| Andar de phono | |
|
+4MASantos TD124 Nafty FBatista 8 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
Stereo Membro AAP
| Assunto: Re: Andar de phono Ter Dez 08 2015, 22:28 | |
| Belo projecto! Parabéns! Ainda não tive tempo... para pegar nisto, mas entretanto já surgiram novas ideias. Tinha já a caixa com quase tudo montado e agora a caixa deve ir fora... Resolvi optar pela solução «baterias fora» (noutra caixa), para serem utilizadas e ou carregadas numa caixa à parte. Caixa com baterias de 6v e 12v, com saídas para 6v, 12v e 24v. | |
|
| |
Nafty Membro AAP
Mensagens : 607 Data de inscrição : 06/12/2011 Localização : Madrid
| Assunto: Re: Andar de phono Sáb Jan 02 2016, 13:19 | |
| Pessoal, a capsula utilizada é uma DL103 e portanto o primeiro andar de amplificação sobrava. Eliminei o primeiro andar de amplificação e o previo funciona muito bem. Pelo facto de estar alimentado a baterias o ruido é ....deixa cá ver.......um traço continuo a 2mv/div. A qualidade é muito boa. Recomendado. Nafty | |
|
| |
Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Andar de phono Sáb Jan 02 2016, 20:54 | |
| - Nafty escreveu:
- Pessoal, a capsula utilizada é uma DL103 e portanto o primeiro andar de amplificação sobrava.
Eliminei o primeiro andar de amplificação e o previo funciona muito bem. Pelo facto de estar alimentado a baterias o ruido é ....deixa cá ver.......um traço continuo a 2mv/div. A qualidade é muito boa. Recomendado. Nafty A DL103 ligada apenas ao MM?... | |
|
| |
Nafty Membro AAP
| Assunto: Re: Andar de phono Sáb Jan 02 2016, 22:05 | |
| Pah, estas a ficar vesgo de tanta martelada. Sim Dl103 ligada apenas ao MM. Há que dizer entretanto que não utilizei os 2sk170 mas sim os 2sk146. Sim uns classicos de toshiba que já não existem em parte nenhuma. | |
|
| |
Stereo Membro AAP
| Assunto: Re: Andar de phono Dom Jan 03 2016, 12:24 | |
| - Nafty escreveu:
- Pah, estas a ficar vesgo de tanta martelada.
Sim Dl103 ligada apenas ao MM. Há que dizer entretanto que não utilizei os 2sk170 mas sim os 2sk146. Sim uns classicos de toshiba que já não existem em parte nenhuma. Isso é qualquer coisa! Para os 0.3mv!... Pena mesmo os 2sk170 já estarem entregues ao fabrico chinês... e os que restam por aí originais, serem a um preço astronómico! Enfim... Eu comprei alguns que dizem ser Tshiba, mas não acredito ser. | |
|
| |
Nafty Membro AAP
| Assunto: Re: Andar de phono Dom Jan 03 2016, 13:01 | |
| Stereo, aponta : Para uma DL103 e esta montagem com uns 2sk143 tens ganho sobrante e um nível de ruído inferior a 1mv alimentado a bateria. Foi o melhor prévio de phono que fiz embora não tenha feito muitos e admito que seja bem memorável. Ponto final. | |
|
| |
TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
| Assunto: Re: Andar de phono Dom Jan 03 2016, 13:41 | |
| - Nafty escreveu:
- ...Sim Dl103 ligada apenas ao MM.
