Mensagens : 355 Data de inscrição : 16/08/2011 Idade : 55 Localização : Carcavelos
Assunto: Discos mono em célula stereo Seg maio 04 2015, 18:56
Meus caros,
Preciso de uma ajuda dos mais entendidos. Tenho um numero razoável de discos mono(+-200) e que até agora os tenho ouvido com muito prazer, com células stereo (ex. Stanton 681 EEE e Shure M75 EJ).
Tenho um Receiver Mcintosch que permite comutar para mono, daí não estar a pensar num sistema dedicado. Na vossa opinião, para ter um melhor resultado, deveria utilizar uma célula mono ou pelo contrario continuar a usar as stereo?
Todas as opiniões são bem vindas.
Obg.
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Discos mono em célula stereo Seg maio 04 2015, 18:58
José Carvalho escreveu:
Meus caros,
Preciso de uma ajuda dos mais entendidos. Tenho um numero razoável de discos mono(+-200) e que até agora os tenho ouvido com muito prazer, com células stereo (ex. Stanton 681 EEE e Shure M75 EJ).
Tenho um Receiver Mcintosch que permite comutar para mono, daí não estar a pensar num sistema dedicado. Na vossa opinião, para ter um melhor resultado, deveria utilizar uma célula mono ou pelo contrario continuar a usar as stereo?
Todas as opiniões são bem vindas.
Obg.
Boas
Acho que não deve gastar dinheiro com mais nada, porque o investimento não se irá traduzir num melhor som.
E parabéns por esses discos, que não são nada comuns nos dias que correm!
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
Assunto: Re: Discos mono em célula stereo Seg maio 04 2015, 19:53
Eu também estou prestes a albergar umas centenas de discos mono e porque também tenho células mono estou a construir um sistema dedicado ao mono puro. Os discos mono podem ser tocados com células stereo, mas o resultado é inferior ao duma célula mono. E todo o sistema também deveria ser mono, com um amp mono e apenas uma coluna. A Ortofon explica aqui porque é que os discos mono devem reproduzidos com uma célula verdadeiramente mono : http://ortofon.com/hifi/products/cartridges/2m-series/2m-mono-se
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Discos mono em célula stereo Seg maio 04 2015, 19:54
Quando surgiu o estéreo, foi dada atenção a que as células fossem compatíveis com a leitura dos mono que na altura existiam em grande quantidade. Portanto, a leitura é possível mas......não é ideal. Se tens muitos mono, e gostas deles, uma célula mono dedicada vai ser uma musica completamente diferente para melhor.
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
Assunto: Re: Discos mono em célula stereo Seg maio 04 2015, 20:03
" />
Nm disco mono o sinal é cortado apenas na dimensão lateral, e um registro estéreo é cortado em + /-45 graus em sulco-paredes opostas.
Um cartucho de estéreo será capaz de reproduzir discos estéreo e mono, porque mono é uma versão especial do estéreo onde os canais direito e esquerdos são idênticos.
Enquanto um cartucho estereofónico pode tocar registros mono, não pode conseguir o mesmo sinal de precisão entre os dois canais. Um cartucho mono produz um sinal que é direcionado para os dois canais no sistema ou preferencialmente para um só. Um cartucho mono a tocar um disco mono produz uma imagem mais forte e estável com um som mais cheio, mais impactante.
Outra grande vantagem em usar um cartucho mono para tocar discos mono é a ausência de resposta ao movimento vertical. Isto significa que um cartucho mono é basicamente imune ao "efeito de beliscar", que entra em ação quando a agulha é empurrada verticalmente para cima nas grooves muito estreitas. Também a resposta à poeira, sujeira e desgaste é reduzida substancialmente. O resultado final será uma reprodução limpa e silenciosa do registro mono
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Discos mono em célula stereo Seg maio 04 2015, 20:49
Se os "chefes" dizem que existe melhoria então vai por eles!
Eu honestamente não gastava um cêntimo para obter ganho em mono...
Mas se calhar é porque ainda não ouvi um bom sistema mono!
Fiz agora uma pesquisa e pelo que escreveu o António irás ter um ganho em termos de silêncio, na leitura do disco.
