Assunto: Ainda os cabos de setor Ter Dez 15 2015, 13:30
Estou a testar um cabo de setor da Rega no meu Densen B110 amplificador.Noto algumas diferenças tal como o som dos instrumentos se ouvir com mais nitidez. Em outros aspetos preserva as qualidades do cabo original, que era o que eu queria.Nunca testei um cabo dos mais caros, portanto não posso acrescentar muito mais á polémica.No entanto muitos cabos de setor que testei "pioravam" o som tornando-se o som menos envolvente, por exemplo.Alguém tem experiência com este tema, de forma que me possa elucidar nestes teste que estou a fazer ao cabo de setor da Rega? Não quero de maneira alguma começar uma "thread"sobre cabos de setor, apenas esclarecer um ou dois pontos...
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
Assunto: Re: Ainda os cabos de setor Ter Dez 15 2015, 14:15
Caso se tratasse do meu dinheiro eu efectuaria um teste cego entre o cabo original e o cabo cego antes de pensar em avançar para os cabos mais caros. Não deve ser difícil pedir a alguém que após uma faixa desligue o amplificador, troque os cabos e volte a ligar o amplificador. Atenção que para o teste ser válido não é permitido mexer no botão do volume.
Em tempos comparei o cabo da chaleira eléctrica (bem "queimado") com um Supra e um cabo alemão cuja marca não me lembro e que me foi oferecido quando comprei um D/AC em segunda mão. Na altura não notei diferenças e deixei de me preocupar com os cabos de sector.
R
unidade Membro AAP
Mensagens : 201 Data de inscrição : 08/03/2012 Idade : 61 Localização : Almada
Assunto: Re: Ainda os cabos de setor Ter Dez 15 2015, 15:37
Olá
Em tempos fiz a comparação entre o cabo de sector "Qed Conduit" e o cabo de sector Supra tendo concluído grosso modo que o Qed apresentava um "som mais definido" mas com menos "corpo" e o Supra um som mais pesado/encorpado mas mais expansivo; cheguei a experimentar Leitor de CD + Amplificador e Supra + Supra; Qed + Qed; Supra e Qed; qed e Supra sempre obtendo resultados diferentes. Deste modo sugiro experimentar as diversas possibilidades, (se notar diferença) caso tal não aconteça, manter o que lhe agradar mais esteticamente
Refira-se ainda que tanto o Supra como o Qed estão isolados e portanto isentos de contaminação por campo magnético/eléctrico de outros cabos que com eles paralelamente coexistam. Pessoalmente e no contexto do ensaio que realizei, numa 1º fase apreciei mais o detalhe do Qed mas a longo prazo preferia sempre a "bonomia" expansividade do Supra. Existirão eventualmente propostas mais convincentes, mas seguramente noutros patamares de custo, Refiro ainda que o enveredar por tentativas/experiências "de faça você mesmo" podem trazer surpresas muitos positivas (ou não...)
Última edição por unidade em Ter Dez 15 2015, 23:02, editado 1 vez(es)
nbaptista Membro AAP
Assunto: Re: Ainda os cabos de setor Ter Dez 15 2015, 16:23
Não deve ser o Rega Supra mas o Supra LoRad
tfonseca Membro AAP
Assunto: Re: Ainda os cabos de setor Ter Dez 15 2015, 16:33
nbaptista escreveu:
Noto algumas diferenças tal como o som dos instrumentos se ouvir com mais nitidez.
Confesso que não percebi a pergunta. Mas, ouve diferenças para melhor? Porreiro...! Desfrute do novo cabo ou então, se tiver pachorra, faça um "clone" do mesmo que sempre fica mais em conta.
Mas, eu fazia como o Ricardo sugere, um teste cego. É sempre divertido e muitas vezes leva a resultados inesperados.
nbaptista Membro AAP
Assunto: Re: Ainda os cabos de setor Ter Dez 15 2015, 17:01
Penso que num teste cego teria alguma dificuldade em distinguir um cabo do outro.
nbaptista Membro AAP
Assunto: Re: Ainda os cabos de setor Ter Dez 15 2015, 17:08
tfonseca escreveu:
Confesso que não percebi a pergunta.
