Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sex Mar 20 2020, 17:02
Ora vamos lá apimentar isto
Depois alguns exercícios, audições e afins, acabo sempre por colocar uma shure como célula residente em qualquer dos giras-discos que tenho (quando é compatível) pelo que constato que as células shure são de facto obras primas, em prazer de audição, nada cansativas, descritivas quanto baste, duráveis e acima de tudo muito mais melódicas.
Qual é o segredo que escondem, será magia, coincidência ou competência na sua construção e projecto?
Estão abertos os combates.
Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 14347 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sex Mar 20 2020, 17:11
No caso da SC35C, possivelmente toca melhor na matéria prima que compõe o disco, devido ao peso aplicado (4,5 gramas).
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sex Mar 20 2020, 17:17
Ghost4u escreveu:
No caso da SC35C, possivelmente toca melhor na matéria prima que compõe o disco, devido ao peso aplicado (4,5 gramas).
Isso é o peso do cilindro no asfalto...
Mas sem querer irritar os gajos das AT e afins, porque é que tocam melhor as shures?
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sex Mar 20 2020, 18:38
Tocar: verbo transitivo e intransitivo 1. Pôr a mão ou o dedo em. = APALPAR
2. Roçar por.
3. Pôr-se em contacto.
4. Atingir.
5. Fazer soar; saber tirar harmonias de um instrumento ou repicar (sinos). = TANGER
6. Executar determinada peça.
7. Chegar a.
8. Fazer andar depressa. = APRESSAR
9. Comover.
10. Falar de, tratar de mencionar.
11. Chamar.
12. Bater, fustigar, açoitar, castigar.
13. Instigar, excitar, obrigar.
14. Aproximar-se de.
15. Confinar com.
16. Dar toques ou pinceladas em.
17. Garantir o funcionamento ou o rendimento de (ex.: ela toca o negócio sozinha). = CARREGAR
verbo intransitivo 18. Caber por sorte.
19. Pertencer.
20. Dar um sinal por meio de toque.
21. Fazer escala em.
22. Bulir.
23. Comer pouco.
24. Ferir, ofender.
25. Ser tão alto como.
26. Ser ocasião própria para.
27. Ser parente.
28. Ir de encontro a. = ABALROAR
29. [Náutica] Dar em baixo (o navio).
30. Interessar.
verbo pronominal 31. Ter um ponto de contacto.
32. [Figurado] Aproximar-se, identificar-se, ter semelhança.
33. Magoar-se, ofender-se, melindrar-se.
34. Começar a apodrecer.
35. Ferir-se em virtude de roçar uma perna pela outra ou com a roupa.
36. Meter os pés para dentro (a besta).
37. [Informal] Embriagar-se.
"tocar", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/tocar [consultado em 20-03-2020].
O que entende o Alexandre por "tocar"?
As Shure têm a sua qualidade a tocar nos discos, roçam com delicadeza e a nossa nunca nos estragou nadinha...
Como o trabalho delas não é "saber tirar harmonias de um instrumento ou repicar", imagino que o debate seja sobre a capacidade de reproduzir das Shure: re·pro·du·zir - Conjugar verbo transitivo 1. Produzir novamente.
2. Multiplicar (animais ou plantas).
3. Copiar, imitar; descrever; repetir.
4. Imprimir ou publicar outra vez.
5. Reflectir.
verbo pronominal 6. Perpetuar-se pela geração.
"reproduzir", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/reproduzir [consultado em 20-03-2020].
Então elas não reproduzem melhor do que algumas outras... o nossa nova mais-do.que-tudo é melhor!
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sex Mar 20 2020, 18:57
José Miguel escreveu:
Tocar: verbo transitivo e intransitivo 1. Pôr a mão ou o dedo em. = APALPAR
2. Roçar por.
3. Pôr-se em contacto.
4. Atingir.
5. Fazer soar; saber tirar harmonias de um instrumento ou repicar (sinos). = TANGER
6. Executar determinada peça.
7. Chegar a.
8. Fazer andar depressa. = APRESSAR
9. Comover.
10. Falar de, tratar de mencionar.
11. Chamar.
12. Bater, fustigar, açoitar, castigar.
13. Instigar, excitar, obrigar.
14. Aproximar-se de.
15. Confinar com.
16. Dar toques ou pinceladas em.
17. Garantir o funcionamento ou o rendimento de (ex.: ela toca o negócio sozinha). = CARREGAR
verbo intransitivo 18. Caber por sorte.
