| Nakamichi Dragon | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
pedromdf Membro AAP
Mensagens : 137 Data de inscrição : 10/12/2011 Localização : Odicandles
| Assunto: Nakamichi Dragon Sáb Fev 13 2016, 12:54 | |
| Como já disse a alguns membros do fórum adquiri um Naka Dragon. Tenho-o em casa há uns dias mas só hoje estou a brincar com ele. Antes de começar a gravar estou a ouvir cassetes gravadas pelo Sony TC-K890ES que foi por este "destronado"(ainda não sei). Para já estou a ouvir o Cantando do Bobo Stenson Trio e estou maravilhado. Está aqui na sala o trio todo. Estou a comparar com o CD (desculpem) e acho o som mais cheio mais encorpado, mais warm. Será efeito placebo? Será o entusiasmo da novidade? Então só espero que o efeito se mantenha! Agora passou para o lado B onde tenho gravado o Burmester CDII. O Live in America do Paco de Lucia está de arrepiar. O Naka está a dar-se bem com a TDK SA90, que até nem é nenhum supra sumo. Só no início faz o alinhamento automático depois nunca mais se vê a seta a piscar.
| |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Nakamichi Dragon Qua Fev 17 2016, 19:35 | |
| - pedromdf escreveu:
- Como já disse a alguns membros do fórum adquiri um Naka Dragon. Tenho-o em casa há uns dias mas só hoje estou a brincar com ele.
Antes de começar a gravar estou a ouvir cassetes gravadas pelo Sony TC-K890ES que foi por este "destronado"(ainda não sei). Para já estou a ouvir o Cantando do Bobo Stenson Trio e estou maravilhado. Está aqui na sala o trio todo. Estou a comparar com o CD (desculpem) e acho o som mais cheio mais encorpado, mais warm. Será efeito placebo? Será o entusiasmo da novidade? Então só espero que o efeito se mantenha! Agora passou para o lado B onde tenho gravado o Burmester CDII. O Live in America do Paco de Lucia está de arrepiar. O Naka está a dar-se bem com a TDK SA90, que até nem é nenhum supra sumo. Só no início faz o alinhamento automático depois nunca mais se vê a seta a piscar.
Os Nak de gama elevada dão-se bem com quase todo tipo de fitas, tenho uma certa dificuldade detectar as diferenças no desempenho de uma boa gravação feita em fita de crómio ou metal, isto no CR7 nos restantes decks já não é bem assim. Essa dupla dava para fazer um belo comparativo. | |
|
| |
anibalpmm Membro AAP
| Assunto: Re: Nakamichi Dragon Qua Fev 17 2016, 21:05 | |
| Lembro-me de ter lido alguns comparativos entre o CR7 e o Dragon e as conclusões eram quase toas as mesmas O CR7 era o melhor afazer a gravação mas o Dragon era o melhor na leitura das cassetes | |
|
| |
pedromdf Membro AAP
| Assunto: Re: Nakamichi Dragon Qua Fev 17 2016, 21:09 | |
| Também tenho curiosidade numa comparação ao vivo entre estas duas máquinas de referência. Da minha parte seria só uma questão de encontrar uma tarde de disponibilidade mútua. Ainda não acrescentei aqui mais nada da minha experiência com este Dragon, já que, ao contrário do que esperava não tive tempo durante o fim de semana para fazer umas gravações. Espero agora durante o próximo fim de semana testar a gravação/reprodução feitas no Dragon e apreciar o resultado. Para além de gravar a partir de CD's, vou igualmente fazer gravação a partir de vinil e fazer o respectivo comparativo. | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Nakamichi Dragon Qua Fev 17 2016, 22:22 | |
| - anibalpmm escreveu:
- Lembro-me de ter lido alguns comparativos entre o CR7 e o Dragon e as conclusões eram quase toas as mesmas
O CR7 era o melhor afazer a gravação mas o Dragon era o melhor na leitura das cassetes Sim também tenho essa ideia - pedromdf escreveu:
- Também tenho curiosidade numa comparação ao vivo entre estas duas máquinas de referência. Da minha parte seria só uma questão de encontrar uma tarde de disponibilidade mútua.