Só queria ouvir alguns comentários, porque na minha experiência o cabo de setor standard tem apresentado sempre melhor performance do que os vários cabos que testei, com exceção deste da Rega.Não estou propriamente á procura dum cabo de setor, ou mantenho este da Rega no sistema, ou o standard!Por isso disse no principio que esta não era mais uma "thread" sobre cabos de setor...Este cabo de setor da Rega é uma surpresa agradável, consegue manter as caraterísticas do cabo de setor standard e acrescenta maior definição, sem "estragar" o som!
Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 14344 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
Assunto: Re: Ainda os cabos de setor Ter Dez 15 2015, 19:26
nbaptista escreveu:
Penso que num teste cego teria alguma dificuldade em distinguir um cabo do outro.
Se assim for, afinal as diferenças podem não ser tão evidentes. Esta é a tradução que faço quando esse é o resultado obtido num teste cego.
nbaptista Membro AAP
Assunto: Re: Ainda os cabos de setor Ter Dez 15 2015, 20:16
Ghost4u escreveu:
nbaptista escreveu:
Se assim for, afinal as diferenças podem não ser tão evidentes. Esta é a tradução que faço quando esse é o resultado obtido num teste cego.
Bem, eu ainda não fiz esse teste. Por acaso agora tenho curiosidade de o fazer!
nbaptista Membro AAP
Assunto: Re: Ainda os cabos de setor Sex Jan 08 2016, 14:59
Bem, numa análise mais elaborada depois de testes de algumas semanas, noto o som mais limpo no cabo da Rega, ouvem-se melhor os instrumento mas o som perde alguma dinâmica e consequente envolvência!
unidade Membro AAP
Assunto: Re: Ainda os cabos de setor Sex Jan 08 2016, 16:06
Olá...
A diferença que possa ou não sentir/ouvir, independentemente da sua real existência, será sempre determinados em última instância pelo grau de satisfação do detentor/usufrutuário do sistema de som. Ou seja, tendo o sistema transparência suficiente para evidenciar significativamente as características “ transmitidas” por um ou outro cabo de corrente, se elas existirem!?, e se o seu “ouvido” lhes fôr sensível, irá determinar a validade da escolha, consubstanciada pelo agrado auditivo/emocional da fruição da musica. Deste modo independentemente de tudo o que lhe seja dito (de forma bem intencionada), a escolha/sentir é seu… Depois de feito o teste comparativo, uma mera sugestão, fique com um cabo no sistema por uma semana e depois troque para o outro…, e depois veja de qual sente mais a falta…
Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 14344 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
Assunto: Re: Ainda os cabos de setor Sex Jan 08 2016, 16:21
unidade escreveu:
(...) Depois de feito o teste comparativo, uma mera sugestão, fique com um cabo no sistema por uma semana e depois troque para o outro…, e depois veja de qual sente mais a falta…
Sábia sugestão.
nbaptista Membro AAP
Assunto: Re: Ainda os cabos de setor Sex Jan 08 2016, 16:47
Exato, isto nos cabos de setor temos que ser nós próprios a decidir. Até vêr sinto falta da dinâmica que o sistema apresenta quando lhe coloco o cabo de origem...Essa falta de dinâmica também está relacionada com o interconnect, também da Rega.Quando lhe coloquei um IC da QED a dinâmica melhorou outra vez, mas acho que o cabo da Rega da maior sensação de musicalidade.Num sistema é tudo uma questão de compromissos, alteramos uns parâmetros e temos alguns ganhos mas tambem podemos ter perdas.Mas vou seguir essa sugestão de deixar os cabos a tocar durante uma semana e depois trocar pelo outro.
TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
Assunto: Re: Ainda os cabos de setor Sex Jan 08 2016, 17:11
nbaptista escreveu:
...Alguém tem experiência com este tema, de forma que me possa elucidar nestes teste que estou a fazer ao cabo de setor da Rega? ...
Muitas vezes os cabos setor não estão cablados da mesma maneira e a fase/neutro estão inversados, então deve se assegurar que a "fase setor" do aparelho fique constante... senão não é os cabos que està a ouvir mas as diferenças em fase/ fora de fase do transformador do aparelho, o que é suficientemente audivel !!!