19. Pertencer.
20. Dar um sinal por meio de toque.
21. Fazer escala em.
22. Bulir.
23. Comer pouco.
24. Ferir, ofender.
25. Ser tão alto como.
26. Ser ocasião própria para.
27. Ser parente.
28. Ir de encontro a. = ABALROAR
29. [Náutica] Dar em baixo (o navio).
30. Interessar.
verbo pronominal 31. Ter um ponto de contacto.
32. [Figurado] Aproximar-se, identificar-se, ter semelhança.
33. Magoar-se, ofender-se, melindrar-se.
34. Começar a apodrecer.
35. Ferir-se em virtude de roçar uma perna pela outra ou com a roupa.
36. Meter os pés para dentro (a besta).
37. [Informal] Embriagar-se.
"tocar", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/tocar [consultado em 20-03-2020].
O que entende o Alexandre por "tocar"?
As Shure têm a sua qualidade a tocar nos discos, roçam com delicadeza e a nossa nunca nos estragou nadinha...
Como o trabalho delas não é "saber tirar harmonias de um instrumento ou repicar", imagino que o debate seja sobre a capacidade de reproduzir das Shure: re·pro·du·zir - Conjugar verbo transitivo 1. Produzir novamente.
2. Multiplicar (animais ou plantas).
3. Copiar, imitar; descrever; repetir.
4. Imprimir ou publicar outra vez.
5. Reflectir.
verbo pronominal 6. Perpetuar-se pela geração.
"reproduzir", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/reproduzir [consultado em 20-03-2020].
Então elas não reproduzem melhor do que algumas outras... o nossa nova mais-do.que-tudo é melhor!
Entendi que ao pé de qualquer Shure essa coisa "vai de esta para melhor"
fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sex Mar 20 2020, 19:11
Olá
Discordo totalmente dessa afirmação...
O Audio é tramado... o que uns adoram... outros detestam...
Fredie
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sex Mar 20 2020, 19:28
fredy escreveu:
Olá
Discordo totalmente dessa afirmação...
O Audio é tramado... o que uns adoram... outros detestam...
Fredie
Então e porquê????
Isto nem sequer é uma afirmação é um tema para discussão
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sex Mar 20 2020, 19:33
Alexandre Vieira escreveu:
(...) Entendi que ao pé de qualquer Shure essa coisa "vai de esta para melhor"
Só pelas coisas, vamos colocar a nossa coisa a reproduzir um álbum como deve ser... E ainda a deixamos tocar nele como só ela sabe.
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sex Mar 20 2020, 19:35
José Miguel escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
(...) Entendi que ao pé de qualquer Shure essa coisa "vai de esta para melhor"
Só pelas coisas, vamos colocar a nossa coisa a reproduzir um álbum como deve ser... E ainda a deixamos tocar nele como só ela sabe.
Coitado do disco, o resultado deve ser o produto de uma espécie de sodomia e agonia em simultâneo....
fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sex Mar 20 2020, 19:48
Olá
Até hoje já passaram cá por casa diversas Shure... M44 M75 M91 M95 M97 V15 Type III
Experiências com diversas agulhas... Apenas a M95 me convenceu com algumas ...
Com isto não quero dizer que sejam más... apenas nunca me agradaram... e depois faço experiências com Technics... Audio Technica... Empire... Denon e aí sim agradam e de que maneira. Com mais ou menos compatibilidade... para o meu gosto pessoal não quero Shure. Assim como não quero Ortofon.
O Audio é tramado... o que uns adoram... outros detestam...