Ainda não acrescentei aqui mais nada da minha experiência com este Dragon, já que, ao contrário do que esperava não tive tempo durante o fim de semana para fazer umas gravações. Espero agora durante o próximo fim de semana testar a gravação/reprodução feitas no Dragon e apreciar o resultado. Para além de gravar a partir de CD's, vou igualmente fazer gravação a partir de vinil e fazer o respectivo comparativo. O único senão é a distância que nos separa porque da minha parte o teste estava garantido. | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| |
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Nakamichi Dragon Qui Fev 18 2016, 00:22 | |
| | |
|
| |
pedromdf Membro AAP
| Assunto: Re: Nakamichi Dragon Qui Fev 18 2016, 09:45 | |
| - ducar escreveu:
- pedromdf escreveu:
- Também tenho curiosidade numa comparação ao vivo entre estas duas máquinas de referência. Da minha parte seria só uma questão de encontrar uma tarde de disponibilidade mútua.
Ainda não acrescentei aqui mais nada da minha experiência com este Dragon, já que, ao contrário do que esperava não tive tempo durante o fim de semana para fazer umas gravações. Espero agora durante o próximo fim de semana testar a gravação/reprodução feitas no Dragon e apreciar o resultado. Para além de gravar a partir de CD's, vou igualmente fazer gravação a partir de vinil e fazer o respectivo comparativo. O único senão é a distância que nos separa porque da minha parte o teste estava garantido.
Então estaremos a que distância? Não dá para o fim de semana Portugáudio? | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Nakamichi Dragon Qui Fev 18 2016, 14:59 | |
| - pedromdf escreveu:
- ducar escreveu:
- pedromdf escreveu:
Ainda não acrescentei aqui mais nada da minha experiência com este Dragon, já que, ao contrário do que esperava não tive tempo durante o fim de semana para fazer umas gravações. Espero agora durante o próximo fim de semana testar a gravação/reprodução feitas no Dragon e apreciar o resultado. Para além de gravar a partir de CD's, vou igualmente fazer gravação a partir de vinil e fazer o respectivo comparativo. O único senão é a distância que nos separa porque da minha parte o teste estava garantido.
Então estaremos a que distância? Não dá para o fim de semana Portugáudio? Estamos a uns bons 300 kms de distância o que torna tudo mais complicado. Estou a pensar ir ao tal Portugálio mas apenas por um dia. | |
|
| |
pedromdf Membro AAP
| Assunto: Re: Nakamichi Dragon Sex Fev 26 2016, 12:17 | |
| - ducar escreveu:
- pedromdf escreveu:
- ducar escreveu:
- pedromdf escreveu:
Então estaremos a que distância? Não dá para o fim de semana Portugáudio? Estamos a uns bons 300 kms de distância o que torna tudo mais complicado.
Estou a pensar ir ao tal Portugálio mas apenas por um dia.
Vem este fim de semana ao Audioshow? | |
|
| |
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Nakamichi Dragon Sex Fev 26 2016, 13:59 | |
| - pedromdf escreveu:
- Como já disse a alguns membros do fórum adquiri um Naka Dragon. Tenho-o em casa há uns dias mas só hoje estou a brincar com ele.
Antes de começar a gravar estou a ouvir cassetes gravadas pelo Sony TC-K890ES que foi por este "destronado"(ainda não sei). Para já estou a ouvir o Cantando do Bobo Stenson Trio e estou maravilhado. Está aqui na sala o trio todo. Estou a comparar com o CD (desculpem) e acho o som mais cheio mais encorpado, mais warm. Será efeito placebo? Será o entusiasmo da novidade? Então só espero que o efeito se mantenha! Agora passou para o lado B onde tenho gravado o Burmester CDII. O Live in America do Paco de Lucia está de arrepiar. O Naka está a dar-se bem com a TDK SA90, que até nem é nenhum supra sumo. Só no início faz o alinhamento automático depois nunca mais se vê a seta a piscar.