Há que dizer entretanto que não utilizei os 2sk170 mas sim os 2sk146. ... E a resistência de carga (entrada) passou-a a 100 ohms ??? Que ganho tém, 60dB ou mais de certeza... | |
|
| |
Nafty Membro AAP
| Assunto: Re: Andar de phono Dom Jan 03 2016, 14:28 | |
| [b]E a resistência de carga (entrada) passou-a a 100 ohms ??? Que ganho tém, 60dB ou mais de certeza... BINGO !!!!!! Ti Di, Ten points !!! | |
|
| |
Stereo Membro AAP
| Assunto: Re: Andar de phono Dom Jan 03 2016, 18:31 | |
| - Nafty escreveu:
- Stereo, aponta :
Para uma DL103 e esta montagem com uns 2sk143 tens ganho sobrante e um nível de ruído inferior a 1mv alimentado a bateria. Foi o melhor prévio de phono que fiz embora não tenha feito muitos e admito que seja bem memorável. Ponto final. Pois... mas desses já não se fazem mais!... Eu terei que me contentar com os «chineses» 2sk170... O que vale é que o Hiraga pre pre promete e com um ganho para dar e vender! | |
|
| |
MASantos Membro AAP
Mensagens : 171 Data de inscrição : 01/04/2015 Idade : 39 Localização : Estoril
| Assunto: Re: Andar de phono Dom Jan 03 2016, 18:47 | |
| Ainda se arranjam 2sk170 BL a bom preço e originais. Tenho mais de 100 e posso dispensar alguns! Não vale a pena comprar nada no ebay vindo da china, são todos falsos. Há um vendedor de israel chamado alweit que tem boa reputação, já lhe comprei outros transistores e são originais. Também é possivel comprar os novos LSk170 que são substitutos directos dos 2sk170. Estão disponiveis na loja do forum www.diyaudio.com | |
|
| |
reirato Membro AAP
Mensagens : 3642 Data de inscrição : 08/11/2010 Idade : 80 Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa
| Assunto: Re: Andar de phono Seg Jan 04 2016, 15:15 | |
| - Nafty escreveu:
- Pah, estas a ficar vesgo de tanta martelada.
Sim Dl103 ligada apenas ao MM. Há que dizer entretanto que não utilizei os 2sk170 mas sim os 2sk146. Sim uns classicos de toshiba que já não existem em parte nenhuma. Há alguns 2SK146 Transistor no eBay.de , uma dúzia deles, a 23,0£/unid ... Aqui = http://www.ebay.de/itm/160937391075?_trksid=p2055119.m1438.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT&autorefresh=true | |
|
| |
PALUSE Membro AAP
Mensagens : 1384 Data de inscrição : 07/11/2010 Idade : 59 Localização : Vale da Amendoeira.
| Assunto: Re: Andar de phono Seg Jan 04 2016, 16:00 | |
| - Nafty escreveu:
- Quando disse apostaría é porque vejo uma montagem que promete bons resultados, é fácil de executar e uma realização barata.
Entretanto eu aposto por estes magnificos componentes: http://www.analog.com/media/en/technical-documentation/data-sheets/AD624.pdf
Este circuito dá muito de si. Reparem, se é só para fazer um "stepup" ou uma etapa amplificadora de entrada com um ganho de 10 ou 20 sem ruido significante nem circuitaria complexa, pois este é o circuito. Logo, a bobina do pickup estaría isolada tanto da massa como do resto do circuito o que beneficiaría mais ainda a relação sinal/ruido. Eu pessoalmente tenho este circuito em mente Aí está um projeto que até pode dar resultados bem engraçados. Entrada "balanceada" da cabeça do gira, com o negativo de ambos os geradores (canais) "isolados" da massa, deverá proporcionar bom isolamento dos restícios dos 50Hz/100Hz aliado ao baixo ruido do componente: tanto em voltagem como em corrente dentro da banda útil (20Hz-20kHz), com ganhos acima dos 40db (100X) e boa rejeição de ruído das linhas de alimentação. Com boa filtragem e regulação das alimentações, RIAA passivo e um segundo estágio para dar o ganho final no arranjo, tipo um projeto termiónico SRPP (+- 20db Ganho) até que era capaz de ser funcional para os ouvidos. P.S. Fiz correção no texto.
Última edição por PALUSE em Seg Jan 04 2016, 22:57, editado 1 vez(es) | |
|
| |
Stereo Membro AAP
| Assunto: Re: Andar de phono Seg Jan 04 2016, 22:38 | |
| - MASantos escreveu:
- Ainda se arranjam 2sk170 BL a bom preço e originais. Tenho mais de 100 e posso dispensar alguns!
