Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon
+7
defunctum
Stereo
António José da Silva
ducar
johnnys14
Milton
SolidMusic
11 participantes
Autor
Mensagem
SolidMusic
Mensagens : 17 Data de inscrição : 30/03/2015 Idade : 65 Localização : Lisboa
Assunto: Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon Seg Abr 27 2015, 18:08
Conforme prometi este restauro foi fotografado, vou tentar o melhor possível, explicar o que tive que fazer para pôr o "animal" a bombar.
Comprei-o pelo Ebay a um sujeito que me informou que ele não lia as cassetes mas fazia o Forward/Rewind, as fotos que o vendedor me disponibilizou estavam muito boas e o Naka parecia novo. Disse-me que poderia ser por falta de uma das correias (O Naka vem com três correias e mais um "idler-tire"(uma especie de pneu) que faz o encosto aos volantes para a leitura para a frente e para trás (auto-reverse).
Para começar foi a 1ª vez que abri um Nakamichi destes (mete medo).
Depois de ver muitos videos pelo Youtube (OldSchoolTechCorner), alguns bastante educativos, meti mãos à obra.
Quando o abri reparei que ele estava muito bem tratado, limpo e oleado(talvez em demasia). Tópicos que fiz: 1º - Fotografar tudo o que tinha que desmontar, inclusivé os circuitos por onde os variadissimos cabos passavam. 2º - Tentar perceber onde estavam os problemas, verificar onde é que ele não funcionava, notei que tinha todas as correias e que estavam em boas condições, com mais atenção reparei que o "idler tire" às vezes não funcionava (não encostava). 2º - Tomei iniciativa de mandar vir pelo Ebay alemão um conjunto completo das três correias mais o "idle tire".
Com a ajuda desses videos e alguma intuição comecei por desmontar toda a parte mecanica do aparelho (garanto-vos que meteu respeito) a certa altura já estava a pensar que iria ser muito dificil voltar a colocar tudo como estava... mas não baixei os braços.
A parte mais complicada foi desmontar os dois Flywheel para poder substituir idler-tire, a minha intuição dizia-me que era esse um dos problemas e era mesmo. Já está a "bombar" the BEST.
Tenho muitas fotos comentadas Vou ver se as consigo colocar. Para lerem as descrições terão que pôr as fotos em tamanho real:
Três fotos finais com o NAKA recuperado:
Tenho muito mais fotos, mas estas elucidam bem o trabalho que executei, estou muito contente por ter resolvido o problema.
Última edição por SolidMusic em Seg Abr 27 2015, 20:18, editado 2 vez(es)
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
Assunto: Re: Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon Seg Abr 27 2015, 18:20
Fantastica aventura!! Vê neste link a forma de meteres aqui as fotos:
Obrigado pela a ajuda na dica da colocação das fotos!
SolidMusic
Assunto: Re: Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon Seg Abr 27 2015, 20:14
johnnys14 escreveu:
Fantástico:\\/\\/\\/: e parabéns ah e queremos ver fotos please!!
já tive muitas x vontade de abrir um e meter mãos à obra...huumm
Já as coloquei vejam se conseguem ler as descrições que inclui nas fotos, elas têm que ser expandidas!
johnnys14 Membro AAP
Mensagens : 559 Data de inscrição : 22/02/2015 Idade : 52 Localização : Amadora
Assunto: Re: Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon Seg Abr 27 2015, 21:12
Belas fotos, eu não sei não... mas com tanto fio e circuitos acho que não me atrevia, é de facto um trabalho meticuloso e requer muita paciência e alguma coragem, mas não ha nada como nós fazermos o trabalho. Foi um bom negócio pois o Naka ficou impec e tem uma presença fantástica.
SolidMusic gosta desta mensagem
SolidMusic
Assunto: Re: Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon Seg Abr 27 2015, 21:26
johnnys14 escreveu:
Belas fotos, eu não sei não... mas com tanto fio e circuitos acho que não me atrevia, é de facto um trabalho meticuloso e requer muita paciência e alguma coragem, mas não ha nada como nós fazermos o trabalho. Foi um bom negócio pois o Naka ficou impec e tem uma presença fantástica.
Obrigado! fiz um bom negocio! Agora é desfrutar fazer umas gravações soberbas. Agora já tenho outro projecto para começar é maia do mesmo, um Nakamichi CD Player 2que teima em só ler os CD's quando eu tenho os 6 CD's todos inseridos....
ducar Membro AAP
Assunto: Re: Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon Ter Abr 28 2015, 23:31
Ai balhamedeus nem quero imaginar o meu CR7 a precisar de alguma coisa.