Normalmente os decks de cassete "arredondam" a respostas de frequências, ou seja, atenuam os extremos grave e agudo, daí o som mais "encorpado". O maior ruído de fundo e a compressão dinâmica também devem ajudar. Além disso não nos podemos esquecer que os dois suportes não estão a passar pelo andar de saída; se o leitor de CD for recente é possível que tenha uma sonoridade mais "moderna". R | |
|
| |
pedromdf Membro AAP
| Assunto: Re: Nakamichi Dragon Sex Fev 26 2016, 22:35 | |
| O leitor de CD é um Sony CDP X 777ES dos velhinhos. Por estranho que pareça ainda não consegui tempo para fazer umas gravações. Adquiri umas Sony Super Metal Master que estou cheio de curiosidade de gravar. Estou a pensar umas HTracks que tenho por aqui para ouvir como ficam. Mas este fim de semana está muito tomado com o Audioshow. | |
|
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Nakamichi Dragon Sex Fev 26 2016, 22:53 | |
| - pedromdf escreveu:
- O leitor de CD é um Sony CDP X 777ES dos velhinhos. Por estranho que pareça ainda não consegui tempo para fazer umas gravações. Adquiri umas Sony Super Metal Master que estou cheio de curiosidade de gravar. Estou a pensar umas HTracks que tenho por aqui para ouvir como ficam. Mas este fim de semana está muito tomado com o Audioshow.
Pede mas é umas álbuns audiófilos emprestados a um amigo, e passa isso para as Sony Metal Master, e depois diz-me qualquer coisa. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
pedromdf Membro AAP
| Assunto: Re: Nakamichi Dragon Sex Fev 26 2016, 22:55 | |
| Pois é isso mesmo. Agora onde é que eu vou arranjar uns amigos desses ... | |
|
| |
| Assunto: Re: Nakamichi Dragon Sex Fev 26 2016, 23:00 | |
| - pedromdf escreveu:
- Pois é isso mesmo. Agora onde é que eu vou arranjar uns amigos desses ...
O Joaquim tem lá uns belos álbuns e eu é que não estou ai, senão fazíamos uma sessão de gravação. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
pedromdf Membro AAP
| Assunto: Re: Nakamichi Dragon Sex Fev 26 2016, 23:13 | |
| - António José da Silva escreveu:
- pedromdf escreveu:
- Pois é isso mesmo. Agora onde é que eu vou arranjar uns amigos desses ...
O Joaquim tem lá uns belos álbuns e eu é que não estou ai, senão fazíamos uma sessão de gravação. Isso é que era. Também me lembrei dele. | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Nakamichi Dragon Sáb Fev 27 2016, 22:35 | |
| - pedromdf escreveu:
- ducar escreveu:
- pedromdf escreveu:
- ducar escreveu:
- pedromdf escreveu:
Então estaremos a que distância? Não dá para o fim de semana Portugáudio? Estamos a uns bons 300 kms de distância o que torna tudo mais complicado.
Estou a pensar ir ao tal Portugálio mas apenas por um dia.
Vem este fim de semana ao Audioshow? Boas, infelizmente não vou ao Audioshow. | |
|
| |
| Assunto: Re: Nakamichi Dragon Sáb Fev 27 2016, 22:36 | |
| - ducar escreveu:
Boas, infelizmente não vou ao Audioshow.
Tal como eu, és um desmancha prazeres... _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Nakamichi Dragon Sáb Fev 27 2016, 22:40 | |
- pedromdf escreveu:
- O leitor de CD é um Sony CDP X 777ES dos velhinhos. Por estranho que pareça ainda não consegui tempo para fazer umas gravações. Adquiri umas Sony Super Metal Master que estou cheio de curiosidade de gravar. Estou a pensar umas HTracks que tenho por aqui para ouvir como ficam. Mas este fim de semana está muito tomado com o Audioshow.
Pede mas é umas álbuns audiófilos emprestados a um amigo, e passa isso para as Sony Metal Master, e depois diz-me qualquer coisa. Tenho muita coisa em vinil e cd de álbuns ditos audiófilos como por exemplo, da etiqueta da audioquest, Linn, entre outros, mas estou longe para variar | |
|
| |
ducar Membro AAP
| |
| |
pedromdf Membro AAP
| Assunto: Re: Nakamichi Dragon Sáb Fev 27 2016, 23:04 | |
| Realmente é pena a distância. Ontem fui ao Audioshow e distingo dois momentos altos. Um deles foi uma comparação entre uma tape que será uma 1ª ou 2ª cópia da master original, com Ella Fitzgerald e Louis Armstrong - Autumn in New York e um um vinil que foi feito a partir dessa master. Foi fantástico ter esta oportunidade. Pois na opinião da maioria das pessoas presentes, a tape superou. Talvez seja uma comparação de coisas diferentes ...