Fredie
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sex Mar 20 2020, 19:52
fredy escreveu:
Olá
Até hoje já passaram cá por casa diversas Shure... M44 M75 M91 M95 M97 V15 Type III
Experiências com diversas agulhas... Apenas a M95 me convenceu com algumas ...
Com isto não quero dizer que sejam más... apenas nunca me agradaram... e depois faço experiências com Technics... Audio Technica... Empire... Denon e aí sim agradam e de que maneira. Com mais ou menos compatibilidade... para o meu gosto pessoal não quero Shure. Assim como não quero Ortofon.
O Audio é tramado... o que uns adoram... outros detestam...
Fredie
Então mas o que é que não agrada ao meu amigo? A bela qualidade do som, o facto de não soaram a um leitor de cds?
fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sex Mar 20 2020, 21:50
Olá Acho-as limitadas nos extremos e com uma gama média demasiado cheia e sem muito detalhe
O Audio é tramado... o que uns adoram... outros detestam...
Fredie
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sex Mar 20 2020, 23:12
Compreendo essa descrição e com a M75-6 ligada ao pré do nosso integrado verificávamos isso. Quando passamos para o pré externo a coisa mudou e na altura apontei logo isso: extensão para todos os lados.
A própria gama média ganhou ar e, além de pormenor, apareceu tudo com mais precisão - como se houvesse descompressão.
As altas frequências ficaram cristalinas e as baixas com impacto e rapidez...
Já vi que o Fredy não gosta da Ortofon, mas com a Bronze ganhamos muito. Custou a chegar ao ponto certo e lá me levou a mexer nela, mas agora a Música é outra.
Ah! O nosso sistema não é o mais revelador que anda por aí, eu nem me importava que fosse um pouco mais, a Ortofon deu-lhe coisas interessantes, por exemplo, maior separação e coerência.
Para lá de toda a brincadeira, a Shure M75-6 deu-nos muita coisa boa e a troca de agulhas proporcionou-nos algumas experiências. A agulha original tinha um som mais "redondo" e romântico, a elíptica mais pormenor, mas qualquer uma delas consegue criar condições para muitas horas de escuta e nos três gira-discos por onde passou revelou-se capaz de mostrar que os álbuns não sairam todos do mesmo estúdio.
fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sáb Mar 21 2020, 10:49
Olá
A minha experiência com a Ortofon é parecida com a da Shure... Vários modelos e experiências e sempre achei o som sem genica e para o mortiço, excepto com a Ortofon Salsa, esta sim uma célula muito boa... a que me deu mais desilusão foi a Quintet Blue que para o meu gosto pessoal foi a maior desilusão que me lembre em células.
Claro que estes comentários reflectem acima de tudo um gosto pessoal, e são feitos no contexto do meu sistema, e por isso não são donos da verdade absoluta mas acima de tudo de uma verdade relativa para mim.
O Audio é tramado... o que uns adoram... outros detestam...
Fredie
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sáb Mar 21 2020, 11:15
Caro Fredy, a troca de experiências pessoais é uma das vantagens de vivermos este hobby em comunidade.
Eu quando falo da Ortofon Bronze, falo dela inserida no nosso sistema e não como algo absoluto - não há equipamentos perfeitos e mesmo que existissem, não agradariam a todos.
A Bronze revelou ser um grande passo em frente, nesta configuração não a consigo pensar/sentir "mortiça", pelo contrário: o som é ágil, texturado, tem profundidade e apresenta-se com as várias camadas separadas.
Como eu disse em outros lugares, as nossas colunas não são as mais capazes de produzir imagem/palco, não são como algumas "pequenas" monitoras que parecem desenhar tudo à nossa frente, nesta "nova" sala a coisa deu uns passos atrás (não há muito a fazer, a casa é o que é). Esta célula permitiu uma boa alteração neste campo, ela tem boa capacidade de separação e a imagem/palco como resultado final melhorou.
Como pode verificar, falo de uma experiência, a nossa, algo que não conseguimos com a Shure... Talvez pudessemos ter melhores experiências com outros equipamentos, todos sabemos que o Alexandre tem um pré de phono mágico...