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon Qua Abr 29 2015, 00:15
Ainda vou ver e ler ao pormenor, mas desde já o que posso dizer é....que santa paciência para tratar do bicho. Mas no fim, valeu bem a pena. Mais uma replique dos tempos áureos recuperada.
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
Assunto: Re: Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon Qua Abr 29 2015, 19:56
Maravilha! Parabéns! Eu também tenho duas máquinas mais modestas para por a bombear, mas não sei para quando!...
SolidMusic
Assunto: Re: Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon Qua Abr 29 2015, 21:23
Stereo escreveu:
Maravilha! Parabéns! Eu também tenho duas máquinas mais modestas para por a bombear, mas não sei para quando!...
Hoje em dia se tiver paciencia e tempo para pesquisar na internet consegue obter muita infomação que o vai ajudar, quanto a peças para serem substituidas, consegue encontrar práticamente tudo o que becessita. Siga um método que lhe vá ajudar a reconstruir conforme estava, as fotos videos ou mesmo anortações são muito importantes.
Boa sorte se necessitar de alguma informção sobre NAkas eu talvés consiga ajudar.
defunctum Membro AAP
Mensagens : 33 Data de inscrição : 18/04/2015 Idade : 39 Localização : Vila do Conde
Assunto: Re: Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon Dom maio 03 2015, 15:17
Excelente tópico!! E parabéns pela reparação! Quanto ao deck, pelas fotos, um colosso de construção no minimo, deve soar tão bem quanto aparenta.
PALUSE Membro AAP
Mensagens : 1384 Data de inscrição : 07/11/2010 Idade : 59 Localização : Vale da Amendoeira.
Assunto: Re: Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon Ter maio 12 2015, 23:03
E como prometido é devido... Deste-lhe bem, o transporte esteve quase todo no tapete. O "idler" estava nas couves. O PCB dos sensores parecem-me ser os "estatores" dos motores, (cabrestantes são os rotores). É trabalho danado, mas vale a pena!
Boas audições.
khayman Membro AAP
Assunto: Re: Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon Qui maio 14 2015, 20:31
SolidMusic escreveu:
Conforme prometi este restauro foi fotografado, vou tentar o melhor possível, explicar o que tive que fazer para pôr o "animal" a bombar.
Excelente trabalho ! obrigado pela paciência de partilhar as fotos !
Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
Assunto: Re: Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon Sex maio 15 2015, 21:56
SolidMusic escreveu:
Stereo escreveu:
Hoje em dia se tiver paciencia e tempo para pesquisar na internet consegue obter muita infomação que o vai ajudar, quanto a peças para serem substituidas, consegue encontrar práticamente tudo o que becessita. Siga um método que lhe vá ajudar a reconstruir conforme estava, as fotos videos ou mesmo anortações são muito importantes.
Boa sorte se necessitar de alguma informção sobre NAkas eu talvés consiga ajudar.
Obrigado! Quando houver tempo, meto mãos ao trabalho.
FBatista Membro AAP
Mensagens : 1000 Data de inscrição : 21/03/2013 Idade : 46 Localização : Lisboa
Assunto: Re: Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon Seg maio 25 2015, 16:26
...evitei até olhar para este tópico. Que deck fabuloso! Nunca o ouvi, se for tão bom a tocar como lindo que é, é uma peça para a Vida!
Bem merecido que foi o restauro! Parabéns!
barbosas Membro AAP
Assunto: Re: Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon Ter maio 26 2015, 16:55
Excelente
Muitos parabens e obrigado pela partilha
SolidMusic
Assunto: Re: Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon Ter maio 26 2015, 21:33
Obrigado o Naka lê cassestes de Metal gravadas há + de 20 anos e parece que goram gravadas ontem, é extraordinário. Agora ando a fazer tampas de acrilico para Thorens, mandar vir uma via Ebay nunca custa menos que 100,€ com os portes. "Parar é morrer e eu ainda não quero...."
barbosas Membro AAP
Assunto: Re: Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon Ter maio 26 2015, 22:25
SolidMusic escreveu:
Obrigado o Naka lê cassestes de Metal gravadas há + de 20 anos e parece que goram gravadas ontem, é extraordinário. Agora ando a fazer tampas de acrilico para Thorens, mandar vir uma via Ebay nunca custa menos que 100,€ com os portes. "Parar é morrer e eu ainda não quero...."
hehe, bem dito.
o eBay é a desgraça da carteira
Conteúdo patrocinado
Assunto: Re: Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon
Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon