Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

A paixão pelo Áudio
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

A paixão pelo Áudio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistrarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon

Ir para baixo 
+7
defunctum
Stereo
António José da Silva
ducar
johnnys14
Milton
SolidMusic
11 participantes
AutorMensagem
SolidMusic

Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon Empty
MensagemAssunto: Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon   Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon EmptySeg Abr 27 2015, 18:08

Conforme prometi este restauro foi fotografado, vou tentar o melhor possível, explicar o que tive que fazer para pôr o "animal" a bombar.

Comprei-o pelo Ebay a um sujeito que me informou que ele não lia as cassetes mas fazia o Forward/Rewind, as fotos que o vendedor me disponibilizou estavam muito boas e o Naka parecia novo. Disse-me que poderia ser por falta de uma das correias (O Naka vem com três correias e mais um "idler-tire"(uma especie de pneu) que faz o encosto aos volantes para a leitura para a frente e para trás (auto-reverse).

Para começar foi a 1ª vez que abri um Nakamichi destes (mete medo).

Depois de ver muitos videos pelo Youtube (OldSchoolTechCorner), alguns bastante educativos, meti mãos à obra.

Quando o abri reparei que ele estava muito bem tratado, limpo e oleado(talvez em demasia).
Tópicos que fiz:
1º - Fotografar tudo o que tinha que desmontar, inclusivé os circuitos por onde os variadissimos cabos passavam.
2º - Tentar perceber onde estavam os problemas, verificar onde é que ele não funcionava, notei que tinha todas as correias e que
     estavam em boas condições, com mais atenção reparei que o "idler tire" às vezes não funcionava (não encostava).
2º - Tomei iniciativa de mandar vir pelo Ebay alemão um conjunto completo das três correias mais o "idle tire".

Com a ajuda desses videos e alguma intuição comecei por desmontar toda a parte mecanica do aparelho (garanto-vos que meteu  
respeito) a certa altura já estava a pensar que iria ser muito dificil voltar a colocar tudo como estava... mas não baixei os braços.

A parte mais complicada foi desmontar os dois Flywheel para poder substituir idler-tire, a minha intuição dizia-me que era esse um dos problemas e era mesmo. Já está a "bombar" the BEST.

Tenho muitas fotos comentadas Vou ver se as consigo colocar. Para lerem as descrições terão que pôr as fotos em tamanho real:
Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon 15yvog2
Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon 2ry60pk
Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon 2e39y85
Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon 2cojx91
Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon 2hnyx6t
Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon 10wv33k
Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon Xym1w
Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon 2m2w09j
Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon 21jr6ms
Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon 2jajdb6
Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon 257gmzl
Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon Awytc7
Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon Mcacnn
Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon 2ekul4y
Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon 353380i
Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon 2jg6yxz
Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon F3v0b9

Três fotos finais com o NAKA recuperado:
Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon 314tesm
Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon 5tw5rs
Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon 24nobad

Tenho muito mais fotos, mas estas elucidam bem o trabalho que executei, estou muito contente por ter resolvido o problema.

Última edição por SolidMusic em Seg Abr 27 2015, 20:18, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton

Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

MensagemAssunto: Re: Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon   Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon EmptySeg Abr 27 2015, 18:20

Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon 754215
Fantastica aventura!!
Vê neste link a forma de meteres aqui as fotos:

https://www.audioanalogicodeportugal.net/t2000-o-beaba-de-como-colocar-fotos-no-forum?highlight=beaba
johnnys14
Membro AAP
johnnys14

MensagemAssunto: Re: Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon   Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon EmptySeg Abr 27 2015, 18:24

Fantástico:\\/\\/\\/: e parabéns Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon 754215  ah e queremos ver fotos please!!

já tive muitas x vontade de abrir um e meter mãos à obra...huumm Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon 447836 Idea
SolidMusic

MensagemAssunto: Re: Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon   Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon EmptySeg Abr 27 2015, 20:12

Milton escreveu:
Fantastica aventura!!
Vê neste link a forma de meteres aqui as fotos:

https://www.audioanalogicodeportugal.net/t2000-o-beaba-de-como-colocar-fotos-no-forum?highlight=beaba

Obrigado pela a ajuda na dica da colocação das fotos!
SolidMusic

MensagemAssunto: Re: Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon   Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon EmptySeg Abr 27 2015, 20:14

johnnys14 escreveu:
Fantástico:\\/\\/\\/:  e parabéns Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon 754215  ah e queremos ver fotos please!!

já tive muitas x vontade de abrir um e meter mãos à obra...huumm Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon 447836 Idea

Já as coloquei vejam se conseguem ler as descrições que inclui nas fotos, elas têm que ser expandidas!
johnnys14
Membro AAP
johnnys14

MensagemAssunto: Re: Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon   Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon EmptySeg Abr 27 2015, 21:12

Belas fotos, eu não sei não... mas com tanto fio e circuitos acho que não me atrevia, é de facto um trabalho meticuloso e requer muita paciência e alguma coragem, mas não ha nada como nós fazermos o trabalho. Foi um bom negócio pois o Naka ficou impec e tem uma presença fantástica. Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon 491368

Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon 4019496139

SolidMusic gosta desta mensagem

SolidMusic

MensagemAssunto: Re: Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon   Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon EmptySeg Abr 27 2015, 21:26

johnnys14 escreveu:
Belas fotos, eu não sei não... mas com tanto fio e circuitos acho que não me atrevia, é de facto um trabalho meticuloso e requer muita paciência e alguma coragem, mas não ha nada como nós fazermos o trabalho. Foi um bom negócio pois o Naka ficou impec e tem uma presença fantástica. Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon 491368