A segunda oportunidade foi ver e ouvir os Sennheiser Orpheus. | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Nakamichi Dragon Sáb Fev 27 2016, 23:11 | |
| - pedromdf escreveu:
- Realmente é pena a distância.
Ontem fui ao Audioshow e distingo dois momentos altos. Um deles foi uma comparação entre uma tape que será uma 1ª ou 2ª cópia da master original, com Ella Fitzgerald e Louis Armstrong - Autumn in New York e um um vinil que foi feito a partir dessa master. Foi fantástico ter esta oportunidade. Pois na opinião da maioria das pessoas presentes, a tape superou. Talvez seja uma comparação de coisas diferentes ...
A segunda oportunidade foi ver e ouvir os Sennheiser Orpheus. Acontece muitas vezes esse fenómeno, já fiz gravações no Tascam 32 e no Nak CR7 e por muitas vezes as gravações soam melhor aos ouvidos que os originais que foram usados nessas gravações. | |
|
| |
| Assunto: Re: Nakamichi Dragon Dom Fev 28 2016, 09:38 | |
| - pedromdf escreveu:
Ontem fui ao Audioshow e distingo dois momentos altos. Um deles foi uma comparação entre uma tape que será uma 1ª ou 2ª cópia da master original, com Ella Fitzgerald e Louis Armstrong - Autumn in New York e um um vinil que foi feito a partir dessa master. Foi fantástico ter esta oportunidade. Pois na opinião da maioria das pessoas presentes, a tape superou. Talvez seja uma comparação de coisas diferentes ...
Ora isso seria algo que não me importava de assistir também. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Nakamichi Dragon Dom Fev 28 2016, 13:07 | |
- pedromdf escreveu:
Ora isso seria algo que não me importava de assistir também. Tens que vir cá ao Norte | |
|
| |
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Nakamichi Dragon Dom Fev 28 2016, 17:40 | |
| - pedromdf escreveu:
Ontem fui ao Audioshow e distingo dois momentos altos. Um deles foi uma comparação entre uma tape que será uma 1ª ou 2ª cópia da master original, com Ella Fitzgerald e Louis Armstrong - Autumn in New York e um um vinil que foi feito a partir dessa master. Foi fantástico ter esta oportunidade. Pois na opinião da maioria das pessoas presentes, a tape superou. Talvez seja uma comparação de coisas diferentes ... Há tanta coisa a afectar o som das master tapes quando estas são passadas a vinil e em seguida com a leitura deste ( mastering, de-essing, EQ elíptico, filtros RIAA, distorções várias, crosstalk, o ruído de superfície, filtros RIAA outra vez, etc.)... Como se diz no cinema, any resemblance to the original recording is purely coincidental.R | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Nakamichi Dragon Dom Fev 28 2016, 17:50 | |
| - ricardo onga-ku escreveu:
- pedromdf escreveu:
Ontem fui ao Audioshow e distingo dois momentos altos. Um deles foi uma comparação entre uma tape que será uma 1ª ou 2ª cópia da master original, com Ella Fitzgerald e Louis Armstrong - Autumn in New York e um um vinil que foi feito a partir dessa master. Foi fantástico ter esta oportunidade. Pois na opinião da maioria das pessoas presentes, a tape superou. Talvez seja uma comparação de coisas diferentes ... Há tanta coisa a afectar o som das master tapes quando estas são passadas a vinil e em seguida com a leitura deste (mastering, de-essing, EQ elíptico, filtros RIAA, distorções várias, crosstalk, o ruído de superfície, filtros RIAA outra vez, etc.)...
Como se diz no cinema, any resemblance to the original recording is purely coincidental.
