Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

A paixão pelo Áudio
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

A paixão pelo Áudio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistrarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Sistema do Mosca

Ir para baixo 
+8
reirato
chaves
António José da Silva
Ghost4u
luis lopes
Petrus
Milton
Mosca
12 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Mosca
Membro AAP
Mosca

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: Sistema do Mosca   Sistema do Mosca EmptyDom Jan 10 2016, 12:00

- Amplificador McCormack DNA1
- Pré-Amplificador McCormack ALD1
- Colunas Thiel 2.2
- Leitor de CD: Meridian G06.2
- Cabo CD Deltec Black Slink (0,5m) - entre leitor de CD e Pré-amplificador
- Cabo Audioquest Emerald (1m) - entre Pré e amplificador)
- Cabo Audioquest Jade (2x3m) - entre amplificador e colunas
- Cabo Ocus (2x3m) - entre amplificador e colunas
- Sub-Woofer Mirage BPS-100
- Cabo Oehlbach (2x1,5m) - entre amplificador e sub-woofer
- Auscultadores Sennheiser HDR 170 wireless

Não tenho o Santo Graal, ...mas tenho algo que considero equilibrado para o meu local de audição, versus custos. Sistema do Mosca 707387
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton

Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema do Mosca   Sistema do Mosca EmptyDom Jan 10 2016, 13:23

Grande arsenal !
Só falta aí uma fonte analogica !!!

Sistema do Mosca 754215
Petrus
Membro AAP
Petrus

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema do Mosca   Sistema do Mosca EmptyDom Jan 10 2016, 13:27

Bela lista
Sistema do Mosca 22692
Mosca
Membro AAP
Mosca

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema do Mosca   Sistema do Mosca EmptyDom Jan 10 2016, 15:15

Milton escreveu:
Grande arsenal !
Só falta aí uma fonte analogica !!!

Sistema do Mosca 754215

Com toda a razão!! Eterno conflito "in my mind" com fontes phono, uma vez que por vezes é difícil (se não impossível) encontrar determinada música e autores em suporte vinyl. Sistema do Mosca 865586
Mosca
Membro AAP
Mosca

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema do Mosca   Sistema do Mosca EmptyDom Jan 10 2016, 15:17

Petrus escreveu:
Bela lista
Sistema do Mosca 22692

Com muito sacrifício, amigo, várias trocas de material e upgrades ao longo do tempo. É claro que raramente alguém com um Ferrari sem se ter iniciado com um Mini.

Mas obrigado pelo comentário, claro. Sistema do Mosca 843159
luis lopes
Membro AAP
luis lopes

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema do Mosca   Sistema do Mosca EmptyDom Jan 10 2016, 18:51

já te tinha dito que a malta é cusca,.....
mostra mas é as fotos.
Sistema do Mosca 754215
Mosca
Membro AAP
Mosca

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema do Mosca   Sistema do Mosca EmptyDom Jan 10 2016, 20:18

luis lopes escreveu:
mostra mas é as fotos.
Sistema do Mosca 754215

Okay... okay... give me some time ...please! Sistema do Mosca 936335
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema do Mosca   Sistema do Mosca EmptyDom Jan 10 2016, 22:23

Sistema do Mosca D79BF
Já agora... Dos cabos de coluna referenciados, em qual é que a "mosca" prefere poisar?
Mosca
Membro AAP
Mosca

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema do Mosca   Sistema do Mosca EmptySeg Jan 11 2016, 12:57

Ghost4u escreveu:
Sistema do Mosca D79BF
Já agora... Dos cabos de coluna referenciados, em qual é que a "mosca" prefere poisar?

Uaauuu, uma Mosca nova para a minha coleção!!! Vou já gravar a imagem! Sistema do Mosca 22692

Gostei muita da subtilidade da pergunta: em qual é que a "mosca" prefre poisar! Sistema do Mosca 22692 Sistema do Mosca 754215

Pois bem, aqui vai a resposta:

O cabo Audioquest Jade, no meu sistema, claro, conseguiu-me  dar corpo à música, substância e presença em termos gerais de tonalidade. Uns cabos muito bem equilibrados! Este corpo e presença nunca suprimiu as frequências mais elevadas. O som era bem presente mas, em algumas tonalidades um pouco aveludado, mas nunca em demasia. O som geral era muito agradável, aconchegado e sem, de maneira nenhuma, cansar. Podia estar horas e horas a ouvir aquele agradável som vindo dos AQ Jade! Então porquê os Ocos?

Os cabos Ocos, no meu sistema, reproduziram um som claro, muito límpido, muito fresco. No entanto, aquele corpo e presença dos AQ Jade ficaram um pouco "esquecidos", ...mas tinha lá a tal frescura no som emitido pelo sistema, com tonalidades de frequência MUITO bem reproduzidas sem qualquer exagero ou granulidade. Um must e um "cantar" para os nossos ouvidos!.

Os cabos Ocos, juntamente com os cabos AQ Jade, (de que é composto o meu sistema e com os quais o meu amplificador e colunas nunca se queixaram) vieram dar-me mais frescura à música, mais jovialidade, talvez até um timbre mais elevado em algumas tonalidades. Ou seja, as altas frequências continuavam lá, mas os Ocos vieram-lhe dar mais frescura e mais presença sem, contudo, estragar a macieza e o corpo que os AQ Jade lhe adicionavam. Em certos trechos esses sons de alta frequência eram mais proeminentes, mas NUNCA nunca em exagero. Fiquei assim, investindo mais um pouco, claro, com um som muito equilibrado e com muito gosto de se ouvir.

Mas é claro que um sistema equilibrado não se faz apenas do som que os cabos (e não fios) conseguem reproduzir, mas também do timbre ou tonalidade de um pré e amplificador e, claro, da fonte de som, sem esquecer o efeito da sala onde se escuta a música.

Por isso é que falar-se deste tema é tão incerto, mas ao mesmo tempo apaixonante. Afinal o que todos nós gostamos é de fazer as experiências e, de acordo com a nossa realidade (física e monetária) atingir aquilo que o satisfaça (para já não falar daquilo que se sonha!!!) Sistema do Mosca 3832313845 Sistema do Mosca 3832313845

Finalmente a resposta, em qual a Mosca poisaria: pois bem, com os AQ Jade tenho a presença, o corpo e alguma frescura, com os Ocos vou buscar mais subtileza... Ora, pensando bem... e não querendo usar os dois ao mesmo tempo como estão neste momento... é claro que a Mosca poisaria nos AudioQuest Jade! Sistema do Mosca 707387
Mosca
Membro AAP
Mosca

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema do Mosca   Sistema do Mosca EmptySeg Jan 11 2016, 23:18

luis lopes escreveu:
mostra mas é as fotos.
Sistema do Mosca 754215

Luis Lopes, como é que eu ponho aqui as fotos? É necessário um link para um servidor, tipo OneDrive, MeoCloud ou DropBox? Como é que elas aparecem sem link?

Pronto, lá vou eu ter que arredar o móvel da aparelhagem, limpar-lhe algum pó, andar outra vez de cócoras e com posições esquisitas para conseguir captar os melhores ângulos dos bicharocos...! Sistema do Mosca 317942 ...Mas só lá para o próximo fim de semana, ok?
luis lopes
Membro AAP
luis lopes

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema do Mosca   Sistema do Mosca EmptyTer Jan 12 2016, 19:53

António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema do Mosca   Sistema do Mosca EmptyTer Jan 12 2016, 20:08

Material de respeito. Sistema do Mosca 754215

Venha o belo do gira.

If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...

The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
chaves
Membro AAP
chaves

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema do Mosca   Sistema do Mosca EmptyQua Jan 13 2016, 09:25

Obrigado pela partilha, mosca. Confesso que não conhecia nenhum dos itens da sua (e pelos vistos) maravilhosa listinha ehehehhe Assim já se fica a conhecer um pouco mais Smile

Pelos visto só falta mesmo o gira par tornar quiçá o sistema por completo Laughing
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema do Mosca   Sistema do Mosca EmptyQui Jan 14 2016, 01:09

Prezado Mosca,

Agradeço a exposição argumentativa sobre em qual dos cabos poisa a Mosca. Efectivamente, apesar dos Ocos serem apreciáveis cabos de coluna, recordo que a Audioquest, em tempos concebia bons cabos. Recentemente, ouvi alguém confessar que está arrependido de ter vendido uns Midnight para adquirir um novo modelo da Audioquest...

