minha óptica é necessário substituir todo o potênciometro. Não sei se é motorizado, pois nesta ocasião é mais caro.
O "Knob" é aproveitável. Basta sacar o que restou do veio partido!
Lamento o sucedido!
FBatista | |
|
| |
ALVES134 Membro AAP
| Assunto: Re: SONY TA-F650ESD Qua Dez 10 2014, 11:04 | |
| - FBatista escreveu:
- O Nº19 é uma pega roscada de ligação do cabo phono à massa. Será que estou a ver bem?
Quanto ao veio partido, na minha óptica é necessário substituir todo o potênciometro. Não sei se é motorizado, pois nesta ocasião é mais caro.
O "Knob" é aproveitável. Basta sacar o que restou do veio partido!
Lamento o sucedido!
FBatista Vou retirar hoje a tampa para lhe dar uma limpeza e tentar ver com mais atenção. Alguém me arranja o contacto do Sr. Joaquim Pinto se faz favor? | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: SONY TA-F650ESD Qua Dez 10 2014, 11:10 | |
| - ALVES134 escreveu:
Alguém me arranja o contacto do Sr. Joaquim Pinto se faz favor? Envia-lhe um mail. a.tvtec@gmail.com _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
ALVES134 Membro AAP
| Assunto: Re: SONY TA-F650ESD Qua Dez 10 2014, 11:16 | |
| Muito obrigado António. Grande Abraço. | |
|
| |
RMD audio Membro AAP
| Assunto: Re: SONY TA-F650ESD Qua Dez 10 2014, 15:06 | |
| Olá Alves134
Estive a dar uma vista de olhos no manual de serviço.
Infelizmente esse amplificador não pode levar um potênciometro comum sem perder a função de loudness já que o potênciometro tem um tap adicional para esse efeito a meio do curso. Este tipo de pots não são fáceis de encontrar no mercado.
O Dac desse amplificador sofre do mal de alimentar todo o andar analógico a +-5volts. Os opamps estão sempre perto de clipar. Não é grande design mas enfim... São aparelhos feitos para um certo nivel de preço
Tenho um contacto ai em braga que percebe de amplificadores e solda bem. Manda-me uma pm se estiveres interessado.
Abraço
Rick | |
|
| |
RMD audio Membro AAP
| Assunto: Re: SONY TA-F650ESD Qui Dez 11 2014, 04:41 | |
| Marco, manda-me um mail para rmdaudiodesign at gmail.com
Este forum tem umas regras de segurança esquesitas e não consigo responder á tua PM.
Abraço
Ricardo | |
|
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: SONY TA-F650ESD Qui Dez 11 2014, 04:44 | |
| - RMD audio escreveu:
- Marco, manda-me um mail para rmdaudiodesign at gmail.com
Este forum tem umas regras de segurança esquesitas e não consigo responder á tua PM.
Abraço
Ricardo A partir das 30 mensagens, já está tudo desbloqueado. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
ALVES134 Membro AAP
| Assunto: Re: SONY TA-F650ESD Ter Dez 16 2014, 02:50 | |
| - António José da Silva escreveu:
- ALVES134 escreveu:
Alguém me arranja o contacto do Sr. Joaquim Pinto se faz favor?
Envia-lhe um mail.
a.tvtec@gmail.com António o Sr. Joaquim Pinto costuma responder aos mails??? | |
|
| |
legendz Membro AAP
Mensagens : 198 Data de inscrição : 18/07/2012 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: SONY TA-F650ESD Ter Dez 16 2014, 03:16 | |
| Costuma quando tem disponibilidade, mas não insistas muito porque eu por ex tive uma resposta muito desagradável quando enviei um 2º contacto inicial que pelos vistos foi mal interpretado. | |
|
| |
| Assunto: Re: SONY TA-F650ESD Ter Dez 16 2014, 05:11 | |
| - legendz escreveu:
- Costuma quando tem disponibilidade, mas não insistas muito porque eu por ex tive uma resposta muito desagradável quando enviei um 2º contacto inicial que pelos vistos foi mal interpretado.
Ele a escrever é um bruto, dai o nome dos pré de phono. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
RMD audio Membro AAP
| Assunto: Re: SONY TA-F650ESD Ter Dez 16 2014, 05:28 | |
| Marco, Posso ter boas noticias para ti. Encontrei aqui no meio das minhas tralhas um Potênciometro igual ao do teu sony que retirei de um 670ES para por um de mais baixa impedância. Deixa-me verificar se está tudo ok com o mesmo.