Ora assim sendo, em face do que li nestes tópico, que até faz sentido, o melhor é adquirir mesmo uma célula específica.
Assunto: Re: Discos mono em célula stereo Seg maio 04 2015, 21:01
Milton escreveu:
" />
Nm disco mono o sinal é cortado apenas na dimensão lateral, e um registro estéreo é cortado em + /-45 graus em sulco-paredes opostas.
Um cartucho de estéreo será capaz de reproduzir discos estéreo e mono, porque mono é uma versão especial do estéreo onde os canais direito e esquerdos são idênticos.
Enquanto um cartucho estereofónico pode tocar registros mono, não pode conseguir o mesmo sinal de precisão entre os dois canais. Um cartucho mono produz um sinal que é direcionado para os dois canais no sistema ou preferencialmente para um só. Um cartucho mono a tocar um disco mono produz uma imagem mais forte e estável com um som mais cheio, mais impactante.
Outra grande vantagem em usar um cartucho mono para tocar discos mono é a ausência de resposta ao movimento vertical. Isto significa que um cartucho mono é basicamente imune ao "efeito de beliscar", que entra em ação quando a agulha é empurrada verticalmente para cima nas grooves muito estreitas. Também a resposta à poeira, sujeira e desgaste é reduzida substancialmente. O resultado final será uma reprodução limpa e silenciosa do registro mono
Excelente artigo
Obrigado Milton
ducar Membro AAP
Assunto: Re: Discos mono em célula stereo Seg maio 04 2015, 21:58
Alexandre Vieira escreveu:
Se os "chefes" dizem que existe melhoria então vai por eles!
Eu honestamente não gastava um cêntimo para obter ganho em mono...
Mas se calhar é porque ainda não ouvi um bom sistema mono!
Fiz agora uma pesquisa e pelo que escreveu o António irás ter um ganho em termos de silêncio, na leitura do disco.
Ora assim sendo, em face do que li nestes tópico, que até faz sentido, o melhor é adquirir mesmo uma célula específica.
Mensagens : 355 Data de inscrição : 16/08/2011 Idade : 55 Localização : Carcavelos
Assunto: Re: Discos mono em célula stereo Seg maio 04 2015, 22:43
Estes meus discos são dos finais dos anos 50 e princípios dos anos 60, daí que a optar por uma célula mono terá que ser por uma verdadeiramente mono e essas têm um preço, para mim, proibitivo. No entanto, estou aberto a sugestões.
Assunto: Re: Discos mono em célula stereo Seg maio 04 2015, 22:45
A optar por uma solução destas, tenho que ter pelo menos um Gira dedicado ao Mono. Tenho na arrecadação um Teac TN- 80C com um braço SME 3009, acham uma boa solução?
Milton, a Denon- DL-102 que recomendas é uma MC, como tal preciso de um Pré de Phono MC, certo?
Abraços
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Discos mono em célula stereo Ter maio 05 2015, 12:17
A optar por uma solução destas, tenho que ter pelo menos um Gira dedicado ao Mono. Tenho na arrecadação um Teac TN- 80C com um braço SME 3009, acham uma boa solução?
Milton, a Denon- DL-102 que recomendas é uma MC, como tal preciso de um Pré de Phono MC, certo?
Abraços
É uma mc high output e por isso pode ser ligada a um pre mm
José Carvalho Membro AAP
Assunto: Re: Discos mono em célula stereo Ter maio 05 2015, 13:36
Milton,
Na tua opinião, já que está com um projecto mono em mãos, este meu gira Teac TN-80C com o braço 3009 II pode ser uma boa solução dedicada ao mono ou recomendas outro braço/gira? Obg. 1ab.
Milton Membro AAP
Assunto: Re: Discos mono em célula stereo Ter maio 05 2015, 14:52
José Carvalho escreveu:
Milton,
Na tua opinião, já que está com um projecto mono em mãos, este meu gira Teac TN-80C com o braço 3009 II pode ser uma boa solução dedicada ao mono ou recomendas outro braço/gira? Obg. 1ab.
O melhor é comprares outro com os 100€ que te dou por esse teaczito...