Com melhores cumprimentos,
What a Face4u
reirato
Membro AAP
reirato

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema do Mosca   Sistema do Mosca EmptyQui Jan 14 2016, 04:40

Ghost4u escreveu:
... ... ...  apesar dos Ocos serem apreciáveis cabos de coluna, recordo que ... ... ...

Recordo que são extraordinários (Absolutely out of parameters!!! ...) cabos de coluna, com colunas DYNAUDO. vão muito para além do que qualquer coisa "que a antiga Musa cante" ...
E! ...  Com outras marcas são cabos banais!? ...

scratch

king
http://arato.rocha@gmail.com
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema do Mosca   Sistema do Mosca EmptyQui Jan 14 2016, 17:53

reirato escreveu:
Ghost4u escreveu:
... ... ...  apesar dos Ocos serem apreciáveis cabos de coluna, recordo que ... ... ...

Recordo que são extraordinários (Absolutely out of parameters!!! ...) cabos de coluna, com colunas DYNAUDO. vão muito para além do que qualquer coisa "que a antiga Musa cante"
E! ...  Com outras marcas são cabos banais!?...

Prezado reirato,

Primeiramente, esclareço o companheiro que em nenhuma palavra usada no meu texto, tento dar a entender que os Ocos com colunas de outros fabricantes, que não Dynaudio, são banais. Jamais terei essa opinião, pois efectuei ensaios com esses cabos a transportarem o sinal para as caixas acústicas, obtendo sempre bons resultados, quer com colunas britânicas, finêsas, italianas, portuguesas e até com as minhas Meninas Falantes. Assim, a par dos Alpha-Core Goertz MI 2 Veracity, os Ocos estão no lote da minha preferência em matéria de cablagem concebida por fabricantes que não se dedicam à área profissional. Por isso, tendo em conta que, sem reservas, concordo com o seu parecer sobre os Ocos, entendo e aceito que outros companheiros prefiram outra tipologia de cabos, nomeadamente os Audioquest Jade, Midnight Hyperlitz ou exemplares de outros fabricantes.

Por último, não é por acaso que raramente existe algum Ocos à venda no mercado de usados...

What a Face4u
Mosca
Membro AAP
Mosca

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema do Mosca   Sistema do Mosca EmptyDom Jan 17 2016, 15:11

Os cabos de colunas têm que "casar" muito bem com o tipo de colunas que possuímos. Se é uma coluna de prateleira ou se é uma coluna de chão, o resultado da utilização de um cabo em detrimento de outro faz toda a diferença.

É claro que a cablagem tb tem que estar em consonância com a tendência sonora que o conjunto pré e amplificador emitem e, finalmente, com o tipo de musica que ouvimos e que gostamos de ouvir no nosso sistema.

Durante muitos anos andei a investigar e a experimentar módulos de equipamentos que se quadonassem com cada módulo que eu já possuía e posso-vos dizer: a tarefa não foi NADA fácil. Se, por vezes, determinado elemento se encaixava na perfeição com outro elemento e o resultado melhorava, então era "equipa" que não se mexia. Por vezes queria melhorar os cabos. Vamos a isto: nããã... mau resultado. Este cabo não casa bem com este, por muito bom que ele fosse. ...E agora? Seria problema dos cabos ou problema dos módulos? ...Ou seria, até, problema das colunas? Muitas vezes até era problema da gravação do disco.

Por isso, caros amigos, tudo depende de tudo, e nunca poderemos afirmar perentóriamente que isto é melhor do que aquilo. Agora poderei, isso sim, afirmar: este conjunto trabalha muito bem..., estes cabos casam muito bem... etc, etc. É claro que, quanto  mais elevada é a escala do valor monetário de todo o equipamento melhor será a tendência de se esperar melhores resultados. Só que nem sempre o grande salto em termos monetários que dispendemos para novos equipamentes não está directamente relacionado com o "grande salto" em termos de qualidae sonora que esperamos obter. Daí eu ter parado onde fiquei com o meu sistema.

Muito em breve irei colocar aqui neste preciso espaço os detalhes do meu equipamento, e falar um pouco sobre ele, e as razões que me levaram a escolher este e não outro.

Abraços.
Mosca
Membro AAP
Mosca

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema do Mosca   Sistema do Mosca EmptyDom Jan 17 2016, 15:25

Ghost4u escreveu:
Prezado Mosca,

Agradeço a exposição argumentativa sobre em qual dos cabos poisa a Mosca. Efectivamente, apesar dos Ocos serem apreciáveis cabos de coluna, recordo que a Audioquest, em tempos concebia bons cabos. Recentemente, ouvi alguém confessar que está arrependido de ter vendido uns Midnight para adquirir um novo modelo da Audioquest...

What a Face4u

Sim, os Midnight não eram mauzinhos. Aliás, dentro da minha escala de conhecimento de cabos AudioQuest, considerava os Midnight a meio da escala qualitativa da gama AQ. Obviamente que estou a falar na excelente qualidade que definia a AQ pois que, comparando os Midnight com muitas outras marcas, estes cabos davam facilmente 20 a 10.

Não estou muito por dentro da gama actual da AQ. Será que também a AQ está a lançar no mercado modelos mais económicos (e consequentemente de menor qualidade) para poder continuar a ser uma empresa rentável e viável?

Bons velhos tempos que já lá vão em que se primava pela qualidade em vez da quantidade como se vê agora. Até nisto os Valores estão distorcidos. Massificação de produtos? Ok, não discordo mas, por favor, mantenham aquilo que já tinha sido considerado e classificado como BOM! Sistema do Mosca 424293
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema do Mosca   Sistema do Mosca EmptyDom Jan 17 2016, 15:34

Mosca escreveu:

Muito em breve irei colocar aqui neste preciso espaço os detalhes do meu equipamento, e falar um pouco sobre ele, e as razões que me levaram a escolher este e não outro.

Abraços.

Sistema do Mosca 693932

Joseph Le Conte
Mosca
Membro AAP
Mosca

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema do Mosca   Sistema do Mosca EmptyDom Jan 17 2016, 15:38

reirato escreveu:
Ghost4u escreveu:

Recordo que são extraordinários (Absolutely out of parameters!!! ...) cabos de coluna, com colunas DYNAUDO. vão muito para além do que qualquer coisa "que a antiga Musa cante" ...
E! ...  Com outras marcas são cabos banais!? ...

scratch

king

Em linhas gerais, eu diria que os cabos de coluna Ocos casam muito bem com um tipo de colunas de chão. Ou seja, pela emissão de um som muito claro, transparente, fluído e fresco. No meu entender dão-se muito bem com colunas de chão, que têm tendência a emitir um som "mais pesado" mais cheio e mais complexo. (Atenção, nunca esquecer ou desprezar a tendência sonora, mais fechada ou mais aberta, do paralelo pré+amp). Com este tipo de coluna os Ocos vão devolver aquela abertura de som e abertura de palco às colunas de chão.

No meu caso, com as colunas de chão Thiel 2.2 que possuo, e que por si só emitem um som muito alto e complexo, aguentando muito bem música muito complexa e de grandes palcos e orquestras, os Ocos vieram criar uma imagem de palco mais definida, e a revelar aquelas tonalidades mais frágeis que têm tendência a se perderem quando a imagem de palco é naturalmente grande, pesada e complexa, quando se utilizam umas boas colunas de chão.

De modo contrário, para colunas de prateleira que, fisicamente são mais pequenas e, por conseguinte, emitem um som muito menos cheio e com menor capacidade de encher bem um grande palco sonoro, neste caso, dizia eu, acho que os Ocos não seriam a melhor escolha. Ou, melhor dizendo: a utilização dos Ocos não estaria descabida (pois a excelência dos cabos mantinha-se), mas ficaria melhor com um outro tipo de cabo que me fosse dar mais "peso" e presença à música emitida pelas colunas de prateleira. Novamente, nunca esquecer a tendência de tonalidade de som que é produzido pelo conjunto pré+amp.Sistema do Mosca 707387
Mosca
Membro AAP
Mosca

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: O sistema em geral   Sistema do Mosca EmptyDom Jan 17 2016, 16:21

Ora pois muito bem, ...o Prometido é Devido, e nada melhor que o tempo extra obtido neste fim-de-semana. Sistema do Mosca 754215

Pois meus caros, apresento-vos aquilo que em tempos idos (cerca de 20 anos atrás), me fez jorrar algumas economias em favor de uma busca incessante do Santo Graal, a divina música, a subtileza e a macieza, para já não falar dos grandes encantos que um bom som nos provoca no nosso espírito.