Aconteçe muitas vezes, e as pessoas pensam que é o cabo testado o culpado, tanto do bom que do mau resultado comparativo...
nbaptista Membro AAP
Assunto: Re: Ainda os cabos de setor Sex Jan 08 2016, 17:15
Ambos os cabos estão em fase. O que noto quando coloco o cabo standard é que o som ganha outra dinâmica e mais velocidade!
Mr Bojangles Membro AAP
Mensagens : 762 Data de inscrição : 17/02/2013 Idade : 47 Localização : Lisboa
Assunto: Re: Ainda os cabos de setor Sex Jan 08 2016, 17:18
TD124 escreveu:
Muitas vezes os cabos setor não estão cablados da mesma maneira e a fase/neutro estão inversados, então deve se assegurar que a "fase setor" do aparelho fique constante... senão não é os cabos que està a ouvir mas as diferenças em fase/ fora de fase do transformador do aparelho, o que é suficientemente audivel !!!
Como distinguimos a fase do aparelho?
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: Ainda os cabos de setor Sex Jan 08 2016, 17:28
nbaptista escreveu:
... O que noto quando coloco o cabo standard é que o som ganha outra dinâmica e mais velocidade!
Nesse caso escolha o que lhe agradar mais, pois não hà nada de outro a fazer nesses casos... mas, voce precisa de ajuda exactamente a que nivel, pois jà ouviu o resultado da comparação, então é escolher e jà tà !!!
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: Ainda os cabos de setor Sex Jan 08 2016, 17:33
Mr Bojangles escreveu:
... Como distinguimos a fase do aparelho?
Existem aparelhos para isso, e outros métodos menos exactos, mas a maneira mais fàcil é de medir com um multimetro em alternativo as diferenças entre a terra e a massa do aparelho ligado dos dois lados do setor. O lado aonde a voltagem for inferior é a boa..., com o aparelho desligado dos outros e da terra também.
Se calhar é muito técnico e ràpido o que escrevi, mas creio que a coisa jà foi abordada mais simplesmente noutro topico...
nbaptista Membro AAP
Assunto: Re: Ainda os cabos de setor Sex Jan 08 2016, 18:00
TD124 escreveu:
mas, voce precisa de ajuda exactamente a que nivel, pois jà ouviu o resultado da comparação, então é escolher e jà tà !!!
Não preciso exatamente de ajuda, pois tenho em minha posse os 2 cabos para testar, iniciei esta thread mais numa perspetiva de troca de ideias, por ás vezes sermos induzidos por falsas perceções.Isto quando se trata de cabos!
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
Assunto: Re: Ainda os cabos de setor Sex Jan 08 2016, 18:57
TD124 escreveu:
Mr Bojangles escreveu:
... Como distinguimos a fase do aparelho?
Existem aparelhos para isso, e outros métodos menos exactos, mas a maneira mais fàcil é de medir com um multimetro em alternativo as diferenças entre a terra e a massa do aparelho ligado dos dois lados do setor. O lado aonde a voltagem for inferior é a boa..., com o aparelho desligado dos outros e da terra também.
Se calhar é muito técnico e ràpido o que escrevi, mas creio que a coisa jà foi abordada mais simplesmente noutro topico...
Assunto: Re: Ainda os cabos de setor Sáb Jan 09 2016, 09:02
ricardo onga-ku escreveu:
... Eu tenho um destes: http://www.vandenhul.com/products/accessories/the-polarity-checker
Sim hà vàrios como este também que é muito utilisado aqui:
Eu faço à antiga e depois ponho uma marca atràs e basta um busca-polos para saber se està bom ou não. E faço isso sobre os meus aparelhos comerciais à mais de vinte anos... e não compreendo que a maioria dos construtores ainda não o faça, mas bom é assim...
Assunto: Re: Ainda os cabos de setor Sáb Jan 09 2016, 09:48
Aqui no R.U. as fichas têm três pinos assimétricos (e um fusível!?!) e por isso não são reversíveis...