Não vale a pena comprar nada no ebay vindo da china, são todos falsos. Há um vendedor de israel chamado alweit que tem boa reputação, já lhe comprei outros transistores e são originais.
Também é possivel comprar os novos LSk170 que são substitutos directos dos 2sk170. Estão disponiveis na loja do forum www.diyaudio.com
Eu mandei alguns apenas destes http://www.banzaimusic.com/search.php?mode=search&page=1 por não ter a certeza do que estava a comprar. Eu confio neles, mas... Um destes dias, se for o caso contacto então para ver isso, ok? | |
|
| |
Nafty Membro AAP
| Assunto: Re: Andar de phono Ter Jan 05 2016, 16:35 | |
| Não gusto nem ninguem gosta que os erros de sintax sejam aproveitados como elemento prverso para a controversia. Quero dizer 2SK143 não 146. Já tinha mensionado antes 143 mas delizei-me e já começamos o baile. Eu venho aqui para compartir porque para me exibir vou a outro bairro. Consigam-me pois um par de transitors (um só) 2sk143 por favor como esse alias que aparecen nas fotos pareados de 2 em dois. Aviso que não vou a soportar a estupidez tipica dos forums. Afinal quem é quem para mandar calar a alguém?
Última edição por Nafty em Ter Jan 05 2016, 16:47, editado 3 vez(es) | |
|
| |
Nafty Membro AAP
| Assunto: Re: Andar de phono Ter Jan 05 2016, 16:40 | |
| - PALUSE escreveu:
- Nafty escreveu:
- Quando disse apostaría é porque vejo uma montagem que promete bons resultados, é fácil de executar e uma realização barata.
Entretanto eu aposto por estes magnificos componentes: http://www.analog.com/media/en/technical-documentation/data-sheets/AD624.pdf
Este circuito dá muito de si. Reparem, se é só para fazer um "stepup" ou uma etapa amplificadora de entrada com um ganho de 10 ou 20 sem ruido significante nem circuitaria complexa, pois este é o circuito. Logo, a bobina do pickup estaría isolada tanto da massa como do resto do circuito o que beneficiaría mais ainda a relação sinal/ruido. Eu pessoalmente tenho este circuito em mente
Aí está um projeto que até pode dar resultados bem engraçados. Entrada "balanceada" da cabeça do gira, com o negativo de ambos os geradores (canais) "isolados" da massa, deverá proporcionar bom isolamento dos restícios dos 50Hz/100Hz aliado ao baixo ruido do componente: tanto em voltagem como em corrente dentro da banda útil (20Hz-20kHz), com ganhos acima dos 40db (100X) e boa rejeição de ruído das linhas de alimentação. Com boa filtragem e regulação das alimentações, RIAA passivo e um segundo estágio para dar o ganho final no arranjo, tipo um projeto termiónico SRPP (+- 20db Ganho) até que era capaz de ser funcional para os ouvidos. P.S. Fiz correção no texto. Compreendeu na integridade. É por aí mesmo que eu vou caso repita. En todo caso não abandonaría a alimentação por baterias. Grandes males grandes remedios. Cordialmente, Nafty | |
|
| |
MASantos Membro AAP
Mensagens : 171 Data de inscrição : 01/04/2015 Idade : 39 Localização : Estoril
| |
| |
Stereo Membro AAP
| Assunto: Re: Andar de phono Qui Jan 07 2016, 00:02 | |
| - MASantos escreveu:
- Stereo escreveu:
- MASantos escreveu:
- Ainda se arranjam 2sk170 BL a bom preço e originais. Tenho mais de 100 e posso dispensar alguns!
Não vale a pena comprar nada no ebay vindo da china, são todos falsos. Há um vendedor de israel chamado alweit que tem boa reputação, já lhe comprei outros transistores e são originais.