O meu sistema não é o melhor do Mundo, muito longe disso. Tenho tb a consciência de que não é o pior, ...mas foi aquele a que me decidi comprar, com muito custo, e com muitas e longas horas de audição e de testes, de comparações (graças aos lojistas - muito em especial ao Zé Filipe da Viasónica, e outros - que me deixavam levar o equipamento para minha casa para testar) até chegar a este ponto, que o considero bom e equilibrado, sem grandes orgasmos (desculpem-me o termo), porque a minha vida não é isto, e tenho mais por onde gastar o pouco dinheiro que tenho! Sistema do Mosca 936335

Ora bem, então o meu sistema compõe-se do seguinte:

- Amplificador McCormack DNA1
- Pré-Amplificador McCormack ALD1
- Colunas Thiel 2.2
- Leitor de CD: Meridian G06.2
- Cabo CD Deltec Black Slink (0,5m) - entre leitor de CD e Pré-amplificador
- Cabo Audioquest Emerald (1m) - entre Pré e amplificador)
- Cabo Audioquest Jade (2x3m) - entre amplificador e colunas
- Cabo Ocus (2x3m) - entre amplificador e colunas
- Sub-Woofer Mirage BPS-100
- Cabo Oehlbach (2x1,5m) - entre amplificador e sub-woofer
- Auscultadores Sennheiser HDR 170 wireless

Sistema do Mosca 303jrrt

Sistema do Mosca Dcer6s

Sistema do Mosca 30ihxeb

Falarei adiante um pouco mais em detalhe sobre cada elemento. Sistema do Mosca 22692

Última edição por Mosca em Dom Jan 17 2016, 16:29, editado 1 vez(es)
luis lopes
Membro AAP
luis lopes

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema do Mosca   Sistema do Mosca EmptyDom Jan 17 2016, 16:28

Sistema do Mosca 754215
está ai uma bela foto!
simples e muito bonito, só ouves cds?
a peça que mais gostei foi a grafonola,... Laughing
Mosca
Membro AAP
Mosca

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema do Mosca   Sistema do Mosca EmptyDom Jan 17 2016, 16:31

luis lopes escreveu:
Sistema do Mosca 754215
está ai uma bela foto!
simples e muito bonito, só ouves cds?
a peça que mais gostei foi a grafonola,... Laughing

a peça que mais gostei foi a grafonola,...

Sistema do Mosca 265963 lol! Sistema do Mosca 933723 Sistema do Mosca 758687

António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema do Mosca   Sistema do Mosca EmptyDom Jan 17 2016, 16:31

Só falta mesmo a cereja em cima do sistema, um belo prato e pré de phono à altura.

O resto tem um aspecto fabuloso e essas colunas, que nunca ouvi, têm uma construção soberba.
É um sistema que dá vontade que querer ouvir. Sistema do Mosca 491368

Joseph Le Conte
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema do Mosca   Sistema do Mosca EmptyDom Jan 17 2016, 17:25

António José da Silva escreveu:
Só falta mesmo a cereja em cima do sistema, um belo prato e pré de phono à altura.
É um sistema que dá vontade que querer ouvir.
Sistema do Mosca Bushfly

Prezado Mosca,

O António José da Silva ao visualizar o boneco do seu sistema, ficou com olhar invertido semelhante à imagem.
Quanto ao fruto mencionado, se ele for ouvir o seu sistema, sugiro que lhe apresente cerejas servidas num rudimentar prato (como o exemplar da imagem). Assim, ficará sem argumentos para dizer algo do seu sistema.

Sistema do Mosca 212555_2_lauson-gira-discos-cl137

What a Face4u
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema do Mosca   Sistema do Mosca EmptyDom Jan 17 2016, 17:28

Mosca escreveu:
(...) quanto  mais elevada é a escala do valor monetário de todo o equipamento melhor será a tendência de se esperar melhores resultados. Só que nem sempre o grande salto em termos monetários que dispendemos para novos equipamentes não está directamente relacionado com o "grande salto" em termos de qualidae sonora que esperamos obter. Daí eu ter parado onde fiquei com o meu sistema.

Ainda bem que a sabedoria não paga imposto. Sistema do Mosca 754215
Mosca
Membro AAP
Mosca

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: O sistema de amplificação   Sistema do Mosca EmptyDom Jan 17 2016, 17:36

Ora pois muito bem, ...mais uma vez.

Pois é, parece que vim caír aqui, num ninho de pessoal dos tubos (...e dos plásticos), que é como quem diz, das válvulas e dos vinis. Sistema do Mosca 22692  ...E qual é o problema? ...Eu gosto de variedade e, como já foi subejamente dito, não existe uma única solução para tudo, ...e tudo é válido. E ainda bem que há pessoal "dos tubos" e dos "plásticos".  Sistema do Mosca 843159  Sistema do Mosca 491368  

Pois eu na altura enveredei pelos transistores.  Sistema do Mosca 675116  Não há mal nenhum nisso. É uma opção, e o que me levou a escolher a "amplificação transistorizada" é que sempre me convenci de que poderia obter o mesmo tipo de som com transistores (é claro que isto é sempre discutível) acompanhados de uma boa cablagem, fonte e colunas. ...Sempre tive receio de enveredar por válvulas. Na altura elas por vezes queimavam-se, perdiam a força e era difícil de se arranjarem. Não sei como é hoje, mas na altura torci um pouco o nariz.

Esclareço, desde já, que não sou Engenheiro de Som, não sou Engº Electrotécnico, nem Técnico desta área, e nem percebo nada disto. ...A minha guerra é outra (e não tem cabimento neste Fórum). ...Mas tenho ouvidos e sou aquilo que os ditos Engºs e Técnicos e toda a panóplia dos Lojistas anseiam por ter e trabalham em prole disso: bons ouvintes, bons apreciadores de música, ouvidos bem treinados e ensinados, ...para depois se poder melhorar, improvisar, construir e vender, que é aquilo que nos move neste Mundo: Bem servir em prole dos outros, e "dar" prazer aos outros. ...É tb o que eu faço na minha vida profissional, e afinal é o que todos nós fazemos, certo?  2cclzes

Ora então aqui vai o sistema de amplificação:
- Power Drive McCORMACK DNA-1
(...agora para os mais entendidos):
Output Power at Clipping, both channels driven
  RMS Watts per channel: 150W / 8 ohms
                                   300W / 4 ohms
                                   500W / 2 ohms
Output Current: 50 Amps peak por canal
Frequency Response: -3dB @ 0.5Hz, 250KHz
Imput Impedance: 100KOhms
Input Sensitivity: 1.2 Vrms
Signal to Noise: 88dB, "A" weighted

Sistema do Mosca 10wplaq

Sistema do Mosca Dm72pc

Sistema do Mosca I5zoty

Sistema do Mosca 264idq8

Já não abria este amplificador há alguns anos e hoje, para tirar as fotos, qual não é o meu espanto quando o vejo todo cheio de pó lá por dentro!!! ...Portanto, graças ao Fórum, hoje de manhã, antes de tirar a foto ao seu interior, foi dia da limpeza e aspiração interior, mais pincelada aqui e pincelada ali, mas sempre com o cano do aspirador bem pertinho do sistema, para que a imagem do interior do bicho não parecesse "tão badalhoca" aqui no Fórum!!  Sistema do Mosca 933723  

Sistema do Mosca S1rlfo

Sistema do Mosca Rhmsch

Sistema do Mosca 25kmtyq

Sistema do Mosca Rr15ky

- Active Line Drive McCORMACK ALD-1
(...agora para os mais entendidos):
Imputs: 5 line level (active buffer)
           1 line level (direct/passive)
          2 tape (active buffer)
Outputs: 1 pair balanced XLR connectors
           1 pair unbalanced RCA connectors, non-inverting
           1 pair unbalanced RCA connectors, inverting
           1 pair unbalanced RCA connectors, passive
           2 pairs tape out (active buffer)
Line Amplifier Section:
Gain: 13dB (4.5X) Bandwith: 0.5Hz-300kHz
Maximum Output: 10V RMS
High Level Sensitivity: 225mV
Output Impedance: 100 ohms

(...e outras mais especificações tais como Imput Buffer, Tape Output Buffer e Direct IN que eu já não tenho paciência para transcrever para aqui) Neutral Laughing

Sistema do Mosca Hvsdic

Como podem verificar, o equipamento é Americano, representado em Portugal na altura pela Esotérico, e vendido a mois même pela Viasónica.