Ps: Isso até é mal empregado....
ducar Membro AAP
Assunto: Re: Discos mono em célula stereo Ter maio 05 2015, 23:45
Milton escreveu:
José Carvalho escreveu:
Milton,
O melhor é comprares outro com os 100€ que te dou por esse teaczito...
Ps: Isso até é mal empregado....
Se queres que te diga também acho mal empregue o teu Philips num equipamento mono.
E claro podes comprar outro pelos 20€ que te dou pelo Philips.
Assunto: Re: Discos mono em célula stereo Qua maio 06 2015, 00:09
Muita gente contradiz essa teoria. Existe aliás que tenha milhares de discos estéreo e mono, e equipamento de topo para ambos, e que prefere mil vezes o mono.
ducar Membro AAP
Assunto: Re: Discos mono em célula stereo Qua maio 06 2015, 00:14
António José da Silva escreveu:
Muita gente contradiz essa teoria. Existe aliás que tenha milhares de discos estéreo e mono, e equipamento de topo para ambos, e que prefere mil vezes o mono.
Ok, cada um na sua onda, eu cá prefiro de longe o Stereo, por acaso tenho bastantes discos em mono da Deutsche Grammophon mas são de 78 rpm.
Nunca os ouvi mas estão como novos.
Assunto: Re: Discos mono em célula stereo Qua maio 06 2015, 00:22
ducar escreveu:
...por acaso tenho bastantes discos em mono da Deutsche Grammophon mas são de 78 rpm.
Mas não é disso que estamos a falar. Estamos a falar de mono em vinil e não mono em shellac.
ducar Membro AAP
Assunto: Re: Discos mono em célula stereo Qua maio 06 2015, 00:26
ducar escreveu:
...por acaso tenho bastantes discos em mono da Deutsche Grammophon mas são de 78 rpm.
Mas não é disso que estamos a falar. Estamos a falar de mono em vinil e não mono em shellac.
Chama-lhe lá o que quiseres mas para mim esse assunto é terreno desconhecido, por isso não posso opinar. deixo isso para que percebe da coisa.
Assunto: Re: Discos mono em célula stereo Qua maio 06 2015, 00:29
ducar escreveu:
...deixo isso para que percebe da coisa.
É o que eu faço, mas não nego à partida algo que desconheço quando tantos falam maravilhas.
ducar Membro AAP
Assunto: Re: Discos mono em célula stereo Qua maio 06 2015, 00:33
ducar escreveu:
...deixo isso para que percebe da coisa.
É o que eu faço, mas não nego à partida algo que desconheço quando tantos falam maravilhas.
Não me dá pica
ducar Membro AAP
Assunto: Re: Discos mono em célula stereo Qua maio 06 2015, 00:41
Assunto: Re: Discos mono em célula stereo Qui maio 07 2015, 07:29
[quote="Milton"]" />
Nm disco mono o sinal é cortado apenas na dimensão lateral, e um registro estéreo é cortado em + /-45 graus em sulco-paredes opostas. [/quot.
Tenho uma dúvida e não me levem a mal se for um perfeito disparate. Olhando para a imagem acima, se usar uma agulha cônica/esférica aproxima-se mais de um "som" mono? Outra questão, estas duas células que tenho (stanton 681EEE e Shure M75 EJ) permitem usar agulhas cônica/esféricas? Obg.
Milton Membro AAP
Assunto: Re: Discos mono em célula stereo Qui maio 07 2015, 10:03
José Carvalho escreveu:
Milton escreveu:
" />
Nm disco mono o sinal é cortado apenas na dimensão lateral, e um registro estéreo é cortado em + /-45 graus em sulco-paredes opostas. [/quot.
Tenho uma dúvida e não me levem a mal se for um perfeito disparate. Olhando para a imagem acima, se usar uma agulha cônica/esférica aproxima-se mais de um "som" mono? Outra questão, estas duas células que tenho (stanton 681EEE e Shure M75 EJ) permitem usar agulhas cônica/esféricas? Obg.
Nao estou certo. Julgo que antigamente os perfis eram apenas esfericos. Mas penso que o estilete de corte nao seria. Penso por isso que uma agulha eliptica consiga retirar mais informaçao... Mas uma coisa é certa, uma esferica boa consegue resultados fantasticos. Julgo que ha agulhas esfericas para essas celulas.