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sáb Mar 21 2020, 11:17
fredy escreveu:
Olá Acho-as limitadas nos extremos e com uma gama média demasiado cheia e sem muito detalhe
O Audio é tramado... o que uns adoram... outros detestam...
Fredie
Agora sem brincadeira, quando troco da At-110 para a M-75 noto perca de detalhe sim, mas também noto que a At tende a ter alguma estridência nos agudos. Por outro lado consigo ouvir muito mais hora de música com a Shure do que com AT. E soam bastante menos frias e analíticas.
Claro que é a minha experiência e apenas estou a comparar esta gama inferior.
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sáb Mar 21 2020, 11:29
José Miguel escreveu:
Como pode verificar, falo de uma experiência, a nossa, algo que não conseguimos com a Shure... Talvez pudessemos ter melhores experiências com outros equipamentos, todos sabemos que o Alexandre tem um pré de phono mágico...
- Por acaso é muito jeitoso. Já deixou pelo caminho muitos sem dormir...
Mas gosto mais da interacção da Shure 75 com o Pré da Cambridge Audio - 540P. Existe um equilíbrio harmónico muito decente. Já com o Graham Audio gosto mais da
Que tem de facto um desempenho incrível de tal modo que tenho duas, com agulhas originais.
Mas o José Miguel já alguma vez ouviu a Shure 75 com agulha original? É uma experiência incrível, eu tenho aqui uma e quando toca deixa todos de boca aberta.
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sáb Mar 21 2020, 11:36
Alexandre Vieira escreveu:
Então mas o que é que não agrada ao meu amigo? A bela qualidade do som, o facto de não soaram a um leitor de cds?
Eu não entendo essa frase a negrito... Então a Música em suporte vinil tem que soar a alguma coisa que não seja Música!?!
E temos que trocar de prés... Ainda voltamos a uma Shure.
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sáb Mar 21 2020, 11:42
José Miguel escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
Então mas o que é que não agrada ao meu amigo? A bela qualidade do som, o facto de não soaram a um leitor de cds?
Eu não entendo essa frase a negrito... Então a Música em suporte vinil tem que soar a alguma coisa que não seja Música!?!
E temos que trocar de prés... Ainda voltamos a uma Shure.
O meu amigo sabe bem ao que me refiro,
Não seja Sofista. Claro que com um pré-válvulas quer uma agulha fria que crie a sensação de detalhe e coloque o som nos joelhos. E assim entusiasma-se
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sáb Mar 21 2020, 11:49
Quem é que tem um pré a válvulas!?!
Quem construiu o nosso pré sabe que há mais vida para lá das válvulas...
Eu temo as alturas, mas gosto da vertigem que a Música pode provocar... Quero-a o mais completa possível, deixo a cobertura de chocolate para o bolo do mesmo.
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sáb Mar 21 2020, 11:51
José Miguel escreveu:
Quem é que tem um pré a válvulas!?!
Quem construiu o nosso pré sabe que há mais vida para lá das válvulas...
Eu temo as alturas, mas gosto da vertigem que a Música pode provocar... Quero-a o mais completa possível, deixo a cobertura de chocolate para o bolo do mesmo.
Está bem..está bem...
TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sáb Mar 21 2020, 14:32
Alexandre Vieira escreveu:
... Depois alguns exercícios, audições e afins, acabo sempre por colocar uma shure como célula residente em qualquer dos giras-discos que tenho (quando é compatível) pelo que constato que as células shure são de facto obras primas, em prazer de audição, nada cansativas, descritivas quanto baste, duráveis e acima de tudo muito mais melódicas.
Qual é o segredo que escondem, será magia, coincidência ou competência na sua construção e projecto? ...