Obrigado! fiz um bom negocio! Agora é desfrutar fazer umas gravações soberbas. Agora já tenho outro projecto para começar é maia do mesmo, um Nakamichi CD Player 2que teima em só ler os CD's quando eu tenho os 6 CD's todos inseridos....
ducar
Membro AAP
ducar

MensagemAssunto: Re: Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon   Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon EmptyTer Abr 28 2015, 23:31

Ai balhamedeus nem quero imaginar o meu CR7 a precisar de alguma coisa.

affraid

António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon   Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon EmptyQua Abr 29 2015, 00:15

Ainda vou ver e ler ao pormenor, mas desde já o que posso dizer é....que santa paciência para tratar do bicho.
Mas no fim, valeu bem a pena. Mais uma replique dos tempos áureos recuperada. Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon 754215

If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...

The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte

Stereo
Membro AAP
Stereo

MensagemAssunto: Re: Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon   Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon EmptyQua Abr 29 2015, 19:56

Maravilha! Parabéns! Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon 22692
Eu também tenho duas máquinas mais modestas para por a bombear, mas não sei para quando!... Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon 809774
SolidMusic

MensagemAssunto: Re: Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon   Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon EmptyQua Abr 29 2015, 21:23

Stereo escreveu:
Maravilha! Parabéns! Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon 22692
Eu também tenho duas máquinas mais modestas para por a bombear, mas não sei para quando!... Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon 809774
Hoje em dia se tiver paciencia e tempo para pesquisar na internet consegue obter muita infomação que o vai ajudar, quanto a peças para serem substituidas, consegue encontrar práticamente tudo o que becessita. Siga um método que lhe vá ajudar a reconstruir conforme estava, as fotos videos ou mesmo anortações são muito importantes.

Boa sorte se necessitar de alguma informção sobre NAkas eu talvés consiga ajudar.
defunctum
Membro AAP
defunctum

MensagemAssunto: Re: Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon   Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon EmptyDom maio 03 2015, 15:17

Excelente tópico!! E parabéns pela reparação!
Quanto ao deck, pelas fotos, um colosso de construção no minimo, deve
soar tão bem quanto aparenta.

PALUSE
Membro AAP
PALUSE

MensagemAssunto: Re: Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon   Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon EmptyTer maio 12 2015, 23:03

E como prometido é devido...
Deste-lhe bem, o transporte esteve quase todo no tapete.
O "idler" estava nas couves.
O PCB dos sensores parecem-me ser os "estatores" dos motores, (cabrestantes são os rotores).
É trabalho danado, mas vale a pena!
Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon 22692

Boas audições.
khayman
Membro AAP
khayman

MensagemAssunto: Re: Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon   Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon EmptyQui maio 14 2015, 20:31

SolidMusic escreveu:
Conforme prometi este restauro foi fotografado, vou tentar o melhor possível, explicar o que tive que fazer para pôr o "animal" a bombar.

Excelente trabalho ! obrigado pela paciência de partilhar as fotos !

Stereo
Membro AAP
Stereo

MensagemAssunto: Re: Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon   Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon EmptySex maio 15 2015, 21:56

SolidMusic escreveu:
Stereo escreveu:
Hoje em dia se tiver paciencia e tempo para pesquisar na internet consegue obter muita infomação que o vai ajudar, quanto a peças para serem substituidas, consegue encontrar práticamente tudo o que becessita. Siga um método que lhe vá ajudar a reconstruir conforme estava, as fotos videos ou mesmo anortações são muito importantes.

Boa sorte se necessitar de alguma informção sobre NAkas eu talvés consiga ajudar.  

Obrigado! Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon 22692
Quando houver tempo, meto mãos ao trabalho. Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon 447836
FBatista
Membro AAP
FBatista

MensagemAssunto: Re: Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon   Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon EmptySeg maio 25 2015, 16:26

...evitei até olhar para este tópico. Que deck fabuloso!
Nunca o ouvi, se for tão bom a tocar como lindo que é, é uma peça para a Vida!

Bem merecido que foi o restauro!
Parabéns! Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon 754215  Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon 754215

barbosas
Membro AAP
barbosas

MensagemAssunto: Re: Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon   Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon EmptyTer maio 26 2015, 16:55

Excelente Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon 754215 Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon 754215 Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon 754215

Muitos parabens e obrigado pela partilha
SolidMusic

MensagemAssunto: Re: Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon   Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon EmptyTer maio 26 2015, 21:33

Obrigado o Naka lê cassestes de Metal gravadas há + de 20 anos e parece que goram gravadas ontem, é extraordinário. Agora ando a fazer tampas de acrilico para Thorens, mandar vir uma via Ebay nunca custa menos que 100,€ com os portes.
"Parar é morrer e eu ainda não quero...."
barbosas
Membro AAP
barbosas

MensagemAssunto: Re: Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon   Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon EmptyTer maio 26 2015, 22:25

SolidMusic escreveu:
Obrigado o Naka lê cassestes de Metal gravadas há + de 20 anos e parece que goram gravadas ontem, é extraordinário. Agora ando a fazer tampas de acrilico para Thorens, mandar vir uma via Ebay nunca custa menos que 100,€ com os portes.
"Parar é morrer e eu ainda não quero...."

hehe, bem dito.

o eBay é a desgraça da carteira Razz
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon   Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon Empty

Restauro do leitor/gravador de Cassetes Nakamichi Dragon
Ir para o topo 
Página 1 de 1