Abraço
Rick | |
|
| |
ALVES134 Membro AAP
| Assunto: Re: SONY TA-F650ESD Qua Dez 17 2014, 03:34 | |
| - RMD audio escreveu:
- Marco, Posso ter boas noticias para ti. Encontrei aqui no meio das minhas tralhas um Potênciometro igual ao do teu sony que retirei de um 670ES para por um de mais baixa impedância. Deixa-me verificar se está tudo ok com o mesmo.
Abraço
Rick Ricardo, isso seria simplesmente fantástico. Abraço Marco | |
|
| |
johnnys14 Membro AAP
Mensagens : 559 Data de inscrição : 21/02/2015 Idade : 52 Localização : Amadora
| Assunto: Re: SONY TA-F650ESD Dom Fev 22 2015, 05:31 | |
| Olá eu tenho um ta-f530es já tem cerca de 25 anos, comprei novo e está como novo apenas tem um ruído no botão volume, mas na minha opinião tem um bom som e potência sobretudo quando ligado a umas boas JBL estes Sony têm uma boa compatibilidade com esta marca, acho que é uma boa compra sobretudo porque de certa forma os Esd são mais raros, e nos dias de hoje um amp desta qualidade custa uma pipa de massa... | |
|
| |
ALVES134 Membro AAP
| Assunto: Re: SONY TA-F650ESD Ter Fev 24 2015, 07:24 | |
| Depois de filmes e novelas com um fim trágico à vista, acabou tudo em bom porto. Queria agradecer a todos quantos tentaram ajudar. Um muito obrigado ao Ricardo (RMD Audio) por toda a disponibilidade e atenção prestada no sentido de me tentar solucionar o caso. Ricardo obrigado pelo potenciómetro, mas como sabes não deu para aplicar neste amplificador pois era diferente. Obrigado também pelo facto de me teres indicado o Fernando (SONUZ) que tive imenso prazer em conhecer e que acabou por salvar a situação. Um especial obrigado ao Fernando que foi incansável e se dedicou ao amplificador durante imenso tempo e o colocou 100% funcional e um verdadeiro "brinquinho" como se costuma dizer. Aqui ficam umas fotos, ATENÇÃO de altíssima qualidade(em breve coloco umas melhores). Eventualmente se o Fernando cá quiser vir comentar o trabalho que fez no amplificador penso que será do interesse da população em geral aqui do fórum. Fernando e Ricardo mais uma vez muito obrigado. | |
|
| |
| Assunto: Re: SONY TA-F650ESD Ter Fev 24 2015, 07:52 | |
| É sempre bom constatar que com a ajuda de todos os apaixonados por estas andanças, se conseguem alcançar coisas bonitas. Um aplauso para todos os intervenientes. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
Última edição por António José da Silva em Ter Fev 24 2015, 14:23, editado 1 vez(es) | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: SONY TA-F650ESD Ter Fev 24 2015, 11:32 | |
| Ainda bem que tudo se resolveu. Bem sei como é complicado resolver problemas relacionados com a estética assim como os botões, lembra-me sempre os trabalhos que passei com o meu Telefunken S500. Hoje felizmente já existem equipamentos que podem reproduzir uma peça em condições através de uma peça original danificada. | |
|
| |
ALVES134 Membro AAP
| Assunto: Re: SONY TA-F650ESD Ter Fev 24 2015, 12:55 | |
| Esqueci-me de mencionar que o Ricardo (RMD audio) foi o mentor deste projecto e como tal se quiser ilucidar a malta sobre o desenrolar do projecto já sabe..... | |
|
| |
RMD audio Membro AAP
| Assunto: Re: SONY TA-F650ESD Ter Fev 24 2015, 15:33 | |
| Epá! Eu só dei umas dicas ao Fernando! Não foi nada de especial e tenho todo o gosto em ter ajudado além que foi mais um pretexto para ir mantendo contacto com um bom amigo!
A parte mais gira foi ter acertado na avaria do DAC sem ver o aparelho! O pior problema foi por o circuito de Tone a funcionar correctamente mas lá se arranjou solução!
Como o teu amp tem Dac podes por exemplo, arranjar um placa Usb-Spdif e ligar o amp ao computador e dar uso ao conversor interno.
Uma dica que tenho para os utilizadores deste aparelhos Sony é limpar os contactos (com o spray próprio para o mesmo) da placa que faz a ligação entre o estágio de amplificação em voltagem e o estágio de amplificação em corrente. Quase todos os Sony ES tem esta placa a ligar os 2 estágios.
Um mau contacto nesta placa pode conduzir a um amplificador queimado por oscilação por isso mais vale prevenir. Tanto o meu 670ES como o 650ESD do Marco, foram substituidos transistores no andar de saida pelos antigos donos!
Parabêns pela nova máquina! Ficou como novo!
Abraço
Rick | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: SONY TA-F650ESD | |
| |
|
| |
| SONY TA-F650ESD | |
|