Também é possivel comprar os novos LSk170 que são substitutos directos dos 2sk170. Estão disponiveis na loja do forum www.diyaudio.com
Eu mandei alguns apenas destes http://www.banzaimusic.com/search.php?mode=search&page=1 por não ter a certeza do que estava a comprar. Eu confio neles, mas... Um destes dias, se for o caso contacto então para ver isso, ok? Nunca ouvi falar nessa loja e o preço parece-me barato demais para o que se pratica hoje em dia.
Já tem os transistores consigo? Há um teste visual muito simples de fazer: na base de cada perna, onde o metal entra no corpo plástico do transistor devera haver uma pequena descoloração do metal para um tom acobreado.
Sim, já tenho, mas são poucos. Quando puder mando vir mais. Esse pormenor nunca ouvi falar, mas por acaso é assim. Eu destes, apesar de ter tido uma experiência triste, não me decepcionaram nunca. Foi um caso de uns condensadores que ípassaram à reforma, sendo substituídos por outros e como não tinham a quantidade que eu queria e é usual enviarem o que tèm na altura e enviarem depois o resto sem mais custos... aconteceu que depois o modelo em questão tinha sido descontinuado e nunca vinham, até que eu desisti e acabei por arranjar uma alternativa. De resto, eles trabalham bem. O nem sempre terem o stock necessário no momento, é uma coisa que acontece por todo o lado. Só as grandes empresas, como a Mouser, é que consegue controlar a situação e o registo é actualizado na hora. A ver se um dia destes pego nisto mesmo assim... se não der para casar os animais, logo se vê. | |
|
| |
Stereo Membro AAP
| Assunto: Re: Andar de phono Ter Jan 26 2016, 22:39 | |
| Entre este e o Hiraga pre pre, existem uns certos compromissos que irão fazer demorar ainda mais isto. Como já tinha referido, a bateria será a forma de alimentar os bichos. Já as tenho, mas ainda vou arranjar uma caixa para as colocar lá e ligar tudo. Vou utilizar uns cabos que apenas levarão uma ficha na ponta, para cada aparelho. Claro, as devidas fichas para ligar o carregador das baterias... e uns circuitos de sinalização para o estado das baterias, nos ditos aparelhos. Entretanto, como sou um piquinhas, mandei vir uns transístores casados da China, só para ver o resultado, pois não estava seguro da situação que tinha em casa. Já tinha postado um circuito para seleccionar transístores e agora acabei por refazer isto, para ficar mais prático. aqui fica a foto da alteração deste. O resto, vai com calma. PS: Os chineses que vão mas é pastar, mais os seus transístores «seleccionados»! | |
|
| |
Stereo Membro AAP
| Assunto: Re: Andar de phono Seg Fev 01 2016, 00:55 | |
| Meus amigos, isto vai demorar! Comecei já há muito o Hiraga pre pre, ainda não o acabei e ainda quero meter-me em mais trabalhos! Então a coisa no momento está assim: Le pacific (obrigado Paulo.), que ainda irá levar uma grande volta em matéria de componentes; o Boozhound MC pre, que também não é definitivo. Neste coloquei uns condensadores russos de que não gosto, só para por isto completo e por não encontrar melhor por cá. Só depois de metidos os russos é que encontrei uns Mundorf zn. Por isso, agora não mexo. Só depois de por isto a funcionar. Entretanto andei a pensar na questão da alimentação e parece que afinal vou fazer isto de outra maneira. Ainda estou a pensar no assunto e a caixa do Hiraga também não me agrada. Mas à partida, vou colocar os Le Pacific e Boozhound na mesma caixa. Uma das razões é o aproveitamento das mesmas baterias (2x12v), a outra é o de aproveitar o espaço, até mesmo para se quiser utilizar os dois ao mesmo tempo, em que posso ligar uns mini-cabos entre ambos, para reduzir problemas como os de impedância... e fica tudo mais acomodado. Agora ainda tenho muito que decidir, como que carrador usar, que indicador... Estou a pensar fazer uns circuitos de leds para indicador de ligado e de carga... A ver vamos. Para já deixo estas fotos... Inté | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Andar de phono | |
| |
|
| |
| Andar de phono | |
|