O valor real ou o valor a que ele os vende? hehehehe é que o "rapazinho" Tom Port é especialista em vender discos de $5 USD por $500 USD...
E como as reedições deitam por terra a sua teoria sobre "Hot Stampers" (porque nas reedições audiófilas actuais não se fazem 10.000 discos de um stamper, mas sim 500 ou 1000 no máximo, logo TODAS as unidades são "hot stampers") andou uma vida inteira a falar mal de tudo o que é reeditado, porque lhe estraga o negócio dos usados "especiais de corrida", e sem qualquer tipo de fundamento como aliás tem sido demonstrado públicamente várias vezes por muitos profissionais do meio... enfim.
Também, como não lhe dá jeito para o negócio, por magia ele acha quase sempre que as prensagens "vintage" americanas são quase sempre as melhores, mesmo quando comunidades inteiras de audiófilos sabem que isso não é verdade para a maior parte da música gravada fora dos EUA, por exemplo de UK... mas ele pouco se importa com isso, como os discos de UK não lhe estão tão facilmente acessíveis, e são mais caros, vai de dizer que os americanos é que são bons
Ao longo dos anos já cometeu várias gafes, dependendo de quem era amigo dele... a certa altura nos anos 90 dizia maravilhas de um ou outro disco reeditado, depois chateava-se com o mastering engineer daquilo, pimbas... já dizia que era o pior que tinha ouvido hehehehe muito cómico. Eu é que NUNCA confiaria numa pessoa assim para avaliar a qualidade de som de discos que valem tostões e que depois vende por centenas ou milhares de euros.
A teoria dele aliás é completamente ridícula em termos operacionais porque, apesar de ser um facto perfeitamente aceitável e conhecido que existem sempre diferenças entre quaisquer duas unidades prensadas do mesmo molde, e sendo perfeitamente real que uns podem soar bem melhor do que outros, já o seu método de selecção dos melhores peca por lidar com uma amostra muito reduzida, basicamente de um disco que foi prensado 10 ou 20 mil vezes com um stamper (e mais outras dezenas de milhares com outros stampers), ele ouve, diz ele, uns 20 ou 30 exemplares que compra nas vendas de garagem e na net, e que desses 20 ou 30 escolhe os melhores... mas caramba, é quase como acertar na lotaria que desse minúsculo grupo de 20 ou 30 exemplares façam parte os 3 ou 4 mega-fabulosos hot-stampers que ele vende por pequenas fortunas como se tivesse descoberto a pólvora hehehehehe é uma parvoíce completa e tenho pena de quem vai atrás da cantiga...
O que ele pode dizer que faz e pode vender legitimamente é o serviço de procura de bons exemplares (no mercado de usados), e isso sim senhor acho que tem muito valor e é um serviço útil e meritório, nem toda a gente tem tempo para andar a comparar discos e a testar tudo ao pormenor etc... mas isso é algo completamente diferente de dizer que vende os discos com melhor som, porque ele não pode saber disso nem afirmar tal coisa com base em amostragens tão pequenas, e ainda por cima com base em algo que é a opinião dele e não mais do que isso, ele não tem lá os acetatos nem as test pressings de fábrica (as metálicas ou platinadas) para saber de facto se o que ele acha que é um hot-stamper com melhor som é ou não o som mais próximo da master de produção...
Enfim, muitas variáveis, pouca amostragem... muito $$$$
O Tom Port é uma personagem muito famosa nos meios audiófilos americanos, felizmente pouco disso passa para a Europa onde é mais difícil enganar as pessoas hehehehehe