Serei visto como tendencioso se te dou razão ... e serei mentiroso se não estiver de acordo contigo, então não vai ser fàcil de participar. Antes de mais, falar de uma marca sém falar dos modelos experimentados não leva a lugar nenhum e depois hà que ver em que braço e sistema cada célula està integrada. Pessoalmente, pela primeira vez desde à muito tempo não utiliso um corpo da Shure, mas continuo a utilisar uma agulha ... pessoalmente, e no absoluto, não conheço nenhuma marca que faça MM's melhor do que a Shure. È a porcaria do meu braço actual que me impede de utilisar a minha M75 modificada pois demasiado pesado !!!...
Não creio que seja uma questão de coincidência e ainda menos de magia ... simplesmente a Shure inventou a MM moderna e foi ela que fez toda a pesquisa fundamental sobre o tracking, resistência dos materiais, profilos de leitura, distorção de contacto, propagação vibratoria e etcetera antes de qualquer outro. Eles definiram a exigência técnica no fabrico das células MM ...
Talvez seja isto que explica o comprimento de avanço que sempre tiveram e hoje ora que jà não fabricam ... não existe nenhuma célula MM moderna que ultrapasse técnicamente uma V15 Type V, então està tudo dito
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sáb Mar 21 2020, 14:46
O tópico dedicado à Shure M75-6 é um bom ponto de partida para se chegar a experiências com estas células, até para perceber o potencial delas quando inseridas no conjunto gira-discos/braço mais adequado.
Compreendo que a Shure tenha chegado longe com essa V15, mas a técnica esgotou-se e as marcas actuais não evoluíram?
Não é preciso reinventar a roda para se colocar uma roda a ser mais eficiente, não será o mesmo com as MM?
fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sáb Mar 21 2020, 14:58
Olá
Independentemente de toda a sabedoria da Shure no fabrico de MM´s que não ponho em causa, o audio é ouvido por todos de maneira diferente, senão como em tudo na vida não seríamos todos diferentes todos iguais... já no tópico da Shure tinha manifestado a minha desilusão para com as diversas experiências que tive com diversas células e agulhas da Shure, e até prova em contrário mantenho a minha desilusão com a Shure... Ainda tenho uma M95 e uma M75... como agora tenho mais tempo livre vou montá-las no meu Technics SL120 com o braço Rega RB250 e depois logo se vê(ouve)... Nunca é demais fazer experiências no Audio, pois por vezes temos surpresas.
O Audio é tramado... o que uns adoram... outros detestam...
Fredie
fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sáb Mar 21 2020, 15:04
Olá
Com ou sem questões técnicas ao barulho (não percebo nada) a Empire EDR 9 está anos luz à frente da Shure V15III... (sonicamente claro...) pelo menos para mim... Estas tiveram comparação directa no meu Panasonic SL H 401... Este post está no seguimento da provocação do Alexandre... Vamos lá apimentar isto...
Fredie
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sáb Mar 21 2020, 15:23
José Miguel escreveu:
O tópico dedicado à Shure M75-6 é um bom ponto de partida para se chegar a experiências com estas células, até para perceber o potencial delas quando inseridas no conjunto gira-discos/braço mais adequado.
Compreendo que a Shure tenha chegado longe com essa V15, mas a técnica esgotou-se e as marcas actuais não evoluíram?
Não é preciso reinventar a roda para se colocar uma roda a ser mais eficiente, não será o mesmo com as MM?
O Stradivarius foi construído à séculos, remontam ao final do século XXVII no entanto...
Já agora esta foto é do Violino chamado de "Lady Blunt" (apelidado após 30 anos sob a posse de Anne Blunt, neta do poeta inglês Lord Byron), efectuada em Junho de 2011 num leilão promovido pela Fundação de Música Japonesa. O instrumento foi vendido a um licitante anónimo por 15,9 milhões de dólares, e a receita reverteu a favor das vítimas do tsunami do Japão.
Relativamente à eficiência, existem por aqui muitos amigos que estão satisfeitos com válvulas novas, mas a procura das antigas é crescente com preços proibitivos, porque dizem os entusiastas que têm melhor som. Porque será....
Já agora só um pormenor...nem todas as M-75 soam iguais, tenho aqui três e uma toca melhor bastante que as outras...