R Pois mas é precisamente essa tralha toda que dá ênfase à musica. | |
|
| |
| Assunto: Re: Nakamichi Dragon Dom Fev 28 2016, 18:06 | |
| - ducar escreveu:
- ricardo onga-ku escreveu:
- pedromdf escreveu:
Ontem fui ao Audioshow e distingo dois momentos altos. Um deles foi uma comparação entre uma tape que será uma 1ª ou 2ª cópia da master original, com Ella Fitzgerald e Louis Armstrong - Autumn in New York e um um vinil que foi feito a partir dessa master. Foi fantástico ter esta oportunidade. Pois na opinião da maioria das pessoas presentes, a tape superou. Talvez seja uma comparação de coisas diferentes ... Há tanta coisa a afectar o som das master tapes quando estas são passadas a vinil e em seguida com a leitura deste (mastering, de-essing, EQ elíptico, filtros RIAA, distorções várias, crosstalk, o ruído de superfície, filtros RIAA outra vez, etc.)...
Como se diz no cinema, any resemblance to the original recording is purely coincidental.
R Pois mas é precisamente essa tralha toda que dá ênfase à musica.
Eu prefiro a música pura, sem ênfase... | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Nakamichi Dragon Dom Fev 28 2016, 18:13 | |
- ducar escreveu:
- pedromdf escreveu:
Eu prefiro a música pura, sem ênfase... Eu sou mais todo terreno, marcha tudo... | |
|
| |
| Assunto: Re: Nakamichi Dragon Dom Fev 28 2016, 19:44 | |
| - ducar escreveu:
- ducar escreveu:
- pedromdf escreveu:
Eu prefiro a música pura, sem ênfase... Eu sou mais todo terreno, marcha tudo...
E para mim marcha tudo o que me soa (pessoalmente real) e que raramente sai de fonte digital. Aquilo que muitos acho se supra sumo da correcção via digital, a mim deixa-me na maioria das vezes totalmente indiferente. Mas obviamente que não critico, nem tenho esse direito, apenas constato a minha preferência pessoal. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
pedromdf Membro AAP
| Assunto: Re: Nakamichi Dragon Dom Fev 28 2016, 21:49 | |
- ducar escreveu:
- pedromdf escreveu:
Eu prefiro a música pura, sem ênfase... Também sempre que posso não deixo de ir a um bom concerto de música clássica ou jazz. Há boas salas em Lisboa e um pouco por todo o país. Mas uma sala de concerto também pode introduzir impurezas ... | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Nakamichi Dragon Dom Fev 28 2016, 22:02 | |
| - pedromdf escreveu:
- ducar escreveu:
- pedromdf escreveu:
Eu prefiro a música pura, sem ênfase... Também sempre que posso não deixo de ir a um bom concerto de música clássica ou jazz. Há boas salas em Lisboa e um pouco por todo o país. Mas uma sala de concerto também pode introduzir impurezas ... Experimentem ouvir uma gravação ao vivo como esta, até se ouve a louça e talheres a bater e pessoas a falar, no entanto tem um resultado no mínimo brilhante. | |
|
| |
| Assunto: Re: Nakamichi Dragon Dom Fev 28 2016, 22:03 | |
| - pedromdf escreveu:
Também sempre que posso não deixo de ir a um bom concerto de música clássica ou jazz. Há boas salas em Lisboa e um pouco por todo o país. Mas uma sala de concerto também pode introduzir impurezas ... E nem sequer é raro um concerto ao vivo ter um som sofrível. Quando é sofrível, faz me lembrar uma boa parte (maioria) da musica servida digitalmente. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
ducar Membro AAP
| |
| |
| |
| |
ducar Membro AAP
| |
| |
| Assunto: Re: Nakamichi Dragon Dom Fev 28 2016, 22:08 | |
| - ducar escreveu:
Outro que ainda não ouviu um leitor de cd em condições, temos pena.
Centenas de leitores de CD, "normais" altamente reconhecidos e daqueles "xptpo" e mesmo aqueles tipo "fina flor da batata" mais caros que um sistema dispendioso analógico. Uma coisa é certa, realmente...eles tocam. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Nakamichi Dragon Dom Fev 28 2016, 22:09 | |
| | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Nakamichi Dragon | |
| |
|
| |