Felizmente que o meu amplificador tem ficha de dois pinos europeia e no D/AC mudei o cabo U.K. pelo da minha impressora que veio de Portugal.
R
tfonseca Membro AAP
Assunto: Re: Ainda os cabos de setor Sáb Jan 09 2016, 11:45
Têm fusível porque não há diferencial como em Portugal.
Mr Bojangles Membro AAP
Assunto: Re: Ainda os cabos de setor Sáb Jan 09 2016, 12:29
Como não tenho esse polarity checker o que fiz foi confirmar com o busca polos que o terminal do cabo (fêmea) a fase é o condutor da esquerda (conforme a imagem) Que corresponde no aparelho (se a ficha macho deste não estiver invertida, ou seja com os cantos cortados para baixo) ao pino direito.
Assunto: Re: Ainda os cabos de setor Sáb Jan 09 2016, 14:43
É um aparelho fácil de usar: basta medir a corrente residual nas massas à saída das RCA na fonte e nas entradas no amplificador, com as fichas dos aparelhos numa e noutra posição.
R
Assunto: Re: Ainda os cabos de setor Sáb Jan 09 2016, 14:44
tfonseca escreveu:
Pergunta de ignorante: o que é o diferencial?
R
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: Ainda os cabos de setor Sáb Jan 09 2016, 18:12
Mr Bojangles escreveu:
Como não tenho esse polarity checker o que fiz foi confirmar com o busca polos que o terminal do cabo (fêmea) a fase é o condutor da esquerda ...
Não amigo Bojangles, a fase dos aparelhos é uma "expressão errada", para dizer a posição de ligação à rede, que permite o minimo de perdas entre o transformador do aparelho e a terra...
Afim de determinar essa posição é necessario fazer a operação que eu disse, ou pedir a alguém para fazê-la. Uma vez feita, mete-se uma marca na ficha do aparelho do lado aonde a fase està afim de encontrà-la simplesmente com um busca-polos. Assim se mudar de tomada, de cabo ou mesmo de casa basta um busca-polos para encontrar de novo a boa posição...
Isto deve ser feito com todos os aparelhos (menos os que téem alimentações sem transformador), e quando um sistema tém todos os aparelhos "em fase", a escuta é muito melhor mesmo se o nivel de transparência do sistema for médio...
Vou fazer um esquema de como se mede a coisa...
Manel Membro AAP
Assunto: Re: Ainda os cabos de setor Sáb Jan 09 2016, 18:47
ricardo onga-ku escreveu:
tfonseca escreveu:
Pergunta de ignorante: o que é o diferencial?
R
Disjuntor diferencial????
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: Ainda os cabos de setor Sáb Jan 09 2016, 18:52
Desligar o aparelho do sistema e ligà-lo sozinho numa mesa por exemplo. Assegurar-se que a terra não esteja ligada ao aparelho ou utilisar fita adesiva para impedir a terra de estar em contacto com o cabo do aparelho ou utilisar um adaptador sem terra...
Ligar um multimetro em calibre alternativo entre o corpo de uma cinch e a terra da tomada e medir a tensão apòs o aparelho aceso...
Reverter o cabo do lado da tomada, ligar o aparelho e medir de novo da mesma maneira...
Do lado aonde a tensão for inferior é a boa fase, basta então meter uma marca no aparelho no lado aonde o busca-polos acende, e assim é possivel de encontrar a boa posição em qualquer lado...
Fazer a mesma coisa com cada aparelho e ligà-los juntos cada um no bom sentido... e boas escutas !!!
PS: No caso do desenho a boa posição é a N°1 é claro
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Ainda os cabos de setor Sáb Jan 09 2016, 18:53
tfonseca escreveu:
Já morei em 6 casas diferentes em UK e todas com disjuntor diferencial. Aliás, o fusível na tomada não substitui nem sequer tem a mesma função de um diferencial.
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
Manel Membro AAP
Assunto: Re: Ainda os cabos de setor Sáb Jan 09 2016, 20:28
TD124 escreveu:
Desligar o aparelho do sistema e ligà-lo sozinho numa mesa por exemplo. Assegurar-se que a terra não esteja ligada ao aparelho ou utilisar fita adesiva para impedir a terra de estar em contacto com o cabo do aparelho ou utilisar um adaptador sem terra...