Depois ter ter passado por muitos sistemas até ter chegado a este, cheguei à conclusão que os sistemas japoneses tão sobejamente falados tais como Sony's, Technics, Pioneer's, etc. não me enchiam as medidas. Ou melhor: serviram, e muito bem, até eu ter chegado a um determinado patamar. Mas depois os sistemas nipónicos começaram a não me agradar tanto, comecei a sentir (ouvido mais refinado) alguma granulidade no som, a exagerarem um pouco naquelas frequências só para criar boa impressão e entusiasmos fáceis e rápidos, tais como exagero nos agudos e nos baixos, com "trebles" à mistura, com "bass" à mistura, com "loudness" à mistura, com filtro para isto e para aquilo, com equalizações para não sei o quê... baahhh, chega de tanto filtro e de tanto "colorido" e "verniz" na música!

Cheguei à conclusão: nada melhor do que "música limpa"!.

É claro que estes primeiros sistemas são de grande importância para quando o plim plim de um jovem não abunda, e tem que fazer contas para ver se ele lhe chega até o final do mês. Nem por sombras estou a degredir este tipo de equipamento, que tem o seu espaço no mercado (até porque a série ES da Sony era BEM BOA). NÃO... nada disso!!! ...E foi graças a ele que eu cheguei onde cheguei!!! ...Mas, e tal como disse, a partir de uma certa altura ...chegou para mim!  No

Ok, então qual a linhagem a escolher? Na altura "o som" britânico estava a "nascer" e a ser notado na nossa sociedade. Uaauuu, um som muito mais limpo, natural e sem filtros, ...mas também mais sóbrio e frio. Um som que eu sempre considerei como que... um pouco distante, frio, ...sem calor!!! Estou-me a lembrar dos Rotel, dos NAD, ...e outros que agora já não me lembro. ...Eram bons, sem dúvida alguma! ...Mas..., faltava-lhes qualquer coisa. Talvez alguma presença, emotividade... Mas todos eles desempenhavam bem o seu papel em termos de fidelidade e qualidade, ...mas ainda não era "O Som" que eu procurava!  Crying or Very sad  Rolling Eyes

Finalmente, saltei, sem querer, para as marcas americanas e... uaaauuu!!! ....Sim..., foi um enorme Uaauuu na qualidade do som, ...mas tb um tremendo uaaauuu no preço!!!  Sistema do Mosca 524928826  ...Pois é, mas ERA AQUI que eu poderia me aproximar do Santo Graal que eu tanto procurava!!! ...Aguenta-te Mosca... aguenta-te Mosca... lá há-de chegar o dia, ...lá há-de chegar o tempo... ...mas ERA AQUI que eu me devia focalizar!! ...Finalmente tinha encontrado "A Via", "A Linhagem" que eu tanto anseava. sunny sunny sunny
Mosca
Membro AAP
Mosca

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema do Mosca   Sistema do Mosca EmptyDom Jan 17 2016, 17:41

Ghost4u escreveu:
É um sistema que dá vontade que querer ouvir.
Sistema do Mosca Bushfly

Prezado Mosca,

O António José da Silva ao visualizar o boneco do seu sistema, ficou com olhar invertido semelhante à imagem.
Quanto ao fruto mencionado, se ele for ouvir o seu sistema, sugiro que lhe apresente cerejas servidas num rudimentar prato (como o exemplar da imagem). Assim, ficará sem argumentos para dizer algo do seu sistema.

Sistema do Mosca 212555_2_lauson-gira-discos-cl137

What a Face4u

Olha... olha... mais uma MOSCA para a minha coleção!!! Obrigado!!! Sistema do Mosca 754215

Vou já gravar como... Sistema do Mosca 936335

Sem dúvida... Phonos... Pratos... Também já os tive... e é algo de que não me arrependi. Aliás, desfiz-me do meu pré phono e Phono, e é algo de que não me posso gabar de me ter desfeito. Sistema do Mosca 424293 Mas falarei disso mais adiante.
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema do Mosca   Sistema do Mosca EmptyDom Jan 17 2016, 17:54

Uma bela e bem descrita viagem pelo teu "percurso" áudio. Dá gosto ler algo tão detalhado e fundamentado. Sistema do Mosca 754215

Joseph Le Conte
José Miguel
Membro AAP
José Miguel

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema do Mosca   Sistema do Mosca EmptyDom Jan 17 2016, 18:26

Um belo texto, gosto particularmente da mensagem de esperança que reside nas últimas frases Sistema do Mosca 933723
Anda José, um dia cheguas onde queres, um dia... Sistema do Mosca 491368
Mosca
Membro AAP
Mosca

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: A Fonte   Sistema do Mosca EmptyDom Jan 17 2016, 19:10

Pois bem, chegou a altura de falarmos ...da Fonte, ou Source, ...ou Phono, ...ou Prato, ...ou Gira-Discos, ...ou mais modernamente do Leitor de CD's. (ok, ok, não estou a meter tudo no mesmo saco. Cada Macaco no seu Galho!)  Sistema do Mosca 936335

Okay, okay, não me batam, pois eu também sou defensor das fontes Phono mas...  Sistema do Mosca 675116

Ok, na altura quando comecei a melhorar de sistema com a aquisição dos pré+amp da McCormack estávamos nós em 1994!!! Sistema do Mosca 1290056511  ...Sim, há 20 atrás. O dinheiro não abundava, mas poupava ao máximo e, como quem diz, até ia lavar escadas pós laboral para ganhar mais uns cobres!!! Sistema do Mosca 317942

Na altura tinha um prato da REGA, e colunas também REGA. Com a aquisição deste sistema de amplificação as coisas mudaram por completo: melhor amplificação, mais potência, mais capacidade, mas também mais presença, mais clareza, ...tanto para o bom como para o mau!! Aqui o Prato começou logo a queixar-se e a vir ao de cima toda a granulosidade provocada pela cabeça, pelo braço e pela agulha! Teria que investir num Prato como deve ser. Na altura ainda estive a ver os Thorens. Depois eles vendiam-se sem o braço!!! ...What??? Cadê o braço?? ...Ahh, tem que o comprar à parte?? A sério? E então e a cabeça? E a agulha? ...Pois, ...isso depois o senhor terá que escolher aquela que lhe servir melhor... Sistema do Mosca 57537  Ora bolas... não tenho nem tempo nem pachorra para isto...! ...E agora que a moda (na altura) é o CD vou eu cá andar com coisas??? Não..., nem pensar... mas é que não mesmo... Huummm, mas isto dos CD's ainda não está a 100%... ...Mas entretanto eu já ouvia falar que viriam os Super-CD (que acabaram por nunca singrar...). ...Não, ...eu vou mas é desistir do Vinyl e enveredar pelo Digital. Venham os CD's e seja o que Deus quiser!!! Sistema do Mosca 317942 Sistema do Mosca 524928826

A verdade é que não me dei mal! ...Ou melhor, ...até me dei mal, mas são águas passadas, como qq um se daria mal com os pratos ou qq outra coisa, pq as coisas acontecem...

Na altura comprei um PROCEED (dac e transporte num só), comprado na antiga Audio Elite (ainda existe?). Uaaauuu, excelente som, ...e que pureza... fantástico, grande presença musical...! É claro que isto era o resultado de ouvir e de escolher criteriosamente determinados CD's de excelente gravação. Assim, ...sim, o meu sistema de amplificação começava a brotar cá para fora toda a qualidade de uma fonte (neste caso digital).

Sistema do Mosca 3307hpe

Na altura os PROCEED e os MARK LEVINSON eram o topo do topo (mais estes últimos), ...mas o bem bom teve os seus dias contados: a gaveta começa a dar problemas, começa a arranhar a abrir e a fechar, ...até que um dia... ...foi de vez!!! Sistema do Mosca 424293  Levei-o a um "Doutor super Mágico" lá para os lados da Praça do Chile (Lisboa). Ele era conhecido por fazer milagres e ser muito bom. Entrei, apresentei o caso, ...ele sorriu! Ooopppss, é bom ou é mau? (Pensei eu). Qual não foi o meu espanto quando olho para o lado e vejo vários Mark Levinson ali parados, nas prateleiras à espera de peças para o mesmo problema que o meu apresentava , ...a gaveta. Ao que parece era a Philips a única empresa que fabricava gavetas que abasteciam estas duas marcas (ao que sei), e parece que todas elas padeciam um dia, e foi o que também me aconteceu passados cerca de 12 anos a tocar maravilhosamente bem. Tal como provavelmente aconteceu aos Mark Levinson que lá estavam há quase um ano à espera de reparação, o meu leitor de CD's também foi para... "o lixo". Sistema do Mosca 424293  ...É bem feito!!! Sistema do Mosca 310490

Em 2010, e ainda irritado, agustiado e não conformado (e 2 anos se passaram sem ouvir CD's) decidi então perder o amor a alguns valentes Euros (sim, porque no entretanto passámos dos Escudos para os Euros) e toca de começar a pensar num outro leitor de CD's. Sim..., tinha que ser um leitor de CD's... O que é que eu iria fazer aos 300 CD's que entretanto tinha adquirido? Os discos de vinyl já os tinha despachado todos já fazia algum tempo, portanto tinha que arranjar um bom leitor de CD's, mas que estivesse à altura da qualidade do sistema, das colunas e cablagem entretando adquirida.

Pois aqui é que foi o pior, ...o plim plim que teria que gastar apenas para ..."ficar à altura...!". Pois como é sabido, por muito bom que seja um equipamento, se existe pelo meio algo que não seja bom, todo o resultado vem como que "truncado" pelas qualidade pecaminosa "daquele" elemento menos bom.  Sistema do Mosca 809774

Lá recorri de novo à Viasónica (Lisboa) e lá vejo de novo o Zé Filipe, ...bem mais velho (tal como eu), mas sempre a atender e a servir bem os seus clientes: Zé Filipe, aconteceu-me isto e aquilo, etc. O que é que me aconselhas? Lembras-te que eu tenho isto e aquilo? Lembras-te? Até foste tu que me vendeste, etc, e tal...?

Mosca (disse o meu real nome, claro), ...tenho aqui uma coisa muito boa, que está á altura do teu sistema, senão até melhor. Tens aqui o Meridian G06.2 24-bit CD Player. Melhor do que isto só o Meridian G08.2 24-bit Upsampling CD Player (mas ía para vôos ainda mais altos, e eu não estava para ali virado e, como já disse, a minha Vida não é isto e tenho mais onde gastar o meu dinheiro!!!). Ok, vamos lá ouvir então essa maravilha, disse-lhe eu.

E põe-me o bicho a tocar, ligado a um sistema de amplificação XPTO, e a umas colunas XPTO, interligados por um cabo todo XPTO que mais pareciam uns enormes chouriços, tal grosso e douradinho ele era, e carregadinho de bom aspecto. ...Agora é que eu estou "F...", pensei eu. Como é que eu vou obter este fantástico som se eu não tenho nada destas "paneleirices" em minha casa? Ok, não há-de ser nada, e vamos lá então escutar a música.

...Fiquei mudo.  Shocked  Shocked

...Fiquei calado a escutar...  Shocked  Shocked  Shocked

...E mudo continuei...  What a Face  What a Face  cyclops  cyclops  cyclops  I love you  I love you  bounce  bounce  Very Happy  Very Happy  Very Happy  Sistema do Mosca 3832313845  Sistema do Mosca 3832313845  Sistema do Mosca 3832313845  Sistema do Mosca 3832313845

...E então, perguntou-me ele?

- Os meus olhos estavam regalados, e os meus ouvidos até parecia que saíam da minha cabeça, de tão grandes que estavam a ficar e de tão cheios daquele fantástico som!!! ...Quanto é que isto custa?, perguntei-lhe eu! É "X", respondeu-me ele! Agora é que eu estou mesmo "F...", pensei eu. Isto é muito papel... E a Maria? Nem lhe posso dizer...

Bom, está cá ...e faz parte do sistema!  Sistema do Mosca 2613325421
...Mais palavras para quê...? É sentar e escutar... e deliciar-se! Sistema do Mosca 707387 Sistema do Mosca 936335 Sistema do Mosca 936335 Sistema do Mosca 936335

Leitor de CD's MERIDIAN G06.2:
(para os entendidos):
- THD: Better than -95 dBFS
- Noise: Better than -95 dBFS
- Mechanism: Triple-beam laser, multi-speed slot-loading CD/DVD-ROM transport
- Converters: 192KHz capable (operating at CD sample rate of 44.1KHz), 24-bit, Delta Sigma
- Outputs: Analogue: 1 unbalanced on phono, 2.3V rms fixed, Class A, 47Ohms impedance
              Digital: S7PDIF, coax and Toslink optical

Sistema do Mosca 28a6hsi

O bichano vem com um excelente comando à distância, que aprende de outros comandos. Se hoje em dia isto é importante, para mim de pouco vale, uma vez que o pré não tem comando à distância (nem saída para auscultadores).

Sistema do Mosca 1q1xxg

Sistema do Mosca 33d9qvk

Sistema do Mosca 2pzmg74

Sistema do Mosca 2i8ga42

Acho que agora já poderei dizer que não terei mais problemas com Gavetas!!!  Sistema do Mosca 936335

Sistema do Mosca 30kuedj

Sistema do Mosca Fammhd

Sistema do Mosca Wrgt3l

Ahh, ...é verdade..., só para dizer que o bicharoco é BRITÂNICO!!! ...E esta heim? Quem dizia que não gostava do som dos British?  Sistema do Mosca 317942  Sistema do Mosca 317942   Sistema do Mosca 317942  Sistema do Mosca 317942

Mais tarde falarei das colunas e, finalmente, da cablagem.  Sistema do Mosca 22692
Mosca
Membro AAP
Mosca

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema do Mosca   Sistema do Mosca EmptyDom Jan 17 2016, 19:13

Uma bela e bem descrita viagem pelo teu "percurso" áudio. Dá gosto ler algo tão detalhado e fundamentado. Sistema do Mosca 754215

António José da Silva, muito OBRIGADO pelas tuas palavras simpáticas.
Sinceramente que até fiquei um pouco sensibilizado! Obrigado. 2cclzes
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema do Mosca   Sistema do Mosca EmptyDom Jan 17 2016, 19:18

Ante a exposição da condução que levou a dirigir-se para a fonte digital que actualmente está anexa ao seu sistema, recordo que o 508.24 da Meridian, também é um bom leitor.
Mosca
Membro AAP
Mosca

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema do Mosca   Sistema do Mosca EmptyDom Jan 17 2016, 19:20

José Miguel escreveu:
Um belo texto, gosto particularmente da mensagem de esperança que reside nas últimas frases Sistema do Mosca 933723
Anda José, um dia cheguas onde queres, um dia... Sistema do Mosca 491368

Obrigado pelas tuas palavras simpáticas. 2cclzes

Com calma e sabedoria, e sem grandes entusiasmos, também um dia lá hás-de chegar. Todos nós o merecemos! sunny
Mosca
Membro AAP
Mosca

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema do Mosca   Sistema do Mosca EmptyDom Jan 17 2016, 19:34

Ghost4u escreveu:
Ante a exposição da condução que levou a dirigir-se para a fonte digital que actualmente está anexa ao seu sistema, recordo que o 508.24 da Meridian, também é um bom leitor.

É sim senhor, e tiro-lhe o chapéu! 2cclzes
Acho, até, que foi esta série que deu origem a esta mais recente série G.
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema do Mosca   Sistema do Mosca EmptyDom Jan 17 2016, 19:37

Mosca escreveu:

Ahh, ...é verdade..., só para dizer que o bicharoco é BRITÂNICO!!! ...E esta heim? Quem dizia que não gostava do som dos British?  Sistema do Mosca 317942  Sistema do Mosca 317942   Sistema do Mosca 317942  Sistema do Mosca 317942

Ia eu a meio do magnifico texto, e lembrei-me logo dessa "faceta". Sistema do Mosca 265963

Joseph Le Conte
luis lopes
Membro AAP
luis lopes

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema do Mosca   Sistema do Mosca EmptyDom Jan 17 2016, 19:44

quando te disse, que o teu set ia dar um bom tema de conversa,
não estava á espera deste belo e extenso histórial,...
Sistema do Mosca 754215
Luis Filipe Goios
Membro AAP
Luis Filipe Goios

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema do Mosca   Sistema do Mosca EmptyDom Jan 17 2016, 19:53

Sistema do Mosca 754215 Sistema do Mosca 22692
Antecipando-me... gosto das "Thiel 2.2", do som, claro!
Um sistema de "puro prazer"... a descrição demonstra-o.
Parabéns!
cheers
Mosca
Membro AAP
Mosca

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: As colunas   Sistema do Mosca EmptyDom Jan 17 2016, 20:56

As colunas..., melhor dizendo ...as Caixas Acústicas, são, talvez, o elo mais difícil de se escolher num sistema de som. E são porquê? Principalmente porque não dependem de transistores, de resistências, de acumuladores, de conversores, etc, mas são tão dependentes de elementos e de aspectos físicos. É claro que também há colunas quase que minúsculas (comparadas com estas Thiel 2.2 de chão) que já não dependem tanto de aspectos físicos, mas de outros ingrediebntes que lá estão metidos dentro (estou-me a lembrar das Sonus Faber de prateleira) e que reproduzem um excelnete som!!!

Pois então o que é que me levou a escolher este tipo de colunas?
Qual é o tipo de música de que eu gosto?
Qual é o tipo de som de que eu gosto de ouvir?
É Rock? É batida? É electrónica? É mais para o Jazz? É mais para a Clássica? Orquestras? Espacial? Simples? Trabalhada? Cheia? Vocal? ...e por aí fora...!

Enfim, há tanta coisa para dizer, tantos factores para se considerarem, que torna difícil a escolha de um bom par de colunas que "case" bem, não só com "aquele Som" que queremos obter, como também com o restante sistema que estamos "a construir" ou que já obtivémos. ...E se chegamos a um sistema, diria... de nível superior... lá está... cuidado para não truncar a qualidade com a aquisição de um elemento menos nobre!!!

Pois bem, como já tenho alguma experiência de vida, como já ouvi muita coisa que na altura eu considerava "a melhor música" mas que agora não passa de "mais uma" ou se chega bem próximo do limiar do "Lixo", nós também vamos evoluindo em termos musicais e buscando aquilo que, no mínimo, esteja de acordo com nós próprios, com a nossa personalidade, com a nossa maneira de ser e a nossa sensibilidade. ISTO É ALGO QUE CADA UM DE NÓS TEM DE BUSCAR, TEM DE PROCURAR EM SI PRÓPRIO! Sem isto, sem nos encontrarmos a nós próprios, sem ouvir os sinais que vêm dentro de nós, dificilmente descobriremos "a via" musical que queremos seguir, e que nos toca no nosso íntimo. É para isto que compramos sistemas de som: para nos satisfazer e nos servirem. Portanto, vamos lá primeiro definir e descobrir o nosso próprio caminho, o nosso próprio "Eu".  Sistema do Mosca 491368

Okay, "cada um é como cada qual", cada um é diferente e tem sensibilidades diferentes. No meu caso, e para a minha personalidade e experiência musical que tenho obtido ao ouvir muitos géneros musicais, o meu tipo de som é um tipo de som cheio, complexo, de grandes palcos. Mas também um som subtil, simples mas de alta qualidade, quente e aveludado sem esquecer a sibilância das altas frequências e, sobretudo, qualidade, qualidade, qualidade sonora, e ainda pureza, ...muita pureza!.  Sistema do Mosca 936335

Como já referi noutro post mais atrás, as colunas que optei para o mau sistema, as Thiel CS2.2 vieram ocupar aquele lugar, aquele Som que eu procurava. Ouvi as Thiel CS 1.2 e as CS 3.6 (bem mais caras), mas fiquei-me pelas CS 2.2 e achei que não valeria a pena subir para as CS 3.2. As Colunas Thiel, também elas americanas, não são colunas fáceis, ou seja, a sua sensibilidade em dB não é muito elevada. Portanto, necessitam de um bom amplificador que as faça mexer. Daí ter adquirido o amplificador do qual já falei mais acima. Por outro lado, tendo elas uma sensibilidade não muito elevada (86dB) são colunas super resistentes, e não se vão abaixo com o volume alto. Também NUNCA distorcem, coisa que já é mais fácil de acontecer com a audição de colunas com mais decibéis de sensibilidade e audição de música cheia e complexa. Essas distorcem bastante e ...volatilizam-se em pó num instante! (também estou a exagerar... não é bem assim!)  Sistema do Mosca 317942

Umas que também na altura me ficaram no goto foram umas Sonus Faber de prateleira, com suportes de chão, claro. Já não me lembro qual o modelo, mas preferi estas de chão, pois mais facilmente conseguiam transmitir aquele som que eu procurava. Lembro-me de na altura ter ouvido Vandersteen  (tb de chão), Mirage (tb de chão),  as híbridas Martin Logan (de caixa e electroestáticas) e ainda outras que agora não me recordo.

...Mas realmente foram estas as que me encheram as medidas ...e os ouvidos!  Sistema do Mosca 936335  Sistema do Mosca 707387  Sistema do Mosca 707387

Ora aqui vão elas:
Thiel CS2.2
(agora para os especialistas):
- Bandwidth (-3dB): 33Hz - 22kHz
- Amplitude Response: 35Hz - 20kHz +/-2dB
- Sensibilidade: 87dB @ 2.8v-1m
- Impedância: 4 ohms (3 ohms min)
- Potência recomendada: 50 - 250 watts

Sistema do Mosca 2nlcob5

Sistema do Mosca M7cf0o

Como facilmente se pode ver, são colunas de chão e de 4 vias, sendo que um woofer é activo e o outro é passivo (move-se com a deslocação do ar no interior da caixa acústica, diferente do efeito do bass-reflex em que utiliza um tubo, mas para obter um tipo de resultado idêntico, o sub-bass ou, melhor dizendo, um super baixo).

Sistema do Mosca 243g8l0

Sistema do Mosca 34ee0j4

Falarei dos cabos mais tarde

Sistema do Mosca 8wla4m

Primeiramente o local onde as colunas e o restante sistema estavam era uma sala muito pequena. Tinha sistema a mais e sala a menos!!  Sistema do Mosca 317942  Ainda vivia em casa dos meus pais e, por isso mesmo, é que pude avançar para estes vôos. Resultado: como o meu quarto era num quarto em águas furtadas, num sótão, esta era a configuração IDEAL para uma sala de audição, sem aquela clássica configuração geométrica quadrangular ou rectangular, com paredes paralelas umas às outras, e chão e tecto tb paralelos, infelizmente ideais para se criarem ondas sonoras estacionárias. O som era fantástico, ...COLOSSAL mesmo!  Sistema do Mosca 936335  Sistema do Mosca 707387

Ok, uma pessoa casa-se, muda de casa, blá blá e mais blá blá e eis que surge a necessidade de aumentar a emissão das baixas frequências. Se no meu quartinho do sotão eu tinha baixas frequências para dar e vender (mas não distorcido nem em demasia, e sempre bastante controlado), emitidas pelas Thiel com o seu woofer activo e passivo, quando me mudei para uma sala bem maior ...simplesmente "a coisa" perdeu-se! Resultado: sala maior (a vulgar sala de estar ou de jantar que geralmente é a maior sala de uma casa), naturalmente paredes paralelas, tecto e chão paralelos, maior área, vidros nas portas, e tudo aquilo que é sobejamente conhecido que não abona nada a favor de uma boa acústica. Toca rapidamente de compor a sala, carpetes para amortecer as ondas estacionárias, maples que tb ajudam a absorver, cortinados, etc, etc, etc.