Última edição por Alexandre Vieira em Sáb Mar 21 2020, 15:39, editado 1 vez(es)
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sáb Mar 21 2020, 15:38
fredy escreveu:
Olá
Independentemente de toda a sabedoria da Shure no fabrico de MM´s que não ponho em causa, o audio é ouvido por todos de maneira diferente, senão como em tudo na vida não seríamos todos diferentes todos iguais... já no tópico da Shure tinha manifestado a minha desilusão para com as diversas experiências que tive com diversas células e agulhas da Shure, e até prova em contrário mantenho a minha desilusão com a Shure... Ainda tenho uma M95 e uma M75... como agora tenho mais tempo livre vou montá-las no meu Technics SL120 com o braço Rega RB250 e depois logo se vê(ouve)... Nunca é demais fazer experiências no Audio, pois por vezes temos surpresas.
O Audio é tramado... o que uns adoram... outros detestam...
Fredie
É por essa atitude que tenho sempre a tua opinião em elevada consideração. Tu não paras!!! E nunca dás nada como adquirido.
JPEREIRA Membro AAP
Mensagens : 518 Data de inscrição : 13/07/2010 Idade : 63
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sáb Mar 21 2020, 15:45
Olá
Também sou da opinião que as células shure têm muita qualidade e é uma marca intemporal, reconhecendo que existem marcas para todos os gostos e carteiras, mas eu pessoalmente no meu percurso de audiofilo reconheço que gastei muito dinheiro a mais por desconhecer as MM shure, mais, atrevo-me a dizer que é difícil dizer, aquele modelo da Shure não presta. Tenho diversos modelos da marca shure como outras marcas, mas Shure em releçao custo benefício, é imbatível na minha opinião. A M 75 com uma agulha SAS é só do outro mundo o som que o conjunto produz, perdoem a comparação mas é o Mercedes das células, como quem diz, coisa velhas a valer tanto dinheiro, tipo 190D Acho que todo o audiofilo tem pelo menos uma shure em casa
cumps
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sáb Mar 21 2020, 15:46
O Ricardo anda desaparecido, então digo eu: uma célula, braço, gira-discos, amplificador, colunas... Não são instrumentos musicais, pelo menos quando estão a desempenhar a função de reprodução.
A questão das válvulas, equipamentos, células, ..., entendo que possam ser: 1. Objectivamente melhores, 2. Subjectivamente melhores.
Nôs preferimos o Lenco ao Rega Planar 3, não pela idade, mas porque o som vai mais ao encontro do que esperamos - mais dinâmico, cheio, extenso, ...
Nós preferimos a Ortofon face à Shure, não pela idade, mas porque o som é mais arejado, mais pormenorizado, mais texturizado, ...
Não digo que não se deve muito ao desenvolvimento de marcas como a Shure, questionei apenas se em cima desses desenvolvimentos outras marcas já não chegaram além.
TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sáb Mar 21 2020, 16:08
José Miguel escreveu:
... Compreendo que a Shure tenha chegado longe com essa V15, mas a técnica esgotou-se e as marcas actuais não evoluíram?
Não é preciso reinventar a roda para se colocar uma roda a ser mais eficiente, não será o mesmo com as MM?
Conseguir guardar a ponta da agulha (o diamante) em contacto permanente com sulcos que vão de 20 Hz até 20Khz é em si um milagre. Conseguir fazer isto com um minimo de distorção ultrapassa o milagre ...
Querer fazer mais milagroso que o milagre é abusar no pedido ... sendo isto uma metafora. Quero dizer com isto, que o estilete em berilio puro e enrolado (oco) da V15 Tipo V com o diamante hiper-eliptico para ser igualado é necessario copiar a mesma coisa. Serà possivel fazer melhor com outra tecnologia?... talvez, mas pelo momento ninguém fez. Essa célula da Shure ainda tém o recorde do mundo do tracking ...
