- Milton escreveu:
- Ahhh foste tu...malandro !!
Mas não trazia ou o que tens não presta ??
Amigo Milton de facto estava em falta. Suponho que terá caído da caixa e alguém que não percebeu do que se tratava deitou a peça para o lixo.
Tirando esse pequeno grande contratempo o projecto é deveras interessante não só pela peça como por todo o histórico subjacente.
O aparelho foi comprado numa ida a Inglaterra (creio que por finais dos anos 60) por um nosso conterrâneo que trabalhava em Portugal com a marca Standberg.
Suponho que o kit tenha sido guardado com a intenção de uma montagem que no entanto nunca se veio a efectuar.
Quando o comprei constatei que; com excepção do spindle, todo o resto estava intocado. As borrachas em estado novo e até o próprio cabo de corrente ainda está enrolado de fábrica.
Por outro lado a história da própria marca, nomeadamente os seus momentos finais, é marcada por um fim abrupto.
Efectuei um contacto com a empresa que segundo consta terá adquirido o espólio da Sudgen Connoisseur (Technical and General sediada em Crowborough), e foi-me dito que todo o material excepto as correias, foi destruído, bem como todo o arquivo e documentação técnica.
Nestas circunstâncias o projecto deste aparelho ganha para mim uma excepcional importância, porque ao mérito técnico da peça junta-se a missão de fazer renascer a Fénix.
Grande abraço
Mário