Bom..., mas o que é certo que nunca mais tive aquele som cheio, aveludado, quente e macio (próprios dos Gira-discos, do vinyl e dos amplificadores a válvulas) na minha "sala de audição", que não mais era que a sala de jantar da nova casa.

Ok, eu como audiófilo que me considerava na altura (e que ainda hoje me considero) não era muito apologista da aquisição de um "remédio" que existe para colmatar esta falha, esta lacuna que se me apresentava doravante. O amplificador já era bom, tinha força e potência suficiente, emitia bons baixos..., as colunas idem aspas..., portanto não seria por aqui! Verdade seja dita que a troca de cabos depois de várias experimentações melhorou um pouco, mas não o suficiente para resolver a questão de vez. Ok Mosca, esquece lá isso das audiofilias e dessas "mariquices" e compra lá o "remédio" que te falta para o teu sistema continuar a tocar bem!

E eis que aparece isto no sistema, e que resolveu POR COMPLETO aquela "chatice" que me tinha surgido, aquando da mudança de casa e, consequentemente, do local de audição - um sub-woofer!  Sistema do Mosca 317942  Sistema do Mosca 317942  Sistema do Mosca 57537

Sub-woofer Bipolar MIRAGE BPS-100
(agora para os especialistas):
Amplificação: High Current Mosfet Class A/B
Potência: 100 watts RMS
Freq.de Resposta: 29Hz - 150Hz
Audio/Video contour: Audio: flat
                            Video: -3dB @ 35Hz
                                     +3dB @ 45Hz
                                     +6dB @ 50Hz
Variable Low Pass Filter: 50Hz - 150Hz 18dB/Octave
Imputs: Low level  / Speaker Lever
Outputs: Speaker Lever

Pois é, quem diria que, analizando as especificações técnicas e comparando com as das colunas Thiel, nomeadamente no que diz respeito à Frequência de Resposta, a diferença não é muita, na teoria claro, ...mas na prática é muita, ...muita mesmo, ...e o problema ficou de vez resolvido!!! UFFFF!!! Milagre... quem diria!  Sistema do Mosca 754215  Sistema do Mosca 22692  Sistema do Mosca 265963  Sistema do Mosca 2441895546  Sistema do Mosca 2441895546  Sistema do Mosca 2441895546  Sistema do Mosca 874774  Sistema do Mosca 843159

Sistema do Mosca 2z68bxu

Sistema do Mosca Eq715e

Sistema do Mosca 1495i4k

Sistema do Mosca 2ijlu8w

Para falar dos cabos, finalmente, está prometido. Não sei se será ainda hoje, pois já passa das 20H50 e a Maria já me chamou para o jantar, e não sei se terei coragem ainda hoje de vir para aqui escrivinhar sobre Cabos.

A ver vamos. Abraços ao Fórum.
Mosca
Membro AAP
Mosca

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema do Mosca   Sistema do Mosca EmptyDom Jan 17 2016, 20:57

Mosca escreveu:

Ia eu a meio do magnifico texto, e lembrei-me logo dessa "faceta". Sistema do Mosca 265963

Sistema do Mosca 265963 Sistema do Mosca 265963 Sistema do Mosca 265963

Última edição por Mosca em Dom Jan 17 2016, 23:55, editado 2 vez(es)
Mosca
Membro AAP
Mosca

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema do Mosca   Sistema do Mosca EmptyDom Jan 17 2016, 20:59

luis lopes escreveu:
quando te disse, que o teu set ia dar um bom tema de conversa,
não estava á espera deste belo e extenso histórial,...
Sistema do Mosca 754215

Muito obrigado Luís Lopes, ...e foi graças a ti (noutro Fórum) que eu estou agora por aqui, qdo me deste a conhecer este magnífico lugar.
Sistema do Mosca 22692
Mosca
Membro AAP
Mosca

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema do Mosca   Sistema do Mosca EmptyDom Jan 17 2016, 21:00

Luis Filipe Goios escreveu:
Sistema do Mosca 754215 Sistema do Mosca 22692
Antecipando-me... gosto das "Thiel 2.2", do som, claro!
Um sistema de "puro prazer"...  a descrição demonstra-o.
Parabéns!
cheers

Muito obrigado Luís Filipe Góios, pela tua sinceridade e simpatia. Sistema do Mosca 22692
Luis Filipe Goios
Membro AAP
Luis Filipe Goios

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema do Mosca   Sistema do Mosca EmptyDom Jan 17 2016, 21:25

Sistema do Mosca 675116
..............falta aí um "toca-vinis"! Sistema do Mosca 936335
Laughing cheers
Mosca
Membro AAP
Mosca

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema do Mosca   Sistema do Mosca EmptyDom Jan 17 2016, 21:54

Luis Filipe Goios escreveu:
Sistema do Mosca 675116
..............falta aí um "toca-vinis"! Sistema do Mosca 936335
Laughing cheers

...Pois, ...eu sei... mea culpa! Sistema do Mosca 936335 Sistema do Mosca 675116
Milton
Membro AAP
Milton

Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema do Mosca   Sistema do Mosca EmptyDom Jan 17 2016, 22:34

Estou adorar essa descrição do teu sistema !!
Continua, queremos mais !!
Sistema do Mosca 754215

Mosca escreveu:

Como já referi noutro post mais atrás, as colunas que optei para o mau sistema, as Thiel CS2.2 vieram ocupar aquele lugar, aquele Som que eu procurava..

Ahh, depois descreve-nos o teu bom sistema...
Sistema do Mosca 933723
Mosca
Membro AAP
Mosca

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: Os Cabos   Sistema do Mosca EmptyDom Jan 17 2016, 23:09

Ora cá estou eu novamente, depois da janta, e já são 22H00.

Vocês já devem estar cansados de me ouvir (ou de ler), mas vou aproveitar este embalo da veia artística que me está hoje a aparecer para a escrita e terminar com esta conversa de vez.  Razz

Ora bem... cabos!!! ...Cabos... cabos e mais cabos... tão difícil e tão sensível. É daquelas coisas em que temos a noção que "o dinheiro escorrega" na compra de cobre. Mal comparado, é como se gastássemos dinheiro em publicidade e depois os resultados nunca estão à altura dos custos dispendidos com ela, mas vamos lá então.

Cabo de interligação entre CD Player e Pré-Amp.: DELTEC BLACK SLINK
Este cabo é excelente, sem dúvida. É um cabo analógico, com o exterior de cor preta. O pré-amplificador McCormack ALD-1 tem entradas balanceadas, e o meu CD Meridian G06.2 também tem saídas balanceadas. Então para quê usar o cabo analógico Deltk Black Slink? ...Não seria de aproveitar e ir buscar uma melhor qualidade sonora? ...Lá ir iria, mas a coisa não ficaria muito barata. Cabos balanceados nunca foram baratos, ...e eu já tinha o Deltec Black Slink, que por sinal é de todos o cabo mais caro que tenho, ...e são apenas e só 50cm de comprimento!!! Por isso mesmo é que ele está a fazer a interligação entre o CD Player e o Pré,porque tem que se aproveitar (e bem) o investimento dispendido.  Sad

A característica principal deste cabo, na minha opinião e no meu sistema, é a de dar um som muito límpido, muito fresco e, sobretudo, muito claro. É um excelente cabo para se utilizar entre um Phono e um Pré, pois vai dar ao som do vinil esta frescura e clareza que por vezes ele necessita. Aliás, este cabo esteve a ser utilizado durante bastante tempo entre um Phono e um Pré. Este cabo vinha de origem com um outro pequenino cabo (ou fio, não me lembro bem) acoplado a uma das pontas, a uma das fichas do cabo, como que um pequeno apêndice, precisamente para ligar à saída terra/massa do Phono (era costume ter um pequeno parafuso para ligação do Phono à terra). Acho que era para este efeito. Corrijam-me se eu estiver a dizer baboseiras. Era, portanto, um cabo RCA normal onde numa das extremidaddes do cabo existia um outro fininho que iria ligar à terra. Como uso CD Player, acabei por cortar esse apendicezinho.  pale (sorry amantes do vinil)

Se este cabo funcionou muito bem entre o CD Player PROCEED e o Pré, já não foi assim tão fantástico entre o MERIDIAN G06.2 e o mesmo Pré. Deu um pouco de "frescura" a mais ao som emitido pelo MERIDIAN. ...Ora bolas... ...mas..., ...EUREKA!!!  cheers  ...Lembrei-me de repente de trocar o "sentido do som", ou melhor "o sentido do cabo" (já não sei como é que se explica isto), ou seja, o som corre da Fonte para o Pré através do cabo de interligação, certo? Assim eu inverti o sentido do cabo (alguns cabos até têm marcado no cabo o sentido - do som, neste caso, com uma pequena seta  Arrow  - a que o cabo deverá ser montado no sistema). A partir deste pequeno truque acabei de encontrar a solução para o "excesso" de frescura na música  Sistema do Mosca 3832313845 . Este é considerado um cabo de referência no mundo audio com uma extrema definição, resultando numa excelência de separação tonal no espectro dos instrumentos utilizados numa composição musical.

