- Ruben Pinto escreveu:
- Ao ver este video veio -me ao pensamento a seguinte questão:
A escolha dos equipamentos com que se procede á gravação da musica influencia o resultado final.
Não só a escolha dos equipamentos mas também o posicionamento dos microfones.
- Ruben Pinto escreveu:
- Será o master da gravação isento de todos aqueles defeitos e virtudes que encontramos nos nossos equipamentos?
O
master da gravação pode ou não ser isento de defeitos (depende de quem efectua a gravação e a mistura), mas depois este é enviado para a produção (CD, LP, etc) e necessita de ser convertido para um formato novo; a este processo chama-se masterização e é a fase onde se cometem muitas barbaridades.
- Ruben Pinto escreveu:
- Quando escolhemos mudar algum elemento do nosso sistema para ir de encontro ao nosso gosto pessoal, não estaremos a "moldar" a musica de acordo com os nossos gostos?Não queremos que a musica soe com determinadas características e para isso escolhemos os equipamentos que nos moldem a musica ao nosso gosto?
Julgo que não estamos a moldar a música mas a moldar o som.
O objectivo último de um sistema de reprodução doméstica é o prazer na escuta, a ligação emocional com a música e como a reprodução de um evento gravado está longe do original (ou pode até ter sido fabricada na mesa de mistura) é natural que o audiófilo queira moldar o som ao seu gosto ou de acordo com os seus objectivos.
- Ruben Pinto escreveu:
- Afinal de contas o que ouvimos é sistemas e não musica.
Suspeito que muito de nós quando coloca um disco a tocar está mais atento aos sons produzidos pelo sistema( Extensão dos graves, a banda media os agudos etc...) do que pela própria musica.
Isso depende de cada um.
Eu sinto emoção quando escuto num rádio a pilhas ou num bom sistema, mas este último produz uma ilusão mais consistente.
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