Para fazer melhor objectivamente, e muito melhor mesmo, existe o digital e para isso foi criado
Quanto ao som ... cada um toma conta do seu jardim como se diz por aqui
Última edição por TD124 em Sáb Mar 21 2020, 16:15, editado 1 vez(es)
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sáb Mar 21 2020, 16:14
JPEREIRA escreveu:
Olá
Também sou da opinião que as células shure têm muita qualidade e é uma marca intemporal, reconhecendo que existem marcas para todos os gostos e carteiras, mas eu pessoalmente no meu percurso de audiofilo reconheço que gastei muito dinheiro a mais por desconhecer as MM shure, mais, atrevo-me a dizer que é difícil dizer, aquele modelo da Shure não presta. Tenho diversos modelos da marca shure como outras marcas, mas Shure em releçao custo benefício, é imbatível na minha opinião. A M 75 com uma agulha SAS é só do outro mundo o som que o conjunto produz, perdoem a comparação mas é o Mercedes das células, como quem diz, coisa velhas a valer tanto dinheiro, tipo 190D Acho que todo o audiofilo tem pelo menos uma shure em casa
cumps
Concordo em absoluto contigo. Desde hoje também já me podes chamar de Primo!
Mas em segundo grau.
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sáb Mar 21 2020, 16:18
TD124 escreveu:
(...)
Quanto ao som ... cada um toma conta do seu jardim como se diz por aqui
E mais nada!!
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sáb Mar 21 2020, 16:19
José Miguel escreveu:
TD124 escreveu:
(...)
Quanto ao som ... cada um toma conta do seu jardim como se diz por aqui
E mais nada!!
Mas existem uns com uns jardins mais bonitos que outros...
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sáb Mar 21 2020, 16:25
Alexandre Vieira escreveu:
Mas existem uns com uns jardins mais bonitos que outros...
Como esses jardins de varanda!?!
Não duvido que depois uma Shure seja a escolha...
JPEREIRA Membro AAP
Mensagens : 518 Data de inscrição : 13/07/2010 Idade : 63
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sáb Mar 21 2020, 18:58
Olá
Por acaso foi coisa que nunca vi aqui, foi alguém querer tomar conta do jardim dos outros, a mim parece-me que muitos vêm aqui com interesse em aprender e partilhar conhecimento. Preferencias todos temos,tendencias também mas um facto é indesmentível, Shure é provavelmente das melhores marcas de todos os tempos Felizmente não gostamos todos da mesma cor,é essa diferença que nos torna únicos. Outra verdade é que a maior parte de nós tem mais que uma Shure em casa, e o resto são só diferentes, nos quintais
O engrassado é que eu tenho a minha sala de música contruída no meu quintal, e pelo menos tem 6 Shures de diversos modelos
JPEREIRA Membro AAP
Mensagens : 518 Data de inscrição : 13/07/2010 Idade : 63
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sáb Mar 21 2020, 19:09
Nota : o meu quintal era um jardim, agora é auditório
ó Alexandre, mesmo concordando comigo continuas a viver no deserto, e também não tens jardim
Mas tens Shures e das boas
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sáb Mar 21 2020, 19:28
JPEREIRA escreveu:
Olá
Por acaso foi coisa que nunca vi aqui, foi alguém querer tomar conta do jardim dos outros, a mim parece-me que muitos vêm aqui com interesse em aprender e partilhar conhecimento. Preferencias todos temos,tendencias também mas um facto é indesmentível, Shure é provavelmente das melhores marcas de todos os tempos Felizmente não gostamos todos da mesma cor,é essa diferença que nos torna únicos. Outra verdade é que a maior parte de nós tem mais que uma Shure em casa, e o resto são só diferentes, nos quintais
O engrassado é que eu tenho a minha sala de música contruída no meu quintal, e pelo menos tem 6 Shures de diversos modelos
Só seis??????
És um vendido!!! Na verdade não gostas muito da Shure....
Eu tinha 7 agora só tenho 6, dei uma a um amigo que não conseguia viver sem ela... :
Apanhou-me bem disposto...
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sáb Mar 21 2020, 19:32
José Miguel escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
Mas existem uns com uns jardins mais bonitos que outros...
Como esses jardins de varanda!?!