Ligar um multimetro em calibre alternativo entre o corpo de uma cinch e a terra da tomada e medir a tensão apòs o aparelho aceso...
Reverter o cabo do lado da tomada, ligar o aparelho e medir de novo da mesma maneira...
Do lado aonde a tensão for inferior é a boa fase, basta então meter uma marca no aparelho no lado aonde o busca-polos acende, e assim é possivel de encontrar a boa posição em qualquer lado...
Fazer a mesma coisa com cada aparelho e ligà-los juntos cada um no bom sentido... e boas escutas !!!
Boa explicação. Quem não souber ler vê os bonecos.
Assunto: Re: Ainda os cabos de setor Sáb Jan 09 2016, 21:17
TD124 escreveu:
O gingarelho da Van Den Hul faz o mesmo mas basta colocar a ponta na massa e ler a medição, inverter a ficha do cabo de sector e repetir.
R
Mr Bojangles Membro AAP
Assunto: Re: Ainda os cabos de setor Dom Jan 10 2016, 15:21
TD124 escreveu:
Obrigado pela explicação mais detalhada, agora percebi!
nbaptista Membro AAP
Assunto: Re: Ainda os cabos de setor Sex Jan 15 2016, 16:04
Ainda tenho o cabo standard a tocar. Pelos testes que já fiz o cabo standard apresenta os melhores resultados.Noto mais dinâmica, parece que o amplificador respira melhor!
nbaptista Membro AAP
Assunto: Re: Ainda os cabos de setor Qui Fev 11 2016, 16:33
Bem, depois de estar umas semanas com o cabo standard voltei a colocar o cabo da Rega há três dias. Impressões : até ao momento são favoráveis, o cabo tem um caráter neutro.Esse caráter neutro faz-me pensar que num teste cego dificilmente conseguiria dizer qual o que estava a tocar. Agora é deixar o cabo a tocar por mais umas semanas.O que noto no cabo da Rega é que o sistema fica mais composto, os instrumentos ouvem-se melhor.Agora nas próximas semanas vou estar atento á dinâmica e envolvência do som.São estes os fatores críticos que já identifiquei e vou tentar não me deixar influenciar por questões mais subjetivas.Enfim, vou tentar "esquecer" que o cabo que está lá colocado é o da Rega e vou tentar ser o mais isento possível!
unidade Membro AAP
Assunto: Re: Ainda os cabos de setor Qui Fev 11 2016, 19:14
...e da experiência... a "luz" resultará
nbaptista Membro AAP
Assunto: Re: Ainda os cabos de setor Sex Fev 12 2016, 13:47
Exato! E desta vez sem influências de saber qual o cabo que está a tocar, vou tentar analisar sendo o mais isento possível.Até agora já tirei a conclusão que com o cabo da Rega os instrumentos se ouvem melhores, assim como melhora o timing.O que está em causa é a dinâmica e a envolvência.
Assunto: Re: Ainda os cabos de setor Sex Fev 12 2016, 14:34
nbaptista escreveu:
Exato! E desta vez sem influências de saber qual o cabo que está a tocar, vou tentar analisar sendo o mais isento possível.Até agora já tirei a conclusão que com o cabo da Rega os instrumentos se ouvem melhores, assim como melhora o timing.O que está em causa é a dinâmica e a envolvência.
Por falar em timings
R
nbaptista Membro AAP
Assunto: Re: Ainda os cabos de setor Qua Ago 03 2016, 14:56
Bem, agora tenho cá por casa um cabo da Kemp que estou a pensar colocar no meu transporte, um Rega Apolo R com a saída digital. É um Kemp Lo Power com 5 condutores de 0.75 mm2. Quando perguntei á Kemp que cabo aconselhavam-me para o transporte, falaram no Hi Power que é igual mas com 5 condutores de 1.5 mm2. O que me dizem?semprte pensei que para um transporte visto que não precisa de tanta corrente elétrica, o Lo Power servia perfeitamente, acho estranho a Kemp estar a aconselhar o Hi Power. O que me dizem?