Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| O Caso do Vinil na Era Digital... ou: Porque tem melhor som? | |
|
+3Milton António José da Silva ViciAudio 7 participantes | Autor | Mensagem |
---|
ViciAudio Membro AAP
Mensagens : 494 Data de inscrição : 13/03/2012 Localização : Usuário BANIDO
| Assunto: O Caso do Vinil na Era Digital... ou: Porque tem melhor som? Sex Fev 20 2015, 03:22 | |
| | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: O Caso do Vinil na Era Digital... ou: Porque tem melhor som? Sex Fev 20 2015, 08:14 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: O Caso do Vinil na Era Digital... ou: Porque tem melhor som? Sex Fev 20 2015, 09:30 | |
| Muito bem !! | |
| | | ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: O Caso do Vinil na Era Digital... ou: Porque tem melhor som? Sex Fev 20 2015, 11:43 | |
| Algumas comentários:
Um LP produzido a partir de fontes digitais de alta resolução tem potencialmente melhor qualidade do que a partir de masters analógicas. A cadeia digital pode gerar jitter mas a cadeia analógica gera muito mais colorações/distorções...agradáveis, só para quem gosta.
1. O CD também é masterizado a partir das mesmas fontes digitais de alta-resolução que o LP.
2. O problema das más masterizações em CD é praticamente exclusivo das gravações de pop, o rock e afins; não afecta a música "séria".
3. Um "melhor" resultado (presumo que à escuta, logo subjectivo) de uma edição em vinil efectuada a partir de um original digital (relativamente a uma edição em CD) pode dever-se à menor resolução do LP e às colorações deste suporte que "mascaram" os erros gerados nas fases de processamento digital. | |
| | | jorge.henriques Membro AAP
Mensagens : 1255 Data de inscrição : 07/11/2014 Idade : 54 Localização : Águeda
| Assunto: Re: O Caso do Vinil na Era Digital... ou: Porque tem melhor som? Sáb Fev 21 2015, 22:47 | |
| O que é inadmissível é o preço médio absurdo pedido, normalmente, pelo vinil.
| |
| | | fifas Membro AAP
Mensagens : 51 Data de inscrição : 09/06/2013
| Assunto: Re: O Caso do Vinil na Era Digital... ou: Porque tem melhor som? Ter Abr 21 2015, 23:41 | |
| [quote="ricardo onga-ku"]Algumas comentários:
Um LP produzido a partir de fontes digitais de alta resolução tem potencialmente melhor qualidade do que a partir de masters analógicas.
Boa tarde. Sugiro-lhe caso tenha oportunidade e/ou interesse a leitura do artigo (link que lhe remeto abaixo). http://www.analogplanet.com/comment/534965#comment-534965
Trata-se apenas de um exemplo de um trabalho muito bem feito (na minha modesta opinião). Eu tenho o disco. Atente à resposta da artista que abaixo transcrevo:
I am grateful for this thorough review of my new album, Michael, and I will try to answer questions that come out of the comments to your report. This album started with a concept of recapturing what was a "golden age--1950s" of vinyl and major changes in the music industry by creating a tribute to analog tape recordings, but with an eye to the future. This album was recorded on 2 inch 24 track tape AND ProTools 192/32 bit at the same time, just in case the tape had any glitches and to protect the expensive sessions. As Michael states, 12 of the tracks are pure analog tape--through mixing and mastering. But, because the album is dedicated to my audiophile fans, and I could do it, I listened to a suggestion of offering two songs on the album recorded in ProTools 192/32bit and then mixing and mastering them in analog tape so comparisons in the quality could be made with all the extraneous variables consistent for the listener. I am pretty sure this is the first album to offer this kind of comparison in one album. A lot was learned by all involved with the project in terms of engineering. It was my hope that the nostalgia of this decade be reframed and recaptured in a new way through Potions [from the 50s] with songs that represented some of the significant timeless tunes in jazz/pop, blues and Broadway during that time.
Saudações e "boas músicas"! (seja qual for o formato ou suporte). | |
| | | Mário Franco Membro AAP
Mensagens : 2494 Data de inscrição : 27/03/2013 Idade : 66
| Assunto: Re: O Caso do Vinil na Era Digital... ou: Porque tem melhor som? Qua Abr 22 2015, 09:18 | |
| - ViciAudio escreveu:
-
- Citação :
- "Aqui no ViciAudio sabemos bem que nada soa tão bem como um Disco de Vinil 100% Analógico, com corte realizado a partir das Master Tapes Analógicas numa cadeia de produção audio completamente analógica. Mas também sabemos que o Vinil tem espaço na Era Digital, independentemente do tipo de fonte usada o vinil ainda é a melhor forma para apreciar a sua música.
Esta é uma das questões mais comuns sobre o vinil nos dias que correm. Nesta Era Digital em que vivemos, com a maior parte da música a ser gravada digitalmente, como é que o vinil pode ser uma proposta viável e porque devemos esperar melhor som dos discos de vinil?
É uma excelente questão, e apesar da maior parte das pessoas terem encontrado a resposta instintivamente apenas usando os seus ouvidos quando apreciam os seus discos de vinil constatando que de facto soam quase sempre melhor no mundo real de hoje, é muito importante que os audiófilos e consumidores em geral compreendam porque motivo isto acontece."
Leitura completa aqui:
http://www.viciaudio.pt/2015/02/o-caso-do-vinil-na-era-digital-ou-porque-tem-melhor-som.html
Li o artigo. Concordo em absoluto. A qualidade da fonte é fundamental. Mas concomitantemente o sinal tem de passar pelo sistema e aí é que a porca torce o rabo. Últimamente tenho-me dado ao trabalho de rodar os diversos pares de colunas que possuo e todas têm uma assinatura digital (até as que parecem neutras). Mais ainda, constato que a cada época está associado um conceito de som e os equipamentos pautam-se por "modelos de época" Portanto, concordo que o Vinil é especial mas para tirar partido dele é preciso contornar uma série de obstáculos ao nível do sistema. Creio ainda que, nem sempre as opções mais caras produzem o melhor retorno. Há cabeças de GD caríssimas que se colam ao conceito de som digital, colunas dispendiosas que seguem pelo mesmo caminho, etc. etc. etc. Para quem quiser obter a melhor relação custo/benefício é só juntar os bons vinis de que fala ViciAudio com equipamentos da época dourada do vinil (não chegando a ultrapassar o portal dos cortes shibata) Boas audições e boas escolhas | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: O Caso do Vinil na Era Digital... ou: Porque tem melhor som? | |
| |
| | | | O Caso do Vinil na Era Digital... ou: Porque tem melhor som? | |
|
Tópicos semelhantes | |
|
| Permissões neste sub-fórum | Não podes responder a tópicos
| |
| |
| |
|