Não duvido que depois uma Shure seja a escolha...
Por acaso de minha casa tenho uma paisagem lindíssima:
Por isso consigo apreciar a Shure, que são células que precisam de paixão para escutar e muito pouca ciência para as colocar a tocar bem, senão já não tocam cá em casa...
TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sáb Mar 21 2020, 19:39
Alexandre Vieira escreveu:
... ...
Essa imagem faz-me pensar a uma paisagem no miratejo com um barracão assim perto do rio e Corroios atràs
Souvenirs
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sáb Mar 21 2020, 19:42
TD124 escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
... ...
Essa imagem faz-me pensar a uma paisagem no miratejo com um barracão assim perto do rio e Corroios atràs
Souvenirs
Exactamente aí! É o moinho de maré.
Uma das paisagens mais bonitas da região de Lisboa.
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sáb Mar 21 2020, 19:43
Última edição por Alexandre Vieira em Sáb Mar 21 2020, 19:44, editado 1 vez(es)
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sáb Mar 21 2020, 19:43
Com uma paisagem dessas , não me admira que o Alexandre use Shure... Possa!!!
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sáb Mar 21 2020, 19:47
José Miguel escreveu:
Com uma paisagem dessas , não me admira que o Alexandre use Shure... Possa!!!
Já pensei em trocar de casa, e até tenho casa em Lisboa que poderia estar a usar, mas chegar à varanda e ter esta paisagem satisfaz-me imenso.
E é uma pequena e humilde casa, pode ser que o vizinho de cima me venda a casa dele e faça um duplex...
TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sáb Mar 21 2020, 19:49
Alexandre Vieira escreveu:
Exactamente, eu vivia ai perto e tinha um bom amigo que vivia mesmo em frente num predio !!!
O mundo é pequeno efectivamente
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sáb Mar 21 2020, 19:50
Alexandre Vieira escreveu:
Só existem dois moinhos de maré em pleno funcionamento na Europa, este e um em França (não me lembro onde...).
Foi edificado em 1403, por ordem de Nuno Álvares Pereira, dono da maior parte dos terrenos à volta do rio Coina, o afluente do Tejo que entra no Seixal. Um ano depois, o Santo Condestável acabou por doá-lo aos frades carmelitas do Convento do Carmo, que o utilizavam para a moagem de cereais. Reconstruído após o terramoto de 1755, começou a perder importância nos anos 70 do século passado, mas a Câmara do Seixal transformou-o num ecomuseu que faz as delícias de visitantes de todas as idades. Hoje é um dos poucos exemplos de moinhos de maré (no mundo) a trabalhar para o público.
Ainda é possível moer cereais lá.
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sáb Mar 21 2020, 19:51
TD124 escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
Exactamente, eu vivia ai perto e tinha um bom amigo que vivia mesmo em frente num predio !!!
O mundo é pequeno efectivamente
Eu já tinha apercebido pelo sotaque que eras daqui perto...
TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sáb Mar 21 2020, 19:53
Alexandre Vieira escreveu:
... Eu já tinha apercebido pelo sotaque que eras daqui perto...
Toma là que sou eu que ofereço
fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sáb Mar 21 2020, 20:08
Olá
O concelho do Seixal prima por ter paisagens bonitas e diversos monumentos... Alguns destacam-se...
Fredie
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sáb Mar 21 2020, 20:11
fredy escreveu:
Olá
O concelho do Seixal prima por ter paisagens bonitas e diversos monumentos... Alguns destacam-se...
Fredie
Freddy, como tens coragem de postar aqui o pior do Seixal, especialmente essa ETAR???
Devias de ser expulso e ir viver para a Quinta Patino, da Bicuda ou pior ainda Quinta da Marinha!
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras? Sáb Mar 21 2020, 20:14
Daqui a nada estou a lançar uma proposta... Troca de casas em regime temporário e para manutenção da sanidade em tempos de crise.
Conteúdo patrocinado
Assunto: Re: Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras?
Porque é que células Shure tocam melhor que todas as outras?