Um dos grandes que vai ficar para sempre na história do Jazz.
pedrolopes Membro AAP
Mensagens : 409 Data de inscrição : 19/03/2015 Idade : 40 Localização : Oeiras
Assunto: Re: RIP Ornette Colleman Qui Jun 11 2015, 17:22
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: RIP Ornette Colleman Qui Jun 11 2015, 19:19
Um enorme inovador do Jazz, um dos grandes do Free com álbuns que ficarão para sempre na história do Jazz em particular, e da musica em geral. Homens destes nunca partem porque o legado que deixam é sinónimo de que a sua passagem não foi em vão.
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: RIP Ornette Colleman Qui Jun 11 2015, 19:27
anibalpmm Membro AAP
Assunto: Re: RIP Ornette Colleman Qui Jun 11 2015, 20:16
Mais um q nos abandona
Fernando Mota Membro AAP
Mensagens : 2085 Data de inscrição : 31/12/2012 Idade : 49 Localização : Lisboa
Assunto: Re: RIP Ornette Colleman Qui Jun 11 2015, 23:07
Luis Filipe Goios Membro AAP
Mensagens : 10506 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 66 Localização : Lanhelas - Minho
Assunto: Re: RIP Ornette Colleman Qui Jun 11 2015, 23:58
anibalpmm escreveu:
Mais um q nos abandona
Diria mesmo, mais um grande que nos abandona, com um legado que perdurará no tempo. Descanse Em Paz
TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
Assunto: Adeus Ornette !!! Sex Jun 12 2015, 07:49
O imenso Ornette Coleman faleceu ontém e o Jazz ficou orfão de um dos seus mais ilustres criadores !!!...
Mas, ele deixa-nos como legado a insolência e a total liberdade de expressão criativa !!!
Bravo Man e OBRIGADO
Mister W Membro AAP
Mensagens : 4333 Data de inscrição : 07/03/2012 Idade : 57 Localização : Margem Sul... Margem Norte...
Assunto: Re: RIP Ornette Colleman Seg Jun 15 2015, 20:33
zaratustra Membro AAP
Mensagens : 4762 Data de inscrição : 09/07/2010 Localização : Frossos, Albergaria-a-Velha
Assunto: Re: RIP Ornette Colleman Seg Jun 15 2015, 22:05
O meu muito obrigado pela sua existência, a este e a muitos outros músicos que contribuíram para a minha personalidade e me encheram (e enchem) de alegria......
Assunto: Re: RIP Ornette Colleman Seg Jun 15 2015, 23:06
zaratustra escreveu:
O meu muito obrigado pela sua existência, a este e a muitos outros músicos que contribuíram para a minha personalidade e me encheram (e enchem) de alegria......
jcl Membro AAP
Mensagens : 954 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 65 Localização : Viana do Castelo
Assunto: Re: RIP Ornette Colleman Ter Jun 16 2015, 11:40
Mister W Membro AAP
Mensagens : 4333 Data de inscrição : 07/03/2012 Idade : 57 Localização : Margem Sul... Margem Norte...
Assunto: Re: RIP Ornette Colleman Ter Jun 16 2015, 13:51
zaratustra escreveu:
Essa foi a sua fase mais "funky" mas igualmente brilhante (c/ Prime Time). Apesar de ter tocado várias vezes em Portugal (algumas delas recentes) nunca tive o privilégio de o ver ao vivo... Em 2008, estive quase para ir á Aula Magna, mas estupidamente acabei por não ir... Mas gostava mesmo era de ter presenciado a sua mítica passagem pelo Cascais Jazz... mas nessa época acho que ainda não gostava de Jazz...
Fica a lista dos concertos deste grande senhor no nosso país (se não estiver totalmente correcto, corrijam por favor)
1971 - Cascais Jazz 1988 - Jazz em Agosto/Gulbenkian (2X) 2007 - Jazz em Agosto/Gulbenkian 2008 - Lisboa e Porto
Um tema de 89 com a participação do Jerry Garcia (Grateful Dead).
Assunto: Re: RIP Ornette Colleman Ter Jun 16 2015, 14:11
Mister W escreveu:
.. mas nessa época acho que ainda não gostava de Jazz...
Vale mais tarde que nunca, alguns andam assim cegos a vida toda.
Mister W Membro AAP
Assunto: Re: RIP Ornette Colleman Ter Jun 16 2015, 15:34
António José da Silva escreveu:
Mister W escreveu:
.. mas nessa época acho que ainda não gostava de Jazz...
Vale mais tarde que nunca, alguns andam assim cegos a vida toda.
... em 1971 as minhas preferências andavam mais em torno do "atirei o pau ao gato"
TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
Assunto: Re: RIP Ornette Colleman Ter Jun 16 2015, 17:12
zaratustra escreveu:
O meu muito obrigado pela sua existência, a este e a muitos outros músicos que contribuíram para a minha personalidade...
Eu nunca o vi ao vivo e no espirito free sò vi o Archie Sheep !... mas deveria ser uma grande lambada tenho a certeza de ouvir esse monstro ... és um sortudo
Mister W Membro AAP
Assunto: Re: RIP Ornette Colleman Ter Jun 16 2015, 19:20
No final dos anos 50 havia quem o acusasse de ser um charlatão que não sabia tocar.
Em parte tinham razão, este senhor não sabia tocar... nos moldes tradicionais.
Para além de ser um dos músicos de Jazz mais influentes de todos os tempos, as suas composições são utilizadas frequentemente em vários géneros músicais, incluindo na música clássica...
Um agradecimento do Denardo Coleman...
https://twitter.com/denardocoleman
zaratustra Membro AAP
Mensagens : 4762 Data de inscrição : 09/07/2010 Localização : Frossos, Albergaria-a-Velha
Assunto: Re: RIP Ornette Colleman Ter Jun 16 2015, 21:57
Mister W escreveu:
zaratustra escreveu:
Essa foi a sua fase mais "funky" mas igualmente brilhante (c/ Prime Time). Apesar de ter tocado várias vezes em Portugal (algumas delas recentes) nunca tive o privilégio de o ver ao vivo... Em 2008, estive quase para ir á Aula Magna, mas estupidamente acabei por não ir... Mas gostava mesmo era de ter presenciado a sua mítica passagem pelo Cascais Jazz... mas nessa época acho que ainda não gostava de Jazz...
É isso. Também eu gostava de o ter visto na fase anterior. Em 88, no anfiteatro ao ar livre, foi mesmo jazz/funk. De qualquer modo, dentro do género (e, para mais, com bilhete/convite)... muito bom.