Cabo de interligação entre Pré-Amp. e Amplificador: AUDIOQUEST EMERALD
Estes cabos são excelentes. São cabos balanceados e na tabela dos 7 cabos de interligação RCA da AQ são os 3ºs a contar de cima. Experimentei os cabos AQ LAPIS, os 2ºs melhores, mas achei que a diferença de preço não justificava o investimento. Eram melhores, claro, e conferiam uma melhor prestação, mas achei que não compensavam. ...Um gajo a certa altura tem que parar, certo?!  Wink
Estes cabos vieram dar aquele corpo e solidez que o sistema necessitava, e de certa forma veio equilibrar-se com a frescura dos DELTEC BLACK SLINK. É um cabo com o exterior de cor verde e no interior de cobre FPC-6 com condutores múltiplos unifilares.

Cabos de colunas (as colunas Thiel CS2.2 estão ligadas numa espécie de bicablagem): OCOS + Audioquest JADE 2
(transcrevo aqui a opinião que tenho sobre estes cabos e que já tinha dado anteriormente ao amigo Ghost4u)
O cabo Audioquest Jade no meu sistema conseguiu-me  dar corpo à música, substância e presença em termos gerais de tonalidade. Uns cabos muito bem equilibrados! Este corpo e presença nunca suprimiu as frequências mais elevadas. O som era bem presente mas, em algumas tonalidades um pouco aveludado, mas nunca em demasia. O som geral era muito agradável, aconchegado e sem, de maneira nenhuma, cansar. Podia estar horas e horas a ouvir aquele agradável som vindo dos AQ Jade! Então porquê os Ocos?  Question

Os cabos Ocos, no meu sistema, reproduziram um som claro, muito límpido, muito fresco. No entanto, aquele corpo e presença dos AQ Jade ficaram um pouco "esquecidos", ...mas tinha lá a tal frescura no som emitido pelo sistema, com tonalidades de frequência MUITO bem reproduzidas sem qualquer exagero ou granulidade. Um must e um "cantar" para os nossos ouvidos!.  Laughing

Os cabos Ocos, juntamente com os cabos AQ Jade, (de que é composto o meu sistema e com os quais o meu amplificador e colunas nunca se queixaram) vieram dar-me mais frescura à música, mais jovialidade, talvez até um timbre mais elevado em algumas tonalidades. Ou seja, as altas frequências continuavam lá, mas a presença dos Ocos vieram-lhe dar mais frescura e mais presença sem, contudo, estragar a macieza e o corpo que os AQ Jade lhe adicionavam. Em certos trechos esses sons de alta frequência eram mais proeminentes, mas NUNCA nunca em exagero. Fiquei assim, investindo mais um pouco, claro, com um som muito equilibrado e com muito gosto de se ouvir.  Sistema do Mosca 3832313845

Mas é claro que um sistema equilibrado não se faz apenas do som que os cabos conseguem reproduzir, mas também do timbre ou tonalidade de um pré e amplificador e, claro, da fonte de som, sem esquecer o efeito da sala onde se escuta a música.  Idea  Idea

Da esquerda para a direita: 1) cabo de alimentação do amplificador. 2) os dois terminais do cabo de coluna AQ JADE (não se pode ver a cor verde do cabo). 3) Cabos OCOS. 4) Cabos de interligação AQ EMERALD, de cor verde. (depois repete mais para a frente nos restantes)

Sistema do Mosca 15qd6v6

Cabos OCOS com os AQ JADE (em verde)

Sistema do Mosca 25ssu45

Cabos de sub-woofer OEHLBACH:
O melhor que eu conheço a preços razoáveis. Aqui não se procura o detalhe, a frescura ou a doçura na música, mas sim o corpo e o controlo absoluto das tonalidades mais baixas. E isto eu encontrei muito bem neste cabo. Era um cabo que eu deconhecia de todo. Não foi aconselhado por ninguém e foi um tiro no escuro quando o adquiri através da Amazon. Felizmente que me saí bem, ...muito bem mesmo! Aconselho-o deveras para interligação com sub-woofers ou sistemas AV. Os cabos são de cor cinzento no exterior, coaxiais e placados a prata nos condutores.
Finalmente só para dizer que tive uns STRAIGHT WIRE a fazer esta interligação, ...mas não era a mesma coisa: a pujança, a presença dos baixos e o extremo controlo dos mesmos não estava presente. Foi uma desilusão. Não quero dizer que não sejam uns bons cabos de coluna, porque o são, mas não como interligação para sub-woofer.

Sistema do Mosca 2z68bxu

Caros amigos do Fórum, e a todos aqueles que tiveram a paciência de ler (ou não) estes meus testemunhos e experiências, obrigado pelo Vosso contributo, e não fiz mais do que tentar elucidar alguém que necessitasse e, quiçá, ajudar alguém também.

Disponho-me para qualquer esclarecimento adicional no que concerne ao que aqui descrevi.

Forte abraço.  2cclzes  Orquestra
Mosca
Membro AAP
Mosca

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema do Mosca   Sistema do Mosca EmptyDom Jan 17 2016, 23:22

Milton escreveu:
Estou adorar essa descrição do teu sistema !!
Continua, queremos mais !!
Sistema do Mosca 754215

Mosca escreveu:

Como já referi noutro post mais atrás, as colunas que optei para o mau sistema, as Thiel CS2.2 vieram ocupar aquele lugar, aquele Som que eu procurava..

Ahh, depois descreve-nos o teu bom sistema...
Sistema do Mosca 933723

Sistema do Mosca 933723 Sistema do Mosca 933723  ...Foi gralha mesmo... Calma, também não abusemos né? Foi gralha e nem tinha reparado! É claro que quis dizer MEU sistema, mas obrigado pelo reparo! Sistema do Mosca 933723 Sistema do Mosca 933723
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema do Mosca   Sistema do Mosca EmptyDom Jan 17 2016, 23:27

Sistema do Mosca Mosca_no_teclado

Gosto da escrituração da saga do seu sistema. Continue.
Mosca
Membro AAP
Mosca

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema do Mosca   Sistema do Mosca EmptyDom Jan 17 2016, 23:33

Ghost4u escreveu:
Sistema do Mosca Mosca_no_teclado

Gosto da escrituração da saga do seu sistema. Continue.

Mais uma Mosquinha... Obrigado! Já fiz Gravar imagem como... novamente! Wink

Gramnde abraço
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema do Mosca   Sistema do Mosca EmptySeg Jan 18 2016, 07:46

Sendo assim, já temos algo em comum que é o país de origem das nossas amadas colunas. Sistema do Mosca 491368
E mais uma vez, bela discrição que deu gozo de ler.

Estranho um pouco a necessidade do sub visto que essas colunas até descem bastante na frequência, mas se te ajudou na incessant busca pela "terra prometida", porque não...
No meu caso pessoal, os graves são maravilhosos e enormes, mesmo como eu gosto. Sistema do Mosca 3832313845
As minhas meninas são as Aerial Acoustics 8 e como disse, no sector do grave, nada (me) deixam a desejar.

Joseph Le Conte
Conteúdo patrocinado

Sistema do Mosca Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema do Mosca   Sistema do Mosca Empty

Sistema do Mosca
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte